Berna: um guia do que fazer na capital da Suíça


Atualizado em:


A Suíça é um daqueles países onde a capital não é a principal cidade, no sentido de ser a mais conhecida ou turística. Diferente do que muitos podem pensar, o centro político do país não é Zurique ou Genebra, mas sim Berna. Apesar de não ser a escolha óbvia de quem vai ao país, Berna, a capital da Suiça, merece uma chance. Pode confiar!

Um relance da beleza de Berna, na Suíça

Veja o que você encontrará nesse post:

  • Onde fica Berna e como chegar lá
  • Quanto tempo ficar em Berna
  • Onde se hospedar e melhores hotéis de Berna, por orçamento
  • O que fazer em Berna: principais atrações e pontos turísicos
  • O que e onde comer por lá, dicas de restaurantes em Berna

Onde fica Berna e como chegar na capital da Suíça

A Suíça é dividida em cantões, que a título de simplificação, vamos dizer que são como se fossem estados. Berna fica, claro, no cantão de Berna, que por sua vez está na parte alemã da Suíça. O idioma em Berna, portanto, é o alemão – mas não se desespere, você vai conseguir se comunicar perfeitamente em qualquer lugar em inglês.

Cantão Berna
Bandeira do cantão de Berna, com o urso, símbolo da cidade

Se você analisar no mapa, vai ver que Berna está no noroeste da Suiça, perto da tríplice fronteira com a Alemanha e a França, a cerca de 1h de trem tanto de Zurique quanto da Basileia (Basel, em inglês, e como usaremos aqui no texto).

Em Berna não há aeroporto, então para chegar lá vindo de outras cidades da Europa o melhor é usar o trem. Basel e Zurique são as cidades com aeroporto mais próximas. De Genebra, a viagem é um pouco mais longa, leva cerca de 2h.

O trem é realmente a maneira mais prática e eficiente de se locomover na Suíça. Isso vale tanto para quem pretende chegar em Berna (ou sair) vindo de outras cidades do país, quanto para quem vem de algum dos países vizinhos.

A rede de trens é bem distribuída, confortável, com muitas opções de horários e muita praticidade. No entanto, estamos falando da Suíça, então os preços são salgados.

Para quem busca economizar, vale dar uma olhada na oferta de ônibus, principalmente Flixbus, mas pela minha experiência as opções são poucas e a diferença de preço acaba nem sendo tão grande. Uma terceira dica é pesquisar Blablacar, aquele aplicativo de caronas.

Ou ainda, é possível alugar um carro e fazer um roteiro de carro pelo país, já que as estradas são excelentes (como tudo por lá).

Berna Suíça

Quanto tempo ficar em Berna

Apesar de ser a capital da Suiça, Berna é uma cidade bem pequena e fácil de se conhecer. Em um bate e volta de um dia, você já consegue conhecer todas as principais atrações. Se quiser dedicar mais tempo para conhecer melhor, ou se for visitar no inverno, quando os dias são mais curtos, recomendo ficar dois dias inteiros.

Agora, se você for fazer Berna de base para explorar a região, ou quiser incluir uma caminhada nas montanhas, um passeio de trenó ou algo do tipo fora da cidade, garanta de três a quatro dias por ali. Mais do que isso, sinceramente, acho que já começa a ficar redundante demais.

Quando visitei a Suíça montei uma das minhas bases em Lucerna e fiz um bate e volta a Berna a partir de lá. Era verão então saí cedinho e voltei ao anoitecer. Deu pra curtir bem a cidade e visitar praticamente todas as principais atrações.

Onde ficar em Berna

Caso decida pernoitar em Berna, poderá aproveitar com mais calma. Como mencionei antes, a cidade de Berna é bem pequena, e os pontos de interesse estão bem concentrados na região central. Por isso, o lugar ideal para se hospedar em Berna é nessa área do centro mesmo, assim você pode aproveitar tudo a pé.

Veja algumas recomendações de hotéis em Berna, na Suiça, de acordo com o seu budget.

$$$ – Para quem busca alto luxo:

Hotel Schweizerhof Bern & Spa: tradicional e grandioso, há outros hotéis Schweizerhof como em Grindewald, St Morritz e Zurique.
Hotel Bellevue Palace Bern: super central, mais moderno em um lindo prédio com vistas dos alpes e do rio Aare.

$$ – Hotéis com bom custo-benefício e um luxo mais acessível

The Bristol: um hotel com clima de Londres no meio da Suíça, com personalidade.
Best Western Plus Hotel Bern: um hotel lindíssimo com uma decoração de bom gosto, com um terraço agradável.
Hotel Savoy Bern: uma pegada mais clean e minimalista, mas ainda confortável sem exageros.
Ibis Style: abrirá em dezembro de 2022 em Berna, com o conhecido padrão Ibis, embora eu não tenha achado os preços tão atraentes para o que entrega (por enquanto).

$ – Hostels bons e baratos:

Bern Youth Hostel: um hostel muito lindo e com opções de quartos privativos.
Bern Backpackers Hotel Glocke: para driblar os preços altos da Suíça.

O que fazer em Berna: principais atrações e pontos turísticos

Certo, se você começou a se interessar pela cidade, veja então o que fazer em Berna para decidir de vez incluí-la em seu roteiro pela Suíça.

Rio Aare

Começando pelo rio, para aproveitar e dar um panorama de como a cidade se organiza. Berna é cortada pelo Rio Aare, que tem uma cor de um azul lindíssimo, que não me lembro de já ter visto igual na vida em um rio, talvez apenas em Bonito.

Rio Aare e o centro antigo de Berna

Ele fica em um vale, ou seja, você pode vê-lo de cima. Mas também é possível caminhar nas suas margens ou até mesmo descê-lo de boia ou simplesmente nadar por ali no verão. Um programa sensacional e super suíço.

Nadar no rio
No verão, descer o rio de boia é uma das atividades preferidas dos suíços

Parque dos Ursos (Bären Park)

Berna é a cidade dos ursos! O animal é o símbolo tanto de Berna, município, quanto do cantão. E não é só nas bandeiras e estátuas que você vai poder ver ursos, afinal bem no centro de Berna está o Parque dos Ursos (Bären Park), a principal e mais conhecida atração da cidade, com ursos de verdade.

O mergulho de um urso, em Berna.

Antigamente, os ursos ficavam em um fosso, literalmente em um buraco no chão (um tanto quanto deprimente). Mas desde 2009 eles ganharam uma área maior, com direito a um trecho das águas do Rio Aare. Pode acontecer de você ainda ver os ursos no antigo fosso, como foi o meu caso, porque às vezes eles são levados para lá para alguma manutenção na parte maior.

A ideia aqui é dar um passeio pela beira do rio e aproveitar pra ver os bichinhos. Ali por perto do tal fosso também há bastante informação sobre eles e a história dos animais com a cidade. Enquanto estiver caminhando por Berna, não deixe de notar decorações de ursos pelo caminho, se equilibrando nos fios de energia ou por outros cantos da cidade. Eles estão por toda parte.

Parlamento, ou Bundeshaus

Bom, já falamos inúmeras vezes nesse texto que Berna é a capital da Suíça, e o que tem em toda capital? Um parlamento!

O prédio por si só já é belíssimo por fora. Além disso, atravessando um de seus arcos você chega a um ponto com uma vista lindíssima do rio Aare.

Parlamento em Berna

Se quiser ir além, você pode fazer uma visita guiada pelo prédio ou então assistir a uma sessão, tudo de graça. Aqui no site oficial você encontra informações mais detalhadas.

*Bônus SV: caminhando da frente do Parlamento para a direita (do ponto de vista de quem olha para o prédio) pela Bundesgasse, você chega a um parque pequeno, mas super agradável, o Kleine Schanze. Vale dar uma voltinha por ali para desopilar e sentir que andou um pouco além do extremamente básico do turismo da cidade.

Rua Kramgasse e o Zytglogge

Quando estiver caminhando pelo centro e descobrindo as belezas da cidade, não deixe de conferir se você passará pela famosa Kramgasse. A rua é bem conhecida e fica no centro histórico de Berna, com muitas fontes, estátuas e comércio embaixo dos arcos medievais.

Rua Kramgasse e o Zytglogge de Berna ao fundo

Inclusive as arcadas e fontes que existem ao longo das ruas são um dos charmes de Berna, na minha opinião. Por lá há inúmeras lojas, cafés, bares e restaurantes. Alguns deles ficam no subsolo, em porões muitas vezes usados como abrigos contra ataques em tempos de guerra.

Quanto às fontes, são mais de 100 espalhadas pelo Centro Histórico, algumas delas com estátuas inusitadas ou até polêmicas, como essa aqui.

E é na Kramgasse que está um dos cartões-postais de Berna, o Zytglogge – ou Relógio do Tempo. O Zytglogge é um relógio de mais de 600 anos. Desde 1405 ele bate de hora em hora, para a alegria dos turistas que ficam por ali esperando para ouvi-lo e ve-lo.

Mas atenção: para ver o show das figuras que se movimentam, é preciso olhar para ele 4 minutos antes da hora cheia.

Para quem conhece Praga, o Zytglogge de Berna parece uma versão suiça e reduzida do relógio astronômico.

Catedral de Berna (Munster of Bern)

Outro ponto turístico marcante é a Catedral de Berna, que você escutará como “Münster” no alemão.

A Catedral é famosa pela sua porta com figuras que representam o juízo final. Além disso, pagando uma taxa, você pode subir até o topo e ter uma vista incrível da cidade toda! Aproveite para entrar e conhecê-la por dentro.

A idílica vista de Berna do topo da Catedral. Uma foto com tratamento profissional e uma tirada por mim com uma câmera ruim. Rs

A catedral tem uma localização estratégica para o turista, pois fica no meio do caminho entre o relógio (Zytglogge) e o Parque dos Ursos. Não deixe de passar lá.

Parque das Rosas

Um dos passeios que achei mais legais em Berna foi o Parque das Rosas. Ele é um jardim que fica localizado em uma parte bem alta da cidade, com uma vista incrível de Berna e do Rio Aare. Você pode subir até lá andando, que é um pouco cansativo, mas nada de outro mundo. Quem tiver dificuldade de locomoção, porém, pode facilmente pegar um ônibus ou táxi até ali. Por lá também tem um café, para quem quer apreciar a vista comendo ou bebendo algo.

Casa e Museu de Albert Einstein

Poucos sabem, mas Einstein morou parte da sua vida em Berna, além de outras cidades na Suiça. Foi quando ele estava lá que desenvolveu a Teoria da Relatividade, inclusive. 

A casa onde ele viveu antes de se mudar para os Estados Unidos foi transformada em ponto turístico de Berna. São dois andares, no de cima (que você deve ver primeiro, independente do que a recepcionista te falar) há um filme sobre sua vida e também as mesmas informações escritas em texto. No andar de baixo, há um pouco sobre a vida da sua primeira mulher, Mileva, e uma representação bem mínima de como seria um pedaço da casa.

Antes de ir eu já tinha ouvido dizer que a visita era bem sem graça, mas para fins de pesquisa, resolvi pagar para ver e formar minha própria opinião. A conclusão foi que todos estavam certos: não achei que valeu a pena. Se você quiser insistir ou for um grande fã do cientista, a entrada custa 6 francos suíços.

Já o Museu Albert Einstein fica dentro do Museu Histórico de Berna. Ele seria apenas uma parte sobre um dos moradores mais ilustres da capital da Suíça dentro da instituição que tem o objetivo de preservar a divulgar a história e a cultura locais. No entanto, a parte de Einstein acabou ficando mais famosa que o próprio museu original e fala-se que a visita ali é “dois em um”. O preço da entrada é 18 francos.

Centro Paul Klee

Centro Paul Klee, em Berna, na Suiça
O Centro Paul Klee tem uma arquitetura super interessante e exposições ótimas

Outro notório morador de Berna foi o artista plástico Paul Klee. O museu que leva seu nome e guarda seu acervo é uma construção moderna e muito interessante. Lá dentro, a exposição permanente é na verdade quase temporária. Como o acervo é muito grande, o museu faz uma rotação entre o que fica em exibição.

Além disso, um dos andares sempre abriga uma exposição temporária – de fato. Quando fui, era do artista americano Isamu Noguchi e achei maravilhosa. Como tudo na Suíça, o preço para entrar é salgado: 20 francos.

Museu da Comunicação

Fiquei super interessada quando minha amiga me disse que em Berna havia um Museu da Comunicação. No entanto, se com esse nome você (assim comoeu) também pensa em algo ligado à imprensa e à história dos meios de comunicação, saiba que o lugar não é bem isso.

O Museu da Comunicação até conta um pouco da história das diferentes formas de se comunicar, mas ele tem um foco tão interativo que achei que ficou até um pouco difícil absorver as informações. Para quem vai com crianças, é parada obrigatória. Quando fui, ele estava cheio de famílias e os pequenos pareciam estar amando. Para adultos, talvez seja melhor pular.

O que e onde comer em Berna

Quando pensamos em Suíça, pensamos em queijos e chocolates, certo? Portanto, principalmente se for no inverno, não deixe de comer um fondue e/ou uma raclette. Para quem não sabe, raclette é um tipo de queijo suíço e o prato é bem similar a um fondue, mas a maneira de servir é diferente. Ao invés de mergulhar as coisas no queijo derretido na panelinha, o que eles fazem é esquentar o queijo até ele derreter e depois jogá-lo no prato, por cima de pães, batatas, embutidos…

Um bom lugar para comer ambos, recomendado por uma amiga que mora na cidade há anos, é o Lötschberg AOC. Lá, segundo ela, é um lugar muito tradicional e menos turístico, com produtos locais e carta de vinhos extensa. Para o fondue, a recomendação é pedir o “moitié moitié”, mas caso você prefira provar outros pratos tradicionais, também vai encontrar boas opções, como a batata rostie, por exemplo.

Além disso, outras dicas vindas diretamente da habitante local são o Tibits, um restaurante vegetariano com opções variadas e preço justo, e o Steinhalle. Este último eu provei e aprovei e ele merece uma descrição mais aprofundada.

Museu da História de Berna

 

Essa é a entrada do Museu da História de Berna, no andar de baixo, à direita está o Steinhalle

No Steihalle é possível tomar um brunch, almoçar ou jantar, o cardápio de brunch e almoço é pequeno, mas variado. De noite, você pode degustar um menu de 5 ou 6 pratos que recebeu uma estrela Michelin (é preciso reservar!) em um ambiente nada pretensioso e muito agradável.

O Tibits é um rede na Suiça e em Berna está em dois endereços, um na estação central de trem e outro bem próximo, na Gurtengasse 3. O Steihalle fica no mesmo prédio do Einstein Museum e do Museu da História de Berna. Se for no verão, aproveite a deliciosa área externa.

Além desses, vale mencionar o Kornhauskeller e seu interior que é uma atração a parte. Há afrescos no teto, um pé direito alto e uma vibe que mistura Igreja (por conta dos arcos) com Teatro (mesas no mezanino que parecem camarotes). Vale checar!  


 

Leia também: Intercâmbio na Suíça

Ainda ficou com alguma dúvida sobre Berna, a capital da Suiça? Diz pra gente nos comentários!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Gostaria de saber se indicam algum guia turístico que fale português, em Berna, para guiar e explicar os lugares turísticos

    • Olá Ana Maria!
      Nós conhecemos uma empresa que oferece vários serviços como transporte privado de luxo, recepção e guias turísticos.
      Eles entraram em contato conosco e gostamos bastante do trabalho que fazem, tanto que iremos testar os serviços na nossa próxima viagem para firmar uma possível parceria.
      O nome é Swiss Prestige e o e-mail de contato é [email protected] (é tudo em português!).
      Eles podem te pegar em qualquer cidade da Suíça ou de outros países da região, como Milão ou até mesmo Paris.
      Acho que vale ver o que você precisa na sua viagem e mandar um e-mail perguntando, pode dizer que foi indicação da Marcella do Segredos de Viagem. Se você for antes da gente, volte aqui depois para contar sua experiência! =)

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *