Dicas das Ilhas Maldivas, o que você precisa saber para planejar sua viagem


Atualizado em:


Maldivas, sonho de viagem da maioria dos casais em lua de mel ou daqueles que querem descansar em praias paradisíacas. Primeiro a gente sonha com a viagem, mas depois que decidimos ir, milhares de dúvidas aparecem na hora do planejamento. Por isso, fizemos esse post com dicas das Ilhas Maldivas, com diversas perguntas e respostas sobre tudo o que você precisa saber antes de planejar uma viagem para lá.

Pra quem não sabe nadica de nada, temos que primeiro colocar as Ilhas Maldivas no mapa.

O que é um pontinho vermelho no meio do Oceano Índico?

O que é um pontinho vermelho no meio do Oceano Índico?

Maldivas é um país do continente asiático, que fica no meio do Oceano Índico, perto da Índia e do Sri Lanka. É formado por mais de 1190 ilhas, sendo que 105 delas tem resorts e hotéis para você escolher. O país tem cerca de 350 mil habitantes, sendo que 100 mil deles estão na capital Malé.

Quando ir para as Ilhas Maldivas? 

Maldivas tem sol durante todo o ano. A temporada mais seca vai de dezembro a abril. Já em junho e julho são os meses com mais pancadas de chuvas, mas nada que vá incomodar sua estadia, já que chove forte por uns 20 minutos e depois o sol já volta a brilhar novamente.

Essa cor de água também vem no pacote! ;)

Essa cor de água também vem no pacote! 😉

Quantos dias ficar?

De três dias a um mês, a quantidade de dias vai ficar totalmente a seu critério! Como não há muitas atrações e turismo para fazer, as atividades são basicamente sentar na praia, curtir o mar, ficar no spa, fazer mergulho e, no máximo, praticar algum esporte aquático. Então você escolhe a quantidade de dias de acordo com o tempo que tem ou o tempo que pretende ficar descansando.

Meio de transporte na ilha do hotel: bicicletas!

Meio de transporte na ilha do hotel: bicicletas!

Geralmente casais em lua de mel passam de 5 a 10 dias em algum hotel da ilha. Cinco dias quando combinam o destino com algum outro lugar, uma semana quando a viagem é exclusiva para Maldivas e dez ou mais dias quando querem aproveitar ao máximo. Se decidir ficar 10 ou mais dias, nossa dica é trocar de hotel para conhecer outra hospedagem e ver outras ilhas com praias e paisagens diferentes, já que cada hotel fica em uma ilha e tem características próprias.

Como chegar nas Maldivas?

Primeiro de tudo você tem que chegar até a capital do país, Malé, no Aeroporto Internacional Ibrahim Nasir. Não há vôos direto do Brasil para lá, então, invariavelmente, você fará alguma escala.

A partir de São Paulo, os vôos mais rápidos e com apenas 1 conexão são:

Qatar Airways: conexão de 3h05min em Doha. Primeiro vôo de 14 horas, e segundo de 4h40min.
Emirates: conexão de 5h25min em Dubai. Primeiro vôo de 14h30min, e segundo de 4h20min.

Etihad também vai até o destino, parando em Abu Dhabi e Sri Lanka, e a Singapore Airlines também, parando em Barcelona e Cingapura*.

*dados atualizados em  julho de 2016

 

Ao chegar em Malé, você vai pegar ou um barco ou um hidro-avião até a ilha do seu hotel, tudo depende do quão distante da capital o seu hotel fica. Os melhores hotéis geralmente estão 40 minutos distantes da capital em hidro-avião. Os hotéis sempre oferecem esse serviço de traslado até o hotel, e tudo é combinado a partir do momento que você efetua sua reserva.

Onde ficar nas Maldivas? 

Essa será a decisão mais difícil de tomar durante o seu planejamento de viagem.  Uma vez decidido em qual hotel ficar, você não terá quase nenhuma outra preocupação. Dentre as 1.190 ilhas do arquipélago, são mais de 105 ilhas com resorts para escolher e a escolha é difícil, entre tantas opções boas e outras que aparentam ser boas.

Bangalôs do Velaa Private Islands, hotel super luxuoso nas Maldivas.

Bangalôs do Velaa Private Islands, hotel super luxuoso nas Maldivas.

Como essa é uma questão mais complexa e cheia de detalhes, faremos um post inteiro só para tirar essa dúvida e ajuda-lo a escolher o seu hotel nas Maldivas.

Qual o fuso horário em relação ao Brasil? 

A capital Malé está 8 horas a frente do horário de Brasília, isto é, 8 horas a mais que São Paulo e 9 horas a mais que Campo Grande e Manaus.

Qual a língua falada nas Maldivas? 

O idioma oficial é o Dhivehi, mas pode ficar sossegado que a maioria das pessoas fala inglês por lá, e muitos hotéis oferecem serviços de tradução para várias outras línguas.

Preciso de visto para as Maldivas? 

Sim, mas é um visto super fácil de conseguir. Você tira o visto no aeroporto, assim que chega no país e passa pela imigração. É só chegar com seu passaporte! O visto tem duração de 30 dias.

img_4241

Mais informações que você precisa saber

As Ilhas Maldivas são um país muçulmano, e algumas questões pegam turistas desprevenidos logo na chegada ao aeroporto.

-Você não pode entrar no país com bebida alcoólica. Se você decidir comprar alguma bebida no Duty Free para tomar durante a viagem, você terá suas garrafas confiscadas no aeroporto. Eles teoricamente guardam essas garrafas e você pode solicitá-las antes do seu volto de volta, mas, em todos os casos que ouvi, elas misteriosamente “desapareceram”.

-Você não pode entrar com imagens de santos e itens religiosos, ou ofensivos ao islamismo. Esse é um item que está escrito em documentos oficias do turismo das Maldivas, mas que na prática não é tão efetivo como as garrafas de bebida. Por exemplo, não confiscaram o crucifixo e nem a correntinha com a imagem de um santo de vários amigos que foram para lá. Mas, vale o aviso para ficar atento e se previnir.

-Maldivas, infelizmente, é um país que dizem ter data de validade, isso porque as ilhas pouco a pouco vão ser tomadas pelas águas do mar (assim como pode acontecer com Veneza). Inclusive, alguns hotéis já ficam em ilhas que foram tomadas pelo mar e tem areia colocada artificialmente!

-É tradição do país receber os visitantes estrangeiros com um drink de água coco como sinal de boas vindas.

Hotel Velaa Private Islands nas Maldivas

E ai? Vamos???

Qual outra dúvida você tem sobre as Ilhas Maldivas?

O que mais você gostaria de saber para planejar uma viagem as Maldivas?
Tem algum relato pessoal para contar?
Deixe aqui seu comentário e ajude a gente a deixar esse post ainda mais completo! =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Artur Monteiro

    Boa tarde ou boa noite
    Já estive na ilha da reunião o fuso horário e igual o clima e igual de Paris a reunião são 11h de avião mas quem sabe um dia irei visitar a ilha

  • Olá, Marcella, boa noite!

    Tenho muita vontade de conhecer as Maldivas, mas tenho alguns receios… acho que acaba sendo normal ter medo de viajar sozinho pra fora, principalmente pra um lugar tão longe. Não falo inglês muito bem. Isso influência ou ter um celular com internet resolve o problema? Em relação a quanto dinheiro levar, sei que isso depende do estilo de viagem de cada um. Você acredita que 100 dólares por dia sejam suficientes para comer, fazer alguns passeios e etc? Uma outra coisa que fico pensando muito e não achei um vídeo no YouTube falando sobre, a saída do aeroporto de Male é complicada? Digo no sentido de sair e pegar o barco pra ir pra ilha que ficarei.
    Sem post ficou bem legal. Isso ajuda muito as pessoas que têm vontade de viajar e de conhecer lugares tão especiais como as Maldivas.
    Obrigado.

    • Oi tiago, tudo bem?
      Descupa a demora pra responder, mas espero que as respostas ajudem.
      Maldivas é um destino muito particular, e o tipo de turismo mais praticado por lá é o que chamamos de turismo de hotel. Isso porque na grande maioria dos casos você escolhe um hotel para se hospedar, e esse hotel fica em uma das ilhas e basicamente só tem ele lá. E daí na própria diária já tem refeição inclusa ou você come no restaurante do seu hotel ou de outros hotéis. Por isso mesmo a questão do dinheiro é difícil de ser respondida, porque vai do hotel que você escolher.
      Sinceramente eu não sei como planejar uma viagem para as Maldivas que não esteja relacionada intimamente com a escolha do hotel. Mas sei quem pode te ajudar melhor, minha amiga Lu do blog Leve na Viagem. Ela até escreveu um post sobre Quanto custa viajar para as Maldivas: https://levenaviagem.com.br/quanto-custa-ir-para-maldivas-veja-dicas/
      Espero que ajude.
      Um grande abraço e obrigada pelo seu comentário!

  • Christian Moreira

    Consigo me virar por lá uma semana falando o basico do espanhol???

    • Oi Christian,
      não sei te responder essa pergunta com certeza, mas acredito que o mais importante é verificar com o hotel que você vai se o staff fala espanhol, pois é no hotel que você provavelmente passará a maior parte da sua viagem.
      Espero ter ajudado.
      Abs,

  • Meu maior sonho, porém tenho certeza que é uma viagem extremamente cara. 🙁

    • Ma,
      há hotéis bem acessíveis por lá (é claro que não são bangalôs dos sonhos, mas não são preços absurdos). O problema é chegar até lá mesmo… infelizmente os vôos ficam caros. =/
      Temos Noronha aqui que é maravilhoso e, no Brasil, temos outros tipos de belezas naturais. O Caribe mesmo também é mais acessível. Mas espero que um dia realize seu sonho. Sonho é sonho, não é? <3
      Beijinhos

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *