Onde Ficar em Madrid: dicas de hotéis e regiões


Atualizado em:


Uma das coisas que as pessoas mais me perguntam desde que eu voltei da Espanha é onde ficar em Madrid e quais minhas dicas de hotéis por lá. Por ser uma cidade grande e cosmopolita, escolher hospedagem em Madrid pode ser uma missão um pouco complicada.

Isso porque a capital espanhola é enorme e eclética, ou seja, são diversos bairros com características completamente diferentes umas das outras, e todos com milhares de opções de hotéis e albergues pra ficar. Mas fique tranquilo que vamos facilitar pra você. 

Por ter morado lá e conhecido bem os principais bairros da cidade, eu resolvi escrever esse post para ajudar a orientar o leitor que estiver planejando visitar um dos meus lugares favoritos no mundo. Veja abaixo as regiões que eu julgo como as melhores para quem vai visitar a capital espanhola:

Onde ficar em Madrid - mapa da cidade

Onde ficar em Madrid: o que esperar de cada bairro

1- Salamanca

Salamanca é o bairro mais chique de Madrid, localizado ao lado do belíssimo parque do Retiro. É nele que ficam as ruas de compras Calle de Jose Ortega y Gasset, Calle de Serrano e Calle Velazquez, que tem as marcas internacionais de luxo e vários restaurantes excelentes. O bairro é calmo e, assim como quase todo lugar de Madrid, super fácil de chegar de metrô.

O palácio de cristal, que fica dentro do belo parque del Retiro, no bairro de Salamanca

Uma das características mais legais do bairro (que foi onde eu morei), é que ele é bem familiar e bem tradicional madrilenho. Isso significa que há menos turistas e é possível vivenciar o dia a dia do espanhol por lá, comendo “barritas” (tradicional pão com tomate) de café da manhã nos bares locais, e conversando com moradores da região.

Ainda que você não se hospede aqui, vale a visita à Calle Serrano, com imponentes prédios que hoje abrigam lojas de marcas do luxo mundial.

Hotéis que indicamos por lá de acordo com o budget da sua viagem:

$Serrano by Silken.

$$ – AC Hotel Recoletos by Marriott.

$$$ – Hotel NH Lagasca

2- Chueca

É o bairro da moda e conhecido por ser LGBT friendly e moderninho. É lá que estão as lojas de marcas diferentes, estilistas locais, barzinhos descolados, cafés temáticos e salões de cabeleireiro bem doidos. Fica bem perto da Gran Via (famosa avenida e ponto central da cidade) e, claro, de muitos metros.

Chueca oferece diversão noturna para todos os gostos. Se você está procurando onde ficar em Madrid e é do tipo de viajante que adora conhecer os “segredos” mais escondidos, esse é o bairro perfeito para isso. Desbravar as ruas da região significa encontrar bares inusitados nos fundos de alguma loja, ou restaurantes com comidas exóticas. Vale o passeio.

Por lá recomendamos e já nos hospedamos no ONLY YOU HOTEL & LOUNGE e recomendamos muito! Leia aqui a nossa review da estadia. Mas também há outras opções muito interessantes:

$ – Casa de Huespedes Dolce Vita

$$ Feelathome San Marcos Apartments

$$$ – Only You Hotel & Lounge

3- Gran Via/ Callao

A Gran Via é a avenida mais conhecida da cidade e abriga antigos cinemas, prédios e muitas lojas e cafés.

A Gran Via e o bairro de Callao, adjacente, formam uma região super turística e, por isso e por sua localização bem central, há várias opções de hotéis para se hospedar por lá.

Apartamentos bem típicos de Madrid

Um passeio pela famosa avenida e pelas ruas do bairro de Callao revelarão um pouco do que foi a Madrid da década de 30, 40 e 50, isso tudo misturado a McDonald’s e lojas de souvenir, claro.

Se tiver tempo e souber um pouquinho de espanhol, não deixe de experimentar uma sessão de cinema em alguma das tradicionais salas de cinema da Gran Via.

Onde ficar em Madrid, perto da Gran Via:

$ – Generator Madrid.

$$ – Hotel Vincci The Mint.

$$$ – Hotel Indigo Madrid Gran Via.

4- Sol

A região em volta da Plaza del Sol é onde se encontram os pontos turísticos mais conhecidos de Madrid, como a Plaza Mayor e o Palácio Real.

É, obviamente, a região mais turística da cidade e, por isso, é movimentada o tempo todo, o que a transforma em uma boa região para quem viaja sozinho.

Se é exatamente isso que você procura, é aqui que você tem que ficar em Madrid.

Plaza mayor

Além disso, a oferta de bares e restaurantes ao redor da Plaza Mayor é imensa e variada. Tem desde o tradicionalíssimo Botín (considerado o restaurante mais antigo do mundo, apesar de haver controvérsias) até o bar Cien Montaditos que estão por toda a Espanha, onde os pequenos sanduíches e a cerveja custam 1 Euro em dias promocionais, ou bem pouco em dias normais. Aqui estão, também, boa parte dos bons albergues da cidade.

Na região da Plaza del Sol recomendamos:

$ – Toc Hostel Madrid

$$ – Hotel Moderno e Ocean Drive

$$$ – Pestana Plaza Mayor Madrid

5- Passeo del Prado

O Passeo del Prado é uma avenida muito linda e arborizada onde estão localizados os Museus do Prado e Thyssen, paradas incontornáveis na cidade. O Passeo del Prado fica pertinho do Parque do Retiro e é uma região mais sofisticada, como Salamanca.

Antigamente essa região era o puro glamour da capital espanhola, onde a aristocracia se encontrava nos bares de hotel para desfilar os vestidos de alta costura. Hoje, os grandes hotéis ainda abrigam muito luxo, mas há outras opções mais modernas que transformam essa região em uma ótima opção de onde ficar em Madrid e agradam um público mais diverso.

Nos arredores do Passeo del Prado nós indicamos os seguintes hotéis:

$ – Hostal Armesto

$$ – Mercure Madrid Centro (antigo Hotel Lope de Vega)

$$$ – The Westin Palace, Madrid

$$$$ – Mandarin Oriental, Ritz Madrid

6- La Latina

Este é um bairro boêmio, onde estão os bares mais populares. É o principal destino dos locais para a tarde de domingo pois, depois de passearem pela feirinha do Rastro, eles se dirigem para algum bar no bairro para comer bocadillos e tomar uma cerveja.

La Latina é super bem localizado e bem servido de metrôs, mas por ser uma região mais popular (alguns reclamam que é um pouco suja), os preços dos imóveis e hospedagens são mais em conta.

Logo, esse bairro de Madrid é uma ótima opção para quem quer economizar na hospedagem.

Um tradicional bar de Madri, que serve desde café e sanduíches pela manhã, como cerveja e tapas à noite

Por lá recomendamos:

$ – Posada del León de Oro Boutique Hotel

$$ – THC Latina Hostel

$$$ – Isabel by Madflats Collection

7- Atocha

Não estranhe se esse nome lhe soar familiar. O nome do bairro é bem conhecido pois é o mesmo nome da principal estação de trem de Madri, que está localizada nele.

Para além da estação, Atocha é também o bairro que abriga o Centro de Arte Reina Sofia, mais um passeio imperdível, e algumas opções de restaurantes gostosos com preços mais justos.

É uma boa opção de onde ficar em Madrid pra quem prioriza a mobilidade e quer estar perto da estação de trem. Facilita ficar por aqui caso tenha que estar na estação cedinho, por exemplo, ou se tiver uma noite apenas.

A estação de trens Atocha, linda por fora, e com os famosos jardins do lado de dentro

Em Atocha você pode ficar:

$ – Agumar.

$$ – Catalonia Atocha.

$$$ – Hard Rock Hotel Madrid.


E aí, agora deu pra se localizar melhor na capital espanhola? Para escolher em qual região se hospedar em Madrid e não errar, considere as principais características dos bairros citados e pense quais as suas prioridades na cidade.

Se quer economizar bem, não se esqueça de considerar também a localização. Às vezes opções baratas, mas longe do centro ou das principais áreas de interesse te obrigam a gastar muito com o transporte e o barato pode sair caro. Nesse caso, coloque tudo em uma planilha e faça as contas.

Dá pra pesquisar inúmeras opções de hotéis para todos os gostos e bolsos aqui no Booking.com. Agradecemos se puder reservar utilizando nosso link de afiliado. Você não paga nada a mais por isso, e nós recebemos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog gratuito e cheio de novidades.

Já foi pra Madrid e tem uma dica? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!


Agora que você já reservou seu hotel, que tal conferir TODAS as nossas dicas de Madri?
Aqui nesse link estão os posts que já publicamos sobre a cidade, com dicas de passeios, os melhores restaurantes, e alguns segredos de viagem. Confira!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Olá Mari!

    Estamos pretendendo alugar um apartamento e ficar um mês em Madri, qual o melhor lugar, não precisamos de luxo, apenas segurança e que tenha metro, pois pretendemos fazer varias viagens pela Espanha, como bate volta ou de 2ou 3 dias todas de trem. Como temos 55 e 60 anos e aposentadas, não queremos ficar carregando malas e viajar tranquilas e conhecer bem.
    Peguei do Post La Latina, Atocha e Passei del Prado, seria o ideal?

    Desde já agradecemos.

    Dalva Oliveira

    • Oi Dalva,
      Se vocês vão viajar de trem pela Espanha, é bom ter como base a região de Atocha por ser do lado da estação.
      Porém Paseo del Prado é mais perto das atrações turísticas de Madri, e bem servido por metrô. Então fica a seu critério, já que são duas boas opções!
      Boa viagem!

  • Você acha a cidade de Madri perigosa para a gente andar sozinha? tenho 18 anos e pretendo ir fazer intercambio em Madri agora em junho.

    • Nadia, e’ sempre bom ter cuidado sempre, não importa aonde. Madri e’ relativamente segura- especialmente durante o dia e nos locais mais movimentados. A noite vale ficar mais atenta, como sempre!
      Vai tranquila, e aproveita bastante seu intercambio!

  • Olá! Parabéns pelo site, muita informação boa! 🙂
    Chego a Madri dia 7 de dezembro, ponte dos feriados do início de dezembro. Queria ficar em uma região bem localizada, mas longe da muvuca. Plaza Santa Ana seria uma boa opção para esta época?

    • Oi Angelica,
      A Plaza de Santa Ana e’ uma graca e, apesar de bem central, nao tem taaaanta muvuca assim. Outra opcao seria os arredores do parque do retiro, que sao mais tranquilos tambem, porem bem localizados.
      Aproveite muito Madri! 🙂

  • Oi Mari! Obrigada pelas dicas! Preciosas! Fiquei interessada na hospedagem em Atocha. Vi muitos restaurantes interessantes, hotéis com bom custo beneficio, mas é seguro caminhar por essas ruazinhas a noite? Não fica muito deserto?

    • Oi Monica,
      Atocha e’ super bem localizada mas sua preocupacao e’ valida ja que geralmente as areas das esstacoes de trem podem ser mais perigosas. Madrid em geral e’ bem segura e, como as pessoas ficam ate mais tarde na rua, acredito que voce nao va ter problemas- especialmente se for ficar em uma area de atocha com varios restaurantes. De qualquer forma, e’ sempre bom ficar atenta e nao dar bobeira, ja que pequenos furtos sao comuns na europa!
      Boa viagem!

  • Oi Mari, ficarei em Madrid só por um final de semana, chegarei sabado de manhã e irei embora domingo a noite, o q vc me indica nesse tempo curto? Tanto aonde hospedar e também passeios. obrigada

    • Oi Renata, se for sua primeira vez em Madri recomendo ficar em localizacoes mais centrais e proximas aos locais turisticos, como Callao. Dali voce pode conhecer o palacio, a puerta del sol, etc. Sugerimos dar uma olhada no nosso guia completo para ver nossas indicacoes de passeios.
      Boa viagem!

  • Olá!!!! Estarei em Madrid em outubro por 5 dias, sendo 3 deles em um congresso no Ifema Feria de Madrid. Qual seria a melhor região para eu me hospedar, tentando juntar boa acessibilidade ao local do congresso e as áreas turísticas?
    Desde já agradeço!!!!

    • Oi Daniela,
      Ifema fica meio afastado de tudo, entao vai ser dificil achar um meio termo. No entanto, Ifema e’ conectada a Madri pela linha 8 do trem, que vai ate Nuevos Ministerios. De la voce consegue pegar o metro para todas as atracoes turisticas. Nuevos Ministerios seria uma opcao intermediaria, mas talvez seja mais facil voce ficar perto de Ifema e dai pegar o trem nos dois dias que for fazer turismo mesmo.
      Boa viagem!

  • Olá Mari, obrigado pelas dicas. Iremos em outubro (minha esposa e eu) para Madri. Você acha que um hotel localizado bem próximo á estação de metrô Manuel Becerra é uma boa ou furada? Teremos 6 dias livres por lá, você sugere algum bate e volta para alguma cidade perto?
    Obrigado e parabéns pelo site.

    • Oi Celso,
      O bom de estar perto desse metro e’ que ele serve a linha que vai pro centro da cidade e pros principais pontos turisticos. Entao apesar da regiao nao ser propriamente uma regiao com tanta coisa pra se ver, ela garante bom acesso ao redor. Acredito ser uma boa escolha, mas saibam que nao vao estar super centralizados (mas estarao estrategicamente localizados).
      Bate -voltas sao varios. Sugiro Toledo e Segocia, sao perto e lindissimas cidades!
      Boa viagem!

  • Eliane Octaviani

    Gostaria de saber qual bairro é bom para ficar proximo do metro para poder ir para o aeroporto e poder conhecer a cidade rapidamente, já que vou ficar uma só noite de passagem, para Compostela. Eliane

    • Ola Eliane,

      No seu caso talvez seja melhor ficar em um hotel ao lado do aeroporto para nao correr riscos com o horario do seu voo. Aqui nesse link ha algumas opcoes.

      Do proprio aeroporto voce pode pegar um metro com destino ao centro de Madri, ou negociar com o proprio hotel um passeio de um dia (dependendo do hotel eles tem pacotes que te levam e buscam).

      Boa viagem!

  • Boa noite!
    Estarei indo a Madrid e por engano reservei hotel em Getafe. Gostaria de dicas para locomover-me até Madrid.

    • O Metrosur (Linea 12) e’ um trem que sai de getafe e conecta com as linhas de metro de Madri. Essa e’ uma boa opcao porem demorada. Voce tambem pode alugar um carro, mas fica complicado para estacionar em Madri.
      Se a sua reserva for cancelavel, seria mais facil tentar um hotel mais proximo. Se nao, sua melho opcao e o trem 12 mesmo.
      Boa viagem! Espero ter ajudado

  • Lucas queiroz

    Olá, adorei a postagem, gostaria de saber se próximo ao Santiago bernabeu,(estádio do era madrid) é uma boa localização?

    • oi Lucas,
      A regiao do estadio nao e’ ruim mas nao e’ tao proxima dos pontos turisticos, por isso voce vai acabar dependendo de transporte publico para tudo. Alem disso, e sempre bom ficar atento no periodo da noite para batedores de carteira.
      Boa viagem!

  • Oi Mari,
    iremos para Madri no carnaval, com nossos filhos adolescentes de 13 e 16 anos. Qual a sua sugestão? Eles curtem arte e já podem encarar um programinha noturno conosco. Gostaríamos de um lugar bem próximo do metro e agitado.

    • Oi Marcia,
      Como eles ja sao grandinhos, se locomover nao sera um problema pra voces, entao a regiao de Callao pode ser uma boa, que tem acesso a varios lugares (tanto a pe como de metro). Alem do mais, eh uma regiao bem agitada!
      Boa viagem!

  • Therezinha

    Eu fiquei a centímetros do metrô Sol e achei ótima a localização. Apesar de minha terceira idade, fiz tudo a pé.

    • Que ótimo Therezinha, obrigada por compartilhar com a gente sua experiência!
      Também adoramos fazer tudo a pé, é o melhor jeito de conseguir conhecer e ver as cidades.

  • Oi Mari,

    Muito bom seu blog, estou indo para Madri em Janeiro e gostei muito do bairro sol, pois parece ser perto dos pontos turísticos e metrô. Você aconselha ficar nesse bairro? sou aquelas pessoas que gosta de visitar os pontos turísticos e descansar depois. Beijos

    • Oi Thyago,
      O bairro Sol e perfeito para turistar e descansar pois fica pertinho de tudo! Talvez para explorar um pocuo alem voce precise se delocar um pouco mais, mas encontrar taxi eh facil, e o metro de Madri eh muito bom!
      Boa viagem!

  • Algum desses bairros é considerado mais perigoso em algum horário do dia? Seu site está me ajudando muita na programação da minha viagem!! Desde já, obrigada!!!

    • Marina, geralmente os bairros do post sao bem tranquilos, so sendo necessario atentar para batedores de carteira, ou em horarios muito tarde da noite, quando as ruas ja estao vazias. Nunca escutamos historias ruins, mas todo cuidado eh pouco, ne?
      Boa viagem!

  • LUCIANDO

    Parabéns pelo blog. Irei passar 04 dias em Madrid em julho de 2016, depois vou a barcelona para um cruzeiro de 07 dias e no retorno 04 dias em barcelona. vamos num grupo de 09, com 03 adoslecentes ; é minha primeira viagem a espanha, gostaria de dicas pra esses 08 dias em terra. obg.

    • Melhor ficar em regioes mais centrais onde voce tem bastante suporte (restaurantes abertos sempre e varias opcoes, farmacias, etc). Mais central tambem (como Callao) fica mais facil de se locomover sem depender muito de metrô, por exemplo.
      Acho que o único lugar que não seria muito apropriado para crianças é Chueca pois é lá que estão muitas baladas e bares, e há muito movimento a noite toda!

  • Gostei muito das dicas de localização. Estou indo com minha esposa e estou pensando em ficar no bairro de SOL. Nos gostamos de barzinho e da boa localização do bairro, mas também prezo pela segurança. A noite neste bairro tem muita prostituição, bagunça ou muita insegurança pelo fato de ser centro?
    Muito obrigado.

    • Ola Clayr,
      A região é bem turística e tem muito movimento a noite, mas não acho que vá ter insegurança ou bagunça. Sempre tem aquelas coisas que todos os lugares turísticos tem, como pessoas oportunistas e batedores de carteira, mas não acho que seja grave não.
      Boa viagem!

      • E ficar perto de Puerta del Sol, é uma boa? Vi que ela não faz parte de nenhum das regiões que mencionou.

  • Legal suas dicas. Reservei Tryp Madrid Ambassador Hotel
    Cuesta Santo Domingo, 5 y 7, Centro de Madrid, 28013 Madri (Telefone: +34915416700) Vizualizar hotel, vc recomenda? A localização é boa?

    • Antonio, o hotel eu nunca me hospedei, então não sei como ele é (se bem que por ser da rede TRYP deve ser otimo), mas em relação à localização você estará muito bem servido! Mais central impossível!!
      Boa Viagem!

  • Oi, estou indo pra Madri em setembro e gostaria de uma dica pra compras de roupas e acessórios de estilistas locais.

    • Olá Rosana. Na Calle Serrano você vai encontrar estilistas mais famosas como Purificación Garcia e Agata Ruiz de la Prada, além de lojas de grifes famosas. No bairro de Chueca há diversas lojinhas que vendem coisas de estilistas locais menos conhecidos, especialmente na região da Calle Fuencarral.
      Boa viagem!

  • adorei!!! To anotando tudo!!! coloca umas dicas de barcelona tbm marizinha linda??? hihihih beijocas

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *