Auschwitz e Birkenau- Segunda Guerra na Polônia


Atualizado em:


Um dos episódios mais tristes da história da humanidade foi o massacre provocado pelos nazistas durante a segunda guerra, matando milhões de judeus, negros, ciganos, homossexuais e outras minorias.

Marco dessa época foram os campos de concentração, lugares onde os nazistas exterminavam essas pessoas e que hoje em dia estão abertos à visitação do público como museus, para que a gente não se esqueça desse episódio da nossa história e, assim, não deixar que isso se repita nunca.

Um dos maiores e mais famosos campos de concentração é o complexo Auschwitz-Birkenau, que está localizado a cerca de 1h30min (de ônibus) da Cracóvia. Para ir até lá é muito simples: existem excursões diárias que incluem ida e volta de ônibus, entrada no museu/campo de concentração, e van que leva até Birkenau. Essas excursões podem ser compradas um dia antes nas várias agências de viagem que ficam perto da praça do mercado (centrinho turistico, não tem como se enganar de lugar), os preços são bem semelhantes e todas oferecem o mesmo pacote. Eu usei a empresa Point Travel que, na época da minha visita cobrou cerca de 25 Euros por pessoa para 7h de passeio, mas isso foi em 2012 e os preços devem estar um pouco maiores hoje.

No passeio é possível conhecer (através de visita guiada, apenas) os dois campos de concentração, incluindo os “quartos” e banheiros dos prisioneiros, os incineradores (é bem triste), e um museu que conta um pouco da história, e tem um acervo de objetos dos prisioneiros que eram confiscados pelos soldados nazistas. Lá também tem algumas homenagens e ainda são preservados os trilhos de trem que levavam os prisioneiros.

auschwitz

Vista do campo de longe, chegando lá.

arbeit macht frei

Portão de entrada com os dizeres em alemão “o trabalho liberta”

auschwitz

Vista geral de dentro do campo

dados auschwitz

Placa com os números do campo

“camas” dos prisioneiros – dormiam mais de 12 por quadrado, olha que absurdo!

auschwitz

Óculos tomados pelos soldados

auschwitz

Malas dos prisioneiros que, muitas vezes, não sabiam que estavam indo para um campo de concentração

cerca auschwitz

Muita proteção ao redor do campo

auschwitz

Aviso para não passar desse espaço

incineradores auschwitz

Incineradores

birkenau

Campo de birkenau, ao lado de auschwitz

trem birkenau

Trilhos até birkenau

birkenau camas

Camas dos prisioneiros em Birkenau

memorial birkenau

Placa em homenagem aos mortos no campo, para que nunca sejam esquecidos

OBS: O clima é pesado e a visita é bem triste, não tem nada de bonito! Mas não dá pra negar que é interessantissimo conhecer mais a fundo essa história, e estar em lugar que carrega tantas memórias assim. Eu achei que valeu a pena ter ido, mas isso, gostaria de deixar bem claro, realmente depende de cada um.

 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • maria jose

    Oi Mari Adoorei suas dicas. Estaremos em paris dia 17/04 e gostaríamos de ir a polonia. Será que teria alguma escursão de parispara lá? Bjs

    • Oi Maria Jose,
      De bate-volta de Paris não deve ter não pois fica meio longe. Pode ser que haja alguma agencia que faça um passeio de dois ou tres dias, mas nao conheco nenhuma especificamente. Voce pode tambem ir por conta propria, de trem ou aviao, e fazer a excursao na polonia mesmo!
      Boa viagem

  • Mari adorei seu post, estou indo agora em fevereiro,noor acaso vc sabe se alguma empresa faz aushwitz direto do aeroporto? Pois chego 9:40 da manha e a noite pretendo seguir viagem pra Zakopane. Pensei em ir ate a estacao central de onibus e deixar minha mala la, mas acho que perco mto tempo ate fazer tudo isso. Queria mto ir com guia. Obrigada

    • Oi Renata,
      nunca ouvi falar de empresa que faça esse passeio direto do aeroporto não. E dei uma procurada rápida agpra e não encontrei. Uma possibilidade é você negociar com um taxista do aeroporto mesmo, ou naqueles guichês de turismo de aeroporto talvez encontre um motorista que faça esse passeio, ou mesmo um tour que saia do aero. Os sites de tursismo da polonia nao sao sempre em Ingles, então por isso temos dificuldade em encontrar!
      Espero que algo funcione pra voce! Depois conta pra gente!!!
      Boa viagem!

  • Olá Mari! Parabéns pelo post… Muito informativo.
    Pretendo visitar a Alemanha e também conhecer Auschwitz, mas é longe. Você acha que compensa ir direto para Polônia e de lá seguir o percurso para os outros países ou fazer um bate volta Berlim-Polônia? Desculpa, a pergunta parece ser evidente, mas é bom seguir indicações. Minha primeira vez na Europa…

    • Oi Gabriel! Que estranho, achei que já tivesse respondido sua pergunta mas parece que não foi, então vou responder de novo.
      Bom, como eu ja sugeri para outro leitor, não acho que valha a pena um bate-volta não. Perto de Berlim ha outros campos de concentração que voce pode conhecer, ou voce pode adaptar sua viagem e passar uns dois ou três dias na Polônia e dai conhecer Auschwitz!
      Espero ter ajudado 🙂

  • oi Mari.

    Viajarei para a Polônia em Abril, além da mina de sal e Aushwitz você tem mais alguma sugestão turística?

    Adorei suas dicas

    Abraços

    • Oi Camila! A Polônia é muito legal! Eu fiz 4 posts de lá que foi o que achei que mais se destacou, mas os passeios turísticos básicos também merecem sua atenção!
      Os posts são esses: https://segredosdeviagem.com.br/category/destinos/polonia/

      Fora isso, tem um bar que eu fui com um amigo polonês mas era tão segredo de viagem, mas tão segredo, que eu não acho o endereço dele em lugar nenhum… mas vou pedir pro meu amigo e farei um post logo logo, prometo!

      Aproveite e se descobrir algo legal faz um segredos do leitor pra gente! Beijos

  • erich goertz

    Muito Obrigago, vc pode indicar alguma agencia de confiança?
    desculpe a amolação e te agradeço muito.

    • Oi Erich! Acredito que todas as agências que estão no centrinho turístico são de confiança pois são certificadas, mas de qualquer forma, eu usei a Point Travel mas sei que a See Krakow é bem famosa também!!

  • erich goertz

    Bom dia Mari, estarei em Berlim em Abril de 2014 e estou programando uma visita a Aushwitz fiz uma pesquisa com a AirBerlim e verifiquei que tem um voo que chega a cracovia as 10:15 e parte as 19:35. Esse tempo é suficiente para visitar o campo de concentração? Consigo alguma empresa de Turismo que fale Espanhol sem ter feito reserva antecipada? Muito obrigado. Erich!!!!

    • Oi Erich, a resposta do seu outro comentário faltou uma coisinha: sem ter feito reserva antecipada você consegue comprar tours sim, mas se vc só vai fazer bate-volta talvez seja melhor pelo menos mandar um e-mail pra algumas empresas só pra garantir que vai ter lugar pra você, mesmo que não faça a reserva.. Boa viagem!

  • Amigos,

    Saiu errado o meu questionamento. É se sai trem de qualquer lugar da Espanha para um lugar próximo dos Campos de Auchuwitz e se hå como ir ao campo d TREBLINCA.

    Grata,

    Gracaxl

  • Prezado amigos,

    Gostaria de saber se trem de qualquer lugar da Espanha para um lugar perto do campo de Auchuwitz e se O campo de treblinka fica perto.
    Aguardo seu retorno.

    Gracaxl

    • Ola Graça,
      Os trens da rail europe são todos interligados, então você chega da Espanha pra Polônia, mas acho que serão muitas escalas. Talvez seja mais prático pegar um avião daquelas lowcost, sabe? Eu peguei um RyanAir de Madrid pra Cracóvia direto e foi rapidinho.
      Em relação a Treblinka, esse campo não fica perto da Cracóvia nem de Auschwitz, mas sim da Varsóvia, então só da pra visitar se você estender sua viagem mais pro norte.
      Espero ter ajudado e boa viagem!

  • Ola Mari estarei em Berlim em Abril de 2014 e no dia 16 quero ir até Aushwitz, eu pesquisei um voo que chega na Cracovia as 10:15 e sai as 19:30 do mesmo dia, eu consigo fazer a visita neste tempo e consigo alguma empresa de turismo que saia do aeroporto e fale portugues ou espanhol?
    Desde ja agradeço sua atenção!!!!

    • Ola Erich,
      Com esse tempo você consegue, sim, fazer o tour no campo de concentração, mas acredito que não em português. Eu contratei a empresa Point Travel mas na rua perto da praça central do mercado tem varias opções, então pode ser que hoje já tenha uma que ofereça tours em português. Mas como você precisa comprar com antecedência, sugiro que compre um tour em espanhol ou ingles mesmo, pois você não terá tempos de resolver isso lá, e dai ja pode combinar com eles se eles podem te buscar no aeroporto. Sinto não poder ajudar mais, mas acredito que não tenha tours em português mesmo. Boa viagem!!

  • camile cavalcante

    Oi Mari…
    Obrigada pela resposta… rápida e precisa. Um grande beijo!!!!!

  • camile cavalcante

    Oi…
    Muito legal o blog, parabéns.
    Estou indo para Berlim em janeiro e gostaria muito de conhecer Auschwitz. Vc sabe como faço? Há algum trem ou onibus direto?
    Tem ideia do tempo da viagem?
    Beijos

    • Oi Camille, que bom que gostou do blog!
      Existe trem mas ele é bem demorado (eu nunca peguei mas segundo infos do site parece que são 10h). Sei que de carro dá mais de 5h, ou seja, acho que não é muito aconselhável fazer esse bate-volta não.
      O que você pode fazer é acrescentar a Polonia como uma parada na sua viagem e daí sim fazer as coisas com mais calma. Lá tem várias atrações e eu gostei muito.
      Se você não tiver tempo pra isso, perto de Berlim existem alguns campos para serem visitados também, como o Sachsenhausen Memorial.
      Espero ter ajudado! Beijinhos, Mari

  • Olá, adorei!!! meu sonho e de minha mãe conhecer de perto a história do holocausto. Me diz uma coisa, é muito distante quem esta em Londres para conhecer os campos? Em 1 dia dá pra conhecer tudo?

    • Oi Ligia, em um dia da pra conhecer tudo sim, mas fazer um bate-volta de londres acho meio inviável porque é longe! Se voce tiver como passar um final de semana na polônia, e daí tirar um dia pra conhecer os campos, acho que é melhor!! Mas é muito legal mesmo ver essa história de perto!!

  • Juliana Mello

    Oi, adorei sua dica, estou programando com um grupo de amigos de visitar os campos de nazismo e gostaria da sua ajuda. Como iremos entre 28 a 30/12/2013 não estou conseguindo verificar se os campos estarão abertos à visitação. Gostaria de saber também qual foi a empresa que voce escolheu pra fazer o tour e qto foi. Obrigada e aguardo sua resposta. Bjs

    • Oi Juliana, segundo o próprio museu de Auschwitz eles só fecham na páscoa, no dia 1 de janeiro e 25 de dezembro, portanto ele estara aberto o dia que voce for das 8am até as 3pm (fecha mais cedo porque é inverno- aliás, se prepare porque vai estar MUITO frio nos campos e na Polônia em geral).
      Eu contratei (1 dia antes mesmo) uma agência que chama Point Travel (não estou achando o site, mas lá tem mtas opções, você pode ir em várias e ver qual prefere). Eu também fiz o tour pra mina de sal (tem um post sobre isso aqui no site) com eles e adorei. Gostamos da empresa See Krakow também. O preço depende da época mas, em geral, o passeio de 7h que inclui ida, volta, guia, e traslado de auschwitz para birkenau custa cerca de 100zl que dá uns 25 Euros, se eu não me engano, mas tudo vai depender da época e da empresa.
      Voce pode ir por conta própria pela empresa de ônibus PKSiS mas eu, pessoalmente, acho que não vale a pena e a economia não é tanta! Nào esqueça de provar os pierogis e Boa Viagem!!

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *