Planeje-se em 2013 – Loy Krathong e Yi Peng (Tailândia)

Para terminar bem a semana apresentamos um festival que está no topo da nossa wish list, o Loy Krathong (também escrito como Loi Krathong ou Loy Gratong).
O festival envolve muitas cidades da Tailândia e também é conhecido como “Festival das luzes”. 
A festa acontece para venerar vários deuses, comemorar o final da temporada de chuvas e visa trazer boa sorte .

Geralmente é em Novembro, mas a data exata é na lua cheia do 12º mês do calendário lunar da Tailândia (ufa), por isso que cada ano pode cair em um dia diferente. Em 2013 será no dia 17 de novembro. 

(Foto: bangkokscoop.com)

Durante a celebração, são feitos “Krathong” (tipo barquinhos que antes eram feitos com folhas de bananeiras) para que eles possam “Loy” (flutuar) pelo rio abaixo. Nos Krathongs são colocados incensos, comidas, velas, moedas, flores.  A pessoa que o libera faz um pedido enquanto vê ele sendo levado pela correnteza, e torce para que a vela não se apague, pois sua chama é o sinal de que seus desejos serão realizados e significa longevidade e realização. Enquanto isso há muitos fogos de artifício, muito barulho e festividade por todo lugar.

 

(Foto: unseenthailand.org)

(Foto: bangkokscoop.com)

(Foto: lantaoldtown.com)

 

Sabe aquelas fotos lindas de muitos balões iluminados no céu? Acontece nessa mesma época também, na região norte! A comemoração com balões, especificamente, acontece em Chiang Mai e é conhecida como festival Yi Peng. Dizem que com os balões se vão os problemas das pessoas que os lançam.

(Foto: travelthisearth.com)

(Foto: Taradol Chitmanchaitham)

Maravilhoso!! Queremos ir pra Tailândia já. Vamos?

 

Deixe o seu comentário usando o Facebook