Os incas e Machu Picchu


Atualizado em:


Os incas foram uma civilização pré-colobina (antes de Cristóvão Colombo chegar à região) que durou mais ou menos dois séculos e é considerada uma das mais evoluídas. Eles tinham um sistema de governo no qual o imperador, também conhecido como o Inca (I maiúsculo) comandava toda a civilização a partir de Cusco (conhecida como o umbigo do mundo). 

A base da sociedade era a agricultura altamente desenvolvida, e isso é visto com clareza em algumas cidades conservadas no Vale Sagrado (ao redor de Cusco), onde há sistemas de irrigação de alto nível que nos fazem pensar em como eles conseguiram isso há tanto tempo. A hierarquia dessa sociedade também era forte, e todo mundo tinha sua função nas aldeias, que funcionavam em um sistema organizado de mão-de-obra e chefias pré-estabelecidas.

O império inca ruiu com a chegada dos espanhóis, que dizimaram a civilização não só através da luta, mas também pela contaminação e disseminação de doenças para as quais os incas não tinham resistência, além de DSTs transmitidas às mulheres incas. Os incas foram conquistadores mas, quando chegaram os espanhóis, os povos conquistados viram neles uma esperança e ajudaram-nos a destruir o Inca, e assim o império foi extinto.

Machu Picchu permaneceu intacta por muitos anos devido à sua altitude e pela vegetação das montanhas que a escondeu dos espanhóis. Em 1911, um explorador americano a encontrou. Ninguém sabe ao certo o que era essa cidade, mas o que se sabe é que ela era sagrada (possivelmente) devido ao fato de terem sido encontrados alguns templos e muitos esqueletos de jovens mulheres (cultuadas como as virgens do Sol). A cidade sagrada conta com uma área agrícola, uma urbana, e alguns templos de devoção.

Sabendo o mínimo da história desse povo e desse lugar incrível, sua viagem ganha um clima diferente e fica mais forte o sentimento de estar em um ambiente mágico, cheio de história e mistério. É inexplicável!

DSC05068

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *