Roteiro Portugal: Dicas, O Que Fazer e o Melhor Itinerário


Atualizado em:


Portugal é um país que nos surpreendeu a cada nova visita. Já fizemos dois diferentes roteiros por Portugal, um para uma semana de viagem e outro para 16 dias, e ambas as experiências foram deliciosas. Claro que vou contar tudo por aqui.

Eu acredito muito que não existe país melhor para brasileiros que querem ir para a Europa. E tenho provas:

  • Há muita história em cada cidadezinha- e muita história que já conhecemos ou podemos relacionar com a do nosso próprio país;
  • A língua falada é o português – e saber a língua local muda totalmente a experiência da sua viagem;
  • O clima é mais ameno no inverno – não é tão frio como no norte da Europa;
  • As pessoas são super simpáticas e sempre dispostas a ajudar;
  • Não é um país tão caro como a Inglaterra ou Suíça, por exemplo.

O país viu o turismo explodir nos últimos 10 anos. Minha primeira vez lá foi em 2014 e quando voltei 8 anos depois, parecia outro lugar! Mas essa é uma boa notícia, porque hoje há muito mais opções de hotéis, infraestrutura de estrada e turismo, e muito mais informação também.

Ok, já está convencido que quer ir, mas ainda não sabe como montar seu roteiro por Portugal?

Vamos as dicas mais práticas.

Bondinho em Lisboa, um charme
Bondinho em Lisboa, um charme

É claro que existem muitas variáveis como quantidades de dias que você tem, estação do ano, estilo de viagem que você gosta, budget e etc. Por isso, começo o post mostrando as opções para cada tipo de viajante.

A partir dai, você escolhe um ou dois temas que mais te interessam e começa a montar o quebra-cabeça do seu próprio roteiro de viagem por Portugal. Mais abaixo sugerimos um roteiro base para você começar seu planejamento, e também vou falar do que fiz quando fui pra lá.

Tipos de viagens para Portugal, de acordo com interesses

-Vinhos

Para quem ama vinhos, há duas excelentes opções: região do Douro e a região do Alentejo. Além da cidade do Porto.

Eu sou suspeita pra falar porque sou completamente apaixonada pelo Douro. As paisagens são únicas, o rio que corta um vale com encostas recheadas de vinhedos, e um céu azul que faz com que as paisagens fiquem únicas. Nunca vi uma região de enoturismo como essa. Além do mais, há uma variedade enorme de vinho do Porto e que ainda é baratinho, e só isso já é um motivo bem razoável para você ir para lá! 🙂

Vale combinar com a cidade do Porto. Caso passe apenas pela cidade do Porto, tente fazer pelo menos um bate e volta para o Douro. Mas se eu fosse você tentaria me hospedar no mínimo duas noites no Douro, e tenho certeza que não se arrependerá.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber para visitar a região do Douro e a cidade de Porto

A região de Alentejo é também ótima para quem gosta de enoturismo. A vantagem é que ela fica bem pertinho de Lisboa, em torno de uma hora de carro. Montar a sua base em Évora é uma opção bem confortável, pois a cidade é lindíssima e com bastante opção de hospedagem e restaurantes excelentes.

Região do Douro pelas lentes do Ryan Opaz, do Catavino
Região do Douro pelas lentes do Ryan Opaz, do blog Catavino expert em vinhos portugueses e espanhóis

-Turismo religioso

Portugal também é um destino de turismo religioso, com cidades como Fátima, Alcobaça e Batalha. Fátima é a mais visitada das três por conta do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que recebe peregrinos do mundo todo.

Fátima pode ser uma opção de parada no caminho entre Lisboa e Porto, já que é possível conhecer o Santuário todo em algumas horas. aproveite para ir no Tia Alice Restaurante em Fátima (faça reserva), que foi um dos melhores restaurantes que visitamos em Portugal!

Além disso, Santiago de Compostela, que fica na Espanha, está pertinho do Norte de Portugal e pode ser uma boa opção para encaixar num roteiro religioso que una os dois países. Santiago de Compostela está mais perto de Porto do que de Madrid, pra vocês terem uma noção de como é possível juntar os roteiros.

O nosso amigo e jornalista Felipe Mortara fez o caminho de Santiago de Compostela a pé e tem essa como uma das experiências mais memoráveis da sua vida. Ele contou tudo pra gente nesse post “O que eu aprendi fazendo o Caminho de Santiago a pé“, que vale super a pena ser lido.

-Aventura

Se você é mais aventureiro, pode passar por Nazaré e ver os surfistas do “Canhão de Nazaré”, que é um desfiladeiro submarino famoso por formar ondas gigantes! Deve ser incrível ver ao vivo, principalmente se tiver alguém surfando por lá.

Lembra do acidente da Mara Gabeira que assustou todo mundo? Foi aqui que aconteceu. E foi nesse mesmo lugar, anos depois, que ela surfou uma onda gigante e quebrou alguns recordes mundiais! =)

-Praias

É claro que não poderíamos deixar de falar da região de praias de Portugal, a região do Algarve. Localizada ao sul de Portugal, há belíssimas paisagens e um verão que se estende mais do que em outros cantos da Europa (quem vai em setembro ainda consegue aproveitar bem).

É possível ficar 5 dias pela região tranquilamente, e montar sua base em Faro, Lagos, Portimão ou Albufeira. Vá a praia da Marinha e a gruta de Benagil quando estiver na região.

Leia mais: As melhores dicas e praias do Algarve, em Portugal

Gruta de Benagil no Algarve. Indescritível. Foto por Bruno Carlos, via Wikimedia Commons

Roteiro Portugal: regiões, combinações básicas e quantidade de dias

Uma vez provado que Portugal é um país para vários gostos, vamos dar uma sugestão em “combos” para você montar seu roteiro por Portugal, com tempo mínimo de permanência em cada cidade. Você pode juntar os combos e montar o que fica melhor pra você.

Combo 1: Lisboa (+ Sintra, Cascais, Óbidos e Estoril) – 6 noites

Em Lisboa, reserve pelo menos 3 noites, assim você terá com certeza dois dias inteiros para conhecer a cidade.

Deixe mais dias extras para fazer bate e volta nas cidades dos arredores, como Sintra, Cascais e Estoril. Reserve um dia para cada uma delas. Pra mim, Sintra, Cascais e Óbidos são imperdíveis. É possível visitar Óbidos em meio período e deixar o restante do dia livre para curtir Lisboa.

Sendo assim, 6 noites seria um número mínimo excelente para conhecer Lisboa e seus arredores, tendo como base a capital para dormir, jantar e curtir a noite, por exemplo. Daria pra fazer uma viagem inteira de uma semana, apenas ficando por aqui.

Leia mais: Em que região se hospedar em Lisboa
E também: Compare, escolha e reserve seu hotel em Lisboa pelo Booking

Combo 2: Fátima + Coimbra (no caminho entre Lisboa e Porto, ou vice-versa) – paradas rápidas ou 1 noite

No caminho entre Lisboa e Porto há algumas excelentes opções de paradas. Elas também podem ser consideradas como opções para passar uma noite.

Para mim, as melhores paradas são Fátima e Coimbra. Fátima por abrigar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, e Coimbra por ter a Universidade de Coimbra e a biblioteca joanina, uma das mais lindas que já visitei.

Entre Lisboa e Porto também visitei Aveiro, que é considerada a Veneza de Portugal. Mas achei a comparação exagerada e a cidade sem nenhuma atração realmente legal. A exceção que valeu a visita foi a Fábrica da Vista Alegre, porcelanas que sou muito fã há tempos.

*Observação- se estiver com tempo corrido e fizer questão de visitar Fátima, ainda é possível fazer um bate e volta saindo de Lisboa. Recomendo este tour, com visita ao Santuário Católico de Fátima e ao Mosteiro da Batalha, Patrimônio Mundial da Unesco.

Combo 3: Porto ( + Guimarães e Braga)

Porto merece ser explorada com calma, então reserve pelo menos 3 noites para a cidade para ter dois dias inteiros para explorar.

Assim como em Lisboa, há também passeios de bate e volta a partir de Porto. Braga é imperdível e é bem possível visita-la em um dia apenas. Guimarães é super charmosa e vale o seu tempo.

Leia mais: Saiba quais as melhores regiões para se hospedar em Porto
E também: Conheça os melhores hotéis e hostels em Porto

Combo 4: Vale do Douro

Pertinho de Porto está a região demarcada do Douro, que é a única região do mundo autorizada e certificada a produzir vinho do Porto. Use esse tempo para apreciar belas paisagens, degustar vinhos e boa comida e descansar um pouco. Durma pelo menos um dia em Peso de Régua ou Pinhão para conseguir visitar as vinículas e restaurantes da região.

Outra dica é fazer uma excursão de vinhos no Douro com direito a almoço e cruzeiro. A excursão inclui traslado de/para hotel, guia especializado, além de degustação de azeites de oliva e visita a vinículas, também com degustação. Se ficou interessado, aqui tem o link para a compra!

Leia mais: Descubra os melhores hotéis para se hospedar na região do Douro

Combo 5: Alentejo

A região do Alentejo é outro lugar excelente para os amantes de vinho. Você pode montar base em Évora, ou ainda em hotéis charmosos nas redondezas, como em Reguengos de Monsaraz. Com 2 noites você consegue visitar bem a região. Uma noite extra seria ideal pra relaxar e ver tudo com muita calma.

Combo 6: Algarve

Vale uma viagem quase que inteiramente dedicada ao Algarve, adicione Lisboa e você já tem uma ótima opção para uma semana ou dez dias.

Para conhecer o Algarve, reserve pelo menos 4 noites. São muitas as praias que você pode curtir, tem passeio de barco para fazer, beach clubs e restaurantes deliciosos. Você verá que 4 noites serão pouco, por isso é o mínimo que recomendamos. Se puder ficar mais tempo, pode adicionar mais noites por lá sem dó, ou até montar sua base em duas cidades diferentes do Algarve.

Combo 7: Serra da Estrela

A região de serra de Portugal é lindíssima e começou a ganhar gosto dos brasileiros recentemente. Quando fui passei apenas a noite do meu aniversário lá, em um hotel delicioso, o Casa de São Lourenço. Mas recomendo ficar pelo menos 2 noites na região. As estradas cênicas são demoradas e há atrações suficientes para quem tem pelo menos um dia e meio para curtir.

Outros: Ilha da Madeira e Açores

Madeira e Açores são duas regiões autônomas de Portugal, que ficam fora do continente. Isso é, são ilhas! Madeira é uma ilha maior e Açores na verdade é um arquipélago.

Ao incluir um desses dois destinos, sua viagem muda completamente pois são destinos mais isolados. Você precisará pegar avião, o que já muda a dinâmica.

Para quem quer planejar, recomendo visitar o site do órgão de turismo oficial de Portugal para conseguir mais informações oficiais. Veja sobre a Ilha da Madeira aqui, e sobre Açores aqui.

Mapa do Roteiro em Portugal:Roteiro_Portugal

roteirocomzoon

*Esse roteiro foi pensado do sul até o norte,  mas é possível fazer o caminho inverso (de cima para baixo de Portugal). Por exemplo: Porto – Guimarães e Braga – Douro – Coimbra – Fátima – Óbidos – Lisboa (e bate-voltas).


Quer viajar um pouco mais nas dicas de Portugal?
Veja nossos posts sobre Porto, DouroLisboa e Sintra.


Seguro Viagem em Portugal e na Europa

Vai para a Europa? Saiba que o Seguro Viagem é obrigatório e deve ser apresentado no aeroporto na sua chegada a qualquer país da União Européia. Compare preços e coberturas de diferentes seguros pelo site da Real. E também leia nesse post o nosso relato e a nossa experiência usando Seguro de Viagem.


*Nosso agradecimento especial ao Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, que proporcionou nossa primeira viagem a Portugal.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Edmundo José dos Reis

    Edmundo,
    Marcella, vou visitar Portugal pela primeira vez, juntamente com a minha esposa. Vamos ficar 20 dias no país e gostaria de receber uma opinião de lugares interessantes e históricos. Em que momento seria interessante locar veículo, cidades para hospedagens, etc. Ah, queremos visitar Fátima.

    • Olá Edmundo,
      Portugal é realmente um país lindo e você vai se apaixonar.
      Cada pessoa tem um perfil diferente de viagem. Se você gostaria de fazer um roteiro por conta própria, pode consultar blogs e revistas de viagens, para montar seu roteiro.
      Outra opção seria também contatar um agente de viagens e obter pacotes fechados, já com tudo programado de acordo com o seu interesse.
      Esperamos que aproveite a sua viagem!

  • Lembro de quando eu morava em Portugal era muito bom tenho muitas saudades de voltar a morar ai

    Obrigada!

  • Olá! Qta coisa legal…
    Tem algo voltado para família com criança de dez anos indo primeira vez para Portugal e querendo incluir uns dias na neve? Tudo isso entre as frestas de final de ano e por uns 18 dias…

  • sueli sampaio

    BOA TARDE!! ESTOU DEVORANDO SEU BLOG… MUITAS DICAS LEGAIS. VOU PARA PORTUGAL COM MEU MARIDO E UM CASAL DE CUNHADOS. COMEMORANDO 30 ANOS DE CASADOS… ESCOLHEMOS PORTUGAL… MAS VAMOS DIA 16.12 E VOLTAMOS DIA 04 DE JANEIRO. QUERIA SABER DICAS SOBRE NATAL E ANO NOVO… AINDA NAO FIZ O ROTEIRO… QUERIA ALGUM LUGAR ROMANTICO.. TRANQUILO PARA ESTAS DATAS.

    • Que bom que está gostando sueli! Fico super feliz. =)
      Puxa difícil responder a essa pergunta, já que é uma decisão bem pessoal e porque nunca passamos as datas comemorativas do final do ano em Portugal. Mas me diz em que cidade você estará no Natal e em que cidade estará no Ano novo que posso tentar ajudar.
      Beijos e obrigada pela visita e comentário!

  • Edileuza Almeida

    Bom dia Marcella, estou indo realizar meu sonho de conhecer Portugal em julho de 2019, vou com minha filha. ( 9 dias) o que voce sugere… Sonho v as ruas de Lisboa… Kkkkkl mas gostaria de conhecer Porto, Coimbra e Fátima… Será que dá?.
    Me ajude, pois temos pouco tempo. É gostaria de um roteiro econômico também. Abraços

    • Olá Edileuza, acho que você mesma já respondeu a dúvida!
      Por que não fazer um roteiro com Lisboa, deixando alguns dias extras para conhecer Belém e outras cidades da região, depois ir para Fátima e Coimbra e finalizar em Porto? Deixe mais dias para Lisboa e Porto e conheça durante o dia, ou passe apenas uma noite em Fátima e Coimbra. E pronto. Já temos um roteiro redondinho pra você realizar seu sonho, e é um ótimo roteiro.

      • EU QUERO ESTE ROTEIRO, VOU EM JULHO, TAMBÉM É UM SONHO PRA REALIZAR.

  • Alicia Embley

    Good site you have here.. It’s hard to find quality writing like yours these days.
    I honestly appreciate people like you! Take care!!

  • Marcella tudo bem?

    Estamos viajando para Portugal em meados de novembro/18, vamos ficar 5 dias , me sugere um roteiro para esses 5 dias!!

    Antonio Arriel

    • Antonio, tudo bem e você?
      Infelizmente não consigo fazer um roteiro personalizado para cada leitor (imagina o tempo que isso tomaria?).
      E também precisaria de mais informações sobre você, seu estilo e etc.
      Mas, com apenas 5 dias, acho difícil conseguir fazer muitas andanças por Portugal.
      O melhor seria concentrar sua viagem nos arredores de Lisbou OU Porto.
      Se escolher Lisboa, se hospede os 5 dias na cidade e conheça a região como Belém, Sintra, estoril e outras cidades nos arredores (acho essa uma boa opção para uma primeira visita).
      Se escolher Porto, vá para a região do Douro (ótima ideia se você curte vinho), Braga/ Guimarães, ou até mesmo Coimbrã.
      Anraços e boa viagem!

  • Oi boa noite!! Iremos em um grupo de 16 pessoas para Portugal, em setembro, teremos um guia lá. Reservamos o hotel ÍBIS em várias cidades. Pergunto esses hotéis lá são bons?

  • Boa noite! Vou para Portugal daqui a duas semanas com minha mãe, ficaremos lá por uma semana, começando em Lisboa e depois iremos de carro para Porto. Minha mãe não pode andar muito, então gostaria de te perguntar qual seria uma boa cidade para dar uma parada no meio do caminho entre Lisboa e Porto. Vamos fazer o trecho todo em um dia só, mas queria uma cidade pra dar uma parada. Tinha pensado em Óbidos mas vi que não pode entrar de carro dentro da cidade, então acho que seria necessário andar muito e então seria inviável. Vc tem alguma dica? E dicas de lugares em Lisboa e Porto que não exigem muita caminhada e subida? Obrigado!

  • Débora Serrano

    Oi Marcela!
    Te incomodando mais um pouquinho, me tira uma dúvida. Nos hotéis, há sistema de aquecimento? Grande parte dos hotéisindicam ar condicionado, mas até onde eu sei, eles só refrigeram o ambiente.
    Como é inverno, conseguimos passar sem aquecedor? Aqui no Brasil, no caso de São Paulo, já estamos acostumados ao inverno sem aquecedores. Estaremos em 3 pessoas, meu, meu marido e meu filho de 18 anos.
    Desde já te agradeço.
    Um abraço

    • Oi Debora,
      no norte e no interior pode ficar bem frio durante o inverno.
      No Algarve e na região mais ao sul isso pode não ser um problema.
      Eu recomendaria checar diretamente com os hotéis (ou nos sites deles) se eles tem aquecimento, pois alguns B&B não tem.
      Beijos e obrigada pela visita!!

  • Débora Serrano

    Oi Marcella!Super legal seu blog.Parabéns.
    Estou com as passagens compradas para Portugal a partir de 01 de janeiro de 2018 e ficaremos até dia 24, 25 voltamos.
    Estou tentando montar um roteiro, mas estou com muitas dúvidas pois gostaríamos de visitar o Algarve e a Serra da Estrela, além de Leiria, Fatima, Óbidos, Cascais, Coimbra, subir para o Porto, Braga, Guimares e gostaria de chegar ao vale do Bestança tbm.
    Me ajude em um roteiro básico de direções mais ascessíveis, pois estou com medo de errar nas reservas de hotéis, não sei ao certo onde ficar para ficar mais fáccil o acesso à essas cidades.
    Te agradeço muito se puder me ajudar.
    Um abraço

    • Puxa Debora, adoraria conseguir ajudar por aqui, mas esse roteiro precisa ser pensado com calma, afinal são 25 dias para planejar e isso toma tempo.
      Não consigo te responder isso, mas posso tentar te ajudar por e-mail se você tiver interesse em uma consultoria pra ajudar a montar sua viagem. =)
      O e-mail é [email protected]
      Beijinhos

  • Flávia Kohls

    Olá Marcela, eu comprei passagem para dia 21/10/2017, mas vendo as dicas, fiquei triste, não sabia que era época chuvosa. Acha que seria mais seguro mudar a passagem para primeira quinzena de setembro? Ainda é sol durante o dia, os dias ainda são longos? Desde já agradeço. Beijos!

    • Flávia, não precisa ficar triste não.
      Eu visitei Portugal em outubro e a chuva não deixou minha visita pior (o sol apareceu vez ou outra).
      Mas previsão do tempo é algo louco mesmo… Eu fui em outubro de 2014 e choveu ou nublou vários dias.
      Minha amiga foi outubro de 2015 e não choveu NADA!!

      Os dias são bem aproveitáveis ainda sim, parecido com o Brasil na época de agora.
      O horário de verão só muda de 29 de outubro e dai pode começar a escurecer um pouco mais cedo, mas nada tipo ficar escuro as 16h.

      Se conseguir mudar a passagem e garantir dias melhores em setembro, vá em frente e mude que realmente costuma ser mais garantido!
      Mas se ficar caro ou não for possível, tenho certeza que ainda será muito gostoso mesmo assim (pra mim foi!).

      Espero ter ajudado.
      Beijos e boa viagem!

  • Vilma cavalcante

    Olá Marcella, tudo bem? Adorei as dicas do seu blogue . Estamos programando uma viagem em família para Portugal, em julho de apenas 10 dias , somos em quatro 03 adultos e uma criança. Gostaria de um roteiro fácil e que aproveitasse bem o pouco tempo.
    O que vc poderia sugerir? Transporte público ou é mais fácil alugar um carro?

    • Vilma,
      Acho que no seu caso o carro compensa mais, pois fica mais barato e te da mais flexibilidade de elaborar o roteiro que quiser.
      As opções de roteiro são inúmeras e depende muito do foco da viagem. Da pra visitar Lisboa e Porto, as cidades mais turísticas. Mas se gostar de praias o Algarve é lindo e se gostar de vinhos o Douro é imperdível. Depende muito de você. =)
      Beijos e boa viagem

  • Oi Marcela!!! Adorei suas dicas!!Eu e meu marido, estamos pensando em fazer uma viagem para portugal ! A data seria do dia 20 de junho a 28, poderiamos nos ajudar no roteiro?

    • Oi Zaneth,
      Temos o servico de consultoria para roteiros personalizados, caso nao queira organizar a viagem por conta propria.
      Por favor, envie um e-mail para [email protected] que podemos fazer uma cotacao.
      Obrigada

  • Neyde peres

    Que tal o mês de maio para porrugal? Vamos ficar uns 15 dias, quero região de vinhos e tb praias, poderia meandar um roteiro legal? Suas dicas ótimas!

    • Neyde, Maio é um mês ótimo para visitar Portugal!
      O Algarve tem praias lindas e a região do Douro é a mais bonita para vinhos. =)
      Beijos e boa viagem!

  • olá Marcella,
    estamos nos organizando para ir para Portugal em Janeiro de 2018, eu , meu marido e meu filho de 6 anos ( na eposca estará com 6 anos e 10 meses).
    Queria um roteiro com cidades charmosas, castelos e alguma viagem de trem para que meu pequeno conhecesse. poderia me ajudar ?
    bj ,
    Thais

    • Thais, as opções são inúmeras em Portugal.
      Lisboa e Porto são sempre destinos unânimes, mas o recheio vai bastante do gosto de cada um. =)
      Quanto ao trem, acho que só a experiência de andar de trem já será interessante pra ele, mas eu não saberia te indicar um trajeto específico interessante para crianças.
      Beijinhos

    • Fui a Portugal com meu filho de 4 anos e meus pais. Ele amou. Fizemos base em Porto e Lisboa. No Porto andamos de metro, elétrico, ônibus, carro, trem, barco. Fizemos bate-volta a várias cidades. Aproveitamos pra andar de pedalinho no Tâmega em Amarante. Andamos nos barcos típicos do Douro e de Aveiro. Fomos para Lisboa de trem. Em Lisboa já estávamos cansados. Então fizemos poucas cidades ao redor. Pegamos a balsa até Cacilhas e de lá o ônibus até a Caparica para uma tarde na praia. O Oceanário de Lisboa e o Zôo Santo Inácio em Vila Nova de Gaia são imperdíveis com crianças. Em Lisboa andamos tb de Tuktuk que meu filho adorou. Outro passeio legal é o Hippotrip, mas esse não fizemos. Como seu filho é maior do que o meu acho que ele aproveitaria muito uma ida a Sintra.

  • Léa Ruth Oliveira da Costa

    Oi Marcela . Gostaria de receber sugestões Estamos organizando eu mais três amigas uma viagem p Portugal em junho .. já somos da terceira idade . Todas com 60 anos .. mas prontas p tudo … vamos direto p Lisboa pois uma delas tem parentes lá … mas depois pensamos em alugar um carro e continuarmos a viagem . Por favor nos ajude a fazer um roteiro …. Bjo é obrigado Junho é Boa época de viajar p Portugal ?

    • Léa, junho é uma ótima época para viajar a Portugal. Está calor, mas ainda não é altíssima temporada com em julho e agosto.
      Há inúmeras opções de roteiros para serem seguidos. É bem difícil limitar um roteiro sem antes saber o que vocês querem visitar, sem conhecer o gosto e o estilo de vocês, quantidade de dias de viagem que querem e etc. Seria como “jogar” um roteiro genérico, sem pensar no roteiro ideal para vocês quatro.
      O roteiro do post é uma boa base para vocês terem e depois adicionar ou tirar cidades que querem ou não visitar.
      Beijos e aproveitem!!

  • Olá Marcela.
    Pretendo viajar com minha família, esposa e filha de 11 anos, à Portugal em outubro, minhas férias.
    Pretendo ficar uns 10 dias.
    Primeiro qual o melhor período de outubro, 1ª quinzena ou segunda ?
    E qual o melhor roteiro que vc me indica.
    É a primeira vez que vamos para a Europa

    • Oi Evandro, tudo bem?
      Vai começar bem! Portugal é um ótimo país para visitar na Europa pela facilidade da língua e aproximação com nossa cultura e história (além dos preços mais amigáveis).
      Olha eu não sei te dizer qual quinzena é melhor em outubro, pois as temperaturas são bem parecidas até onde eu sei.
      Com dez dias dá pra explorar bastante!
      Ficar uns 4 em Lisboa (e fazer algum bate e volta lá por perto), 2 em Porto, 1 no Douro se gostarem de vinho, e mais um destino a sua escolha (quem sabe Algarve ou alguma cidade no trajeto entre Lisboa e Porto).
      A opinião é bem pessoal nesse caso e as escolhas são diversas! =)
      Beijos e boa viagem!

  • Maria Augusta

    Olá Marcella! Parabéns pelo blog, são muito valiosas as informações que vc nos traz.
    Vou passar 5 dias em Lisboa e pretendo conhecer Sintra, Cascais e Estoril. Gostaria tb de saber se é possível conhecer Aveiro e se tem transporte público saindo de Lisboa.
    Desde já agradeço.

    • Olá Maria Augusta!
      Acho que em 5 dias da pra conhecer legal Lisboa e as cidades ao redor.
      Aveiro fica mais perto do Porto do que de Lisboa. Mas tem trem ligando as duas cidades sim (demora um pouco mais de 3 horas, se eu não me engano).
      Espero ter ajudado.
      Beijos e boa viagem!

      • Letícia

        Olá Marcela! Estou planejando viagem a Portugal com meu marido em setembro/17. Estrela to gostaria de conhecer todo o país, com hospedagem em Porto, Lisboa e Faro. A chegada seria por Porto e a volta ao Brasil por Faro. Interessante comprar passeios prontos ou ficar com carro dá chegada até a saída no país. O sul do país parece perfeito no verão, mês de escolha do passeio e ao mesmo tempo somos amantes de vinho. O tempo seria de 13 a 15 dias. Com 3 a 4 noites em cada hotel.

      • Letícia, com 2 semanas de viagem você consegue fazer Portugal de Norte a Sul de carro. Dá pra aproveitar do vinho ao mar!
        -dá pra ficar uns 4/5 dias na região do norte (Porto, Douro, Guimarães, Braga.. o que quiser incluir).
        -depois descer parando em Coimbra, Fátima e Óbidos (se achar interessante),
        -ou já ir direto pra Lisboa ficar mais 5 dias (tempo ideal para fazer bate e volta para Cascais, Sintra, Estoril…),
        -e ainda dá pra incluir as lindas praias do Algarve, como a gruta de Benagil e a Praia da Marinha.
        Acredito que o carro vai te dar mais liberdade, principalmente na região do Porto e Douro e na região do Algarve. Você consegue, por exemplo, fazer bate e voltas para as praias a partir de Faro.
        Estou at;e com uma invejinha branca da sua viagem!
        Tenho certeza que vai ser uma delícia!
        Beijos e volte sempre.

  • VERA LEMOS

    Marcela ,boa noite.Primeira vez viajando para Europa com meu marido por isso começaremos por Portugal.Serão 20 dias. Os meses Agosto e Setembro porque adoro verão. Queremos alugar carro. Dicas para aproveitar bem esses dias com direito a ficar em praias ,conhecer Lisboa claro,subir para Porto margeando o litoral ficar no Douro para visitar vinicolas e participar da pisa da uva,passear no barco pelo rio Douro.Devo agendar hospedagem aqui do Brasil ?Aguardo resposta .Grata

    • Oi Vera Lucia!
      Com 20 dias da pra aproveitar bastante Portugal.
      Você pode começar pelo Algarve, subir para Lisboa para ficar uns 5 ou 6 dias para conhecer a redondeza como Sintra e Estoril), depois subir pra Porto passando por Fátima e Coimbra, e fechar com chave de ouro na região do Douro.
      Será uma delícia.
      Recomendo fortemente agendar hospedagem aqui do Brasil, pois essa é época de alta temporada na Europa.
      Você pode fazer a reserva você mesma pelo Booking (alguns hotéis possuem cancelamento grátis até dias antes da viagem, então da pra reservar algo bom pra não perder sua vaga e bater o martelo depois).
      Espero ter ajudado.
      Beijos

  • Boa tarde Marcella, estamos com viagem marcada para Lisboa de 20/03 a 01/4 e eu gostaria de saber o que normalmente predomina deste período, é mais frio ou a temperatura já fica mais agradável?? Vi em teus posts sobre o clima de que Portugal tem um inverno mais ameno, o que seria ameno para ti??
    Estou indo para Porto também, marquei para ir em um sábado e voltar na segunda-feira. Estou pretendendo ir de trem, qual melhor forma de comprar as passagens de trem, tens algum site para sugerir??
    Grato,
    Abraço

  • Silvestre Zanon

    Marcela, boa noite. Descobri seu blog agorinha e estou devorando as informações. Tenho uma viagem bate-volta a Portugal entre os dias 20/02/2017 (chegada) a 28/02/17, ambas por Lisboa. Baseado nesse roteiro postado é viável fazer com Motorhome? Não no sentido de custos, mas de se ter locais de fácil acesso, estacionamento, etc. Desde já agradeço

  • Maria aparecida

    Pretendo ir em meio de abril ficar uns 15 dias, pensei ficar 5 dias em Lisboa para conhecer inclusive Sintra,Cascais Estoril. 4 dias Porto, p conhecer redondezas, gostaria de saber se por transportes públicos consigo fazer. Me falaram q o metro e bem complicado. Existe algum meio de eu poder ler. Estudar como andar metrô.
    Além desses lugar gostaria tb de conhecer Aveiro, Evora. E se desse tempo conhecer Espanha. Dizem q de trem e bem simples.
    Gostaria de dicas.
    Agradeço, desde ja

  • Marcia Tavares

    Olá Marcela! Tudo bem? Estarei de férias em Março/2017 e gostaria de visitar Portugal. Sou do Rio de Janeiro. Sabe de alguma dica de viagem em grupo para o período?

    • Puxa Márcia,
      não tenho indicações de grupos para você.
      No seu caso pode ser que valha a pena pegar um pacote fechado em alguma agência, assim você consegue ir com mais pessoas.
      Beijos e boa viagem

  • Antônio

    Olá Marcela,
    Estarei de 5 a 10 de janeiro em Portugal, chego e saiu por Lisboa… por favor… pensei em alugar carro… qual sua sugestão de lugares imperdíveis para esse tempo?
    Obrigado!

    • Olá Antonio,
      pensando que você tem apenas 5 dias para aproveitar, eu não sairia de Lisboa e arredores.
      Além de ter muita atração na cidade, há outros passeios interessantes lá perto como Sintra, Cascais e Estoril.
      Espero ter ajudado. =)
      Beijos e boa viagem!

  • Olá Marcela. Adorei suas dicas e por isso abro minhas dúvidas, minhas férias coincidem com o período de carnaval no Brasil, que em 2017 será na última semana de fevereiro e inicio de março. Gostaria de fazer um roteiro de 15 dias, com chegada para dia 24/2/2017, porém estou com muito medo do clima nesta época e se conseguirei aproveitar a viagem. O FIM DE FEVEREIRO E INICIO DE MARÇO É MUITO CHUVOSO OU SÓ FRIO MESMO? oBRIGADA!

    • Olá Geysa,
      clima é algo que não dá pra prever com muita antecedência. Depende muito de sorte e do ano também.
      Tem anos em que o inverno é mais rigoroso, outros em que é mais amenos. Os meteorologistas dizem que esse vai ser um inverno rigoroso, mas, de novo, é difícil prever se vai chover ou não e como vai estar o clima.
      O inverno de Portugal é o um dos mais amenos da Europa e realmente chove mais do que no verão, mas isso não significa que chovem três meses seguidos e que você não conseguirá aproveitar nada durante esse período.
      Já vi gente pegar dias bonitos de sol durante o inverno. No Douro, quando está sol em novembro, as paisagens ficam lindas!
      E mesmo que chova, faz parte também!
      Eu peguei chuva quase minha viagem toda em outubro, e quando saiu o sol eu valorizei bem mais! Rs.
      Uma amiga foi na mesma época no ano seguinte e só pegou sol!
      Acho que não precisa deixar de ir por causa disso. Eu iria! =)

  • Oi Marcella.
    Gostaria de uma ajuda! Estou pretendendo ir para Portugal com meu marido em março de 2017, como é o tempo? Que roteiro você me indica para 15 dias? Quais hoteis? Alugar carro vale a pena?
    Desde já obrigada.

  • vERA LUCIA TAMANINI

    Marcela, adorei suas dicas!
    Montei um roteiro para 10 dias em Portugal.

    Roteiro de Hotéis
    01º dia Lisboa (Hotel)
    02, 03 e 4º dia em Fátima (Hotel)
    5ºdia em Coimbra (Hotel)
    6º e 7º dia Porto (Porto)
    8º Alcobaça, Nazaré e Óbidos (Hotel)
    9 e 10º Lisboa (Hotel)

    Mas, estou com dificuldade de agencias, as que procurei para orçamento, demoram muito na resposta.
    Você indica agencia de viagem?

    • Oi Vera!
      Eu não costumo fechar pacotes completos de viagens com agências, pois monto minha viagem de modo independente (eu que planejo a minha programação).
      Mas, quando preciso de alguma ajuda eu procuro a Hedging Viagens que é bem competente ou a StudyTour que também me atende super bem.
      Se precisar de alguma ajuda me avisa, e se quiser fala que foi a Marcella do Segredos de Viagem que indicou, porque eles já me conhecem por lá! =)
      Beijinhos e boa viagem!

  • Paulo Fernandes

    Eu e minha esposa estamos indo para Portugal em fevereiro de 2017. Ficarei alguns dias no Porto e em Lisboa. Vale a pena descer o rio Douro de barco nesta época do ano e ficar dois dias na Serra da Estrela?

    • Olá Paulo,
      Em fevereiro é bem frio na Serra da Estrela, tanto que tem até estação de esqui!
      Eu sou suspeita para falar do Douro porque tive uma experiência muito boa na região (mesmo com chuva) porque sou apaixonada por vinhos. E acho interessante visitar a região em qualquer época do ano, já que os vinhedos e o processo de produção é diferente em cada época do ano.
      Os dois são lugares interessantes!
      Esperto ter ajudado.
      Beijos e boa viagem!

  • Oi Marcella
    Estamos programando Portugal em Novembro, porem me assustaram com a possibilidade de
    muita chuva, o que vai quebrar o encanto, certamente. O que v. me diz?

    • Olá José,
      clima é algo que não dá pra prever com muita antecedência. Depende muito de sorte também.
      O inverno de Portugal é o um dos mais amenos da Europa e realmente chove mais do que no verão, mas isso não significa que chovem três meses seguidos e que você não conseguirá aproveitar nada durante esse período.
      Já vi gente pegar dias bonitos de sol durante o inverno. No Douro mesmo, quando está sol em novembro é um dos meses com paisagens mais bonitas para visitar a região. E mesmo que chova, faz parte também!
      Acho que não precisa deixar de ir por causa disso…mas se for muito importante para você, tente remarcar a viagem. Eu iria! =P
      Beijos

  • Boa tarde Marcella

    Queria uma sugestão. Estarei indo para Portugal de 16 a 24 de dezembro.

    É realmente frio e chuvoso?
    Qual é o melhor roteiro:

    Obrigada

    • Nadja, tudo bem?
      O melhor roteiro depende muito dos seus interesses.
      Por isso que fizemos esse post mostrando todas as possibilidades que Portugal oferece.
      A partir dele, dá pra você traçar uma rota que mais combina com você! =)
      Quanto ao clima, isso depende muito de sorte e não tem como prever. O inverno de Portugal é o um dos mais amenos da Europa e realmente chove mais no inverno do que no verão, mas isso não significa que chovem três meses seguidos e que você não consegue fazer nada durante esse período.
      Então, pode ser frio e chuvoso como também pode ser ensolarado e friozinho apenas. Mas não deixe de ir por causa disso.
      Beijos e espero ter ajudado.

  • Patricia marques

    Oi Marcella, td bem?
    Eu e meu marido estamos com viagem marcada para Portugal em outubro/16, porém vamos primeiro para Dublin na Irlanda, vamos sair de São Paulo dia 09/10 e sairemos de Dublin com destino à Lisboa dia 13/10, programei 03 dias para Lisboa, 02 dias para Leiria e 02 dias para Porto, não pretendemos alugar carro, você acha que dá pra fazer esse roteiro de transporte público? Detalhe, voltaremos de Porto para Lisboa pois nosso voo sairá de lá.

  • Marcela, olá!
    Vamos viajar à Portugal em Dezembro 2016..
    Gostaria de dicas sobre o Natal em Porto e também
    dicas de

  • Oi, boa noite!!!
    Quantos dias são necessários para fazer esse roteiro que você indica?
    Meu marido está querendo ir a Portugal e alugar um carro.
    Você pode me ajudar?

    • Olá Monique, tudo bem?
      Acredito que duas semanas é um tempo bom para conhecer um pouquinho de Portugal! =)
      Alugar um carro é uma bela opção para esse roteiro!
      Beijos e boa viagem!

  • Janaine Medeiros

    Olá, boa tarde! Estarei em Lisboa com minha família ( 03 adultos e 1 criança) pensei em alugar um carro porque as diárias ficam mais baratas do que pagar passagens para 04.
    Gostaria de sua ajuda porque não consigo lembrar se é possível sair de Lisboa passar por Fátima e seguir para a Serra da Estrela no mesmo dia, pois não me lembro da rota! Seria possível me ajudar. Aguardo sua resposta. Estarei em Lisboa de 22/08 até 27/08. Obrigada.

    • Oi Janaine,
      Portugal e pequena, entao as viagens de carro nao sao muito extensas. De Lisboa a Fatima da um pouco mais de uma hora, e de Fatima ate a Serra da Estrela, la no norte do pais, sao mais 2:30 de viagem, mais ou menos. Fatima esta no caminho pra Serra da Estrela, entao essa rota faz todo o sentido, agora a questao de conseguir fazer em um dia, depende de voces e do que voces querem ver. Saindo cedinho de Lisboa, da pra passar o dia todo em Fatima, e depois seguir viagem no fim da tarde pra Serra da Estrela e dormir por la. Se e isso que voce tinha em mente, acredito que possa ser um bom passeio, sem precisar pernoitar em Fatima. Boa viagem!

  • Boa noite Marcella. Vou a Portugal na segunda quinzena de outubro. Serão 12 dias e acabamos comprando toda a hospedagem em Lisboa, pois pretendemos fazer vários bate-volta partindo de lá, além de conhecer bem a cidade. Você acha que fizemos certo? Da para ir e voltar de quais lugares mais próximos e mais interessantes? Pensei em me hospedar em algum destino mais afastado, para não ficar muito corrido. Achei interessante a viagem de trem para Porto. Muito obrigado.

    • Carlos, pode ser interessante sim, mas realmente fica mais difícil ir para a região do Douro e para o Porto.. =(
      Dá para fazer alguns bate e voltas como a Sintra, Cascais, Óbidos, Estoril, e até Évora e Fátima (são um pouco mais distantes mas ainda dá).
      Além disso dá para aproveitar bem Lisboa!
      Se conseguir cancelas e deixar 3 dias para ir para o Porto e o Douro, já fica um tempo confortável.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boa viagem

  • Olá Marcela, consegui uma brecha em dezembro entre 10 a 24 de dezembro. Não sei se começarioa por Porto e terminaria em lisboa ou vice-versa. Vale a pena incluir a região do Douro durante o inverno? Se sim qual o meio de transporte aconselhado considerando o clima. Obrigada!

    • Oi Roberta!
      É meio difícil responder essa pergunta porque dezembro é um mês difícil de prever em Portugal. Pode ser que o inverno seja mais rigoroso, ou que o outono tenha sido mais ameno e não fique tão frio por lá. Mas sei que é sempre uma delícia fazer degustações de vinho no inverno e ir pra região (mesmo ela não estando no seu auge com paisagens bonitas) pode ser um passeio gostoso, como ir para o frio das montanhas para tomar um vinhozinho e curtir bons restaurantes.
      Quanto aos transportes, a dica é a mesma durante todo o ano! Tanto faz se cruzeiro pelo rio de barco, trem ou carro, depende do que você quiser mesmo.
      Beijos e boa viagem!

  • Olá, Marcella
    Td bem?
    Adorei as suas dicas e queria saber se você poderia me dar um ajuda?
    Estou programando minha viagem para Protugal, para setembro, mas eu chegaria pelo Porto e depois iria para Lisboa.
    Fica ruim chegar pelo Porto?
    Serão 10 noites, pretendia ficar 5 dias em Porto e e em Lisboa.Faria bate-volta por Guimarães, Braga, Fatima, Estoril, Cascais, Óbidos e Évora.
    Reservaria um dia para passear por Douro com uma excursão paga.
    O que vc acha?
    Consigo fazer tudo com transporte público ou precisaria alugar um carro?
    Muito obrigada

    • Oi Duda, tudo bem por aqui sim! Obrigada!
      Na minha opinião, não faz diferença nenhuma se você chega por Lisboa ou Porto. Isso só vai alterar a ordem que você vai conhecer essas cidades! =P
      Seria interessante ver quais cidades você quer realmente conhecer para não deixar de conhecer bem Porto e Lisboa que são um charme.
      Dá pra fazer com transporte público sim, a vantagem do carro é a liberdade de traçar sua rota, mas não chega a ser um problema.
      Fica corrido, mas já da pra sentir o gostinho do Douro em um dia sim!! =)
      Espero ter ajudado! Beijos

  • Alexandre Marques

    Excelente site !
    Espero receber notificações.
    Alexandre marques.

  • Olá Marcella. Adorei este roteiro. Estou “namorando esta viagem ha um ano. Para mim, nada de religioso. Agora, de Lisboa até Porto, você sugere de carro alugado? E se de Coimbra resolvermos esticar até Covilhã, na Serra da Estrela para conhecer os famosos queijos, quantos dias a mais?
    Agradeço sua atenção em nos retornar com informações.
    Abraços e obrigado pelas maravilhosas diacas.

    • Olá Engels,
      já pensou em contratar um motorista para sua viagem? Nesse post falamos um pouco sobre como foi nossa experiência.
      Existe também a possibilidade de alugar um carro e também ter liberdade e flexibilidade de horários. Nós gostamos bastante de viajar de carro e temos uma parceria com a Rental Cars, caso precise de alguma indicação.
      Além disso, é possível ir de trem de Lisboa a Porto (já fiz isso uma vez também), a viagem demora entre 4 e 5 horas. Mas, com essa opção, fica mais difícil mudar os planos no meio.
      Espero ter ajudado.

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *