Refeições pelo mundo – Tradições e costumes à mesa!


Atualizado em:


Um bom viajante vai para um lugar novo sabendo quase tudo sobre alguns costumes importantes  da cultura local. Mas, por mais que haja uma ótima preparação, nem sempre dá pra evitar alguns micos, especialmente aqueles cometidos à mesa, já que em cada canto do mundo as pessoas tem tradições e temperos diferentes durante as refeições.
O SV preparou uma listinha do que aprendemos em alguns países:

Índia

Existe o clássico costume de se comer com as mãos. Mas existem várias regras que você só aprende estando lá. Por exemplo: você sabe que não pode comer com a mão esquerda, correto? Sim! Mas tente comer uma refeição inteira usando a mão direita e deixando a esquerda repousada no colo… É muito difícil!
Além disso, hoje em dia na Índia ja é possivel comer com talheres em vários lugares, inclusive em casas de família, mas por experiência própria eu já adianto: nao espere garfo e faca não, voce vai ter que voltar à epoca em que era bebê e que comia tudo de colher… estranho, né?
.
foto(3)
.

China

Qualquer pessoa que já conviveu com chineses sabe que eles são super barulhentos na hora de comer. Isso não é falta de educação, não! Pegue como exemplo o macarrão deles, que parece um miojo e é cheio de caldo… como enfrentar a complicada missão de comer com hashi (os “palitinhos”) sem derrubar nada? Simples: sugando tudo vigorosamente e fazendo muito barulho! Rsrs
.
noodles chinese
.

Países árabes

Primeiro de tudo precisamos esclarecer uma coisa que nos decepcionou em nossa primeira viagem ao mundo árabe (Egito, no caso): a comida árabe tão famosa no Brasil não é encontrada no oriente médio e no norte da áfrica todo! Essa comida é sirio-libanesa trazida pelos imigrantes, então não pense em ir pro Egito ou pro Marrocos, ou pra Omã e tentar pedir kibe, esfiha, charuto (mico), porque não tem! Ah, e aqui sempre vemos gente comendo esfiha (“manakish” é o mais próximo em árabe ou “pide” na Turquia) com garfo e faca, mas isso é um sacrilégio! Esse tipo de comida é pra ser ingerido com ajuda das mãos, clássico né?
.
WafiGourmet
.

México

Todo mundo sabe que as comidas do México são apimentaaaadas. Mas vale deixar uma dica aqui: acredite, por mais que você goste muito de pimenta e seja tolerante a ela, jamais você vai ser tão resistente como um mexicano que já come comida assim desde que nasceu. Se alguém perguntar pra você qual o nível de pimenta que quer, em uma escala de 1 a 5 por exemplo,não chute tão para o alto. Experiência própria. A Mari ama pimenta e resolveu arriscar uma pimenta nível 4. Resultado: deu uma garfada, quase ficou sem respirar de tão ardido que estava, e deixou a comida inteira no prato (que  irmã dedo-duro sou! Rs..).
.
chilli
.
E você? Tem alguma experiência para compartilhar com a gente sobre os diferentes hábitos à mesa? Pode ser alguma coisa que já ouviu falar, que querem conhecer ou momentos diferentes que já vivenciaram, pelo mundo ou pelo Brasil! Conta pra gente nos comentários!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *