Conheça a cidade da primavera eterna no México


Atualizado em:


Até ter sido convidada para um casamento nessa cidade, eu mal tinha ouvido falar nela. Mas daí eu descobri que, se eu fosse mexicana, a probabilidade de ser convidada para um casamento em Cuernavaca era quase 100%. Isso acontece porque os mexicanos (especialmente os da capital) adoram se casar em Cuernavaca, já que lá tem o clima mais ameno do país, daí o apelido de “cidade da primavera eterna”.

A cidade é a capital do estado de Morelos, então ela não é muito pequena, e por ter sempre sido destino turístico de mexicanos e estrangeiros (desde a época das civilizações pré-hispanicas até os dias de hoje)  há muita coisa pra se fazer por lá, como ruínas astecas, palácios coloniais e belos jardins, que florescem devido ao clima sempre primaveril.

Casas com estilo colonial

Casas com estilo colonial

Ruas fofas

Ruas fofas

Para conhecer Curnavaca você não precisa de mais de dois dias, de preferência nos finais de semana, quando a cidade lota de mexicanos que buscam um belo hotel para fugir da rotina da capital. Nossa sugestão é dormir uma noite por lá quando estiver passando pela cidade do México, ou seja, ir num sábado e voltar no domingo.

Melhor época: SEMPRE, já que a primavera é eterna.

Como ir: há ônibus saindo do aeroporto Benito Juarez (o aero internacional da Cidade do México) e da rodoviária sul “Estacion de autobuses del Sul” da empresa Pullman de Morelos. Eles demoram cerca de 1h30min e custam aproximadamente 200 pesos (18 dólares) uma viagem. Saem de quinze em quinze minutos da rodoviária, e de meia em meia hora do aeroporto.

O que fazer: Passear na feirinha de domingo na praça principal (do lado tem um ótimo mercado de artesanato) e aproveitar para comprar souvenirs mexicanos a bons preços, visitar o Jardim de Borda, com suas fontes e lagos, o Palácio Cortez que conta um pouco da história das civilizações antigas na região, e a catedral, com típicas missas dominicais. Vale sair andando sem destino pelo centrinho colonial, que é o programa mais gostoso da cidade.

Palacio del Cortez

Palacio del Cortez

Catedral

Catedral

Jardim de Borda

Jardim de Borda

Passeando pelo centrinho comercial

Passeando pelo centrinho comercial

Zocalo de Cuernavaca - pracinha principal

Zocalo de Cuernavaca – pracinha principal

Onde comer: Restaurante El Madrigal, tradcionalíssimo localizado em uma casa colonial com um belo jardim. Você ainda corre o risco de ser surpreendido por mariachis ao comer uma comida mexicana, mas nem por isso o lugar é super turistão não! Quem nos indicou foi uma amiga de Guadalajara que sempre vai lá!

Para quem procura um restaurante mais simples, mas também bem típico, existe o Restaurante Casa Hidalgo, um sobrado amarelo com gostosas varandinhas, bem em frente à praça principal (Zocalo de Cuernavaca) e ao palácio de Cortéz.

Onde ficar: aguarde a dica de dois super hotéis no próximo post!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Olá Mari!!! Que delícia de lugar!!! Lindas construções, adorei!!!
    O Palácio é aberto para visitação?
    bjs e ótimo dia!!!!

    • Oi Simone, o palácio é aberto sim, inclusive abriga um museu super interessante da historia das civilizações que habitaram a região.
      Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *