Tudo que você precisa saber para planejar sua viagem pela Califórnia


Atualizado em:


Veja aqui respostas a dúvidas frequentes que todo mundo tem antes de planejar uma viagem pela Califórnia.

Como ir do Brasil até São Francisco ou Los Angeles? 

Há vôos diretos para Los Angeles apenas pela American Airlines (diários) ou pela Korean Air (três vezes por semana). Para chegar em São Francisco você terá que fazer escala em pelo menos uma outra cidade, sendo que as principais são Dallas, Houston, Miami, Atlanta, ou até mesmo Los Angeles.

Chegando em Los Angeles

Chegando de carro em Los Angeles pela Highway 1

Então, se você chega por uma cidade e volta pela outra, terá que fazer escala ou na ida ou na volta (ou nos dois trajetos dependendo da cia aérea). Por isso, fique atento se a sua escala for na ida, pois você precisa se certificar que terá tempo suficiente de passar pela imigração no intervalo entre vôos, já que esse procedimento acontece sempre na primeira vez que você pisa em território americano (logo, na chegada do primeiro vôo).

Qual a melhor época do ano para ir pra Califórnia?

Eita detalhe muitas vezes menosprezado, mas que faz a maior diferença durante sua viagem.  Saber a época do ano é essencial para evitar frustrações, como aconteceu com a gente. Já adianto: a melhor época é setembro e outubro.

IMG_8901

É de se imaginar que o verão seja uma ótima época para ir a um lugar como a Califórnia, certo? Errado. No verão do hemisfério norte há o que eles chamam de “May Grey, June Gloom”, ou “Maio Cinza, Junho Triste” em português (tradução livre). E acredite, é um pouco frustrante quando fica uma super neblina e tudo cinza APENAS na costa.

Na nossa viagem, íamos para a costa e estava tudo cinza, nublado e frio. Saíamos da costa para Napa, Los Angeles ou San Luis Obispo por exemplo, e estava um sol maravilhoso e super calor. É bem fácil perceber a diferença que um céu azul faz quando comparamos algumas fotos desse post mesmo.

Observe o fenômeno visto do avião. Até parece que tem uma barreira impedindo a neblina de avançar além da costa. Uma verdadeira cortina de nuvens:

É ou não é impressionante?

É ou não é impressionante?

O inverno deles (dezembro a fevereiro principalmente) tem uma outra contrapartida: as chuvas. Por isso, os períodos mais indicados são os meses entre o inverno e verão, e mais ainda, os meses de setembro e outubro, quando São Francisco fica um pouco mais quentinha e com menos vento e neblina, e quando você tem mais chance de pegar um tempo bom no trajeto da Highway 1.

Quantos dias de viagem pela Califórnia e pela Highway 1?

Tudo depende do ritmo que você vai ditar para sua viagem e dos lugares que quer conhecer. Nossa recomendação? Pelo menos duas semanas.

No caminho de Monterey a Cambria.

Na estrada, no caminho de Monterey a Cambria.

São Francisco: O ideal para conhecer bem são 4 dias inteiros na cidade. Em 3 dias você consegue conhecer tudo se apertar o passo e aproveitar bem o dia. Com 5 dias, você vai um pouquinho além das atrações turísticas e faz tudo com calma.

Veja aqui nossas dicas de São Francisco

Viagem pela costa pela Highway 1: Conheço gente que já desceu de São Francisco até Los Angeles em um dia (acho loucura!), e gente que desceu com calma e aproveitando todas as paradas (uns 5 dias pelo menos). Mas fique pelo menos uma noite em Monterey ou Carmel (uma cidade é do lado da outra) e outra noite em San Luis Obispo ou Cambria (são próximas, a primeira mais para dentro do continente e maior, e a segunda menor, bucólica e litorânea). Se tiver mais tempo, aumente uma noite em Monterey ou Carmel e, definitivamente, pare em Santa Barbara antes de chegar em Los Angeles porque a cidade é um charme.

Veja aqui sugestões de roteiros pela Califórnia e pela Highway 1

Los Angeles: Três dias é um tempo indicado para conhecer a Los Angeles e suas atrações turísticas. Dois dias dá pra fazer o check nos principais pontos e ficar com um gostinho de quero mais, afinal a cidade é tão gostosa que dá pra passar bem mais dias curtindo os restaurantes, fazendo compras e passeando por Santa Monica, Venice Beach, Malibu e outras praias pela região.

San Diego: Dois dias inteiros são suficientes para dar uma geral em San Diego, sem se aprofundar demais nas atrações. Se quiser aproveitar as praias ou explorar mais os parques e museus, fique mais um ou dois dias na cidade.

Qual a diferença da Pacific Coast Highway e da Highway 1?

Absolutamente nenhuma. =P

São nomes diferentes para a mesma estrada, que é uma estrada cênica que se estende pela costa da Califórnia e que também pode ser chamada de Route 1.

Bixby Bridge

Bixby Bridge

Qual meio de transporte utilizar no trajeto da Highway 1? 

Carro, sem dúvidas. Moto, se você é de moto. E motorhome se você sempre quis ter esse tipo de experiência.

Sinceramente, acho bem difícil pegar transporte público nesse trajeto. Você teria que pegar ônibus picados entre as principais cidades  (alguns trechos podem ir por estradas internas e não pela costa), e também não teria a liberdade de parar no mirante que quiser e ficar o tempo que desejar. Esse é o tipo de viagem gostosa de ser feita sem pressa, muita gente até a faz sem roteiro pré-definido (escolhem os hotéis e cidades que vão dormir na hora!), então prefira alugar um carro.

Devo fazer o trajeto São Francisco-Los Angeles ou Los Angeles-São Francisco? 

Sinceramente isso não faz muita diferença na sua viagem. Veja onde você vai estar primeiro ou por onde vai conseguir vôos melhores.

A vantagem no trajeto SF-LA é que você viaja no lado do mar na estrada, com uma vista um pouco melhor e com facilidade para parar nos mirantes e pontos estratégicos do caminho. Quem faz o trajeto LA-SF fica do lado de dentro, mas esse é um detalhe muito pequeno e que não faz diferença na prática, já que as vistas são apreciadas em sua maioria nas paradas e não com o carro em movimento.

Percorrendo a Pacific Coast

Percorrendo a Pacific Coast, ou Highway 1

Qual o trecho mais bonito da estrada? 

Sem dúvidas é o trecho que vai de Monterey até Cambria, que contempla Big Sur, o Julia Pfeiffer Burns State Park e diversos mirantes com vistas incríveis. São 50km que demoram um dia inteiro para serem percorridos e apreciados.

Além das paradas principais, há diversos pontos para você explorar novos ângulos

Além das paradas principais, há diversos pontos e surpresas para você explorar pelo caminho

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Rejane Nina

    Oi
    irei para um congresso em San Diego inicio de Dezembro, e terei 4 dias para passeio, vale a pena pegar estrada, ou fico só em San Diego mesmo ? A passagem de volta, comprei voltando por San Diego…. a ideia era ir ate Sao Francisco….

    • Olá Rejane,
      você pode decidir ficar somente em san Diego e Los Angeles nesses 4 dias (ou quem sabe incluir a Disney da California, o Joshua Tree National Park ou ir até Santa Barbara ou Malibu).
      Ou você pode se aventurar na subida de carro de San Diego para San Francisco, mas sinceramente acho muito apertado já que nem vai dar pra curtir San Diego e nem San Francisco ou Los Angeles direito.
      Você já visitou alguma dessas cidades antes? Se sim, ao conselho muda. =)
      Espero que possa te ajudar mais. Beijoss

  • Olá!
    Descobri seu site hoje, e estou adorando! 🙂
    Gostaria de saber mais informações sobre a questão da neblina. Estou planejando ir em maio do ano que vem, é cinza mesmo durante todo o mês? Setembro/outubro me parece muito longe, rs!

    Obrigada.

    • Oi Raquel, acaba sendo muito uma questao de sorte, ne? MAs a regiao e’ famosa pela neblina em maio/junho sim. Nem todos os dias ficam cinzas e faz um calorzinho com sol em algumas cidades (por exemplo em Santa Barbara estava azulzinho e sol quando fomos). Mas a costa acaba sendo mais sucetivel a neblina mesmo. Resumindo: nao da pra prever, mas se sua unica opcao de data eh essa, eu iria tranquilamente porque vai ser uma delicia de qualquer jeito!

  • eduilma leao

    É ASSIM , QUERIA SABER SE TEM ESTRADA PELA COSTA, ATE SAN LUIS OBISPO, É QUE SEMPRE QUE COLOCO O ROTEIRO NO MAPA, VAI ATE A BIG SUR E VOLTA A MONTEREY, PARA SEGUIR VIAGEM ATE SAN LUIS OBISPO

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *