Os melhores restaurantes árabes de SP, na nossa opinião


Atualizado em:


Como boas descendentes de sítrio-libaneses, já visitamos muitos restaurantes árabes em São Paulo. Nesse post, elegemos o que são os nossos 5 restaurantes árabes preferidos na cidade, aqueles que amamos e voltamos sempre. Tenho certeza que eles merecem sua visita em algum momento que estiver pela capital paulistana.

Leia também: Onde comer na Liberdade? Os melhores restaurantes do bairro

1- Tenda do Nilo

Há muito tempo é o nosso queridinho e por vários motivos. A simpatia das duas irmãs habibes que comandam a casa é sempre ímpar (habib significa querida em árabe, e é assim que elas chamam todos os clientes).

O kibe frito é uma coisa de outro mundo (e olha que nem somos as maiores fãs do quitute, mas sempre que vamos lá temos que pedir de tão bom que é). O fatte e a sobremesa mil e uma noites são daqueles pratos que depois que você prova uma vez vai ficar marcado para sempre e você vai querer voltar para comer de novo.

restaurante árabe em SP

O famoso Fatte.

Falafel da Tenda do Nilo

R. Coronel Oscar Porto, 638 – Paraíso

2- Sainte Marie Gastronomia 

O Sainte Marie fica longe das regiões com restaurantes mais badalados e o lugar é bem simples. Além disso você vai enfrentar fila aos finais de semana e ele não abre no jantar. Mas, se esses parecem motivos suficientes para você não ir, está bem enganado. Vale a pena mesmo, independente das dificuldades!

O Sainte Marie Gastronomia é tipo o restaurante Mocotó, mas da comida árabe. O que mais gosto no Sainte Marie é a criatividade do chef Stephan Kawijian na elaboração dos pratos, são combinações que fogem do tradicional.

E se tiver alguma dúvida, fale com ele mesmo, já que está sempre por lá com muiat disposição para atender os clientes. Lembra que falamos no começo do texto de pratos que marcam? O quibe montado foi um desses pratos e as vezes vem assombrar nossos sonhos a noite (é o da segunda foto) e foi copiado por diversos outros restaurantes.

Rua Dom João Batista Costa, 70
Jardim Taboão – perto do cemitério da paz

*A foto de capa desse post é do Sainte Marie. Esfihas deliciosas, como tudo por lá.

3-Farabbud

O que mais gostamos é do clima intimista e aquela sensação de restaurante gostoso de bairro que sempre temos quando vamos para lá. Autêntico, todas aos pratos são caprichados, mas nós adoramos a esfiha folheada, e olha que somos bem críticas quando o assunto é esfiha já que nenhuma nunca chega aos pés da esfiha da nossa avó, então se veio um elogio é porque é gostosa mesmo. =P

esfiha árabe farabbud

Várias unidades.
Para se sentir em casa, vá na Alameda Dos Anapurus, 1253 em Moema.
Se quiser uma opção mais moderninha, visite a unidade da Diogo Jácome na Vila Nova Conceição. 

4- Almanara

Sim, essa é uma opção mais óbvia mas que sempre gostamos de ir e atende bem as nossas expectativas. Todas as unidades mantém o mesmo padrão e tem um quê de Comfort Food. As pastas como hommus, o kibe cru, as esfihas, o beirute e as saladas são super gostosos. Gostamos de tudo, na verdade!

Nós amamos a decoração do Almanara do Shopping JK, mas o segredo de hoje fica por conta do restaurante do centro da cidade que, diferente das outras unidades da rede, é o único que oferece rodízio. Sim, você leu direito, rodízio de comida árabe do Almanara! É pra comer até se acabar.

Várias unidades.
R. Basílio da Gama, 70
República – Centro

5- Saj

Esse é um queridinho recente nosso, mas que arrematou nossos corações. A comida é super caprichada, e eu sempre sinto que há um clima mais jovem e descolado nos Saj’s que visito (são várias unidades pela cidade). Acho os sanduíches tipo kebab especialmente gostosos e diferentes dos pratos que costumamos provar em restaurantes árabes. As opções vegetarianas são muitas também.

restaurante árabe em SP

Rua Joaquim Antunes, 260 – Saj Jardins. Site

Dicas bônus: um ícone da 25 de março e um segredo no Bom Retiro

Um restaurante que gostamos muito, mas que fomos poucas vezes é o Gebran. Fica no segundo andar de um prédio comercial no meio da muvuca da rua 25 de março. Uma loucura! Bem autêntico.

Depois de muitos anos de atividade, o restaurante Gebran na 25 de março fechou suas portas. Mas um outro bom segredinho é o restaurante Effendi, no Bom Retiro. Ele é daqueles lugares simples que escondem sabores de família. As esfihas são típicas da Armênia e com sabores além dos usuais.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Adorei! Sou amante da culinária e é sempre bom ler posts assim… preciso concordar com as escolhas hahaha

    • Você sabe que só de ler esse post já me dá água na boca também? Foi uma tortura recuperar essas fotos para colocar aqui, no auge da minha fome! rs
      Obrigada pelo comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *