Necrópole do Vaticano: dicas para a sua visita


Atualizado em:


O Segredo do Leitor de hoje já foi secreto por milhares de anos até ser descoberto por volta de 1949 e, até hoje, é um ponto turístico pouco divulgado. O Gabriel Porlan, de São Paulo, acabou de voltar de uma viagem pra Europa e visitou a Necrópole do Vaticano, e conta tudo que precisamos saber pra visitá-la. 

Vaticano em 1 dia: roteiro e tudo o que você precisa saber

Você já ouviu falar do coliseu? Fontana de Trevi? Museu do Vaticano-capela Sistina? Aposto que sim. Mas e se você estiver a fim de conhecer algo totalmente diferente quando for a Roma?

Meu segredo de viagem é sobre a Necrópole do Vaticano! Esse é um dos passeios mais fáceis de se fazer e ao mesmo tempo pouco conhecido pelas pessoas. Muita gente que já foi pra Roma acaba deixando passar despercebido esse passeio.

A Itália, especialmente Roma, se orgulha muito sobre a sua história milenar a céu aberto. E ir visitar o Vaticano sem conhecer literalmente “a fundo” sua história é perder parte importantíssima dessa viagem.

A Necrópole do Vaticano é a base de fundação da Basílica de São Pedro, e de certo modo a base de fundação da Igreja Católica. Há cerca de de 2 mil anos atrás toda a área do Vaticano era um morro que era utilizado como cemitério público onde o apóstolo Pedro foi enterrado. E na era do império de Constantino o morro foi planificado para dar espaço a primeira basílica do Vaticano. Por fim, em 1600 a igreja deu espaço a Basílica de São Pedro e a Necrópole permaneceu lá em baixo.

O passeio, que dura cerca de 2 horas, mostra toda essa história de mais de 2 mil anos de escavações caminhando por baixo de toda a Basílica. Para quem tem problemas com lugares fechados fique tranquilo, pois todo o espaço das escavações esta diretamente ligado ao chão da Basílica. De dentro da Necrópole podemos ver e ouvir as pessoas dentro da Basílica sem elas saberem que existe uma cidade inteira debaixo deles.

Como eu disse o passeio não é muito divulgado, mas nem por isso é de difícil acesso e muito menos caro. O passeio custa 13 euros por pessoa, e toda a visita é guiada por um arqueólogo do próprio Vaticano.

Mas atenção: Não adianta chegar lá no Vaticano e querer fazer o tour. Você deve se programar com antecedência para tal. Para conseguir entrada para o tour você deve mandar um email para [email protected] com pelo menos 3 meses de antecedência dando o nome completo das pessoas que irão fazer o passeio com você, a língua que gostaria que o seu guia falasse, e a sugestão de pelo menos 2/3 dias que você esta disponível para fazer a visita.

Eles respondem muito rápido. Em menos de uma semana você terá uma confirmação da data do seu passeio. Tours em italiano, inglês e espanhol são mais frequentes (sugiro fazer se você estiver afiado nessas línguas, pois a narrativa é rápida para dar conta de tudo dentro do tempo). Mas há guias que falam português (e para isso enviar com antecedência é fundamental para sucesso da visita).

Depois do email enviado você receberá uma confirmação de pedido, e depois um email com a data e hora que eles reservaram para você e/ou seu grupo (você não tem como mudar o horário do passeio, somente o dia). Você deve responder aceitando essa reserva, caso contrário eles cancelarão sua reserva (falo de experiência própria).

Com a confirmação em mãos você deve chegar 30 minutos mais cedo no dia definido ao vaticano e passar pela segurança com seu passaporte e dinheiro em mãos (eles não aceitam cartão de crédito/ débito). A entrada da segurança fica por fora da praça São Pedro, a esquerda de quem esta olhando para a Basílica.

Gostou? Quer mais ainda? Pois bem, depois desse passeio de 2 horas você sai dentro da Basílica de São Pedro e não precisa pagar nada a mais por isso. Ou seja, enquanto as pessoas ficam quase 2 horas para comprar a entrada da Basílica e depois pegam uma fila gigante para entrar nela, você faz um passeio riquíssimo de história e ainda aproveita o mesmo passeio que eles!

Se você quiser saber mais sobre esse passeio secreto e fantástico o site do Scavi Vatican Office tem todas as informações para você planejar sua visita na próxima vez em Roma.”

Gostaram do segredo do Gabriel? Nós adoramos porque, realmente, não conhecíamos esse passeio, e ele detalhou direitinho o que precisamos fazer pra conseguir!! Obrigada!!

*Atualização: fomos em 2014 e foi um dos melhores passeios que fizemos. Obrigada Gabriel!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Fernanda

    Já recebi a resposta do Ufficio Scavi, mas, diferentemente do que há no relato do post, agora é necessário realizar o pagamento on-line em até dez dias para segurar a reserva.

  • Oi! O site do Scavi tem uma aba “prenotazioni visite”. Alguém fez reserva por ali, sabe se mudou, ou só por e-mail mesmo? Nas informações fala em reservar por telefone ou fax!

  • Olá, obrigada pela dica!!! mais uma dúvida: depois que acaba esse passeio, você consegue ir na capela sistina ou é só a basilica de são pedro?

    • Oi Livia, A capela Sistina e’ um passeio separado, que voce acessa pelo museu do vaticano. Se voce terminar cedo o passeio da Necropole, pode ja ir pro Museu do Vaticano para ver a capela.
      Boa viagem!

  • Boa tarde! Você disse que entramos direto na basílica sem necessidade de fila e outro ingresso, certo? Minha dúvida é quanto a subida: ela está incluída ou não nesse ingresso da necrópole? Obrigada pela atenção e parabéns pelo post.

    • Oi Juliana,
      voce diz a subida ate a cupula? Se for isso mesmo, a cupula tem um ingresso extra que custa 6 euros que voce compra na hora mesmo. voce tambem tem a opcao de ir de elevador, pagando 2 euros a mais (total de 8 euros). Isso tudo pode ser comprado la na hora mesmo.
      Boa viagem

  • Olá!
    Alguém sabe me informar se o passeio a necropole em algum momento passa por dentro da Basílica de São Pedro?

    • Oi Thais,
      O passeio da necropole termina na Basilica de Sao Pedro, voce ja entra por tras da Basilica, quando o tour acaba, e pode ficar por la e visitor por conta propria, pois ja vai estar la dentro.
      Boa viagem!

  • Mais uma ajuda …. poderiam me indicar agencia de turismo em Roma que façam passeios privados?
    Meninas, você nos ajudam muito com a experiencia de vocês! Obrigada por todo apoio,
    Abraços

  • Oi Mari … fechei a viagem. Muuito feliz agora!!
    Poderia me informar se é muito complicado comprar a passagem na Termini para Pisa? Andei lendo que é um pouco confuso. Como vou estar com mais pessoas e são de mais idade (mãe e um casala amigo), gostaria de uma dica para que não faça meus acompanhantes ficarem ansiosos. Obrigada pela atenção

  • Olá!
    Parabéns pelo post. Pois é, eu fiz a minha reserva, recebi por e.mail ontem. Daí, olha que estranho: veio um link para efetuar o pagamento e quando fui fazer, pediram a senha do meu cartão de crédito. Geralmente, isso pedem mesmo? Fiquei meio em dúvida e não passei a senha. Daí, hoje me passaram um e.mail confirmando a minha presença! Estou mega em dúvida agora…

    • Oi Sabrina, que estranho, nao lembro disso ter acontecido comigo. Nao pode ser uma coisa do seu cartao por estar fazendo uma compra internacional?
      Mas se voce recebeu o email de confirmacao, deve estar tudo bem, ne? Voce ja tentou um mandar um e-mail pra eler pra re-confirmar?

      • Olá, eu também fiz a solicitação do passeio e recebi o e-mail com um link para o pagamento. Quando vc acessa com os dados do seu cartão de crédito, eles te direcionam para a página do banco, daí vc tem que entrar com o “token” no internet banking para confirmar. É o Secure By Visa, pelo menos o meu foi assim. Abçs

  • Oi Gente amei todas as dicas! Vou em agosto à bella Italia e já reservei a minha visita a necropole, mas estou preocupada com o horário pq marcaram o tour as 16h e estou com medo de nao dar tempo de visitar a cúpula e a basílica.

    O q vcs acham?

    • Gabriela, por via das duvidas melhor visitar a Cupula antes. Quanto a Basilica, acho que voce vai conseguir porque o fim do tour e dentro dela, mas vale voce chegar antes e perguntar por la como funciona!
      Voce vai amar! Boa viagem!

  • Jefferson

    Olá!

    já tenho minha entrada reservada na necrópole mais tenho uma dúvida:
    o mesmo ticket eu posso visitar o museu do vaticano e capela sistina, ou teremos que sair da basílica e depois mais 4 hrs de museu

    valeu!!

  • Acabei de encaminhar o email em inglês e italiano( com ajuda do Google tradutor) ontem, dia 17/01/14 e hoje já recebi a confirmação.
    E o melhor é que será em português!
    Não esqueçam de colocar em quais línguas conseguem acompanhar o passeio pois são limitadas número de pessoas por dia e vai depender do grupo com sua língua escolhida!

    • Demais, Michelle!
      Tomara que você goste!
      Vamos colocar no post pras pessoas não esquecerem de colocar a língua que preferem no e-mail!
      Obrigada!
      Beijão

  • Marcos Moreno

    Fiz essa visita em novembro/2013 e realmente é espetacular!
    Quero contribuir e deixar a passeio de vocês ainda mais fascinante.
    Outros 2 pontos que são pouco divulgados são:
    1º Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Ela é a 2ª maior basílica de Roma, só perdendo p/ a de São Pedro, e como onde ela está localizada não consta na maioria dos mapas, ela é muito pouco visitada.
    Lá está enterrado o Apóstolo Paulo!
    2º Na basílica Santa Maria Maggiore, construída entre 432 à 440, é uma das basílicas patriarcais de Roma e lá está, segundo a tradição, o Berço Sagrado, usado quando Jesus nasceu. Interessante que esta basílica fica ao lado do Termini de Roma, acesso muito fácil porém muitos também passam por lá sem saber dessa riqueza.
    Bom, espero ter contribuído.
    Marcos Moreno.

    • Marcos,
      Muito obrigada pela sua contribuição, gostamos muito e pretendemos conhecer de perto os lugares que você falou na nossa proxima ida ao Vaticano.
      Deixamos aqui, também, um convite para você escrever um segredos do leitor (como este da necrópole do Vaticano) quando você quiser!

  • Tayana Faria

    Oi pessoal, adorei o post, parabéns!!
    Gostaria de uma ajudinha de vocês…
    Vou ao Vaticano dia 19/07, e já comprei o ingresso pela internet, bem como fiz a reserva na Necrópole nesse mesmo dia. Será que o ticket que comprei para o Museu do Vaticano vale para a Necrópole, ou terei que comprar novamente?
    Obrigada!

    • Oi Tayana! Que bom que gostou! Ate onde sabemos, o ticket da necropole vale so pra Necropole e Basilica. O da Cúpula e museu voce tem que comprar a parte. O da necropole, voce nem precisa pegar fila, so apresenta sua reserva e paga. O da cupula da pra pre reservar tambem!
      Boa Viagem!!

  • Meninas lindas! Que lindeza o blog de vocês. AMEI! Quando acabar de migrar minhas postagens com certeza deixarei um segredo aqui para vocês.
    Bjoooos

  • Camila de Sá

    Estive lá ano passado e não sabia disso., que pena, fica pra proxima

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *