Salar de Uyuni – imensidão branca


Atualizado em:


O Salar de Uyuni (ou deserto de sal), fica na Bolívia, na cidade de Uyuni e é o maior deserto de sal do mundo. É de lá que saem toneladas de sal para comercialização mas é também um destino turístico super procurado pois é maravilhoso!

Como chegar: Existe um Trem que sai da cidade Oruro e vai até Uyuni. Nós usamos a empresa Expresso del sur (clase ejecutiva) e não tivemos problemas (já uvimos falar muito mal da empresa Wara Wara, se alguém já viajou com eles, conta pra gente por favor). Custa cerca de 100  blv, e a viagem demora cerca de 7h, mas tem uma vista linda no caminho, principalmente no começo da viagem!

OBS: Trens da Expresso del sur saem de terças e domingos, trens da Wara Wara (mais populares) saem de terça, quarta, sábado e domingo, todos com destino a Villazón na Argentina e escala em Uyuni.

Onde ficar: Ficamos em Uyuni no Hotel Tambo Aymara (nada mochileiro) e foi bem bom. Lá tem um Hosteling International ótimo também mas reserve com antecedência.

Recepção do Tambo Aymara, infelizmente a única foto que temos

Recepção do Tambo Aymara, infelizmente a única foto que temos

Quando ir: depende! No inverno, quando fomos (junho/julho agosto) é frio e seco, então o salar fica com aquele formato de colméia, bem seco, e não há riscos de alagamentos no caminho até lá. No verão, por outro lado, é calor e chove muito, mas você pode dar a sorte de não chover no dia que você for e de quebra você vê o salar na sua forma mais bonita: alagado! Fica parecendo um espelho e ainda quero voltar pra vê-lo assim.

DSC04668

“colméias” no chão do salar

DSC04606

Salar seco

DSC04638

Uma “ilha” de cactos

DSC04660

Imensidão branca…

O que comer: lá tudo fecha bem cedo, principalmente no inverno, e não há muitas opções. Como o trem chega as 22h30min, as 23h quando saimos já não tinha mais quase nada pra comer, mas achamos um bar que no final das contas era super divertido, com as paredes forradas de fotos engraçadas no salar e tinha o chão de areia. O bar chama La Loco e está perto da pracinha principal.

DSC00984

Uma das paredes do La Loco, com fotos de ilusão de ótica que as pessoas tiram no salar

DSC04615

E a nossa versão da foto! haha

Como conhecer o salar: existem algumas opções de passeios, sendo que as mais famosas são: passeio de 1 dia (nós fizemos esse pois não tínhamos muito tempo) que dura o dia todo, almoço na ilha de pedra (pic nic) incluso e transporte em 4X4 OU 3 dias, acampando no salar e com o adicional de ver as lagoas coloridas e mais algumas coisinhas (gostaríamos de ter feito esse).

Antes do salar, o passeio vai pra um cemitério de trens

Antes do salar, o passeio vai pra um cemitério de trens

Muitos 4X4 fazendo o passeio de um dia

Muitos 4X4 fazendo o passeio de um dia

Pic Nic de almoço

Pic Nic de almoço

Os dois passeios são lindos e dá pra conhecer bem o salar, mesmo só ficando um dia. Lá você visita o hotel de sal, algumas “ilhas” de pedra e cactos, além de andar por aquela imensidão branca que é maravilhosa.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Gostei desse bar! São esses lugares meio “zuados” que as vezes surpreendem e marcam!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *