Muito além de Bali: conheça 6 destinos incríveis na Indonésia


Atualizado em:


Você pega um vôo de mais ou menos 32 horas para o outro lado do mundo. Após uma longa saga, finalmente chega na Indonésia. Depois da minha viagem por lá, não consigo imaginar o sentido de ir tão longe e se limitar somente a Bali, sendo que existem muitos outros destinos interessantes para conhecer. Minha opinião é que isso acontece por falta de informação. Eu mesma não conhecia muito do país antes de ir pra lá.

A Indonésia é um país com estonteantes belezas naturais, com uma diversa variedade cultural, com um espírito aventureiro e um povo simpático e acolhedor. É formada por mais de 17 mil ilhas, por isso, na minha opinião, é um desperdício ficar em uma só. Tente conhecer pelo menos três para sentir um pouco melhor o clima do país.

Para ajudar nessa decisão, decidi escolher 6 destinos incríveis na Indonésia para apresentar para vocês, e quem sabe assim diversificar o roteiro dos novos desbravadores e viajantes. Isso não significa que você deve tirar Bali do seu roteiro. Não, de jeito nenhum! Mas ele pode ficar muito mais interessante e autêntico se você combinar a ida a ilha dos deuses com algumas dessas novas opções.

1- Komodo

Todo mundo que acompanhou minha viagem pela Indonésia sabe que eu defini Komodo como o destino mais completo que visitei no país. Isso porque há uma incrível combinação de praias únicas (como uma das sete praias cor de rosa do mundo), ótimos pontos de mergulho, vistas surreais como o que se vê do alto da ilha Padar, além de, claro, a oportunidade única de ver de pertinho os lendários Dragões de Komodo.

Pantai Merah, a praia de areia cor de rosa

Pantai Merah, a praia de areia cor de rosa em Komodo.

Dragões de Komodo de pertinho! Foto: Nala Rinaldo

Dragões de Komodo de pertinho! Foto: Nala Rinaldo

Veja aqui nossas dicas para você que também deseja visitar Komodo!

Neste post falamos sobre Padar, uma ilha maravilhosa da Indonésia. Lá eu indico esta excursão, que passa não só por Komodo mas também por Padar e outros lugares lindos!

2- Wakatobi

O paraíso é aqui. Por todos os lados que você olha, vê um mar absurdamente azul de águas cristalinas e uma areia branquinha e fina. Outro ótimo destino para quem ama mergulhar – a Indonésia toda tem ótimas ilhas para mergulho – e perfeito para quem quer relaxar em um lugar autêntico e praticamente inexplorado (aproveite, são poucos lugares no mundo que são assim hoje em dia). Wakatobi é as Ilhas Maldivas da Indonésia, porém mais barata, mais natural, mais roots e menos turística.

Águas cristalinas na ilha de Hoga, em Wakatobi, na Indonésia.

Ilha Hoga, Wakatobi, Indonésia

Além de tudo, aqui você consegue visitar a tribo Bajo, ou os “Ciganos do Mar”, que são pessoas que vivem um estilo de vida totalmente diferente do nosso. Eles moram em palafitas no meio do oceano e tem um ritmo totalmente diferente do ritmo capitalista e ocidental. Um verdadeiro choque cultural.

Crianças de Bajo

Crianças de Bajo

Palafitas no meio do mar, casas dos moradores da tribo de Bajo.

Palafitas no meio do mar, casas dos moradores da tribo de Bajo.

*Dica extra: quem gosta de praias paradisíacas vai se encantar também com as ilhas Karimunjawa e Terawan, que são dignas de locações de filmes e cenário de sonhos.

3- Bornéu

Entrar no coração da floresta de Bornéu e observar orangotangos pulando de galho em galho é algo muito mais fácil de se fazer do que você imagina! Basta pegar um avião de Jacarta a Pangkalan Bun (uma hora de vôo) e depois mais meia hora de ônibus até o Porto Kumai, e pronto. Daqui você já pega o barco (Klotok) para navegar floresta adentro e começar sua jornada de dois dias na selva.

Borneo_orangutango

Para descrever essa experiência, repito aqui as palavras que usei no post “5 lições que eu aprendi em dois dias no meio da selva em Bornéu“:

Eu tive a incrível oportunidade de passar dois dias na floresta de Bornéu, na Indonésia, dormindo em um Klotok (pequeno barco de madeira), observando orangotangos e cruzando o rio Sekonyer mata adentro. Essa foi uma das experiências mais memoráveis que ja tive na vida. Bornéu me deixou mais humana, mais humilde e mais agradecida. E também me deixou com vontade de voltar mais vezes para a floresta e reencontrar uma paz que eu nem sabia que existia, seja dentro de mim ou nesse mundo caótico aqui de fora.

4- Lombok

Uma ilha que já é uma opção bem popular entre os turistas que vão a Bali por possuir praias bem mais bonitas e autênticas, além de diversos pontos de interesse. Por isso mesmo é considerada a “nova Bali” e já figura em grande parte dos roteiros pela Indonésia.

Veja mais dicas de Bali

Os destinos mais famosos em Lombok são as ilhas Gili, compostas por a ilha de Gilli Trawangan, Gili Meno e Gili Air. Todas tem praias paradisíacas com águas quentes e transparentes, mas Gili Trawangan é a maior e mais agitada, enquanto Gilli Meno e Gili Air são mais calmas e ideias para quem busca sossego no paraíso.

Além das ilhas, no interior de Lombok está o Mount Rinjani, um vulcão ativo e que tem um lago dentro da cratera. Para os aventureiros, fazer 2, 3 ou 4 dias de trekking no terceiro maior vulcão da Indonésia é uma experiência de tirar o fôlego!

Existe uma excursão, saindo de Lombok, que tem a duração de um dia. Nela você vai até às Ilhas Gili em uma excursão de snorkel, além de passar por Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air. Saiba mais aqui!

5- Borobudur

No coração da ilha de Java está Borobudur, um dos maiores e mais imponentes templos budistas do mundo. Ver o nascer do sol e andar entre os dois milhões de blocos de pedra construídos por volta do ano 800 D.C. fazem desse passeio uma opção cultual de tirar o fôlego.

borobodur

Nascer do sol no templo de Borobudur. Clique da Roberta Martins, do blog Territórios.

Para chegar lá, deve-se pegar um avião para Yogyakarta a partir de Bali, Jacarta, Cingapura ou Kuala Lampur. Borobudur está a 42 km. Existem opções de passeios bate e volta a partir de Yogyakarta, ou você pode ir por conta própria e se hospedar no vilarejo de Borobudur (para quem quer ficar mais tempo no templo).

borobudur2

Templo de Borobudur, por Roberta Martins.

6- Tana Toraja

Esse destino entrou na minha lista de desejos de viagem depois que visitei o país e ouvi as misteriosas histórias do lugar. Tana Toraja é conhecida como a vila dos mortos-vivos!

Existe muita lenda por trás dos rituais funerários do povo que lá vive. Dizem que o morto levanta e caminha até seu túmulo e há fotos rodando a internet desse “fenômeno” acontecendo. Isso não é bem verdade, mas é verdade que eles mantém o cadáver bem preservado e tem um grande fascínio pela morte, tanto que trabalham em vida para pagar os suntuosos funerais de seus familiares e, assim, envia-los para um lugar melhor.

Os rituais de sepultamento e funeral acontecem em julho e agosto e contam com festas, danças, abate de animais para comilanças, entre outras comemorações.

Gostou? Nesse vídeo eu conto um pouco como foi minha viagem pra lá! 

*Agradecimento especial ao Ministério do Turismo da Indonésia que nos convidou para conhecer o país.
Fomos a Komodo, Wakatobi, Bornéu e Bali. Borobudur, Lombok e Tana Toraja ficaram na nossa wishlist viajante. =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Nossa, que lindoooo! A Indonésia é um destino super interessante, lindo e completoooo! Confesso que fiquei com um medinho dos dragões de Komodo! hahaha

  • Waowww Marcella.. deve ter sido uma viagem incrível. Eu não curto muito natureza, mas essas fotos estão de babar. Belíssimas! Alguns destes destinos eu já tinha conhecido pelo Oscar. Beijos =)

  • Adorei seu post porque sou muito fã da Indonésia! Além de ser um país lindo o povo é muito acolhedor e simpático. Yogyakarta foi um dos destinos mais legais que visitamos na Indonésia, templos lindos e uma região super bonita de se explorar de moto! Agora faltam os outros da sua lista! Heheheh!

  • Indonésia tem tanto por visitar, tantas ilhas mágicas! Embora prefira sítios não turísticos gostava de ir a Bali… fiquei tão curiosa com os outros locais especialmente com wokatobi, as fotos parecem deslumbrantes. Obrigada pela partilha, vou guardar para um dia utilizar

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *