Santa Teresa: um recanto charmoso do Rio de Janeiro


Atualizado em:


Santa Teresa é um bairro bem ao lado da Lapa, entre as zonas sul e central do Rio de Janeiro. O seu principal diferencial é que fica em cima de um morro, o que o mantém mais reservado e lhe confere uma vista incrível.

Este é também um bairro histórico. Ao passear por Santa Teresa você vai se sentir em uma viagem no tempo. A região é famosa pelas construções históricas do século XIX ou pelos casarões do começo do século XX.

Santa Teresa começou a se desenvolver em torno de um convento de mesmo nome. Inicialmente foi habitado pela classe alta, mas com o tempo foi sendo ocupado por outras pessoas. Desde 2009 começou a ser revitalizado.

 

bondinho de Santa Teresa

O bondinho de Santa Teresa chegou a ficar algum tempo fechado após um acidente, mas agora está funcionando normalmente – Foto: Flickr leesean

Como chegar

Duas das maneiras de acessar o bairro já são também passeios por si só. A primeira é pela Escadaria Selarón, que está bem ao lado dos Arcos da Lapa. O lugar é uma escada (dã) totalmente decorada com mosaicos. É uma obra do artista Jorge Selarón, feita em 1990, e uma parada incrível para fotos.

A segunda opção, e talvez a mais famosa, é por meio do bondinho. Ele sai da estação carioca, no centro do Rio, passa por cima dos Arcos da Lapa e tem diversas paradas em Santa Teresa. Ele passa com cerca de 25 minutos de intervalo e custa R$ 20,00, ida e volta. Mais informações aqui.

Fora isso, também é possível chegar a Santa Teresa de carro ou a pé (lembrando que é uma subida).

O que fazer

Além do bondinho e da Escadaria Selarón, o melhor para se fazer em Santa Teresa é andar pelas ruas. Vale a pena ir com disposição para se perder pelo bairro e conhecer cada cantinho, apreciando as tais construções que já falamos, os grafites, entrando em alguns ateliês e curtindo mais qualquer outra surpresa que encontrar por lá.

A alma boêmia e intelectual de Santa Teresa permite que a gente arrisque uma comparação com Montmartre, em Paris. Alguns pontos que você não pode deixar de ir quando estiver por lá são o Largo das Neves, onde tem a maior concentração de construções antigas, e o Largo do Curvelo.

Ruas de Santa Teresa

As ruazinhas de Santa Teresa são um charme – Reprodução/Pixabay

O Parque das Ruínas é mais um ponto imperdível. Ele é um parque público e centro cultural que fica na antiga casa de Laurinda Santos Lobo. A construção foi parcialmente restaurada, mas conserva o aspecto de ruína.
Por fim, o Museu Chácara do Céu é um museu de arte instalado na casa de Castro Maya. Lá há exposições permanentes e temporárias e dois cômodos decorados como antigamente.

Onde comer

Nossa principal recomendação para um almoço delicioso e com vista é o restaurante Aprazível. Ele tem diversos ambientes (alguns sem uma vista tão privilegiada, então vale reservar uma mesa na área externa ou chegar cedo para garantir um bom lugar), compostos por mesas de madeira e várias árvores, além de objetos característicos de várias partes do Brasil.

IMG_0018

A comida não deixa a desejar e algumas recomendações são os pães de queijo recheados com linguiça, o palmito fresco assado e o peixe tropical com arroz carioca. Para aproveitar melhor a vista, vá durante o dia.

 

IMG_0025

Pães de queijo com linguiça mineira

 

O restaurante fica na Rua Aprazível, 62, Santa Teresa. O site deles é esse.

Para quem quer aproveitar a boemia, um dos bares mais recomendados é o Bar do Mineiro. Ele é simples, com cara de botecão mesmo, mas está sempre lotado e é muito conhecido pela feijoada e pelo pastel de feijão (sim, isso mesmo!).

Hospedagem em Santa Teresa

Em Santa Teresa há diversas opções de hospedagem. O bairro não é muito acessível, mas se está procurando alguma coisa charmosa ou um hostel bom e barato, ficar aqui pode ser uma ótima escolha. Algumas sugestões são o hostel Terra Brasilis, no The Villa ou no Mama Shelter.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Bela dica, fiquei com muita vontade de conhecer este restaurante e provar principalmente os pães de queijo com linguiça artesanal, devem ser maravilhosos mesmo hummmm.
    Adorei!!! Vou deixar anotado para visitá-lo na minha próxima viagem ao Rio 😉
    Parabéns pelo blog!!!!

    • Obrigada Simone, ficamos felizes que tenha gostado da dica! Tomara que voce goste de la tambem!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *