Onde ficar em Cancun? Dicas de regiões e hotéis selecionados


Atualizado em:


Descubra nesse post onde ficar em Cancun. Dicas das regiões, e de como escolher o hotel certo para sua viagem! 

Por ser um dos destinos turísticos mais importantes do México, Cancun oferece uma infinidade de hotéis ao longo da sua costa. Além disso, as opções vão além da zona hoteleira de Cancun e se estendem por toda a Riviera Maia, com diferentes ofertas para diferentes perfis de viajantes. Por isso, pode parecer complicado escolher em que região se hospedar em Cancun, mas não se preocupe que vamos tentar esclarecer isso!

Por isso, quando pensamos onde ficar em Cancun pensamos basicamente em 4 regiões distintas: a zona hoteleira de Cancun (que é tão grande que dividimos em 3 outras sub-regiões para melhor descrevê-la), a costa da Riviera Maia, o centro da cidade (que não tem praia) e a cidade de Playa del Carmen, na frente da ilha de Cozumel. Não incluimos Tulum nessa lista, mas é uma ótima opção também, mas que consideramos já outra viagem, e não uma viagem a Cancun.

Onde ficar em Cancun - mapa

Nos próximos parágrafos, escrevemos sobre as características de cada região. Se quiser saber mais dicas para planejar sua viagem a Cancun, veja esse post aqui.

-Zona Hoteleira de Cancun

Essa é uma das melhores regiões para se hospedar em Cancun, porque a maioria dos hotéis fica na frente de um maravilhoso mar azul, porque há transporte público mais acessível do que nas outras regiões e porque está mais perto do centrinho turístico com opções de compras e alimentação. Os passeios no geral estão mais afastados da zona hoteleira e do centro de Cancun pois ficam na Riviera Maia, mas isso não chega a ser um problema pois geralmente você os adquire com o transfer incluído.

Veja aqui opções de hotéis em toda a zona hoteleira de Cancun.

Infra-estrutura do hotel na frente do mar.

Infra-estrutura do hotel na frente do mar.

Trecho da zona hoteleira de Cancun.

Trecho da zona hoteleira de Cancun.

Como essa região é muito grande, é possível dividi-la em três regiões menores para relatar as vantagens e vantagens de cada uma (veja especificações resumidas na imagem abaixo). 

zonahoteleira_Cancun

-Faixa de hotéis na parte de cima da península 

Esse trecho tem praias branquinhas e com águas super claras, que são um verdadeiro piscinão e tem aquele visual de capa de revista. Essa região é muito nobre em Cancun e estratégica, pois você fica perto do centrinho turístico, onde tem alguns restaurantes e lojas e bares e baladas famosos como o Coco Bongo e Señor Frogs (pra quem procura agito, já sabe onde ficar). Quando fui a primeira vez para Cancun (em 2005) fiquei nessa área, no Grand Fiesta Americana e a experiência foi excelente. 

-Faixa de hotéis na metade de cima da linha horizontal

Esse trecho tem praticamente as mesmas características do anterior, mas com a diferença do mar. Como a região já está voltada para o mar aberto, as águas podem estar mais crespas e com ondas em dias mais agitados. Mas isso não é necessariamente uma regra, na nossa segunda ida a Cancun fomos curtir o mar nessa região e ele estava bem tranquilo e sem ondas, diferente da primeira visita, quando o mar nessa faixa estava bem crespo. Aqui que fica o luxuosíssimo Le Blanc Spa Resort e o aclamado Live Aqua

-Faixa de hotéis na metade debaixo, próximo a ponta Nizuc

esse trecho de hotéis fica mais próximo ao aeroporto, mas está bem mais afastado das opções de lazer do centrinho como bares, shoppings e restaurantes. Os hotéis dessa região costumam ser maiores e oferecerem então uma maior extensão de areia, o que deixa a praia mais tranquila e espaçosa (não tem um guarda-sol grudado no outro, por exemplo).
A oferta de hotéis com preços mais camaradas são maiores aqui, como o Royal Islander Suites, hotel que passei uma noite em um quarto com vista para o mar e com preço bem bom (em 2015), e o The Royal Caribbean.
Essa região tem um trecho que concentra alguns hotéis com campos de golfe e que utilizam isso como diferencial, mais para perto da ponta Nizuc, onde está o Club Med e o confortável Nizuc Resort e Spa

-Riviera Maia

Entre o final da zona hoteleira de Cancun (ponta Nizuc) e a cidade de Tullum, está uma faixa de praia que é denominada Riviera Maia. Esse é o lugar ideal para quem busca hotéis mais exclusivos e luxuosos (muitos deles tem praias privadas ou acesso dificultado para quem não é hóspede) e para quem quer fugir da badalação estilo “spring break” de Cancun e curtir tranquilamente o mar do Caribe.

Aqui há boas opções de hotéis All Inclusive, que realmente oferecem uma ótima variedade gastronômica com qualidade. Nós fomos em um casamento em 2015 em um hotel da rede Moon Palace e havia mais de 20 opções de restaurantes no complexo hoteleiro, quase não saímos do hotel nos 3 dias de festa e não fizemos a mesma coisa um dia sequer. Outro hotel que recomendamos é o Royalton Riviera Cancun.

Uma outra vantagem de se hospedar na Riviera Maya é que você estará mais perto dos passeios pela região, como os passeios até Tulum, Cozumel, Xcaret e etc.

Veja aqui opções de hotéis na Riviera Maia.

Piscina do hotel Moon Palace.

Piscina do hotel Moon Palace.

Tullum, na Riviera Maya.

Tullum, uma das últimas cidades da Riviera Maya e mais afastada de todas as outras atrações (fora ela mesma, claro).

-Centro de Cancun

Se você busca uma opção mais econômica, o centro de Cancun pode ser o seu lugar. Por não ter a principal atração turística da cidade, o lindo mar azul, as ofertas de hotéis são bem mais em conta. Com essa escolha, você não vai ter a mordomia de acordar e ir pra praia do hotel, mas pode compensar se preferir fazer passeios para lugares como Tullum, Cozumel, Xcaret e etc, ao invés de ficar lagartixando no sol. E também pode ir a regiões na zona hoteleira em que a praia é pública, ainda é mar de Cancun, mas sem as pompas dos hotéis e mais lotado. Por aqui há algumas boas opções de restaurantes e opções mais autênticas, principalmente perto do Parque de Las Palapas.

Veja opções de hotéis no centro de Cancun.

-Playa del Carmen

A uma hora de carro do centro de Cancun, Playa del Carmen tem vida própria, é um charme e fica em frente a ilha de Cozumel. Por esses motivos, é o lugar ideal para quem quer dar foco ao mergulho e pra quem procura uma vila um pouco mais autêntica do que a super americanizada Cancun, ainda que tenha crescido e se desenvolvido bastante com opções de hotéis de rede e restaurantes globais, o visual é diferente e contrasta com opções mais tradicionais e rústicas.

Veja opções de hotéis em Playa del Carmen.

Centro de Playa del Carmen a noite, by Elelicht

Centro de Playa del Carmen a noite, by Elelicht

Cozumel, ilha situada logo a frente da Playa del Carmen.

Cozumel, ilha situada logo a frente da Playa del Carmen.

Se quiser um clima de cidade de interior, muito pouca infra-estrutura e muito mergulho, também é possível se hospedar na ilha de Cozumel. Há algumas opções de hotéis por lá. Veja aqui algumas dessas opções.


*Reservando pelos links acima, você ajuda o SV (porque ganhamos uma comissão) e não paga nada a mais na reserva, além de ter sempre preços atualizados e promocionais da Booking.com!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Sensacional conteúdo, estamos indo para Cancún em breve e essas dicas serão de extrema importância, obrigado.

  • Gostaria de saber como é o mar na “Faixa de hotéis na metade debaixo, próximo a ponta Nizuc”.
    É mar calmo e capa de revista? ou isto só acontece na “Faixa de hotéis na parte de cima da península”.
    Vou com meu filho de 1 ano, então pretendo ficar em locais com mar mais calmo e claro mais bonito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *