Os melhores hotéis na região do Douro, em Portugal


Atualizado em:


Em 2014 fizemos uma viagem incrível pela região do Douro, em Portugal, a região produtora dos vinhos do Porto. Fomos para lá a convite do Instituto do Vinho do Douro e do Porto e conhecemos a maioria das cidades do vale, além de aprendermos sobre os diversos tipos de vinhos que lá são produzidos.

Durante nossa estadia, pegamos algumas dicas valiosas e conhecemos vinícolas incríveis, algumas delas abertas a visitação para o público geral. Os posts sobre essa região enoturística em Portugal sempre foram sucesso aqui no Segredos de Viagem,  e a principal pergunta que nos fazem nas caixas de comentários é: qual a sua sugestão dos melhores hotéis na região do Douro para eu me hospedar?

Pensando nisso, fizemos esse post com nossas escolhas de hotéis nas principais cidades do Douro.

Six Senses Douro Valley

Do outro lado do rio, na frente de Peso de Régua, a principal cidade da região, está localizado o hotel Six Senses. Antes chamado de Aquapura Resort e Spa, o hotel foi comprado pelo grupo tailandês Six Senses em 2014 e mudou de nome, além de ter passado por uma grande reforma. Hoje, é um dos hotéis mais luxuosos da região e garantia de conforto e sofisticação. Oferece muitas mordomias como spa, piscina, academia e adega, e ainda tem quartos com uma vista de tirar o fôlego, emoldurando as vinhas centenárias nas encostas da região e o rio Douro.

Veja como foi nossa estadia no hotel aqui nesse post, e se ficar interessado reserve já seu quarto por aqui.

Vista Geral do Six Senses Hotel.

Vista Geral do majestoso Six Senses Hotel.

The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca

Hotel ideal para quem quer ficar hospedado dentro de uma Quinta (como são chamadas as vinícolas por lá). Localizado pertinho de Peso de Régua e no coração mais turístico da região do Douro, o The Wine House Hotel é bem famoso entre os turistas. Além de oferecer uma hospedagem aconchegante e confortável, é possível ter a experiência de estar no meio das vinhas da região, na conhecida Quinta da Pacheca.

Foto: site oficial Quinta da Pacheca.

Foto: site oficial Quinta da Pacheca.

Quinta do Vallado

Com uma arquitetura e decoração moderna e tradicional ao mesmo tempo, o hotel Quinta do Vallado também está, literalmente, no meio das vinhas. O hotel design é lindíssimo e fica do ladinho de Peso de Régua. A Quinta do Vallado tem apenas 13 quartos, 5 deles estão na casa principal, construída em 1733 e antiga residência de dona Antonia Adelaide Ferreira e que passou por uma reformulação para receber os hóspedes, e os outros 8 quartos construídos em uma nova ala do hotel. O hotel oferece transfer do aeroporto de Porto, passeios de barco e outras atividades de lazer, e um extra fofo: tem bicicletas de graça para os hóspedes.

Foto: site oficial Quinta do Vallado.

Foto: site oficial Quinta do Vallado.

The Vintage House

Localizado bem na beira do rio Douro e no coração de Pinhão, o The Vintage House é bem tradicional e conhecido por qualquer um que navega pelo rio e passa pela cidade, pois ele se destaque grande e imponente nas margens do rio. Instalado em um antigo casarão do século 18, o Vintage House é uma opção de hospedagem luxuosa para quem vai à região.

vintagehouse

Luxury Winery House – Quinta Nova 

Também localizado em Pinhão, o Luxury Winery Hotel fica em um antigo casarão familiar do século 18 e tem todo um clima de hospedagem em uma casa de família produtora de vinhos, mesmo sendo o primeiro hotel de vinhos em Portugal. Com apenas 11 quartos, fica dentro de uma vinícola (Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo) e a estadia por lá é bem única, como se você estivesse sendo recebido no quarto de hóspedes de uma grande família produtora de vinhos.

Foto: site oficial Quinta Nova.

Foto: site oficial Quinta Nova.

Casa do Romenzal

Super exclusivo, esse mini hotel fazenda do lado de Peso da Régua tem apenas 3 suítes decoradas de diferentes maneiras e com muito bom gosto. Mas aí também está o problema, os quartos esgotam muito rapidamente e é preciso se planejar com muita antecedência para ficar lá. A Casa do Romenzal tem um compromisso com o meio ambiente e pratica ações sustentáveis. Por mais que pareça que você está hospedado em uma casa de família, o lugar possui infra-estrutura de hotel, com café da manhã na varanda, piscina, biblioteca, wifi, lareira e etc.

casa do romenzal

Foto: booking.com

Delfim Douro Hotel

Perto de Peso de Régua e dos hotéis Six Senses e The Wine House, o Delfim Douro Hotel também não fica para trás. Tem quartos confortáveis e uma bela vista das vinhas. Um diferencial bacana é que  oferece a possibilidade de fazer a pisa da uva na época certa, geralmente em meados de setembro ou outubro (eu fui no meio de outubro e perdi por pouco a pisa daquele ano =/).

Foto: site oficial Delfim Douro Hotel.

Foto: site oficial Delfim Douro Hotel.

Outras ótimas opções pela região

Além dos hotéis citados acima, há muitas outras boas opções, com preços mais acessíveis ou que tem localização mais afastada de Peso da Régua ou Pinhão, por exemplo.

Casa Relógio do Sol é uma graça e tem preços mais acessíveis, o Vila Galé Douro é bem renomado por lá e fica logo do outro lado do rio de Peso da Régua, o Hotel Rural Quinta do Pego fica mais afastado mas é um luxo, a Casa de São Domingos é pequena, aconchegante e bem localizada em Peso da Régua, Quinta dos Padres Santos fica em Lamego, uma cidade um pouquinho mais adentro se distanciando do rio Douro mas bastante visitada pelos turistas, Quinta da Timpeira tem bons preços e ambiente intimista e acolhedor e o Douro Palace Hotel, que fica em Baião, no começo da região do Douro, e tem algumas boas promoções no Booking de tempos em tempos.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • licia neves

    Marcella,
    Adorei as dicas. Mas preciso de um help seu. Vamos ficar 2 ou 3 dias em Porto, depois vamos para Lamego, onde ficaremos 4 dias. Para ir de Porto a Lamego, o ideal seria carro ou trem? Onde dormir entre as duas cidades? Amarante seria uma boa opção? Obrigada

    • Licia, obrigada pelo seu comentário!
      Acho Amarante uma ótima opção para parar entre Porto e Lamego.
      Meus pais fizeram uma viagem com um roteiro parecido e contaram a experiência nesse post sobre o Douro. Só que nesse caso eles saíram cedo de Porto, passaram o dia em Amarante e de lá seguiram para o hotel (que era na região de Peso de Régua e Lamego), então não fizeram o pernoite.
      Esse roteiro seria ideal para fazer de carro, alugado ou com motorista. Se for de trem, acho que compensa já ir direto de Porto a Peso da Régua (se eu não me engano não tem trem direto pra Lamego, mas lá é super pertinho de Peso).
      Espero ter ajudado!! E desculpa a demora na resposta, ta?
      Beijos e boa viagem!! =)

  • FRANCISCO JR

    Parabéns pelo site!!
    Pretendo conhecer a região do Douro e me hospedar em uma Quinta (aceito sua sugestão). Terei duas noites, quais lugares imperdíveis a visitar?
    Obrigado.

    • Olá Francisco,
      já comentamos sobre as melhores quintas no Douro para visitação. Algumas delas oferecem hospedagem e outras também, como as que listamos nesse post.
      A cidade de Peso da Régua e Pinhão são bastante queridas pelos turistas pois oferecem mais opções e infra-estrutura, um passeio por Amarante e Lamego também podes ser boas opções.
      Quando visitamos gostamos bastante do restaurante Castas e Pratos e do passeio de barco pelo rio abaixo, além das visitas e degustações nas quintas, claro, isso é parada obrigatória.
      Espero ter ajudado.
      Boa vigem!

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *