Cidades incríveis: Medellin – a antiga capital do narcotráfico renasceu


Atualizado em:


Este é o segundo post da série “Cidades incríveis”. A série vai falar sobre 10 cidades que não costumam estar na rota dos turistas em geral, mas que merecem a sua visita por ter algum elemento que a faz extremamente especial!


História

A Antioquia é uma região que fica no vale dos andes na Colômbia. Foi nessa região que a produção e distribuição de cocaína atingiu proporções mundiais e fez com que o país mergulhasse em uma onda de violência na mão dos narcotraficantes dos anos 70 aos 90. Quem conhece a história de Pablo Escobar sabe que Medellín, a capital da Antioquia, foi também o quartel general do narcotráfico e uma das cidades mais violentas do mundo. Diversos filmes, livros, e até uma novela retratam essa história que recentemente entrou em voga novamente devido à belíssima série NARCOS da Netflix, que tem Wagner Moura no papel de Pablo.

medellin

Mas Medellín renasceu das cinzas. A violência caiu drasticamente, os narcotraficantes saíram de lá, e a cidade pôde ser reconstruída pouco a pouco, até se tornar um dos principais destinos de turismo da Colômbia nos dias de hoje. Essa mudança começou em 2004, com o prefeito Sergio Fajardo. Ele traçou um plano para a renovação da cidade que chamou de “compromisso com os cidadãos”. A arquitetura teve um papel crucial e deste plano nasceram modernas bibliotecas públicas, parques e praças. Isso gerou uma valorização do espaço público que trouxe as pessoas pra rua, afastou o medo e a violência, e deu um gás na educação. A partir de 2004 as mudanças foram tantas que em 2013 a cidade ganhou vários prêmios, como o de cidade mais inovadora do mundo, ou de laboratório de urbanismo do mundo.

Por quê Medellín é incrível

Não é tarefa simples tirar o estigma da violência e das drogas de uma cidade. Com a captura de Pablo Escobar e uma mudança nas dinâmicas do narcotráfico, Medellín foi taxada como uma das piores cidades do mundo pra se viver. É incrível como em um espaço de apenas 10 anos a cidade se reinventou e se tornou um lugar interessantíssimo. Tem modernidade, natureza (dos parques e da belíssima cordilheira dos andes que cerca o vale), tem os bondinhos panorâmicos que levam ao topo dos morros, além de uma arquitetura de altíssimo nível. Ah, e se isso não for suficiente, em Medellín é possível encontrar o que há de melhor na gastronomia Colombiana e Latina.

Informações úteis

Como Chegar

Você pode chegar a Medellín por terra ou por ar. De ônibus, são 9h de viagem desde Bogotá (cerca de $20 dólares americanos), e de avião é 1h de viagem, com preços que variam dependendo do dia e hora (são mais de 25 vôos por dia).

Onde se hospedar e quantos dias ficar

A melhor região para se hospedar em Medellín é o bairro de El Poblado. É uma região segura e onde estão localizados os melhores hotéis, bares e restaurantes. Veja aqui no Booking.com, site parceiro do SV, uma seleção com os melhores hotéis e preços da cidade.

Gastronomia

Os Antioqueños tem uma versão do PF (Prato Feito) Brasileiro que é a Bandeja Paisa. Este prato é chamado assim pois em lugares mais simples é servido em uma bandeja mesmo (daquelas de alumínio que tem em refeitório) e paisa é o apelido dos Antioqueños, que vem de paisano, ou camponeses. A Bandeja é servida em diversos lugares com versões mais ou menos gourmetizadas, mas quase sempre com os seguintes alimentos: arroz, feijão, alguma carne de porco, um ovo frito, salada, avocado (que é o abacate não tão doce) e patacón (que é banana frita).

Uma típica bandeja paisa (Imagem: reprodução)

Uma típica bandeja paisa (Imagem: reprodução)

Em Medellín as Arepas não são tão comuns como em Cartagena ou Bogotá. Por lá eles comem uma espécie de pão de queijo que se chama “pan de bono“. Eu prefiro pão de queijo 😉

Existem ótimos restaurantes na cidade. Nós nunca fomos a Medellín mas temos amigos de lá que nos indicaram alguns. Nos falaram muito bem do Café del Bosque e do In Situ, que ficam no Jardin Botánico. Há também o El Cielo, restaurante mais chique que figura na lista dos 50 melhores da América Latina. Um tradicional e estiloso da cidade é o Carmen, que serve comida colombiana com um toque de chef (já que os donos estudaram na prestigiada academia Cordon Bleu).

O interior do Restaurante El Carmen (ImagemL reprodução)

O interior do Restaurante El Carmen (ImagemL reprodução)

Principais atrações da cidade

  • Centro: O bairro antigo da cidade fica no centro e conta com ótimas atrações. A primeira delas é a Botero Plaza, praça onde há 22 esculturas do artista mais famoso da Colômbia. É nessa praça também que se encontra o Museu de Antioquia, o segundo museu construído no país que abriga obras de Botero e outros artistas importantes da região. É nessa praça também que encontra-se o centro de cultura Rafael Uribe Uribe, com seu belo prédio gótico.
Plaza Botero com o Centro Cultural ao fundo

Plaza Botero com o Centro Cultural ao fundo

  • Museo de Arte Moderna de Medellín (MAMM): para quem gosta de arte moderna e contemporânea, é um prato cheio. Destaque para as obras da artista local Débora Arango.
O novo prédio do MAMM foi inaugurado no final do ano passado

O novo prédio do MAMM foi inaugurado no final do ano passado

  • Igrejas: A Colômbia tem uma cultura católica fortíssima, e belas igrejas ajudam a compor a paisagem de Medellín. As principais são a Catedral Metropolitana e a Basílica de Candelária, mas há também outras igrejas espalhadas pelas praças da cidade.
O interior da Catedral Metropolitana

O interior da Catedral Metropolitana

  • Metrocable: Parecido com o bondinho do Pão de Açúcar no Rio, o metrocable não foi construído com o intuito de ser um passeio turístico. Ele foi considerado um método de inovação na mobilidade urbana por ser um sistema de transporte que ligava a cidade às periferias do morro, fazendo assim com que a comunidade se sentisse mais integrada e trazendo desenvolvimento à cidade. O sistema (e a idéia por tras dele) foi copiado em várias cidades da América Latina e hoje em dia é usado também para turismo, já que proporciona vistas panorâmicas da cidade.
Metrocable (Imagem: reprodução)

Metrocable (Imagem: reprodução)

  • Biblioteca España: Sabe as várias bibliotecas construídas para renovar a cidade? Essa é a mais famosa delas e fica em um morro que pode ser alcançado pelo Metrocable!
Biblioteca España (Imagem: reprodução)

Biblioteca España (Imagem: reprodução)

Aqui da pra ver bem os prédios da biblioteca no contexto da periferia (Imagem: reprodução)

Aqui da pra ver bem os prédios da biblioteca no contexto da periferia (Imagem: reprodução)

  • Jardin Botánico: O destaque desse jardim fica por conta do Orquideorama e do borboletário. Ótimo passeio para quem gosta de plantas e natureza!
Jardim Botânico (Imagem: reprodução)

Jardim Botânico (Imagem: reprodução)

  • Plaza Mayor: não é necessariamente um ponto turístico, mas esse gigante centro de convenções é o mais moderno do país e abriga o Fashion Week Colombiano. Ele foi construído em 2003 e é um marco da renovação da cidade
Plaza Mayor (Imagem: reprodução)

Plaza Mayor (Imagem: reprodução)

  • Pablo Escobar: se você se interessar pela história do Narcotráfico, existem alguns tours que passam em lugares que foram importantes nessa cadeia, como o edifício Monaco, onde Escobar escondeu sua família até o lugar ser alvejado por rivais.
A humilde casa onde Pablo Escobar morou (Imagem: reprodução)

A humilde casa onde Pablo Escobar morou (Imagem: reprodução)

Conheci a Colômbia ano passado e não tive tempo de ir a Medellín, mas já estou planejando a minha volta ao país!

E você? Ficou curioso para conhecer a cidade? Fique de olho no próximo post da série “Cidades Incríveis” para saber mais sobre outros lugares tão legais quanto este!

Saiba mais sobre a série CIDADES INCRÍVEIS aqui!

Cidades Incríveis LOGO

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *