O muro dos Eu te amo – Le mur des Je t’aime


Atualizado em:


O muro dos “Eu te amo” ou “Le mur des je t’aime” é, como o próprio nome já diz, um muro dedicado ao amor. Em um painel de 40m², o artista Frédéric Baron registrou os diversos diversos jeitos de se dizer EU TE AMO ao redor do mundo. Ao contrário dos outros muros que separam pessoas, cidades e limitam fronteiras, esse muro é um lugar de união, que procura mostrar para quem vai lá as diferentes formas de demonstrar o amor.  

Paris é a capital do amor. E nada mais justo do que esse muro estar lá!  ❤

O muro do Eu Te Amo fica em Montmartre, escondidinho em uma parede dentro de um micro parque chamado Jehan Rictus, que fica na frente da Place des Abbesses (onde está a parade de metro Abbesses). Mesmo estando no meio da rota turística do famoso bairro boêmio, essa instalação artística – que já virou atração turística – muitas vezes passa despercebida. Eu mesma tive que perguntar para achá-lo, mas ele está lá sim, na parte mais alta da praça. =)

Muro dos eu te amo

O muro tem 10×4 metros.

A idéia foi de Frédéric Baron, que começou pedindo para amigos e vizinhos escreverem “Eu te amo” no seu idioma materno. Ele conseguiu juntar 3 grandes cadernos com “Eu te amo” escrito mais de 1.000 vezes em 300 idiomas diferentes. Com a ajuda de Claire Kito, artista que fez a caligrafia dos escritos imitando as originais, e de Daniel Boulogne, especialista em muros pintados, surgiu o “mur des je t’aimes”, feito em azulejos azuis que formam o painel de 10×4 metros.

muro do Eu te amo

Eu Amo-te

Esse é um passeio super despreocupado e rápido, mas o tempo da visita depende de você e da sua disposição, pois você pode dar uma espiadinha de 5 minutos no muro ou ficar uma hora passando os olhos pelos 311 idiomas e dialetos…

Acho gostoso pegar um sorvete, um sanduíche na baguete ou um doce francês e comer sentado no banco olhando para o muro. Não se preocupe se na sua viagem não der pra ir ao “Muro do Eu te Amo”, ele não é imperdível. Mas, se estiver por Montmartre, aproveite para passar por lá e conferir esse segredinho.

 

Muro dos Eu te amo

I love you

Agora se você quer saber como falar Eu te amo em Quechua, Farsi, Coreano, ou em um dos mais de 300 idiomas, o seu link é esse aqui. Achei curioso como está escrito o nosso idioma: 

Brésilien: Eu te amo (prononcer “eiu chee amu”).  =)

Muro do eu te amo Paris

Je t’aime!

site oficial do muro já tem versões em inglês e espanhol, além do francês. 

Para chegar, basta digitar “Le mur des je t’aime” no Google Maps. Não tem muito erro, por mais que ele esteja escondidinho.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *