De La Paz a Lima – sugestão de roteiro


Atualizado em:


Esse roteiro foi um do principais motivadores desse site. Depois que fizemos nosso mochilão para lá, passamos por uma greve pesada na Bolívia, concliliamos os desejos de sete mulheres e voltamos com ótimas histórias, dezenas de pessoas nos pediram o roteiro e acabamos criando o blog para compartilhar essas dicas. Querem saber qual é o famigerado roteiro doidão de La Paz a Lima? Aqui vai!

Ele foi planejado buscando facilidade de transporte, e segue um raciocínio lógico geográfico. Além disso, ele não é o mochilão tradicional que começa com o trem da morte (em Corumbá, MS) pois nós fomos e voltamos de avião, mas lá só usamos trem e ônibus.

A- La Paz/ B- Oruro/ C- Uyuni

A primeira parte da viagem é um pouco fora de mão pra quem vai de avião, mas como fazíamos questão de conhecer o salar de Uyuni (deserto do sal – você não pode perder!), fizemos um quase bate-volta, com algumas opções cansativas mas que faziam sentido pra gente na época.

Dia 1– Chega em La Paz. Dorme lá.

Dia 2– Conhecer La Paz. Dorme lá.

Dia 3 – Pegar ônibus bem cedo para Oruro. Chegando lá, pegar o trem para Uyuni (sai as 15h30min, então pegue um ônibus que chega lá antes disso). Dorme em Uyuni.

Dia 4– Passeio pelo Salar (contratamos uma 4×4 para fazer o passeio de 1 dia, mas há quem faça o passeio de 3 dias, que acampa no salar- ainda quero fazer esse um dia!). Pega trem de volta para Oruro as 23h30min e dorme no trem.
*Observação importante: tínhamos 18 anos e dormir no trem não foi um problema, hoje ficaríamos mais uma noite em Uyuni ou buscaríamos outra alternativa. 

Dia 5– Chega cedinho em Oruro e já pega o ônibus para La Paz. Dorme em La Paz.

Depois desse bate-volta é que começa o roteiro mais lógico, seguindo o caminho geográfico mesmo, e menos cansativo. Roteiro esse que recomendamos para qualquer tipo de viajante.  

A- La Paz/ B- Copacabana/ C- Puno/ D- Cuzco

Dia 6 – Pega o ônibus pra Copacabana. Almoça uma boa truta por lá, conhece a cidade (bem rápido porque não tem tanto assim pra ver), e já pega a balsa para a Ilha do Sol e da Lua. Dorme na ilha.
*Observação: a maioria das pessoas dorme em Copacabana, mas a ilha é maravilhosa pela noite, e vale a vista do lago Titicaca.

Dia 7– Pega a balsa de volta para Copacabana e já pega o ônibus para Puno (nessa trajeto que se cruza a fronteira da Bolívia com o Peru). Passeia e dorme em Puno.
*Observação: Não perca as ilhas flutuantes em Puno.

Dia 8– Pega ônibus para Cuzco. Dorme em Cuzco.
*Observação: é possível voar de Juliaca a Cuzco, e essa é uma opção mais confortável do que pegar o ônibus (viagem longa demais). 

Dia 9 – Passeio em Cuzco. Aproveite para comprar sua ida para Macchu Picchu, há várias opções de trajetos e trilhas. No próximo post contaremos a nossa. Dorme em Cuzco.

Dia 10 – Saída para Águas Calientes (cidade mais próxima e base para ir a Machu Picchu). A partir daqui a trilha pode ser de 1, 2, 3 ou até 6 dias para ir e voltar. Depende da sua opção.

A- Cuzco/ B-Lima

Dia 10, 11 e 12– Trilha para Águas Calientes. Dormimos lá no terceiro dia. A trilha que fizemos combinava um trajeto a pé, de bike e de trem.

Dia 13– Macchu Picchu.

Dia 14– Voltamos para Cuzco e acabamos ficando uma semana a mais porque gostamos muito de lá.

Como nosso voo de volta pro Brasil saía de Lima nós fomos de Cuzco para lá de avião, passamos dois dias e depois pegamos o voo de volta para o Brasil. Embora muita gente não vá até lá no mochilão convencional pois é meio longe, nós gostamos da experiência que foi totalmente diferente dos destinos que tínhamos visitado antes.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Paulo Gondim

    ola, gostei muito deste roteiro….estou concluindo meu roteiro para fazer o percurso Lima – Bolivia e este roteiro e bem sugestivo.
    Qualquer outra informação mande pelo meu email…abraços

  • Olá, estou pensando em fazer uma viagem nestas cidades, gostaria de tirar uma dúvida. De Uyuni até Cuzco, existe ônibus, algo assim? minha ideia seria fazer o Salar, vindo do Atacama, e na sequência pegar direto pra Cuzco pra fazer Machu Pichu. Estimo cerca de 4 dias Salar, e 3 em Machu. Considerando o traslado, é possível?

    Parabéns pelo site! Grande abraço.

    • Oi Victor,
      Uyuni é bem longe de Cusco e se você for de ônibus pode ser que demore mais de um dia. Pra você ter uma idéia, nós fizemos de Uyuni para La Paz, de Lá para Copacabana, de lá para Puno e de lá para Cusco. Cada trecho desse não demorou menos de 7h (exceto copacabana pra Puno), mas mesmo assim acho que direto não dá não. O que você pode fazer é buscar o aeroporto mais próximo de Uyuni e ir de avião até Cusco, daí o roteiro que você tem em mente ficaria mais viável!
      Boa viagem! 🙂

  • Olá mais uma vez.
    Vcs lembram quanto custou os transportes e os passeios?

    • Olá Rogeres,
      nesse roteiro a imigração é feita em um pequeno posto policial no trajeto entre Copacabana e Puno (mais perto e a poucos kms de Copacabana).
      Cruzamos de dia e foi bem tranquilo. Acredito que ainda seja assim.

      Se alguém tiver mais informações sobre o estado atual, por favor comente aqui!!

      • Obrigado pela resposta
        A ajuda e as dicas serão de muita ajuda!
        Adorei

  • Olá, parabéns pelo site!
    Estou querendo ir fazer uma trip mochilão por estas bandas, mas o meu problema é tempo. Tenho de 7 a 10 dias em abril de 2015.
    Estou pensando em chegar em La Paz, ir até Copacabana, pernoitar na Ilha do Sol, ir para Puno, para Cuzco, Machu Picchu e de Cuzco retornar para o Brasil.
    É viável para a quantidade de dias?
    Quais trechos devo pegar ônibus e quais pegar trem?
    Há boas opções de hostel pelo caminho?
    Muito obrigado pela ajuda, espero poder fazer esta viagem curta e depois contar a vocês como foi.
    Abraços.

    • Oi Rodrigo,
      Esse roteiro fica bem apertado em 7 dias, mas em 10 você consegue fazer (corridinho, claro).
      Em questão de transporte, o que indicamos no post é o mais apropriado, sendo ônibus o mais comum (trem seria interessante no trecho de Cusco para o machu Picchu, já que você não vai ter tempo de fazer uma trilha mais longa).
      Tem ótimos hostels ao longo do caminho. Em Cusco ficamos no Loki que é um “party hostel” então é bem animado, mas há MUITAS opções mesmo. Veja o que tenha preços mais convenientes pra você e que estejam bem avaliados em sites como o trip advisor!
      Boa viagem!! Esperamos suas historias!

  • Dasdô Rodrigues

    Olá. Parabéns. As informações são excelentes. Está ajudando e muito a montar meu roteiro.Ainda tenho algumas dúvidas sobre os horários das saídas de ônibus, se puder me ajudar…
    1º Horário de ônibus de Sta Cruz de la Sierra para La paz. Se há durante todo o dia, etc.
    2º Copacabana para Puno? qualquer horário?
    2º Tempo de viagem de Puno à Cuzco e se há disponibilidade durante todo o dia.
    Claro que não preciso saber os horários exatos, mas se souber me informar se saem manhã/tarde/noite, tá ótimo.
    bjo

  • Mari,
    Na ilha do sol e da lua, vc dormiu na em alguma casa? Existe essa possibilidade?
    Pois nao tenho equipamentos para dormir no relento…rs o que vc sugere?
    bjs

    • Oi Meire,
      não dormimos no relento não, era tipo uma hospedaria tocada por uma familia, e sei que ha muitas familias que oferecem suas casas também!
      Beijos

  • Adorei o roteiro e é isso que quero fazer, mas fiquei com algumas duvidas.
    1º não tem como pegar um onibus direto de La Paz para Uyuni?
    Se sim… no 2º dia em vez de dormir em La Paz vai dormindo pra Uyuni.
    2º Da pra fazer o passeio no Salar de Uyuni e no mesmo dia ir nas Lagunas Colorada e Verde?
    Obrigada!
    Adorei a trip!

    • Oi Meire,
      Se não me engano havia onibus sim mas a opção de trem era mais segura e melhor, principalmente em epoca de chuvas que as estradas podem alagar. Eu não acharia uma boa ideia essa de pernoitar no onibus mas acho que é possivel sim.
      Para ver as lagoas voce tem que fazer o passeio de 3 dias pelo salar, pois o passeio de um dia só não chega até la!

  • Obrigada Mari!!
    É bom saber que tem ônibus direto, apesar de cansativo. Eu to procurando vôo pela Amaszonas, mas não apareceu nenhum vôo nas datas que eu tentei. A BoA não faz esse trajeto, se souber de outra companhia aérea me dá um toque.

  • Oi Mari!
    Parabéns pelo site!
    Adorei seu roteiro, vou fazer essa viagem em abril de 2015, mas como não terei muito tempo, gostaria de saber se tem ônibus direto de La Paz para Cuzco ou se você conhece opções mais rápidas de ônibus mesmo que tenha que pegar mais de um.

    • Oi Danila,
      De La Paz a Cusco é uma viagem de mais ou menos 13h, então se prepare pois pode ser cansativo. Existe ônibus direto, é só ir na estação de ônibus de La Paz que algumas empresas oferecem. Se não me engano não deve te custar mais que 30 dólares a passagem. Dá pra você pegar mais de um ônibus, mas daí não é mais rápido e você cai no roteiro do post..
      Se eu fosse você eu também daria uma procurada em vôos, pode ser que tenha algum com preço bom e horário conveniente pra vocÊ!
      Boa viagem!

  • Oi, parabéns pelo site! Gostaria de mais detalhes sobre o passeio de um dia para o Salar. Vocês contrataram algo com antecedência (daqui do Brasil)? Como contrataram o passeio, em alguma agência lá mesmo? Acredito que essa seja a parte mais complicada do roteiro, porque muita gente faz o Salar junto com Atacama. Poderia me dar mais detalhes sobre essa parte do Salar?

    • Oi Ana, que bom que gostou do site.
      Nós contratamos o passeio pelo Salar um dia antes, na noite que chegamos em Uyuni. Logo que você chega já tem várias agências (tour identicos, preços iguais) te oferecendo os pacotes. Há o de 1 dia, que foi o que fizemos, o de 3 e 6 dias, que você acampa no deserto e vai mais além no salar, vendo mais coisas. Nós contratamos direto com nosso hotel, que era o Tambo Aymará. Se voc6e vier do atacama, vai pegar um tour por lá, se for por Uyuni, eles devem sabem te explicar melhor como ir a atacama. Eu não fui e, por isso, não tenho como te informar dessa parte.
      Boa viagem!

  • João Soares

    Sim gostei da atenção às respostas. Farei esta viagem em setembro. A estrada entre La Paz e de Cuzco São de boa qualidade? Ônibus de 1a. ? Agradeço a atenção. João Soares

    • João, as estradas principais costumam ser boa sim. Simples, porém boas. Mas isso pode depender de chuvas ou do percurso que vai fazer. Para garantir um bom ônibus, vale perguntar todas as opções que a empresa oferece no guichê e escolher a categoria turística ou de primeira classe (depende do lugar). Ainda assim, você está sujeito a onibus lotados (com mais passageiros do que assentos) e cholas carregando muitas coisas no corredor ao seu lado. A única forma de evitar isso, com certeza, é através de ônibus turístico fretado por agência, e não ônibus de linha. Boa viagem!

  • Não fica muito apertado sair da Isla del sol, ir pra Copacabana, chegar em Puno e conhecer as Ilhas flutuantes no mesmo dia?
    Abraços!

    • Olá Salvador, a viagem de Copacabana a Puno não é demorada, dura em média de 3 horas de ônibus (se não houver complicações na aduaneira) e da pra ser feita pela manhã.
      Assim, se saírem cedo, a tarde fica livre para conhecer as Ilhas flutuantes em Puno.

    • Heclair,

      Depende do meio de transporte, mas sai tudo, no minimo, R$2.000, ficando em albergue e pegando ônibus e trem. Se pega avião encarece um pouco.

      Boa viagem!

    • Infelizmente não tivemos tempo, Brunah!
      Mas é uma das próximas viagens, com certeza!
      Beijos

  • Perfeito! Era isso mesmo que eu procurava! Só tenho algumas dúvidas, e gostaria de saber se vcs podem me ajudar. Ficar um dia em La Paz é o suficiente para se ambientar com a altitude?
    Em relação às passagens aéreas, vcs saíram de Lima direto para o Brasil? Não ficou mto caro, já que chegaram em La Paz? Um abraço!

    • Oi Thomas! A questão da altitude é muito relativa e vai de cada pessoa, por exemplo, eu não senti absolutamente nada nenhum dia, já minha irmã se sentiu um pouco enjoada por vários dias. Acho que você deve levar em consideração o que você quer fazer por lá, e a altitude você vai driblando aos poucos, não precisa usar a estadia em La Paz pra se adaptar. Tem também uns remedios pra diminuir o “soroche” (mal de altitude), tipo o diazepan, mas isso é melhor você ver com seu médico.
      Quanto à passagem, ela saiu mais cara sim, mas não saiu um absurdo pois compramos com MUITA antecedência (6 meses) e o fizemos com a ajuda de uma amiga que é agente de viagens, então facilitou achar os melhores preços.
      Espero ter ajudado e, caso tenha mais dúvidas, entre em contato!

    • Marianna, tudo bem! Estou programando o roteiro de viagem com meu marido para a 2ª quinzena de out/14. Achei super interessante o seu roteiro. Uma dúvida: vcs fizeram reservas de Hotel antes para dormir em: La Paz, Uyuni, Ilha do Sol e da Lua, Puno? E quanto ao passeio de 4×4 no Deserto do Sal? Qual empresa contrataram?. bjs.

      • Oi Aline! Que bom que gostou do roteiro!
        Vamos lá: fiz reserva em Uyuni no Hotel Tambo Aymará. Recomendo reservar pois há poucas opções. Não fiz reserva na Ilha do Sol e fiquei em uma espécie de bed and breakfast e foi ótimo. Só cheguei e me indicaram lá. Não fiz reserva em Puno e me arrependi pois não sobrou hospedagem “decente” e ficamos em um hostel horrível. Minha recomendação é: se você já sabe exatamente seu roteiro, reserve tudo antes! Nós estavamos meio sem planos, por isso não reservamos algumas coisas, mas isso pode não ser uma boa ideia, especialmente na alta temporada.
        A empresa que fez o deserto de sal eu não sei o nome, mas contratei direto no hotel. Lá tem várias e todas fazem os mesmos passeios com preços quase identicos!
        Boa viagem!

    + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *