Roteiro Suiça: Dicas, Cidades e a Melhor Rota Para Viajar


Atualizado em:


A Suíça é um dos países mais charmosos, civilizados e bonitos que já visitei. Ela está muito bem localizada, no coração da Europa, então é super fácil encaixá-la na sua viagem – e garanto que vai valer muito a pena! Como as possibilidades de roteiros pela Suíça são infinitas, vamos falar um pouco sobre cada parte do país e suas atrações principais, e ao final do post daremos uma sugestão de roteiro para quem tem 10 dias ou mais.

Um país tão lindo que as vezes parece de mentira

Eu fiquei 10 dias na Suíça, na casa de uma amiga suíça nascida e criada lá que mora em Malters, do lado de Lucerna. Como a malha de trem na Suíça é incrível e o país não é grande, conseguimos ir para várias outras cidades a partir de Lucerna, e no trem ela ia me contando sobre a vida e o país. Espero passar um pouquinho do que aprendi por aqui.

Suíça e suas possibilidades

Existe várias maneiras de viajar pela Suíça: carro, trem, motorhome… a escolha depende única e exclusivamente de você, pois as condições são favoráveis para qualquer meio de transporte. Se escolher cair na estrada, elas são muito boas e cênicas. Se preferir aproveitar a viagem de trem, você conseguirá transitar facilmente pelo país e ainda verá muitas belezas pela janelinha (isso porque ainda nem comecei a falar das rotas cênicas com trens panorâmicos!).

Além do meio de transporte, você pode viajar de cidade em cidade ou pode escolher montar uma “base” em uma ou duas cidades e fazer bate e voltas a partir delas. Afinal, como eu já disse, na Suíça tudo é pertinho (principalmente para nós, brasileiros, que somos mais acostumados a viajar longas distâncias).

Se quiser viajar de trem pelo país, leia esse post do blog Preciso Viajar sobre o passe de trem Swiss Travel Pass.

Quais cidades conhecer na Suíça? 

Muita gente pergunta o que deve ver o país. Isso vai depender de alguns fatores como a quantidade de dias que você tem e a estação do ano que vai. E claro, também vai depender do que você quer visitar!

Em uma viagem rápida, na minha opinião, você não pode deixar de visitar Berna, Lucerna e Zurique porque elas são a cara do país que temos no nosso imaginário.

Se seu objetivo é esquiar na Suíça, você tem que passar por algum desses destinos de inverno: St. Morritz, Davos, Zermatt e Gstaad.

Amanhecer no vale de Zermatt, com o Matterhorn ao fundo.

Se a ideia é ir, ou mandar seu filho, para um colégio interno na Suíça, leia esse post aqui.

A Suíça italiana é um pouco fora de mão das cidades mais visitadas do país, mas igualmente encantadora de maneiras diferentes. Se seu roteiro permitir, ou se você vier pela Itália, dê um pulinho em Locarno, Ascona e Lugano.

A parte francesa da Suíça tem como principais cidades Genebra,Lausanne ou Montreux. Mas lá do ladinho também está Annecy, na França, que é encantadora e tem um lago maravilhoso. Sei que a ideia do post era falar só sobre a Suíça, mas se você colocar Genebra no seu roteiro pela Suíça, tente incluir Annecy também.

Curtindo o verão em Genebra, na Suíça.

Aqui nos comentários, os trens panorâmicos sempre são citados nos roteiros de viagem dos leitores, e são um sucesso entre os turistas. Não por menos: as paisagens são de tirar o fôlego! Existem alguns trens panorâmicos, veja os mais famosos:

Glacier Express faz o trajeto St. Morritz-Zermatt.
Bernina Express faz o trajeto Chur/Davos/St. Moritz até Tirano.
Golden Pass Line que faz esses trajetos: Montreux – Zweisimmen – Interlaken – Lucerna.
Wilhelm Tell Express que vai de Lucerna a Lugano com viagens de trem e barco.

Roteiro de 10 dias na Suíça

Como as opções são infinitas, vou dar uma sugestão de roteiro (com tempo mínimo de dias em cada cidade) pra quem vem pela França ou Alemanha e tem alguns dias para curtir a Suíça.

Basiléia (1 dia)

Pra quem vem de Paris, os trens saem da Gare de Lyon, e é melhor pegar o TGV da SNCF (rede ferroviária da França) do que comprar por alguma rede de trem suíça (tudo na Suíça é mais caro).

Recomendo esse tour gastronômico para quem quer dar uma volta por lá e ainda conhecer as comidas típicas da cidade. No tour você vai conhecer também a Basel Unverpackt, lugar que foca em adotar uma abordagem mais consciente, onde as prioridades da equipe são zero desperdício, reciclagem e preservação de alimentos.

A Basiléia dá pra ser vista em um dia, então chegue de manhã e saia a noite.

Zurique (de 2 a 3 dias)

Zurique é a maior cidade da Suíça. Em dois dias você conseguirá conhecer os principais pontos turísticos como a Bahnhof Platz (praça central) e as catedrais, passear pelo lago e fazer compras.Se quiser, adicione um dia e faça um bate-volta de Zurique para St. Gallen.

Para estes dois dias, recomendo a compra do passeio pela cidade velha ou do Zurique Card, que te dá descontos em atrações, transporte e alimentação.

Lucerna (2 dias)

Lucerna é, para mim, uma das cidades mais charmosas da Suíça.
Você pode tirar um dia para subir no Monte Pilatos, no Monte Titlis ou no Monte Rigi.

Vista panorâmica da cidade de Lucerna

Para quem se interessa por história, esse tour noturno por Lucerna aborda a época medieval na cidade e passa pelos pontos turísticos mais importantes.

Interlaken (2 dias)

O caminho de trem de Lucerna para Interlaken é maravilhoso! E é daqui que você sai para ir ao “Topo da Europa” (Jungfraujoch). Aqui você pode reservar seu ingresso de ônibus saindo de Lucerna com a viagem de trem de Grindelwald a Interlaken.

Berna (1 dia)

É possível conhecer Berna em apenas um dia e a pé, pois os pontos turísticos são todos próximos uns dos outros.

Genebra (1 ou 2 dias)

Agora você já está na parte francesa da Suíça! De Genebra, também é possível fazer um bate-volta pra Lausanne ou Montreux.

Roteiro Suíça

É claro que esse roteiro pode ser feito da cidade F até a cidade A, ou pode incluir outras cidadezinhas no meio do caminho, ou uma ou outra opção de inverno… várias adaptações podem ser feitas a partir desse modelo que propusemos para adaptar a sua viagem.

Depois de planejado o roteiro, é hora de conhecer melhor as cidades.
Clique aqui e veja nosso post sobre a capital Berna, e depois veja nesse link quais os passeios que existem por lá.

Vai para Lucerna? Então você precisa ler esse post aqui.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Boa noite Marcela!!
    Chegaremos em Zurique vindo de Paris. Ficaremos o primeiro e o segundo dia em Zurique. O terceiro dia será em Berna. O quarto dia será em Interlaken aonde pretendemos ir ao Top of Europe. No quinto dia iremos para Montreux no Golden Pass aonde passaremos a noite. No sexto dia sairemos no final da tarde para Paris.
    O que você acha deste roteiro? Vale a pena adquirir o Swiss Pass?
    Agradeço sua ajuda e dicas.

  • MARCELLA ME AJUDE! rs
    Estou montando meu roteiro porem estou perdidinha.
    Quero chegar em zurich e sai para Paris por Genebra.
    Nesse meio gostaria de fazer um trem panorâmico, teleféricos e quem sabe esquiar rs
    chamonix tem que estar no roteiro.
    Minha dificuldade é montar um roteiro fluido que não fique dando tantas voltas. Que sai de zurique a Genebra e consiga atingir a maior parte dos lugares paradisíacos possíveis. Vamos em outubro deste ano e queremos fazer toda a viagem de trem, se possível.
    Você me ajuda?

    • Olá Monalize, obrigada pelo comentário. Vamos lá!
      Quantos dias de viagem você tem no total?
      É tranquilo ir de Zurich para Genebra, passando por algumas cidades principais no meio do caminho como Lucerna e Berna, quem sabe Interlaken, Montreux e Lausanne. Para incluir os trens panorâmicos você vai ter que adaptar a rota um pouco.
      Chegando em Genebra, pode ser uma boa opção conhecer Chamonix e Annecy e ficar hospedado por lá (é bem mais em conta que Genebra que é uma cidade bem cara).
      Vamos falando. Beijos

      • Oi Marcela
        Vou ficar 7 dias na Suíça e depois mais 4 em Paris.
        Quanto ao trem panorâmico, gostaria de fazer um que fosse na direção do meu próximo destino, como minha intensão e chegar por Zurique e “atravessar” a Suíça até Genebra para de lá ir a Paris, um trem panorâmico que estivesse nessa rota. Ah sim, além das cidades que vc já mencionou, zematt não pode faltar né?

  • Oi marcella baianos na Suíça no inverno será sempre uma guerra segunda lua de mel chegamos dia 09/11 em Lisboa e e em Zürich 22:00 e preciso voltar para Barcelona dia 15/11 estamos pensando em sair por Genebra dia 15 o que poderíamos fazer de 09 a 15 pensamos em conhecer zurich Berna lousabe e Genebra me ajude com o número de dias em cada cidade muitíssimo obrigado

  • Olá, Marcella! Tudo bem?
    Primeira vez que acesso seu blog e gostaria de dar parabéns pelas dicas, posts e respostas aos comentários!
    Estou tentando organizar um roteiro (e fazer com que ele vire realidade!) que combina Maldivas com Suíça e, dentre as inúmeras dúvidas que apareceram ao longo dessa “jornada”, gostaria de ouvir sua opinião quanto a seguinte questão: Monte Titlis ou Top of Europe para uma única experiência às montanhas nevadas na Suíça? Os dois são mais acessíveis, em questão de tempo e logística, a partir de Berna ou Lucerna somente? Pois também tenho dúvida em escolher Berna ou Lucerna como uma das bases.
    Obrigada desde já e sucesso! Bjos

    • Oi Thais, uau! Maldivas e Suíça, que viagem!!!
      Vou tentar te ajudar também. =)
      O Monte Titlis fica pertinho de Lucerna, enquanto que o Top of Europe fica em Interlaken, uma cidade entre Berna e Lucerna (bem no meio das duas e acessível de trem). A minha base ficava em Lucerna e eu achei bem central, mas essa decisão também depende muito das cidades que você quer visitar.
      Vamos conversando!
      Beijinhos, Marcella

  • patricia

    Boa Noite Macela!!!
    Antes de mais nada, obrigada pelas dicas, muito válidas todas anotadinhas 🙂
    Estamos planejando, em abril, ir pra Amsterdam e Suíça. Contudo, pelos lugares incríveis da Suíça estamos em dúvida de onde fazer o local base, estaremos de carro e a intenção é alugar casa pelo período 6 dias.
    Qual seria um local que você indicaria entre Interlaken e Grindelwald? ou outra sugestão…
    Agradeço desde já.

    • Oi Patrícia querida, que bom que as dicas estão ajudando! =)
      Suíça é minúscula mas ao mesmo tempo parece enorme na hora de escolher onde montar a base. Honestamente, eu escolheria com base na casa que vocês encontrarem para alugar na região. Como estarão de carro, ficará bem mais fácil se locomover com liberdade. Caso queiram se locomover via trem, o melhor seria ficar em uma cidade maior com mais conexões diretas.
      Não sei se era essa resposta que você esperava, mas, se não for, me manda um comentário de novo e vamos conversando sobre sua viagem! Eu mesma estou planejando voltar pra Suíça e podemos trocar figurinhas.
      Beijos e boa viagem!

      • patricia

        Oiiiii guria muito obrigada pelo retorno…

        Então, EMPOLGAÇÃO nos define, acabamos escolhendo um apto em Engelberg, mesmo daqui a pouco não sendo a cidade base mais viável, entretanto, a vista fabulosa das montanhas nos ganhou (louca pra tomar um chimarrão na varanda rsrs). Agora vou partir daí o roteiro, nervoooosa e consciente de que muitas coisas teremos que deixar de fora (pior parte), sempre fica aquela sensação de que podíamos ter visto, feito mais.
        Contudo, muito feliz, será uma viagem e tanto, Amsterdam também deve ser uma cidade incrível, amo flores (período já escolhido por elas) e a suíça nem se fala.
        Beijosss e vamos nos falando 🙂

  • Olá Marcela, parabéns pelo blog. Estarei na suíça de 16 a 22 de julho chegando e saindo por Zurique. Queria uma opinião sobre o roteiro. Queremos principalmente fazer o Glacier ou Bermina. pode dar um pitaco?
    Roteiro 1:
    16- ida a Lucerna
    17- Lucerna ( fazer passeio barco)( dormir Lucerna)
    18- ida para Interlakken com pit stop em Berna ( dormir em Interlakken)
    19- Interlakken com top of europe ( dormir Interlakken)
    20- ir para Zermatt ( dormir Zermatt)
    21- Galcier express para Chur
    22- Zurique ( retorno)

    roteiro 2:
    16- Lucerna
    17- Lucerna- Berna ( bate volta)
    18- Lucerna – Monte Tilis
    19- Lucerna – interlakken ( bate-volta)
    20- Ir para Lugano ( trem comum ou panorâmico???)
    21- Pegar o Bermina express para Chur
    22- Zurique ( retorno)

    Minha dúvida, o roteiro 2 ficaria muito cansativo? E a rotta mais bonita do Galcier seria até Chur mesmo?
    Qual escolheria? Tiro alguma cidade? Estou quebrando a cabeça já que o objetivo seria a rota de trem panorâmico. estarei com meus pais de 72 anos. Muito obrigada, Daniela

  • Olá Marcela,
    Parabéns pelo blog, chegarei em Zurique dia 22/07 e retorno de lá dia 27/07. Estou com muita dúvida no roteiro e quero fazer um trem panorâmico e conhecer o melhor da Suiça. Ou vou para Chur, Zermatt com o Glacier ou para lugano, Berna e faço o Bermina. Poderia me ajudar?
    Muito obrigada Daniela

  • LÉA ALVES SCHLINGMANN

    Olá Marcella,
    Conheci seu blog hoje e estou impressionada com suas dicas sobre a Suíça.
    Estive esse ano no mês de Maio em Zurique, Lucerna, Berna e Interlaken e relamente me encantei pela Suíça.
    Agora no mês de dezembro pretendo voltar a Europa para curtir a neve e o clima natalino. Estou pesquisando roteiro para fazer os Alpes Alemães, Franceses e também Suíços.
    Dessa vez, na Suíça que conhecer St. Moritz , Zermatt, Moutraux e talvez Interlaken (Jungfraujoch).

    12/12 FRANKFURT – chegada e curtir mercado de natal
    13/12- ROTEMBURG OB DER TAUBER – Já conheço a cidade, mas quero curtir o clima Natalino)
    14/12 -GARMISCH -PARTENKIRCHEN
    15/12 GARMISCH -PARTENKIRCHEN – Zugpitze
    16/12 GARMISCH -PARTENKIRCHEN – talvez um bate e volta em Insbruck ou estação de esqui

    17/12 – ST. MORITZ
    18/12 INTERLAKEN – Lauterbrunnen ( eu amei essa cidade)- Jungfraujoch (não conheci)
    19/12 INTERLAKEN – ZERMATT

    20/12 – COURCHEVEL
    21/12 – COURCHEVEL
    22/12 -COURCHEVEL
    23/12 -COURCHEVEL
    24/12 – PARIS
    25-12- voo de volta

    Estou com muitas dúvidas acerca dos Alpes Suíços, quero mesmo e ver as cidades branquinhas de neve, o melhor estilo white christmas!
    Não sei se vale a pena sair de Garmich pra St. Moritz de carro. Será que de St. Moritz para Interlaken de carro em dezembro vou pegar muita neve nas estradas, e seria melhor devolver o carro lá e pegar o trem mesmo?
    As paisagens de trem a Suíça são tão lindas e fiquei na vontade de parar sempre, por isso que dessa vez penso em fazer de carro. Mas, agora, diferentemente de maio é inverno e temo que as cidadezinhas não esteja tão lindas, mas sim o mais belo seriam os topos das montanhas, que se chega de trem.
    Dos Alpes Suíços, em dezembro, no início do inverno, qual seria o roteiro para 3 ou 4 dias sugerido? sendo que eu pretendo sair da Alemanha e depois da Suíça seguir pra Courchevel. Me dá uma luz Marcella!!

    Agradeço desde já por todas as dicas do blog!

  • Ana Paula

    Olál Marcela! Adorei seu blog e estou lendo todas as dicas! Como todas as cidades da Suiça parecem ser maravilhosa estou com dificuldade de fazer meu roteiro. Irei de Lua de Mel em setembro e ficaria muito agradecida de pudesse dar sua opniao sobre o que pensei para o roteiro. Irei chegar em Zurique dia 24 de setembro as 23:00.
    Roteiro:
    Zurique (2dias) 24-26 de set
    Lucerna (1dia) 26-27 de set
    Ida para Chur para pegar o Glacier Express até Zermart
    Zermat (2dias) 27-29 de set

    Montreux (3 diarias) 29set -02 de out
    Conhecer Montreux (dia 29 set)
    Bate e volta Lausanne (dia 30 set)
    Bate e volta Interlaken (01 out)

    Genebra (2 diarias) 02-04 de out
    Conhecer Genebra(02 de out)
    Bate e volta Annecy- França (03 de out)
    Depois seguiremos para Lyon, Paris e Strasbourg

    Seria melhor de Zurique ir para Zermart e depois de Zermart fazer base em Berna para ir p Lucerna, Interlaken e montreux?
    Vc acha qual cidade mais interessante como base? Para passar a noite?
    Já que eu vou para Zermart vc indicaria fazer tbm o Jungfraujoch?
    Desculpa tantas perguntas mas estou realmente precisando de ajuda para começa a reservar os hoteis!
    Parabéns pelo blog!!
    Obrigada

    • Oi Ana! Que lua de mel incrível que você terá! <3
      Olha eu achei o roteiro bem redondinho viu? Tenho algumas poucas considerações.
      Acho mais fácil fazer o bate e volta para Interlaken a partir de Lucerna do que de Montreux. Como você teria que ir pra Chur depois pegar o trem, as vezes vale a troca (colocar um dia a mais na estadia em Lucerna para conhecer Interlaken, e tirar da estadia de Montreux).

      Quanto a sua pergunta se seria melhor ir de Zurich para Zermatt e depois fazer base em Berna, eu acho que fica quase a mesma coisa (embora ache o seu roteiro original melhor e mais otimizado). A questão é: você quer incluir Berna no roteiro ou não faz muita questão? E também o que quer ver em Zermatt nesses dois dias que colocou? Dependendo das suas respostas você pode tirar um dia de Zermatt e colocar um a mais em Lucerna para fazer o bate e volta a Berna.

      Sei que o roteiro parece uma loucura, cheio de bate e voltas e muito trem, mas fique tranquila porque as paisagens vistas do trem são lindíssimas (de Lucerna pra Interlaken eu me distraí a viagem toda), os trens na Suíça são ótimos – e pontuais- e você estará bem acompanhada durante a viagem! =)

      Quanto as suas últimas dúvidas, em Zermatt fica o Matterhorn. O Jungfraujoch fica mais perto de Interlaken (é de lá que saem os passeios para explorar o topo do mundo), até porque a cidade de Interlaken mesmo não tem nada demais pra conhecer (até pecado falar isso de qualquer cidade suíça, mas estou tentando ajudar aqui…rs).

      E por fim, não consigo escolher entre Berna e Lucerna. É muito difícil e pessoal, as duas são alemãs e tem seu charme e tem localizações estratégicas. Talvez um bom desempate seja o hotel (escolher um em cada cidade e ver qual é melhor, se a diferença de preço é muito significativa e qual vocês gostariam de ficar, enfim). Eu fiquei na região de Lucerna, então meu coração tem uma quedinha especial por lá…rs , e infelizmente não conheci a noite de Berna. =/

      Ah, falando em hotel, se você for reservar pelo Booking entre no Genius pra conseguir algum desconto e reserve por esse link aqui. Reservando pelo link a gente ganha uma pequena comissão que ajuda a manter o blog e você não paga nada a mais por isso. =)

      Espero ter ajudado, e estarei aqui se tiver mais dúvidas e quiser trocar uma ideia.
      Beijos e boa viagem!

    • Ana Paula

      Olá Marcela!!!
      Só vi sua resposta agora quando entrei novamente para procurar novas dicas! Não recebi notificaçoes por email! Uma pena que acabei mudando o roteiro e não sei se foi a melhor opção! ;( Mudamos algumas coisas justamente pensando em otimizar o tempo de viagem nos trens!
      Fiquei muito feliz por sua atençao e irei fazer a proximas reservas pelo link, pode deixar!
      Ainda tenho que fechar alguns hoteis.

      O roteiro esta da seguinte forma:
      Zurique (2 dias) – ida para Chur para pegar o Glacier express
      Zermart (2 dias)
      Interlaken (2 dias)
      Berna(2 dias)- bate e volta para Lucerna
      Como já reservei não terei como fazer o trem de Lucerna para interlaken! 🙁

      *A partir daqui ainda nao reservei os hoteis

      A ideia seria ir para Genebra (3 diarias) e de la fazer bate e volta para Montreux e Lausanne e Vevey e bate e volta no outro dia para Annecy.
      Estamos na duvida se ficamos essas 3 diarias em Genebra ou passamos uma noite em Montreux ou Lausanne ou Vevey e só 2 em Genebra. O que acha?
      Depois iremos para Strasbourg e Paris.
      Muito Obrigada mesmo!

      • Oi Ana, puxa, você marcou para receber notificação por e-mail e não veio? Que pena, mas obrigada por avisar porque eu vou ver isso com meu programador.
        Quanto ao trem de Lucerna para Interlaken, não precisa se preocupar NADINHA! Você vai pegar o Glacier Express e e ver muitaaas vistas lindas (e até mais bonitas) ao longo do deslocamento para outras cidades também.
        Achei a primeira parte do roteiro redondinha, vá tranquila e aproveite o que estiver fazendo. =)
        Quanto a segunda parte, acho que vale passar repensar melhor. Acho interessante passar uma noite na região de Montreux/Lausanne e depois ir pra Genebra. Sei que é um saco ficar pingando de cidade em cidade, mas acho melhor do que passar 3 noites em Genebra que é uma cidade cara e menos charmosa que Annecy, por exemplo (na minh opinião, claro). Não quero me intrometer muito no seu roteiro, porque essa é uma decisão sempre pessoal, mas eu deixaria Estrasburgo pra uma próxima viagem porque me parece um pouco fora de mão. Por que você não pensa em passar uma noite em Annecy (perto de Annecy tem Chamonix- Mont-Blanc que é legal também) e depois talvez tente ir para uma outra cidade no caminho de Paris? Ou então seguir direto pra Paris?
        Vamos pensar nisso juntas! =)
        Beijos e conte comigo

      • Ana Paula

        Oi Marcela, muito obrigada pela ajuda!
        No seu último comentário não apareceu a opção “responder” então estou comentando por aqui! Recebi a notificação no meu email da sua ultima resposta! 😉
        Também pensamos que Strasbourg ficou um pouco fora de mão, mas meu noivo quer muito conhecer a região. Realmente estavamos achando Genebra caro e mudamos como vc sugeriu.

        O roteiro está da seguinte forma:
        Zurique (2 dias) – ida para Chur para pegar o Glacier express
        Zermart (2 dias)
        Interlaken (2 dias)
        Berna(2 dias)- bate e volta para Lucerna

        *A partir daqui pensamos em ficar:
        Montreux (2diárias) – bate e volta Lausanne e Vevey, Castelo de Chillon, Trem de chocolate
        Annecy (1 diária)- se der faria bate e volta para Genebra
        Seguiríamos para Strasbourg (3 diárias)- bate e volta Colmar e Eguisheim
        Paris(4 diárias)

        O que achou?
        Ao pesquisar, vi que em muitas cidades da Suiça o transporte público e gratuito! Tínhamos pensado em comprar o swiss pass de 8 dias, mas agora estamos na dúvida. Vc acha que vale a pena?
        Muito Obrigada!
        beijos

  • Maria Santos

    Olá a todos,
    Conheço uma empresa com dois portugueses na Suíça, eles fazem toda a Suíça e paises vizinhos, tudo em português.
    Deixo aqui o contacto deles, são a Teresa e o Fernando.
    [email protected]

  • Olá Marcela, como vai?
    Estarei indo para Suíça em setembro e pretendo ficar 8 dias e depois mais 8 no norte da Itália.
    Havia pensado em Zurique, Lugano, Lucerna e Engelberg, mas tb ainda não defini as cidades.
    Mas meu marido comentou sobre Genebra, então fui pesquisar sobre a cidade e encontrei o teu blog:)
    Com 8 dias de viagem quais cidades bases, para fazer bate e volta nas redondezas vc sugere e quais cidades a melhor opção é pernoitar?
    O deslocamento é melhor de trem?
    Grande abraço.

    • Greice, tudo bem?
      Que delícia de viagem que você vai fazer. Na Suíça é muitoo fácil andar de trem e você consegue ir de um lado ao outro do país em algumas poucas horas.
      Com 8 dias você terá bastante tempo para conhecer outras cidadezinhas, conhecer talvez o topo do mundo ou colocar um trem panorânico na viagem, se for do seu interesse. As cidades por lá são pequenas e fáceis de explorar. Montar uma base e fazer bate e volta é sempre uma boa opção.
      Um jeito prático de montar o roteiro é pensar na suíça alemã, na francesa e na italiana. Eu, particularmente, adoro a Suíça alemã e acho Zurique, Lucerna e Berna um charme.
      Beijos e boa viagem!

  • Nathália

    Olá Marcela!
    Preciso de uma grande ajuda!
    Vou para Suiça em dezembro para passar o Ano Novo. Tenho uma amiga que vai me hospedar em Zurich, mas ela não poderá me acompanhar muito nos passeios pois estará com bebe muito novinho.
    Vou para passar 10 dias com meu marido, gostaria de saber se de Zurich dá pra visitar outros países facilmente nesse pouco tempo. Sonho em conhecer Paris mas também não sei se dá pra encaixar nesta viagem!
    Me ajuda com um roteirinho simples por FAVOOOOOR!

    • Oi Nathalia, tudo bem?
      Sua ideia é ir pra qualquer outro lugar da Europa? Você tem 10 dias no total? E nesses dez dias pretende só se hospedar em Zurich na sua amiga?
      Acho que a melhor opção seria conhecer bem a Suíça e os países lá por perto.
      Da pra ir pra Paris facilmente, mas eu não recomendo de jeito nenhum fazer bate e volta. Paris merece pelo menos duas noites da sua viagem (pelo menos, eu recomendaria facilmente cinco noites para uma primeira visita a Paris).
      A Suíça no inverno vai estar linda. Você vai estar perto de várias estações de esqui, de St Gallen, de Lucerna… e até mesmo da floresta negra na Alemanha, e de Estrasburgo na França.
      Precisaria entender melhor sua viagem pra fazer as recomendações, mas espero que essas dicas já te ajudem. =)
      Beijos e boa viagem!!

  • Ola Marcella, estou indo para a Italia em novembro! Onde passarei 24 dias!!! Gostaria de encaixar a Suica no roteiro, mais 4 dias!! Gostaria de visitar Berna, Lucerna, interlaken! Como posso fazer este roteiro? Sairemos de Sao Paulo com direção a Barcelona, a principio iriamos pegar um voo de Barcelona para Milao, onde comecariamos a viagem pela Italia, de Milao a Costa Malfitana! Agora resolvemos colocar a Suica tambem no roteiro! Qual a melhor maneira de ir de Barcelona para Suica e depois ir para Milao, onde comecaremos nosso roteiro pela Italia??
    Muito obrigada, aguardo sua ajuda!!!
    Marcia

  • christophe

    Olá, como é possivel ir de Annecy para Zermatt. Gostaria de ir de trem ou onibus, mas nao consegui opcoes.

    • Olá Christophe,
      Eu sempre uso esse site para ver trajetos: https://www.rome2rio.com/map/Annecy/Zermatt
      O site mostra que há trens (com paradas) no trajeto Annecy-Genebra, mas sei que sua viagem ficaria bem mais fácil se você fosse até Genebra com outro meio de transporte e de lá pegasse um trem para Zermatt.
      EU fiz o trajeto Annecy-Genebra de BláBláCar e foi super tranquilo, pagando apenas 5 ou 10 euros por pessoa (há muitas pessoas que moram em Annecy porque é mais barato do que morar em Genebra e vão pra lá a trabalho diariamente).
      Há também linhas de ônibus que fazem o trajeto Annecy-Genebra.
      Veja se essas informações te ajudam e vamos conversando para conseguir resolver isso. =)

  • GABRIELA

    Olá, como é possivel ir de Annecy para Zermatt. Gostaria de ir de trem ou onibus, mas nao consegui opcoes.

    • Olá Gabriela,
      Eu sempre uso esse site para ver trajetos: https://www.rome2rio.com/map/Annecy/Zermatt
      O site mostra que há trens (com paradas) no trajeto Annecy-Genebra, mas sei que sua viagem ficaria bem mais fácil se você fosse até Genebra com outro meio de transporte e de lá pegasse um trem para Zermatt.
      EU fiz o trajeto Annecy-Genebra de BláBláCar e foi super tranquilo, pagando apenas 5 ou 10 euros por pessoa (há muitas pessoas que moram em Annecy porque é mais barato do que morar em Genebra e vão pra lá a trabalho diariamente).
      Há também linhas de ônibus que fazem o trajeto Annecy-Genebra.
      Veja se essas informações te ajudam e vamos conversando para conseguir resolver isso. =)

  • Olá Marcella, tudo bom?
    Eu vou com meu namorado para Londres em setembro/2018.
    De Londres queremos voar até Genebra (ou Zurique) e ficar pelo menos 6 dias na Suíça, ter como base Interlaken porque pelo que tenho pesquisado há muitos passeios legais para fazer; então pretendo fazer pelo 1 passeio de barco, 1 de teleférico, 1 trem panorâmico e 1 bate-volta (lago Blausee, se der).
    Com um roteiro desse vc acha possível incluir um dia em Chamonix (Alpes Franceses)?
    Outra dúvida: não tenho a Itália como base, mas quero MUITO fazer o Bernina Express.
    To disposta a encarar a ida até St. Moritz para fazer esse passeio no BE até Tirano; depois Tirano x Milão x RJ.
    Qual a sua opinião? To viajando na maionese ou vc acha perfeitamente possível esse roteiro?

  • Felipe Gonzalez

    Olá Marcela, muito legal seu site. Gostaria de tirar algumas dúvidas. Estarei indo a Europa em Novembro. A 1ª parada é em Paris (5 dias) depois seguirei para Suíça (8 dias) e depois Espanha (5 dias). Qual a melhor cia de trem para ir de Paris para Suíça? Pretendo visitar Lucerna (2 dias) e Interlaken (3 dias), porém a 1ª cidade da Suíça estou em dúvida entre Zurique e Berna para passar 3 dias, qual você indicaria? E quanto seguir para Barcelona o melhor trajeto seria trem + avião?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Oi Felipe, tudo bem?
      Que viagem gostosa essa sua!
      De Paris para Suíça, o melhor e mais barato é comprar pela cia francesa, a SNCF.
      Dependendo do seu destino final na Suíça, existe a opção de pegar um trem TGV (trem de alta velocidade).
      Entre Berna e Zurique a decisão fica difícil. Berna é uma graça, mas não precisa de tantos dias porque é pequena. Zurique é maior, então tem mais opções para 3 dias. Mas
      Dependendo do seu roteiro e ritmo de viagem, dá até pra tentar encaixar as duas deixando 1 dia pra Berna e 2 pra Zurique.
      E se você fizesse 1 noite em Berna, depois 3 em Interlaken, 2 em Lucerna e terminasse com 2 noites em Zurique, pra de lá pegar um avião pra Barcelona? Desse modo você consegue visitar tudo o que quer. =)
      Em tempo: o melhor trajeto seria só avião, sem necessidade de pegar um trem (a não ser que você termine seu roteiro na Suíça em uma cidade pequena demais e que não tenha vôos).
      Espero ter ajudado.
      Beijos e boa viagem!

  • Boa tarde! Gostaria que me desse uma ajuda em relação ao meu roteiro. Serao 6 noites em outubro. Pensei em fazer da seguinte forma: Zurique – St Moritz (glacier express) – zermatt – Interlaken – Lucerna -Zurique. Irei com uma criança de 2 anos. O que acha? Obrigada!

  • Adorei seu site! Podemos viajar sem sair do lugar.. haha Vou para a Europa em novembro com meu noivo, e gostaria de algumas dicas. Nosso sonho é conhecer os Alpes… Vamos chegar em Veneza e ficaremos na Itália uns 5 dias. Partindo da Itália, onde poderíamos ir para aproveitar o país/Alpes… Teremos 3 dias para fazer esse “bate-volta”.
    Te desejo sucesso, e muitasss viagens!

    • Mariá, que bom saber que você viajou um pouquinho mais com a gente. =)
      Você vai adorar a Suíça e a região dos alpes italianos.
      Aproveite! Boa viagem.

  • Carolyna

    Olá, Marcela. Tenho uma viagem no final de agosto para Barcelona. Tenho muita vontade de ir à Suíça, então, pensei em ir para Milão e de lá fazer algum passeio que saia de lá. A passagem de volta para o Brasil seria partindo de Milão. Vc tem alguma dica de roteiro para 3 dias pela Suíça? Li várias coisas e entre essas que n é mto interessante fazer bater e volta para fica cansativo. É possível visitar Olavo azul por algum dos trens que partem de Milão? Em resumo gostaria de saber se é viável aproveitar a ida a Milão para conhecer a Suíça, ainda que seja só uma pequena parte. Desde já agradeço.

    • Oi Carol,
      Antes de mais nada, eu acho que nas viagens tem sempre o momento de escolha: seguir o que foi recomendado X fazer o que dá pra fazer.
      Eu mesma já fiz muita viagem com roteiros meio malucos e não recomendadas, simplesmente pq era a opção que eu tinha pra fazer o que eu queria! Rs.
      Tudo isso pra dizer que: se está com vontade de ir pra Suíça nesses três dias, vá!!
      O mais interessante seria voar de Barcelona para Zurique e começar a descer de lá até Milão. No caminho você pode passar por Lucerna e a parte italiana (Lugano e Locarno), por exemplo.
      ou
      Não sei se existem vôos bons de Barcelona para Berna (sei que não são diretos), mas uma outra opção seria voar até lá, conhecer a cidade rapidamente e seguir para a região de Interlaken para ir também ao Lago Azul. Depois seguir para Milão.

      Chegar de Barcelona direto na Suíça pode facilitar bastante o seu trajeto.
      Mas lembre-se de chegar em Milão com bastante folga para conseguir pegar o seu vôo internacional de volta.

      Espero ter ajudado.
      Beijos e boa viagem!

  • Olá, Marcela! Muito legal o site, parabéns! Estou indo a suica em agosto e pretendo ficar por 15 dias lá. Você tem uma sugestão de roteiro? Acha melhor ter um local base ou migrar de cidades durante a viagem? Saberia me dizer o custo médio diário da viagem para um perfil econômico de turismo? Muito obrigado!

    • Oi Leonardo, que delícia que vai passar 15 dias na Suíça.
      Dá pra conhecer o país todo praticamente!
      Como você tem bastante tempo, acho válido mudar de cidades sim.
      E dai você monta 3 bases, por exemplo, e pode visitar as redondezas daquela cidade (além de visitar a própria cidade, claro).
      Quanto aos custos, eu não tenho preços atualizados para viajar a Suíça e não consigo te ajudar com isso.
      Mas, só de ver o custo dos hostels/hotéis no booking, e os preços dos passes de trens, você já consegue calcular uma parte mais “pesada” dos gastos da viagem.
      Espero ter ajudado! Beijos e aproveite!

  • ELIANA CHINELATO

    Esqueceram de mencionar Vevey, que fica entre Lausane e Montreaux.

  • Diogo Bon

    Marcella,

    Muito bom ter pessoas como vc para auxiliar os demais viajantes, parabens!!!

    Desculpe o incômodo, sei que você deve ter respondido varias vezes algumas duvidas que tenho.
    Basicamente, estou pensando em começar minha eurotrip por Suiça (origem de minha família), chegaria 18.10 as 13:00h por Zurique, ficaria 19 e 20.10 (pelo visto em Lucerna ou Berna) e 21.10 final da tarde iria para Paris de trem.
    Gostaria de fazer os passeios de trem panorâmicos pelo mesnos o Bernina Express q falam que é o melhor com vista dos Alpes e tal.
    O q vc sugeriria, posso voltar por Berna ou Zurique de Trem para Paris, ok (qual melhor cia para Trem?)
    QQ ideia seria bem vinda, uma vez que so falta isso para fechar minha viagem !!!
    Muito Obrigado

    • Oi Diogo,
      Que bom saber que estamos ajudando outros viajantes a viajar melhor! =)
      Quanto ao Bernina, essa é uma dúvida que recebo direto, e a escolha depende de cada caso e do tamanho da vontade de incluir o trem.
      A recomendação é: pegue o trem se fizer sentido, se você estiver indo para a suíça italiana ou para a Itália mesmo.
      De resto é bem difícil encaixá-lo e pegar ele nos dois sentidos (ir e voltar pelo mesmo trajeto) pode ser cansativo demais.
      Pelos dias que você tem, ou faz o trajeto Zurique-Suíça italiana com o trem, ou conheça Zurique, Lucerna e Berna, como você tinha mencionado. Fazer tudo vai ficar bem complicado.
      Quanto ao trem, a dica que eu tenho é comprar pela empresa de trem da França (snfc) que tem preços bem melhores.
      Beijos e boa viagem!

      • Diogo bon

        Obrigado Marcella,

        Pois é, tb pensei em ser cansativo fazer os panorâmicos !! Então, acho q farei um tour por Zurique de uma tarde (tipo de 14h as 18h) nos pontos principais, uma vez q chego do Brasil direto em Zurique as 13h (como vou com minha mãe, queria evitar de ficar pegando mt trem e tal e talvez fechar o passeio com alguma agência, o q acha ?)
        Dia 19.10 iria pra um passei no Monte Riggi e dia 20.10 ir no Top of Europe! Dia 21.10 como pegaria um trem pra Paris, iria bem cedo de Lucerna pra Berna pra poder fazer um tour de uma manhã / tarde por Berna !! Acha q fica bom esse roteiro ? Acha q como quero mais comodidade por estar com minha mãe, q seria melhor já ir certo com passeio pago ou pegar lá um, se sim, vc saberia um site ou empresa boa pra esses passeios?

        Bjs

  • Oi Marcella, sou eu de novo , Cristina
    Desculpe , cliquei sem querer em enviar , nem agradeci e nem corrigi os erros de ortografia. Monte titlis E rigi
    Será que fico 1 dia em. Lucerna e 2 em interlaken
    Nao tenho idéia do que é melhor fazer.
    Ou o bermina, nao cabe aí ? Bjos. Muito obrigada. Desculpe tanta confusão

    • Cristina, imagina, sem problemas!
      Obrigada pela gentileza e consideração.
      Colocar o trem para fazer um bate-e-volta não é a opção recomendada e que faz sentido,o normal é encaixar o trem entre a suíça italiana e a parte mais centro-norte. Mas se você tem muita vontade, então por que não?
      Pra ser bem sincera, eu acredito que você tem que fazer o que quer em uma viagem, desde que saiba tudo que você pode encontrar no caminho e as consequências das suas escolhas enquanto estiver planejando. Nesse caso você irá e voltará pelo mesmo trajeto e vai ficar muito tempo dentro do trem.
      O trem pode sair de St Moritz (trajeto mais curto de 2h05min), de Davos mesmo (3h30min) ou Chur (4h10min), então você pode ir para qualquer uma dessas cidades. Chur está a uma hora e meia de Zurique de trem (um bate e volta de Zurique resultariam em mais de 11 horas dentro trens).
      Um bate e volta de Zurique para Berna não faz tanto sentido no seu caso. O melhor seria ir de Zurique para Lucerna e fazer o bate e volta para Berna a partir de Lucerna.
      Espero ter ajudado a começar a clarear um pouco seu roteiro.
      Beijos e boa viagem!

  • Boa noite Marcela , que bom que eu encontrei seu site ! Depois de ler tanta coisa na internet , achei o seu muito pratico e fácil de entender. Nao conheço nada na Suíça , vou p lá em setembro . Estarei em munique até dia 16 e pensei pegar um trem p Suíça Minha passagem de volta é dia 23 a noite de munique p o Brasil . Pensei em fazer o seguinte roteiro , e queria saber se vc acha viável:
    16/9: trem de munique p davos
    17/9: fazer o passeio com o bermina até saint Moritz ou tirano E voltar p davos e dormir lá?( pois fiquei louca p passear nesse trem )
    18/9: pego trem de davos p zurich
    18/9: conhecer zurich e dormir e zurich mesmo
    19/9: bate volta p Berna e dormir em zurich
    20/9:trem p lucerna — p conhecer o titiles o mente rigi
    21/9: ainda ficar em lucerna
    22/9: pegar trem p interlakem — p conhec o topo da Europa. , que leva o dia todo
    23/9– trem pela manha p munique , que pelo que vi leva umas 5 h. Dai direto p o aeroporto
    Muito corrido?? O que vc acha? Nao sei se isso pode dar certo!

  • ESTAMOS PLANEJANDO IR PARA SUIÇA EM 18/1/17 E RETORNAR DIA 31/1/17, SAINDO DE SAO PAULO CHEGANDO EM GENEBRA, E VOLTAR PARA SAO PAULO DE GENEBRA. SERÁ A 1ª VEZ QUE IREMOS A SUIÇA; ESTAMOS PENSANDO EM ALUGAR UM CARRO E RODAR PELO PAÍS, TALVEZ IR PARA AUSTRIA. QUAL SERIA O MELHOR ROTEIRO, OU SEJA, AS CIDADES MAIS INTERESSANTES PARA CONHECER? NA VERDADE ESTOU QUERENDO MONTAR UM ROTEIRO, MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR. SERÁ UM TEMPO DE INVERNO!! SERÁ QUE SERIA BOM ALUGAR UM CARRO? GOSTARIA DE UMAS DICAS SUAS!!
    PARABÉNS PELO SITE!!

    • Olá Augusto!
      Se você esquia, considere passar por alguma estação de ski.
      Pode pegar um trem panorâmico para aproveitar as lindas paisagens invernais da Suíça.
      O roteiro básico funciona super bem no inverno também, pois Zurique, Lucerna, Berna, Interlaken e Genebra são ótimos destinos para fazer uma iniciação pelo país.
      As possibilidades são inúmeras. Faça uma lista, veja os lugares que mais quer ir, e comece a traçar o seu roteiro e ver o que é viável ou não.
      Se estiver perdido e quiser saber por onde começar o seu planejamento, veja esse post: https://segredosdeviagem.com.br/2014/12/10-passos-para-planejar-a-sua-viagem/
      Espero ter ajudado!

  • Thais Cerqueira

    Oi Marcela boa noite! Td bem? Estou indo para suica em outubro com marido , mãe e filha de 2 anos. Gostaria de fazer um roteiro de 8 dias , conhecendo paisagens (cidade beira lago, montanha , Berna e pegar um trem panorâmico) . Chegaremos por Zurique . Pensei em terminar em Genebra e de lá , pegar um voo para Nice. Quais bases que recomenda? Para não ficar tão cansativo para minha bebe? Queria conhecer Berna, Zurique , lucerna,interlakem e Genebra

    • Oi Thais, tudo bem?
      Tenho bem pouca experiência em viagens com crianças pequenas, mas imagino que quanto mais devagar for o ritmo da viagem e quanto menos mudanças de hotéis você tiver, mais fácil será para vocês e para ela. Pensando nisso, eu recomendaria chegar, ficar um ou dois dias em Zurique e depois seguir para fazer base em Lucerna ou Berna (tanto faz, a que você se interessar mais) e depois seguir pra Genebra.
      Quanto aos trens, o o Golden Pass Line e o Wilhelm Tell Express estão mais viáveis para o seu roteiro. Veja o que fica mais interessante para você e espero que consiga resolver essa equação depois das dicas! =)
      Beijos e boa viagem

  • Oi Marcella!
    acabei de conhecer seu site e ameiii 🙂
    gostaria de tirar uma dúvida…
    vc acha que é possível – e acessível, fazer uma viagem de 15 dias passando por França (Paris e outras cidades, se possível), Suiça e Itália (tem que ter Roma!!!)?
    É corrido demaisss? Tem algum roteiro mais “fácil” saindo de alguma cidade de Paris, pra Suiça e da Suiça pra Italia? ou em outra ordem tbm!!!

    Se souber, vai ser de grande ajuda.
    ps: como ainda está td no papel, não tenho definido a quantidade de dias, preciso definir primeiro como ir de um lugar pro outro.

    Tks!!!

    Isa

    • Isa, que bom que gostou do site! Espero que te ajude em outras viagens também! =)
      Eu acho bem corrido sim, mas isso também depende da quantidade de cidades que você quer visitar.
      Se você quer visitar só Paris, umas duas cidades na Suíça e Roma, ainda ficaria bom. Mas se quiser explorar mais já começa a ficar corrido mesmo.
      A Itália, por exemplo, tem mil e um roteiros diferentes que você pode fazer, e você poderia ter um mês só lá que ainda faltaria tempo. Além disso, Paris e Roma merecem pelo menos 4 dias para serem minimamente exploradas.
      Uma vez escrevemos um post que pode te ajudar, são dicas para montar um roteiro e é o que nós fazemos sempre antes de planejar uma viagem.
      Seguindo esses dez passos a vida fica bem mais fácil. Rs.
      Se depois disso ainda tiver dúvida, não hesite em deixar outro comentário aqui ta? Beijos

  • OI MARCELA, PARABENS PELO BLOG!!
    GOSTARIA DE TE PEDIR UMA OPINIÃO. VOU PARA SUICA EM OUTUBRO DESTE ANO. CHEGAREI PRIMEIRO EM VIENA, PASSAREI CERCA DE 7 DIAS NA AUSTRIA E DE LA SEGUIREI PARA SUICA. PENSEI EM CHEGAR NA SUICA POR ZURICK. MINHA PASSAGEM DE VOLTA PARA BRASIL É SAINDO DE GENEBRA. APROVEITEI SUAS SUAS DICAS PARA MONTAR ESSE ROTEIRO. COM ISSO ACABEI RETIRANDO LUGANO DO MEU TRAJETO E REDUZI MEU TEMPO EM BERNA (FICARIA 3 DIAS INICIALMENTE). MINHAS DUVIDAS SAO: COLOCO BERNA COMO UM LUGAR DE PASSAGEM (DORMIRIA LA) ENTRE INTERLAKEN E GENEBRA OU COMO UM BATE E VOLTA COM BASE EM LUCERNA? ACABEI COLOCANDO COMO BATE E VOLTA PORQUE PENSEI QUE PERDERIA MENOS TEMPO SAINDO E ENTRANDO EM HOTEL E LEVANDO MALAS. VC SUGERE INTERLAKEN EM 2 DIAS MESMO? (SO QUERO VER , NAO GOSTO DE ESQUIAR. IR AO TOPO DA EUROPA VALE A PENA NA SUA OPINIAO?). OUTRA COISA, DE INSBRUCK PARA ZURICK VC ACONSELHA IR DE TREM OU AVIAO?
    07/10 (sexta): Zurick
    08/10 (sábado): Zurick
    09/10 (domingo): Lucerna
    10/10 (segunda): Lucerna
    11/10 (terça): Lucerna > Berna (Bate e volta)
    12/10 (quarta): Lucerna > > Interlaken
    13/10 (quinta): Interlaken
    14/10 (sexta): Genebra
    15/10 (sábado): Genebra
    OBRIGADA, MARIANA.

    • Oi Mariana, tudo bem?
      Que bom que gostou do SV! =)
      Começando em Zurique e terminando em Genebra você vai conseguir cruzar o país inteiro e ainda sem precisar voltar! Isso é ótimo.
      Olha, sinceramente eu colocaria como bate e volta mesmo porque eu, particularmente, não gosto de ficar preocupada com malas e horário de check in/check out.
      Tenho uma consideração pelo que você comentou sobre Interlaken. Fora os esportes mais radicais e a subida ao topo do mundo, a cidade não tem muito mais o que fazer, na minha opinião. Então, olhando o seu caso, acho que dá pra deixar um dia inteiro para lá apenas… não sei se precisa passar duas noites, uma noite já bastaria. Assim você ganha um dia e uma noite em algum outro lugar da Suíça.
      Se escolher algum lugar entre Berna/Interlaken e Genebra, talvez fosse interessante voltar a ideia original de pernoitar em Berna e depois passar a noite na nova cidade escolhida.
      Não tem vôo direto de Innsbruck para Zurique, se eu não me engano. Mesmo se tivesse, eu recomendaria ir de trem, além de evitar a conexão você ainda aproveitar as paisagens do caminho.
      Espero ter sido clara e te ajudado com suas dúvidas!
      Beijos e boa viagem! =)

  • Oi Marcella, estou encantada com seu blog. Farei uma viagem em setembro e fiz um roteiro pra ter uma ideia. O que vc acha?

    Chego na Suica zurique -Lucerna
    Suica Lucerna
    Suica Lucerna -Montreaux e Lou
    Suica indo p/ Interlaken
    Suica Interlaken Jungfrau
    Suica interl- Berna(bate e volta)
    Interlaken vai em Blausee
    INterl. P/ Adelboden(the cambrian)
    Suica Adelboden conhece a cidade
    Adelborden para Genebra
    Genebra para Londres

    • Olá Raquel!
      Parece bem interessante seu roteiro. Só não entendi porque você colocou Montreaux no meio do caminho, faria mais sentido deixar depois de Interlaken ou Berna, antes de ir para Genebra, pois faz mais sentido geograficamente e pensando na rota e tempo viajando.
      Aproveite! Beijos e boa viagem

  • Desculpe mais um dúvida caso eu escolha ir pra Lucerna e Zurique. Como ficaria melhor? Pois logo após Vou pra Barcelona visitar minha irmã. Opçao 1 : de Paris a Zurique de avião, pego o trem pra Lucerna e depois vou ate a cidade próxima que fica o hotel, passo 1 dia so no hotel e no dia seguinte vou conhecer Lucerna e rerorno para o hotel que é só 30 min de distância depois vou pra Zurique e passo 1 dia la N. N. Opçao 2 : Paris- Zurique( fico 1 dia em Zurique ) e depois vou para Lucerna, pensei que a opçao 1 seria mais cansativa so que o bom é que depois preciso pegar avião e ir pra Barcelona e fico com medo de estar em Lucerna e ter que locomover ate Zurique e por algum imprevisto perder o voo entende? Desculpe a pergunta enorme ! Obrigada

    • Não tem problema! Eu que preço desculpas pela demora pois estava viajando.
      Você analisou a possibilidade de ir de trem de Paris até Zurique ou Lucerna?
      Se o vôo para Barcelona for depois das 15h eu faria isso: trem Paris-Zurique (4 horinhas direto em TGV), passa o dia em Zurique e depois vai para o hotel e Lucerna. Dai no dia seguinte você pega o trem do hotel até Lucerna e depois até Zurique, e pega o avião a tarde de Zurique a Barcelona. Os trens são muito pontuais e funcionam super bem na Suíça, dai você coloca umas 2 horas de antecedência para imprevistos e dificilmente se atrasará.
      Se o vôo para Barcelona for de manhã, dai é melhor a primeira opção que você disse e com uma adaptação: ir de trem de Paris a Lucerna (5 horas com 1 parada), aproveitar a cidade, depois ir até o hotel e depois ir a Zurique e já ficar por lá para pegar o avião. Desse modo você nem dá abertura a imprevistos de transporte.
      O que acha?
      Beijos e boa viagem

  • Ola Marcella tudo bem? Vou estar em Paris e pretendo passar 3 dias na Suíça. A minha dúvida é a seguinte compensa mais ir pra Genebra e fazer um bate e volta pra Annecy ou ficar 1 dia em Zurique e 2 no hotel villa honneg, passo um dia so no hotel e no outro conheço Lucerna e volto para o hotel. Sei que Genebra é mais próximo de Paris mas estou na dúvida se não seria melhor conhecer Zurique e Lucerna e este hotel que ouvi falar muito bem. Obrigada!

    • Olá Beatriz,
      não conhecia esse hotel, mas vi as fotos e achei maravilhoso!
      Fico com receio de te falar o que escolher porque a Suíça é inteira linda e eu tenho uma paixão especial pelo lado alemão por motivos afetivos e pessoais, e também porque nunca fui a Annecy (que já ouvi falarem super bem).
      Se eu tivesse na sua situação e tivesse que escolher no escuro, escolheria a segunda opção por alguns motivos: você visita mais lugares, passeia de trem cortando o país inteiro e vendo as paisagens que são lindas, fica em um hotel bacana e pode curtir a noite em Zurique e talvez visitar os alpes em Lucerna. Mas, de novo, minha escolha é tendenciosa… rs!
      Veja o que fica melhor na sua programação e me avise porque agora eu fiquei curiosa para saber o que você vai escolher! =P
      Beijos e boa viagem!

  • Marcus Vinicius

    Desculpe !!! Se for de Genebra pra Courthevel melhor caminho ou melhor maneira de locomoção !

    • Olá Marcus,
      existem shuttles e ônibus que saem do aeroporto que são boas opções, você pode alugar um carro ou até mesmo ir de trem (para em Moutiers a 24 km de Courchevel). É possível também contratar um motorista particular. Se tiver interesse nessa segunda opção, fale com o pessoal da Swiss Prestige Limousine que é nosso parceiro por lá, pois eles tem motoristas que falam português.
      Entre em contato no email [email protected] e diga que foi indicação do SV.
      Beijos e boa viagem!

  • Marcus Vinicius

    Boa noite . Marcela me dá uma dica ! De Zurique para Courthevel qual o caminho e meio de locomoção mais rápido e quanto tempo levo ?

  • Olá!
    Que ótimo site! Obrigadas pelas dicas! Pretendo fazer Suíça Alemanha com um bebe de 1 ano e 10 meses. Você aconselha trem ou carro? Obrigada!

    • Olá Elaine,
      se você estiver sozinha, com certeza vá de trem.
      Se não, a escolha é muito pessoal e depende das cidades que você vai visitar e as distâncias entre elas.
      Eu, particularmente, gosto bastante de viajar de trem pela Europa e é bem fácil.
      Beijos e boa viagem

  • Boa noite, Marcela desculpe o incomodo de novo, fico feliz que achou meu roteiro bom. Gostaria de saber se vale a pena comprar o swiss pass para cada um ou seria melhor comprar as passagem de ônibus por dia ? Queria fazer o passeio de Interlak, será que com o swiss pass não pagamos o ingresso? Será que conhece algum hotel de bom custo benefício para todos nós é perto das estações de ônibus em Zurique?

    Olá Marcella, caso ache melhor comprar o swiss pass será qual o melhor? Será que esse
    Swiss Half Fare Card e o melhor? Posso pedir junto na hora da compra o swiss famíly e com isso pagar menos pelo cartão Swiss Half Fare Card, já que segundo li criança de até 16 anos paga metade do valor ? Não sei se vai me compreender, mas só queria economizar dinheiro se for possível. Desde já agradeço a ajuda e a parabenizo pelo site é excelente. Bjs

  • edvaldo maia

    Marcella, bom dia !
    Está próximo o dia de minha viagem e gostaria que você desse uma olhada na msg que passei no dia 10/2, para tirar essas últimas dúvidas.
    Grato/Edvaldo

  • Boa tarde Marcella, sensacional sua pagina e seus conselhos, me ajudaram muito.
    Estou indo para Suica final de maio e estarei gravida de 7 meses. Vou parar na ida e volta em Portual para amenizar a viagem.
    Bom, pensei assim:
    Chegada em Zurique e durmo uma noite
    Dia seguinte para Lucerna com 2 noites e fazendo bate e volta para Berna e Interlaken.
    Em Interlaken mais uma noite tambem, gastando um dia para Jungfrou.
    Volto para Zurique de Interlaken. Nao sei se vou precisar dormir duas noites em Interlaken.
    O que acha?
    Obrigada,
    Ju

    • Oi Ju,
      tem uns mini detalhes de horários de chegada e saída no roteiro que podem fazer toda a diferença para saber o que conhecer na viagem.
      Deixa eu ver com você se entendi direito para conseguir ajudar:
      1-Chega em Zurique a noite e dorme lá (você vai tirar um tempo para conhecer a cidade na volta, certo?)
      2-No dia seguinte vai cedo para Lucerna, conhece a cidade e dorme lá.
      3-No outro dia faz bate e volta para Berna, volta e dorme em Lucerna.
      4-Em seguida, vai para Interlaken, faz o passeio a Jungfrou e dorme lá.
      5-No dia seguinte, descansa um pouco e volta para Zurique (e daqui conhece a cidade melhor, certo?)
      Embora esteja tudo condensado, está bem amarradinho e não precisa de duas noites em Interlaken.
      A não ser que você queira aproveitar mais Lucerna no dia 4 e dai vai no fim do dia para Interlaken, dorme lá e faz Jungrou no dia 5 e dorme lá de novo, e volta para Zurique no dia 6. Acho essa última opção uma boa para aproveitar com mais calma Lucerna e não cansar tanto da viagem + passeio a Jungfrou no mesmo dia. Se você tem dias para isso, go for it!!
      Espero ter ajudado. Beijos!

  • edvaldo maia

    Prezada Marcela: mais uma vez peço sua ajuda. Você pode informar se na Suíça eles aceitam a moeda Euro ou apenas o Franco Suíço ? Isso em restaurantes, lanchonetes, mercado, taxi/ônibus etc. Eu não queria ter que precisar ficar trocando moeda. Outra coisa: em Zurique, é fácil pegar um taxi do aeroporto para o hotel ?

  • Boa noite Marcela, acho que não viu minhas novas dúvidas , gostaria que me respondesse , me ajudaria a me programar. Desde já agradeço a ajuda

  • Marcela, agradeço-lhe imenso se me poder ajudar:
    Vou alugar um apartamento em Lausanne de 12 a 19 de Abril Como tenho de regressar sempre à base para dormir , pequenos almoços e alguns jantares, qual a melhor maneira de visitar o máximo da Suiça, deslocando-me de carro (alugado). Gostava de ver algumas cidades, ir a interlaken e a annecy em frança.Obrigado

    • Olá Luis,
      como você precisa voltar a Lausanne para fazer as refeições, o melhor é conhecer o entorno da região mesmo.
      Montreaux, Gruyére, Genebra, ou até mesmo Berna e Interlaken que são cidades bem próximas. E Annecy e Chamonix, na França, podem ser boas opções.
      =)
      Boa viagem!

  • Olá Marcela, como vai?
    Parabéns pelo texto!
    Gostaria de algumas dicas específicas se não for incomodar. Eu tenho um conhecido que posso montar base em Lausane. Gostaria de dicas de roteiros pra fazer dessa maneira. Além da Suíça tb pretendo passar em Munique, Praga e provavelmente entrarei pelo aeroporto de Madri que me parece o mais barato.
    Queria saber a partir de Lausane, quais cidades vale apena fazer bate e volta e quais é melhor seguir direto para ir para Munique ou praga, por exemplo.
    Antecipo meus agradecimentos. Henrique

    • Olá Henrique,
      Lausanne está do ladinho de Genebra, Montreux e Zermatt (caso vá no inverno).
      E mesmo cidades como Berna, Lucerna e Zurique não estão muito distantes e tem trens direto que duram apenas 1h, 2h15min e 2h20min respectivamente. Interlaken tem uma viagem mais longa, de 2:30h pois faz uma parada em Berna e poderia ficar um pouco mais cansativo, mas não impossível também (não dá pra conhecer Interlaken e o topo do mundo e Berna no mesmo dia, infelizmente).
      Já que você tem estadia de graça em Lausanne, aproveite para acordar cedinho para ir as outras cidades. Na minha opinião é possível fazer sim esses bate e voltas tranquilamente. O que quero dizer é: para nós brasileiros, a Suíça é minúscula, e com um transporte ferroviário de qualidade que eles tem, fica tranquilo viajar pra qualquer lugar.
      Se quiser fazer uma parada antes de ir pra Munique, eu indicaria Zurique por ser maior e ter mais opções interessantes para a noite, e por estar no meio do caminho.
      Seu conhecido também deve ter umas dicas boas! Aproveite, pergunte tudo e depois conte pra gente! =)

      • Obrigado Marcella,
        a ideia é ir no outono, meados de setembro e outubro. O Jungfrau com certeza é um lugar que quero ir, diferente de tudo.
        Não terei todo tempo pra conhecer a Suíça inteira infelizmente, então terei que fazer algumas escolhas, então vou evitar alguma cidades que podem ficar redundantes (pelo tipo de turismo, natureza, histórica, vida noturna, etc).
        De Lausane pro Jungfrau não da pra fazer bate e volta né?
        Outra dúvida que tenho são sobre as entradas e saídas da Suíça. Vindo de Madri por exemplo se é melhor trem ou avião. E também Munique e República Tcheca. Sei que pra Munique deve ser tranquilo, mas voltando de Praga eu teria que passar em Munique novamente ou compensa voltar direto e pra qual cidade? Isso ajuda a definir o roteiro.

  • Olá Marcella, caso ache melhor comprar o swiss pass será qual o melhor? Será que esse
    Swiss Half Fare Card e o melhor? Posso pedir junto na hora da compra o swiss famíly e com isso pagar menos pelo cartão Swiss Half Fare Card, já que segundo li criança de até 16 anos paga metade do valor ? Não sei se vai me compreender, mas só queria economizar dinheiro se for possível. Desde já agradeço a ajuda e a parabenizo pelo site é excelente. Bjs

  • Olá Marcela!!! Parabéns pelo blog, fantástico! E parabéns pelas respostas, super atenciosa vc…
    Eu e meu marido estamos
    Indo em fevereiro para Suíça. Vamos chegar por Zurique e embarcar a volta por Genebra. Ficaremos 7 dias na Suíça . Minha ideia é ficar em Zurique ou Lucerna como base e fazer 1 dia em Berna, 1 Lucerna e 1 Zurique como bate e volta de trem. Um dia queremos ir a charmonix e penúltimo dia ficaremos em Genebra e Laussane! Me restam dois dias que a ideia é fazer um passeio de trem panorâmico , minha dúvida é o Bernina ou glaciar? Ou escolher a cidade Interlaken ou Zermatt. O que vc me sugere? O restante do roteiro tá legal?

    • Ola Viviane!
      Obrigada pelo elogio, é sempre bom ouvir os agradecimentos e retorno dos leitores! =)
      Achei muito bom o seu roteiro e a ideia de ir por Zurique e voltar por Genebra é genial e facilita muito a sua vida!
      Quanto a sua dúvida, acho que é possível juntar um pouco de cada um.
      Explico: o Glacier Express faz o trajeto St. Morritz-Zermatt, então você pode chegar no destino final do trem e ainda aproveitar uma das duas cidades que você estava em dúvida. Nesse caso Interlaken ficaria de fora =( .
      Na minha opinião o Bernina Express vai fugir muito da sua rota se comparado com o Glacier, então, a princípio eu descartaria essa opção.
      Difícil escolher entre tantas coisas bonitas né? Tentei ajudar tentando otimizar os roteiros pra você colocar na ponta do lápis, ver os deslocamentos e decidir qual é a melhor opção pra você.
      Espero ter ajudado! Beijos e boa viagem! =)

  • Boa tarde Marcella, tenho passagem marcada para Zurique do dia 26/07 até 31/07. Somos eu e marido e duas crianças (12 e20 anos).
    Pensei no seguinte roteiro e queria sua ajuda:
    27/07 chego a noite – visitar Zurique a noite
    28/07 Berna e retornar à noite a Zurique
    29/07 Interlak e retornar à noite a Zurique
    30/07 lucerna e voltar a noite a zurique
    31/07 conhecer Zurique de manha
    Meu voo de volta a Portugal e a tarde
    Aguardo ajuda no meu percurso

      • Boa noite, Marcela desculpe o incomodo de novo, fico feliz que achou meu roteiro bom. Gostaria de saber se vale a pena comprar o swiss pass para cada um ou seria melhor comprar as passagem de ônibus por dia ? Queria fazer o passeio de Interlak, será que com o swiss pass não pagamos o ingresso? Será que conhece algum hotel de bom custo benefício para todos nós é perto das estações de ônibus em Zurique?

  • edvaldo maia

    Marcella,
    Grato pela resposta. Gentileza me passar mais algumas dicas. Primeiro, onde é melhor ficar: Zurique ou Lucerna ? Você tem alguma dica de hotel ? Mais uma: existe trem direto ligando Zurique/Lucerna e Lucerna/Berna ? Pelo “Rail Europe” só achei viagem com conexão. No Monte Pilatos ainda dá para ver neve ? Adoro neve !!! Grato

  • Olá Marcella, parabéns pelo blog, fantástico! Vou para a Suíça em fevereiro e
    Minha ideia é ficar 4 /5dias na Suíça e 2 dias em Viena. Queria faZer Lucerna, Berna, interlaken, Charmonix além de Viena. Entre Viena e Suíça irei de avião. Vc me sugere começar por Genebra ou Zurique pq acho q não dá para incluir as duas com o roteiro nesses poucos dias. Você me sugere fazer de trem ou carro essas cidades? E sabe me informar se tem alguma cidade que os hotéis sejam preços melhores para ficar de base?

    • Oi Viviane,
      antes de te ajudar precisaria saber se você chega do Brasil em Viena mesmo.
      Dai eu tentaria ir para Genebra pra otimizar o roteiro já que você já vai descer até Chamonix, e também para você conhecer um pouco mais do lado francês.
      Minha sugestão é que você pode escolher duas cidades para se hospedar, uma em uma cidade do lado alemão e outra em alguma cidade francesa. Por exemplo: Genebra e Lucerna, ou Genebra e Berna, ou até mesmo Chamonix e alguma outra dessas do lado alemão.
      Existe cidades pequenas que ficam bem pertinho das maiores e que tem hotéis mais em conta e fácil acesso de trem. Eu fiquei na casa de uma amiga que morava em Malters (do lado de Lucerna) e tinha o Swiss Pass, e era bem fácil ir até Lucerna para de lá pegar outros trens e demorava uns 15 minutos mais ou menos.
      Espero ter ajudado!

  • Bom dia Marcela tudo bem??
    Vou fazer o seguinte roteiro
    01 fev – 04 Roma
    05 fev – 07 kloten Suíça ( consegui hospedagem mais honesta $$$ kk)
    08 fev – 11 Paris

    A pergunta é…. Vc poderia me ajudar com o roteiro na Suíça??? Lugares e cidades que eu poderia visitar levando em conta apenas esses 3 dias ??
    Tenho preferência em Alpes, esquiar, e algum lugar imperdível já que é minha primeira vez na Europa….
    Desde já, Muiitoooo Obrigado

    • Opsss..
      Faltou uma!!!!
      Levando em consideração tudo menos hotel..
      Quanto vc acha que devo levar em dinheiro?? SomoS 1 casal…..
      OBRIGADOOOO

      • Ixi, essa é difícil porque cada pessoa tem um “estilo” de gastos, podendo gastar mais com comidas ou compras, por exemplo.
        Para calcular, veja os preços dos passeios que deseja fazer e adicione uma média de 35 francos por refeição (sendo que há refeições que podem ser apenas um lanche, e outras mais caras em restaurantes melhores e com bebidas).
        Não esqueça do transporte entre cidades, então adicione a isso o preço das passagens.
        Eu sempre calculo um pouco a mais para compras e para eventuais emergências.
        Veja esse post aqui de outro blog que pode te ajudar. =)

    • Olá Rafael!!
      Como estará em Kloten, mais ao norte da Suíça, e quer ver alpes e esquiar, sugiro passear pela parte alemã mesmo e aproveitar as cidades mais próximas para não perder tempo se deslocando de um lugar para o outro.
      Zurich e Lucerna são cidades-chave e que estão lá perto. St. Gallen é uma graça e tem estação de ski.
      Se quiser, é até possível esticar para o topo do mundo em Interlaken.
      São várias opções lá por perto, e garanto que todas vão ser boas pois a Suíça é um dos países mais bonitos e surpreendentes que eu já visitei!

      • Ajudou muitooo Marcela vou fazer isso mesmo !!!
        Sem querer abusar…
        Quanto vc acha devo levar em dinheiro ?? sem contar com o Hotel…..
        Muiitoo Obrigadoo …

  • Olaa Marcella,

    Amei suas dicas. =D
    Moro na Irlanda e estou indo para Suica em Abril, apenas para comemorar meu aniversario, serao apenas 4 dias entao gostaria de mais alguns conselhos.
    Chegaremos dia 15 em Zurich, estavamos pensando em passar a noite por la e no dia seguinte seguir para Lucerna (1 Dia) – Interlaken (1 dia qureremos muito esquiar) – Berna e visitar o lago Blausee no mesmo dia e voltar no dia seguinte para Zurich.

    O que me diz?

    • Olá Tieme,
      que viagem gostosa!!
      Acho o roteiro um pouco corrido, mas viável sim, já que você tem poucos dias e quer aproveitar bastante.
      Fiquei pensando se não seria melhor ir para o Lago Blausee a partir de Interlaken porque é mais perto do que Berna e perderia menos tempo (vocês estarão com carro ou de trem? Tem esse detalhe importante também). Pode passar lá também no caminho para Berna, saindo de Interlaken.
      Aproveite a viagem e seu aniversário!!

      • Oi Marcella,
        Obrigada pelo retorno.
        Entao, depois vimos isso mesmo, seria melhor partir de Interlaken para o lago neh?
        Outra coisa, vc levantou outra questao que era uma duvida nossa, estamos pensando em comprar o Suiss Pass, mas o que vc me recomenta, alugar o carro ou pegar o trem como bons suicos =D? Mais uma coisa, esse Suiss pass nao esta incluso a viagem ate o topo dos alpes para esquiar , esta? Se nao esta, vc sabe como fazemos para comprar?
        Beijos e mais uma vez, muito obrigada =D

      • Tieme, o Swiss Pass é mesmo uma mão na roda.
        Por que vocês não tentam planejar um roteiro por dia das atrações que querem visitar e horários, para ver se vale mais a pena ir de carro e ficar cada dia em uma cidade ou ir de trem e ficar em uma cidade-base?
        Não sei te responder se a viagem ao topo do mundo está incluída no Swiss Pass, mas esse link aqui tem um monte de informação e está tudo em português. Acho que pode ajudar! =)

      • Oi Marcella,
        Gostaria da sua opniao. O que me diz, acha que seria melhor eu me hospedar todos os dias em Lucerna e fazer bate e volta para as cidades do que me hospedar cada dia em uma cidade?

      • Oi Tieme!
        eu, particularmente, acho um saco ter que ficar fazendo check in e check out toda hora e perder tempo com isso (e também ter que montar toda a minha programação pensando se ela vai estar de acordo com esses horários dos hotéis e etc). Mas tem horas que não tem como escapar muito disso. Minha sugestão nesse caso:
        Se forem de trem, eu montaria uma cidade-base sim e ficaria só nela, para não ter muito trabalho e nem perder tempo (ex: fazer check out em uma cidade, ir pra outra, fazer check in, guardar as coisas no quarto e só daí começar a passear…).
        Se estiverem de carro, dai pode ser uma boa ficar cada hora em uma cidade já que dá pra sair de um hotel de manhã, deixar as malas no porta-malas e passear pelas cidades que você quiser, e voltar no final do dia para um novo hotel em outra cidade.
        Espero que tenha ajudado.
        Ah, se for reservar hotel pelo Booking.com, por favor use esse link aqui, pois ganhamos uma pequena comissão com reservas concluídas (quando a pessoa de fato se hospeda no hotel reservado) e você ajuda a gente a continuar escrevendo e melhorando o blog! =)
        Obrigada e espero ter ajudado!

  • edvaldo maia

    Marcella, bom dia !
    Em abril reservei 5 dias para passar na Suíça. Achei muito legal seu blog e gostaria que você me desse uma ajuda. No começo eu estava pensando em fazer Genebra/Lausanne. Depois, me falaram que seria melhor fazer Zurique/Lucerna. Qual sua sugestão, já que nunca fui à Suíça ? Tenho desejo de conhecer aquelas casinhas típicas e visitar uma estação de Sky. Grato

    • Edvaldo, bom dia!
      A Suíça tem o lado francês, alemão e italiano. Seria interessante conhecer uma cidade de cada, ou uma do lado alemão (que tem as casinhas típicas) e uma do francês, se possível.
      O lado alemão é bem charmoso com Zurique, Lucerna, Berna, entre outras e vários montes e montanhas ao redor. Eu particularmente gosto muito dessas cidades.
      Abril é, geralmente, o último mês com bastante neve e bom pra esquiar. Zermatt é uma ótima opção, mas, se ficar fora da sua rota, há várias estações pelo país.
      Boa viagem!

  • Marcella, achei ótimas as suas dicas. Estou indo para a Suíça na semana do Carnaval (serão 8 noites e 8 dias líquidos), chegando em Zurich e voltando por Genève. Gostaria de saber se você acha que fica cansativo fazer o seguinte percurso: Zurich (1 noite) – Lucerna (2 noites) – Berna (1 noite) – Zermatt (2 noites) – Genève (2 noites e 3 dias, com bate-volta para Lausanne em um dia e Montreux no outro). Caso o desvio para Zermatt fique cansativo demais, você acha que Interlaken substituiria Zermatt à altura como lugar para esquiar? Muito obrigado!

    • Olá Lair,
      a Suíça não é tao grande (principalmente para nós brasileiros que somos acostumados com longas distâncias), então, se você quer conhecer Zermatt, tudo bem desviar para lá.
      Sugiro apenas que você conte o tempo de deslocamento no seu planejamento, saiba em qual momento do dia você vai pegar o trem/carro (manha, tarde ou noite) para não contar com esse tempo para fazer os passeios.
      Interlaken também é linda e tem o topo do mundo, que é um dos lugares mais procurados por turistas quando vão a Suíça, então a substituição também é boa. Dai é uma questão de gosto e preferência apenas.
      Boa viagem!! =)

  • Desculpe, mas tenho lido muitos posts e penso em alterar a rota para Lyon, se a previsão não for favorável para os trens panoramicos?!
    Muito obrigado e até breve

    • Victor, não entendi sua pergunta. Desculpe. A ideia é trocar Paris por Lyon, ou a viagem toda, ou o que exatamente?

  • Marcella, tudo bem?
    chegaremos em Genebra em 30/03 e iremos de trem a Paris em 09/04
    1) Vale a pena nesta época ir a Zermatt
    2)30/03 a 01/02 Onde é melhor ficar: Geneve, Lausanne ou Montreux
    01 a 03/02 Berna
    03 a 06/02 Lucerna
    06 a 08/02 Zurique
    08 a 09/02 Basel

    • Olá Victor,
      Zermatt é linda em qualquer época, e mais ainda no inverno (mesmo indo no finalziinhooo do inverno, continua uma cidade linda).
      Minha sugestão é ficar em Genebra por ser uma cidade maior e com mais opções de infra-estrutura. Ficando lá as duas noites você não precisa ter o trabalho de trocar de hotel e ainda pode fazer bate e e volta para Lausanne ou Montreux.
      Como você tem três dias em Lucerna, aproveita para fazer os passeios perto dessa região. Dá até para ir ao topo do mundo em Interlaken. =)

  • Gilberto JÚLIO MARIANO

    Boa noite!
    Marcella
    Gostaria de merecer a sua ajuda
    Sei que está fora do roteiro de perguntas que voce responde.
    Estou indo agora em Novembro para turquia( Istambul),mas farei conexão em zurisch.Eu não sei em qual terminal esse vôo do Brasil irá chegar e se passarei por algum interrogatório tipo imigração .Em qual terminal embarcarei no vôo para Istambul e como faço para chegar até ele?DETALHE; NÃO FALO NENHUM IDIOMA A NÃO SER O PORTUGUES,mas já estive na turquia em voo direto de são paulo.O que fazer? Estou meio que apavorado caso seja interrogado e se liberado do supostointerrogatório como chegarei no referido terminal? Me ajude por favor se voce tiver as respostas.
    No mais agradeço-vos
    Antecipamente.

  • Bom dia Marcella, tudo bem.
    Eu e minha esposa estaremos indo para a Itália dia 22/10/15. Primeira noite nossa será em Milão, a idéia é no segundo dia ir para Zermatt, onde pretendemos ficar 02 dias. depois, voltamos para Lago Di Como, onde pretendemos ficar também 02 dias, depois 04 dias em Veneza. Gostaria de saber o que vc acha do nosso roteiro? Precisamos de dicas de Milão para Zermatt.
    Obrigado.

  • cristiane

    Marcella,gostaria de viajar em julho de 2016,pensei em Alemanha, Austria, Suica e Veneza na Italia,uns 20 dias,mas nao sei como fazer um roteiro para aproveitar o tempo,queria fazer uma sequencia para nao perder tempo,poderia me dar alguma dica de algum roteiro,gostaria de fazer o passeio no trem panoramico de Bernina Express,passei em familia eu,meu marido e meu filho.

  • Nayara Aguiar

    Olaaa!!!

    Estou indo a Suíça dia 20/10 e gostaria de um guia que falasse Português. Vc indica algum ?

    Nayara

    • Nayara, não conhecemos um guia em português.
      Se souber de algum eu aviso. Desculpe não conseguir ajudar mais.
      Beijos

  • Ana Emília

    Olá Marcela, primeiramente parabéns pelo site. Suas dicas são muito boas.
    No começo de novembro vou com meus pais para Suíça. Vamos de Milão e voltamos por Milão. Estamos pensando no seguinte Roteiro:
    1° dia: Milão
    2° dia: Milão
    3° dia: Milão – Lugano – passar a noite em Lugano
    4° dia: Lugano – Lucerna – utilizando o trem panorâminco Wilhelm Till Express
    5° dia: Lucerna (conhecer a cidade e talvez Monte Rigi ou Monte Tills)
    6° dia: Lucerna – Zurique
    7° dia: Zurique
    8° dia: Zurique – Berna
    9° dia: Conhecer Interlaken e Jungfraujoch
    10° dia: Berna – Montreux
    11° dia: Fazer passeio de bate e volta para Lausanne
    12° dia: Montreux – Zermatt
    13° dia: Fazer passeio de bate e volta para Gonergratt
    14° dia: Zermatt – Chur
    15° dia: Chur – Tirano – utilizando o trem panorâmico Bernina Express. Depois voltamos para Milão
    16° dia: Volta para o Brasil

    Gostaria de conhecer bem a Suíça mas não sei se o roteiro está muito corrido. O que você acha? Minha outra dúvida é se compensa ir até Chur para pegar o Bernina Express. Nesta época do ano o trem Glacier Express não funciona, então acho que a viagem vai ficar muito longa.

    Um abraço,

    • Ana Emília, na minha opinião o roteiro está muito bom e não está muito corrido!
      É claro que quanto mais tempo tivermos em cada cidade é sempre melhor, mas sabemos que essa não costuma ser a realidade das nossas férias, não é? E se você quer conhecer bem a Suíça nas duas semanas que tem, acho que fez boas escolhas! Parabéns. Ainda mais para novembro. =)
      Agora é acertas os horários de saídas de cada cidade.
      Beijos e boa viagem

  • olá Marcela , gostaria de ir para suiça, milão e frança saindo em dezembro de 2015 e voltando em janeiro de 2016 – 20 dias
    qual e a sugestão de roteiro e qual pais embarco de são paulo
    parabens pelas dicas , são sempre interessantes e construtivas
    obrigada . um abraço

    • Olá Cibele, tudo bem?
      Nós sempre escolhemos qual país chegar na Europa ao comparar o preço das passagens aéreas.
      Vemos qual país e companhia tem opções mais baratas, compramos, e depois adaptamos o roteiro de acordo com a cidade em que vamos chegar.
      Veja nesse post aqui 10 dicas para planejar a sua viagem.
      Abraços e boa viagem!

  • Olá Marcela! Parabéns pela matéria e comentários sempre enriquecedores! Estarei descendo da Alemanha para Milão, e gostaria de aproveitar 3 dias na Suíça, ( serão na última semana de outubro ou primeira semana de novembro), quais as cidades vc indicaria? Será uma viagem à dois, e gostaríamos de conhecer região de alpes, ver paisagens e cidades lindas. Obrigada. Um abraço.

    • Olá Fabiana, obrigada pelo elogio ao Segredos de Viagem!
      Da Alemanha para Milão você pode passar por várias cidades como: Basiléia, Lucerna, Zurique, Interlaken, e toda a suíça italiana (Locarno, Ascona, Lugano..). Tudo vai depender de como você vai se locomover, se for de carro você terá mais liberdade para parar nos pontos que quiser. Acho essa uma opção interessante. O topo do mundo está no meio do trajeto e é sempre um programa que agrada a todos.
      Boa viagem!! =)

  • Olá Marcela,

    Depois de ler Muitoooo sobre a Suíça, cheguei a um roteiro e gostaria de sua avaliação é se possível me dar algumas dicas.

    Chego por Milão ás 13:30 e pego um carro já no aeroporto com destino a Lugano

    1o dia: Lugano chegando á tarde e partindo á noite pra zarmatt
    2o dia : zermatt
    3o dia: Montreaux
    4o dia: Genebra
    5o dia: Bern
    6o dia: interlake
    7o dia: lucern, indo á noite para zurich
    8o dia: zurich indo á tarde para dados
    9o dia: St. Morritz

    E volta pra Veneza onde encontro meu namorado.

    Já sei que é necessário pagar um “adesivo” de 40 francos pra rodar de carro pela Suíça que funciona como um pedágio.

    Milhas dúvidas são:

    Pretendo usar o carro como deslocamento entre cidades, mas dentro da cidade utilizar transporte público.

    Estacionamento é fácil? É caro?
    Transporte público local, é fácil? é caro?
    Vou em interlake no tal topo da Europa,.. Os passeios de zarmatt são do mesmo tipo? Como é caro, vc acha que vale fazer uma passeio desse em zarmatt? Qual deles? E em Montreaux?

    Desde já agradeço sua atenção.

    • Olá Guetth, tudo bem?
      É bem fácil usar transporte público em toda a Suíca, mesmo ele sendo caro algumas vezes.
      Quanto ao estacionamento, isso depende das cidades e eu não consigo te dar uma resposta com precisão. Uma dica é verificar com os hotéis se eles possuem estacionamento próprio.
      Zermatt, na minha opinião, é interessante no inverno. O roteiro depende bastante da época do ano, mas tente se certificar dos passeios que quer fazer com antecedência. E também certifique-se que não vai ficar muito corrida a sua viagem, planeje o tempo de deslocamento entre cidades e descanso também.
      Boa viagem!

  • ALEX FREITAS

    Olá, Marcelle!
    Estou indo passar o Reveillon 2015/2016 em Paris com minha esposa e dois filhos de 11 e 8 anos. Depois dessa data pretendemos passar alguns poucos dia na Suíça, daí seguiremos para a Cote D’Azur, terminando a viagem em Barceloma. Será que tiraremos proveito desse passeio mesmo no inverno? Não pretendemos esquiar.

    • Olá Alex, acho que a experiência de inverno na Suíça é sempre válida pois geralmente tudo está branquinho da neve.
      Veja apenas se vale a pena pelos dias que você tem, para conseguir aproveitar as cidades, e não apenas ficar em trânsito de um país para o outro.
      Boa viagem!

  • Oi Marcella, parabens pelo site! Eu e minha esposa vamos passar uma semana em Chamonix em março/16 para esquiar, o voo chega em Genebra e estamos pensando antes de Chamonix, acrescentar sete dias em Genebra-Berna-Lucerna, vale a pena essa época pelo tempo chuvoso, etc, viajar de carro pela região?
    Obrigado pelas dicas,
    Abraços

    • Olá Andrey,
      se você tem bastante dias (como parece) e está querendo conhecer outras cidades, aproveite e vá mesmo!
      Em relação ao carro e as condições climáticas, essa é uma questão difícil de responder pois pode variar muito e fazer um clima ótimo por exemplo.
      Tenha em mente um plano b… sempre existe a possibilidade de viajar de trem ou outro meio de transporte.
      Espero ter ajudado.
      Abs

  • Oi Marcela. Que site incrível, parabéns .
    Meu marido e eu vamos à Suíça em outubro deste ano e tenho visitado o site com frequência pra definir o roteiro. Chegaremos e partiremos por Zurique e são ao todo 14 dias de viagem. Pensamos em incluir mais algum país fronteiriço, e estamos em duvida entre Áustria e Alemanha. Na sua opinião, para qual dos dois há deslocamento mais fácil? Ainda, o melhor entre dois países seri trem ou cia aérea lol cost? Agradeço imensamente se puder nos ajudar. Abraço

    • Olá Debora, obrigada pelo elogio!! =)
      Posso te dar uma opinião muuito pessoal? Eu sempre quis ir pra Alemanha nessa época por causa da Oktoberfest! Se for chegar até o dia 4 de outubro, pode ser uma boa ideia ir pra Munique, já que é pertinho de Zurique!
      A Alemanha é bem grande, então, se for utilizar trem, concentre sua viagem mais no sul do país, como Nuremberg, Munique e Stuttgart.
      Se for pra Áustria (no caso, Viena), pegue um avião porque a viagem de trem fica um pouco longa.
      Espero ter ajudado!
      Abraços

  • Ola Marcella, parabéns! Super bacana e muito útil o site. Eu e mais 3 amigas (na faixa dos 35) teremos 12 dias em janeiro/2016 para visitar 2 países europeus, e entre eles pensamos na Suica, por ser um das melhores opções no inverno. Suas dicas foram ótimas e se pudesse nos informar sobre as cidades mais agitadas, para tbm nos divertimos a noite (com sugestões de locais), nos ajudaria muito. Obrigada. Abracos.

    • Olá Fabi!
      Se seu objetivo é esquiar na Suíça, você tem que passar por algum desses destinos de inverno: St. Morritz, Davos, Zermatt e Gstaad.
      Na minha opinião, o país não é muito animado pra vida noturna (dai que tal acrescentar outro mais animado como Alemanha ou Holanda?), mas sempre tem algum bar pra ir ou festas durante a temporada nos destinos de inverno. Achei Zurique mais bacana pra sair a noite.
      Espero que aproveitem a viagem e me contem as novidades de lá!

      • Marcella muito obrigada pelas dicas. Sucesso pra ti! Abracos

  • Priscila

    Olá tudo bem? Vou para Europa em final de outubro deste ano. Estou planejando 4 dias para suíça e depois partiremos meu marido e eu para Paris e depois Londres. Estávamos pensando em fazer Zurique, lucerna e interlaken (para ir ao top of Europe). Mas vi que as opções de trem de interlaken para Paris não são boas, então começamos a repensar se Valéria mesmo a pena ir para interlaken. Pensamos que talvez seja melhor ir para o monte titlis invés de interlaken. O que você nos recomendaria? Chegaremos por Zurique. Obrigada

    • Oi Priscila, tudo bem sim! =)
      Pelo que eu me lembro, não há trens direto de Interlaken para Paris, e nem de Lucerna para Paris.
      De avião há vôos de Lucerna e Zurique sim, mas se sua ideia é ir de trem, não fará diferença sair de Interlaken ou Lucerna pois os dois irão parar na Basiléia. Sei que de Genebra há trens direto para Paris. Esse pode ser uma outra opção também.
      Dê uma olhada nesses trajetos para ver se algo mudou, pois dai ficará mais fácil de planejar sua viagem.
      Beijos e boa viagem!

  • Gabriela

    Ola Marcella, tudo bem ?

    Quero ficar 6 dias em Lausanne ou Vevey, qual das dias cidades escolho ?

  • Rosani Rahal

    Oi Marcella, tudo bem? em primeiro lugar quero dizer que adorei esse site.

    Seguinte, eu e meu esposo estamos indo pra Suíça em Setembro, vamos ficar pro lá de 16 a 23. Já mudamos o roteiro várias vezes, cada hora que pesquisamos um lugar ficamos loucos com as imagens. Se puder nos ajudar.

    Por enquanto estamos com esse roteiro: Vamos dormir no dormir no Ibis Archamps e depois, vamos de Genebra pra LAUSANNE, dormiremos em Berna. Depois Montreux, depois um pulinho em Aosta na Italia. Por fim voltaremos pra Genebra e ficaremos 2 dias em Chamonix .

    Nosso voo é guarulho Genebra.

    Obrigada, abraço!

    • Olá Rosani, que bom que gosta do site! =)
      Qual é exatamente a sua dúvida?
      Pelo seu roteiro eu vi que vai ficar mais no sul da Suíça. Desse modo, você irá conhecer mais a parte francesa e italiana.
      A parte alemã também é muito charmosa, com as cidades de Berna e Lucerna.
      Interlaken tem o topo do mundo, que é o queridinho dos turistas.
      Diga qual é a sua dúvida que eu poderei ajudá-la melhor.
      Abs, Marcella

  • Olá Marcella, conheço Genebra e fiquei tão encantada que estou voltando para Suíça, mas desta vez meu destino será Zurique. Estive pesquisando mas estou achando os hotéis muito caros por lá, então pensei em ficar em Lucerna, vc acha uma boa ideia ? Tenho 10 dias para ficar na Suíça mas como vou com a minha vó a ideia é ficar em apenas uma cidade e ficar indo e vindo de carro ou trem e visitando as cidades ao redor. Nossa objetivo é curtir o lugar, e uma vida mais calam. Vamos em setembro, como é o tempo nessa época ? Se optarmos por ficar em Zurique, saberia nos indicar um hotel bom e bem localizado ?
    Bjs

    • Olá Gabriela, a Suíça é encantadora mesmo.
      Quais cidades exatamente você quer conhecer?
      Por que as vezes pode ficar ainda mais cansativo fazer bate e voltas de carro para lugares distantes, principalmente pensando na sua avó (ex: ficar em Lucerna e ir pra Genebra pra bate e volta, não é uma boa ideia). A não ser que você queira apenas conhecer os pequenos vilarejos ao redor da cidade mesmo, e Lucerna é uma ótima opção para curtir essa vida calma e a cara da Suíça.
      Ficar cinco dias em uma cidade e cinco em outra pode ser uma outra alternativa também, não acha? (Desculpe se estou te deixando mais em dúvida do que ajudando… rs).
      Setembro é um mês ótimo para ir, principalmente no começo, pois fica um friozinho gostoso mas não absurdo como no inverno, e as folhas já estão caindo e formando uma paisagem bem bonita.
      Beijos e boa viagem!

  • Oi Marcela!
    Adorei seu roteiro!
    Vou à Suíça no inverno com meu namorado e queríamos incluir uns dias numa estação de esqui! Ele já esquia, mas eu nunca experimentei. Tem alguma estação que você indicaria que seria ótima também para iniciantes?
    Beijos!

    • Olá Ana,
      se seu objetivo é esquiar na Suíça, você tem que passar por algum desses destinos de inverno: St. Morritz, Davos, Zermatt e Gstaad.
      Todas essas tem vários níveis de pistas (iniciante, avançado e etc), então não se preocupe quanto a isso. Vale checar pra ver se houve alguma mudança, ou se alguma está fechada.
      Aproveite muito! Beijos

  • Olá Marcella,
    Vou passar o Natal na Europa com minha esposa chegondo dia 15/12 por Milão. De lá seguimos direto para Suíça. Ficaremos 5 noites na Suíça sendo as 2 ultimas em Zurique. Depois seguimos para Luxemburgo, 2 noites, após vamos para Bruxelas onde ficamos 4 noites e passamos o Natal e terminamos nosso passeio em Amsterdã até dia 31/12 quando voltamos para o Brasil. Minha duvida é: Chegar em Milão e seguir para Lugano e dormir lá a 1º noite, ou seguir de Milao até Domodossola, e de lá pegar o trem para Lausane onde ficaremos como base. Quero conhecer Genebra, Berna e o top of Europa, um dia para cada.
    E possível sair de Lausane com malas e conhecer o Top of Europa e dormir em Zurique?
    Parabéns pelo Site. È de grande ajuda para todos nós!

    • Uau, que viagem gostosa Gustavo!
      Você tem 5 dias para Suíça, sendo que os 2 últimos são para Zurique e nos 3 dias restantes você quer conhecer Genebra, Berna e Interlaken (top of Europe). Nesse planejamento, acredito que não tem espaço para uma noite em Lugano, e seria melhor deixar a Suíça italiana para uma outra visita e seguir direto para Lausane.
      Quanto a segunda pergunta, vai depender muito do tamanho e quantidade de malas. Se estiver de mochila, acho que da pra fazer tranquilamente (mas tendo em mente que o dia será beeem cansativo, e que não existem trens direto de Interlaken para Zurique, eles param em Berna ou Lucerna se eu não me engano). As estações na Suíça geralmente tem uns armários pagos em que você pode deixar sua bagagem por um certo período de tempo. Eu fiz isso em Zurique, mas o maior tamanho não era maior que um metro de altura, por exemplo.
      Vale checar se existe esses armários em Interlaken também, ou em algum lugar da cidade.
      Beijos

  • Olá, Marcela!
    Estou com uma dúvida.
    Estarei em Milão em novembro, e gostaria muito de visitar a Suíça. Inclusive, tenho um amigo que mora em Genebra.
    Minha dúvida seria qual a melhor forma de entrar na Suíça vindo por Milão, considerando que darei um pulo em Genebra e gostaria de conhecer um pouco algumas cidades. Terei 7 dias. Obrigada!!

    • Olá Drielly,
      É super fácil entrar pela Suíça italiana vindo de Milão.
      Você já estará pertinho de Lugano, Locarno…e de lá pode seguir direto para Genebra, ou conhecer outras cidades e deixar Genebra para o final.
      Beijos!

      • Legal, Marcella!
        Muito obrigada pela resposta.
        Beijo!

    • Olá Edward, se você já estiver viajando de carro, pode continuar com esse transporte pois a viagem é curtinha (umas 3h30).
      Se não estiver de carro, vá de trem ou avião.
      Você vai gastar umas 4 horas nos dois jeitos (o trem direto leva 4 horas e o aeroporto em média 1 hora de vôo, mas uma hora antes do embarque e uma hora de deslocamento).
      A vantagem do trem é que as estações geralmente são dentro da cidade e há opções sem conexão.
      A vantagem do avião é que você sente menos o cansaço da viagem e chega um pouquinho mais rápido.
      Aí é uma questão de preferência, ou de preço de passagem (pegar a que fica mais em conta).
      Espero ter ajudado. Bjs

  • Edward Johnson

    Oi Marcella,

    Primeiramente, parabéns pelo site.

    Estarei indo à Suiça dia 27/09 onde ficarei até o dia 02/10. Gostaria de saber sua opinião sobre o seguinte:

    1) final de setembro é um bom período para conhecer a Suíça?

    2) O que você acha do seguinte roteiro: Fenebra (2 dias, indo conhecer Lausanne); Berna (1 dia); Zurique (2 dias)? Devo me locomover entre essas cidades de carro ou de trem?

    3) A partir das cidades-base acima, quais passeios você sugere que eu faça?

    4) Posso incluir alguma passeio de trem panorâmico? De onde parte e qual o roteiro desse passeio?

    • Olá Edward, obrigada pelo comentário e desculpe a demora pra responder!
      1) Eu particularmente amo ir pro hemisfério norte na primavera e no outono, pois não está muito frio e nem muito calor. Acho um ótimo período sim, as folhas já estarão marrons, quase caindo, e é um visual que eu adorei!
      2 e 3) É bem fácil viajar de carro pela Suíça, e de trem também!! Então é apenas uma questão de preferência sua… Se estiver sozinho acho trem melhor; acompanhado, o carro pois dá mais liberdade. Tenho medo de sugerir milhões de passeios e a viagem ficar muito corrida, sem tempo de aproveitar com calma. Mas, o Jungfraujoch (Topo do Mundo), em Interlaken, é um dos passeios queridinhos de todos os turistas. Se tiver tempo passa por lá e por Lucerna também.
      4)O Glacier Express é o mais famosos dos trens panorâmicos, mas fica fora do seu roteiro (vai de St. Morritz a Zermatt). O Bernina Express vai de Chur a Tirano e também fica fora da sua rota. Se fizer questão de pegar um trem panorâmico, terá que encaixá-lo no seu roteiro ou tirar algum outro passeio.
      Beijos e boa viagem!

  • Boa tarde Marcella.

    Tranquilo viajar pela alemanha e suiça de carro?

    O carro seria para ir de uma cidade a aoutra, deixariamos ele no hotel ou estacionamento e dentro da cidade usamos o transporte publico Local.

    • Olá Bruna,
      eu acho super tranquilo!!
      As estradas são boas e com smartphone sempre tem um jeito de traduzir placas ou achar mapas mais acessíveis.
      Acho um ótimo plano! Andar a pé pelas cidades é também sempre uma boa opção! =)
      Beijos e boa viagem!

  • Olá. Parabéns pelo site!! Maravilhoso…gostaria de tirar algumas dúvidas, se puder me ajudar: iremos início de setembro, e como o destino depois será Paris e Ams, e quero muito fazer o trem panorâmico bernina eXpress de tirano a st moritz, pensamos em chegar por Milão e ir direto a tirano, onde dormiríamos, no outro dia iríamos a st. Moritz, onde ficaríamos uma noite e no outro dia, não sabemos se deveríamos ir a interlaken ou lucerna. Qual é melhor como base? Pois queríamos conhecer as duas com o top of europe. Então, se formos a interlaken, e para não ficar rodando de hotel, faríamos bate e volta a lucerna. Se ficarmos em lucerna, bate e volta a top of europe (mas não sei se não ficaria cansativo). Se for a primeira opção, tem avião de interlaken a Paris? Ou só trem.? Tem trem noturno, você indica? O que você acha melhor? Obrigada

    • Oi Gisele, obrigada pelo elogio!! É a melhor recompensa pelo nosso trabalho! =)
      Achei ótimo o roteiro inicial!
      Quanto a escolha da cidade base, ficando em Lucerna você tem mais opções de “cidade”, como diversidade de hotéis, restaurantes, programas culturais, passeios e etc (e, na minha opinião, o bacana de Interlaken é o Top of Europe ou os esportes mais “radicais” que tem por lá). Mas, ficando em Interlaken, você se cansa menos e faz o passeio do Top of Europe com mais tranquilidade. As duas opções são boas e cada uma tem sua vantagem, tem que ver o que você prefere.
      Não tem avião de Interlaken ou Lucerna para Paris, mas pegar um trem para lá é bem tranquilo. Há trens para Paris das duas cidades, e ambos com parada na Basiléia.
      A viagem não será tão longo (no máximo 5/6 horas, mas há viagens de 4 horas), então acho que não compensa passar a noite no trem.
      Espero ter ajudado.
      Bjs, Marcella

  • PARABÉNS PELO SEU SITE!! ESTAMOS INDO PARA A SUIÇA E GOSTARIA DE SABER, SE VC TEM ALGUMA INDICAÇAO DE ALUGUEL DE STUDIO PARA HOSPEDAR? OBRIGADA

  • Olá Marcella, parabéns pelo site!!!! De grande ajuda!! Gostaria de uma ajuda, estou indo com meu marido para a Europa, e vamos chegar por Frankfurt , e vamos descer até a Suíça, teremos uns 5 dias na Suíça, o que seria melhor, fazer somente uma base, ou 2, uma vez que vamos para Genebra, e depois para França?! Estávamos pensando em alugar um studio, vc teria indicação de algum site ou alguns apartamentos para indicar?! Muito obrigada!!

    • Olá Tatiana, não conheço sites específicos na Suíça para aluguel de apartamentos. Sei apenas do airbnb que tem opções do mundo inteiro.
      Acredito que você pode escolher duas cidades para passar a noite, já que não está tão corrida.
      Beijos e boa viagem!

  • Aline Bazon

    Olá Marcella, parabéns pelo site!!! =)
    Gostaria de sua ajuda… estou indo para europa em abril, viajo de Veneza para Berna e fico lá por 4 dias. Não estou conseguindo me organizar e achar um roteiro legal de, quais cidades valem a pena visitar e onde ir?! Reservas de hotel feitas em Berna, então tenho que voltar para lá todos as noites… poderia me ajudar?
    Obrigada… bjs.

    • Você já tem reserva para os 4 dias em Berna?
      Então procure fazer algum bate-e-volta para a parte francesa da Suíça (Genebra ou Lausanne), outro para Lucerna ou Interlaken (topo do mundo) e fique um dia em Berna mesmo que é linda!
      Espero ter ajudado.
      Bjs,

  • Olá Marcella,

    Irei de lua de Mel para a Italia em setembro, mas só conseguimos o voo de ida por Zurique. Pensamos em dicar 4 ou 5 dias para conhecer a Suiça e depois seguir para a italia. Chegamos as 12:00 em Zurique e queremos conhecer, além de Zurique, Lucerna, Berna e Interlaken. Estamos pensando em ficar a primeira noite em zurique e depois ficar em uma cidade base para fazer bate-volta para os outros destinos. Qual cidade você recomenda ficar? Obrigada!! Bjs

    • Olá Sonia, como você iria para a Itália depois?
      Tanto Lucerna e Berna são boas opções para fazer de base.
      Talvez seja melhor ver qual delas tem mais opções de trens para a Itália, se esse for o transporte escolhido.
      Att, Marcella

  • Mensagem:
    Olá Marcela boa noite! Estou querendo ir para a Suíça em abril a ideia é chegar por Genebra pegamos um carro e vamos para lausanne e Berna dormimos em berna no dia seguinte vamos para interlaken dormimos lá e no dia seguinte vamos para lucerna e Zurique e no dia seguinte vamos Viena. O que você acha do roteiro é tranquilo fazer de carro? Indica alguma cidade para dormir? Acha que vai ser possível conhecer os pontos turísticos das cidades? Queria também conhecer o topo do mundo será que será possível? Como é esse passeio? Bjs

  • Olá Marcela

    Somos um grupo de 5 mulheres, onde sairemos do Brasil para Zurique, em abril, e pensamos em ficar 3 dias. Esses dias são suficientes para conhecer um pouco dessa cidade e ainda fazer bate voltas interessantes? que cidades sugere? qual a melhor região para ficar hospedada? o clima estará muito frio?

    • Olá Aracy!
      Em abril o clima já começa a ficar mais ameno, mas ainda fresquinho para nossos padrões brasileiros.
      Acredito que 2 dias já são suficientes para conhecer Zurique o principal de Zurique, e ainda sobra um dia para fazer um bate-volta interessante em qualquer cidade que desejar. Eu sempre digo que Berna é uma ótima opção para quem nunca foi a Suíça.

  • Claudio Liberato

    Ola Marcela
    Que bom que descobri o seu site a tempo de tirar duvidas e refazer minha programação.
    Eu e minha esposa vamos a Suíça em maio/2015
    e gostaríamos de perguntar se é possível:
    1- Chegando por Zurique instalarmos em Berna e fazer bate e volta para as seguintes cidade: Lucerna; Engelberg(monte Titllis); Interlaken (Jungfraud); Gruyeres ?
    2- Ir para Zermatt para tomar o Glacier express até St. Moritz.
    3-Voltar por Milão.
    Existem pacotes de receptivos disponíveis nos hotéis ?
    Devo contrata-los aqui ?
    A pergunta é porque o ano passado ficamos em Florença como base e fomos diariamente a varias cidades inclusive Pisa e Veneza.
    Obs: dispomos de 12 dias.
    Grato pela atenção
    Claudio

    • Olá Claudio, que bom que gostou de encontrar o site! Obrigada!
      1-Sim, é possível fazer isso.
      2-Sim, claro!
      3-É possível sair do Brasil e chegar em uma cidade da Europa, e sair por outra. Mas a compra da passagem aérea já deve ser feita assim, com múltiplos trechos.
      Como você tem alguns dias, acho que é possível dormir em mais de uma cidade, para também conhecer a vida noturna de outros lugares (e não somente Berna).
      Quanto ao receptivo, isso dependerá do hotel que você vai ficar. Geralmente, os mais estruturados oferecem esse serviço a parte.
      Espero que tenha ajudado.
      Att, Marcella

  • Olá Marcela boa noite! Estou querendo ir para a Suíça em abril a ideia é chegar por Genebra pegamos um carro e vamos para lausanne e Berna dormimos em berna no dia seguinte vamos para interlaken dormimos lá e no dia seguinte vamos para lucerna e Zurique e no dia seguinte vamos Viena. O que você acha do roteiro é tranquilo fazer de carro? Indica alguma cidade para dormir? Acha que vai ser possível conhecer os pontos turísticos das cidades? Queria também conhecer o topo do mundo será que será possível? Como é esse passeio? Bjs

    • Olá Eliana, tudo bem?
      Pelo que eu entendi, me parece que você deseja conhecer 2 cidades por dia mais o tempo do deslocamento.
      Se for isso mesmo, acho que ficará um pouco corrido para conhecer tudo. Por exemplo, se você sair de Interlaken para Lucerna, vai conhecer a cidade bem rapidinho, dar uma olhada geral nos principais pontos turísticos e depois ainda tem que seguir viagem para Zurique, chegar lá e dar outra volta rápida pela cidade.
      As estradas da suíça são boas e viajar de carro é tranquilo e bonito. Que época do ano você vai?
      O passeio do topo do mundo é feito a partir de Interlaken, mas deve-se tirar pelo menos metade do dia para isso.
      Beijos

  • Olá, Marcella!
    Seu site é maravilhoso e nos ajuda muito, pois é bastante complicado fazer um roteiro na Suiça, país pequeno mas cheio de cidades interessantes. Vou pela primeira vez à Suiça e terei 5 dias. Gostaria que me aconselhasse o melhor roteiro chegando em Zurique ou Berna e meu destino final seria algo perto de Milão, pois quero passar ao menos 1 dia lá. Quero muito fazer o passeio dos panorâmicos Glacier Express para Saint Moritz ou o do Bernina Express. Obrigada! Beijos
    Fernanda

  • Roberto Amaro

    Devo ficar 9 dias na Suiça, gostaria de conhecer A Suiça, Veneza, parte da Alemanha e passar um dia na Bélgica.
    Qual seria a melhor sugestão de roteiro.

    • Olá Roberto,
      a montagem do roteiro depende bastante das cidades que você vai chegar e sair da Europa.
      O roteiro lógico seria fazer Bélgica – Alemanha – Suíça, ou o contrário: Suíça – Alemanha – Bélgica.
      Abs,

      • rOBERTO aMARO

        Obrigado Marcela!

        Devo chegar por Zurich……..obrigado pela Sugestão: Devo fazer Alemanha, Bélgica e Suíça voltando pois vou sair de Zurich para o Brasil.

  • Roberto Amaro

    Eu e minha esposa estaremos em Solothurm próximo de Zurich e gostaríamos de conhecer Veneza da para fazer num bate e volta é possível? E de Zurich para a alemanha cidades próximas daria para fazer em dois dias?
    Como minha base é Soltothurm também pretendo ir a Bélgica em dois dias é possível

  • Oi Marcella!
    Adorei seu site, parabéns! Preciso de uma ajudinha, vou para Suíça em maio, com uma amiga. Quero saber, se eu ficar em Berna posso conhecer Zurique, Lucerna,Lausanne, Montreux e Genebra, fazendo bate-volta , um dia para cada cidade? Qual trem seria ideal para isto? Os trens funcionam 24 h?Quero tb incluir 2 dias em Munique e 2 em Berlim, por onde devo começar?Obrigada. Val

    • Oi Val, que bom que gostou do site. Obrigada!!
      Berna é central e é fácil fazer bate e volta a partir dela sim! A cidade mais distante da sua lista é Genebra, e está a duas horas de trem.
      Para andar internamente, os trens são esses daqui. Nesse site você consegue ver os horários também. =)
      A melhor ordem das cidades do seu roteiro depende muito da cidade pela qual você chegará na Europa.
      Beijos, Marcella

  • ola Marcela gosteis bastante do site.
    Então pretendo ir a Suíça em junho de 2015, minha base será em Zurique, passando por berna, interlaken lucerna, basel, e ouras cidadezinhas e pretendo ficar uns 15 dias, porem estou pensando em ir a Paris ou Roma no qual ficaria por uns 4 dias.
    qual seria o melhor lugar para ir paris ou roma?
    quantos dias vale a pena? melhor ir de avião ou tem trem para esses lugares?

    • Olá Jéssica, tudo bem?
      Ai que roteiro delicioso! Uma ótima escolha de sequência de cidades. =)
      Escolher Paris ou Roma é muito pessoal (eu tenho uma preferência e minha irmã outra, por exemplo), mas posso te ajudar com dicas práticas.
      Saindo de Basel, existe a opção de um trem TGV da SNCF que chega em menos de 3 horas em Paris.
      Agora, da Suíça até Roma, o melhor é pegar um avião (se comprado com antecedência há preços baratos em companhias low cost).
      15 dias é tempo suficiente para conhecer a Suíça e ainda visitar outra cidade! =)

  • Olá, Marcella!
    Curtindo muito tuas dicas!!!!! Parabéns!!!!
    Eu e meu marido estamos indo em Abril de 2015 para Itália e Suiça, de carro, começando em Florença (2 dias), depois Toscana (4 dias, com base em Siena), Milão (2 dias), Como (passagem)e entramos na Suíca! Queremos ir a Lugano, Locarno, Lucerna e Interlaken! (4 dias ao todo).
    Onde você aconselha que fiquemos na Suíca? Dá pra fazer uma base só?

    • Obrigada Geny, que bom que gosta das nossas dicas!
      Uma bela viagem essa a sua hein? Vai ser ótima!
      Esses detalhes de hospedagem precisam ser acertados dia-a-dia, dependendo do lugar que você for passar. Lugano e Locarno são bem próximas.
      Mas, no geral, eu aconselharia ficar em Interlaken e Lucerna pois há mais opções de hotéis, como esses em Lucerna e esses em Interlaken. Acho que, pode ficar menos cansativo desse modo. =)

  • ola Marcela…parabens pelo site!!! gostaria de uma opiniao sua…minha base é Zurique….dá para fazer o passeio ao topo do mundo em apenas um dia??
    e em Lucerna, em um dia também, dá pra conhecer um pouco a cidade e fazer o Monte Titlis?? obrigada…bjss

    • Celia, tudo bem?
      Dá pra fazer o passeio em um dia sim, mas ficará bem corrido e cansativo, então depende da sua disposição. Veja: você levará 2 horas pra ir e 2 para voltar de Zurique para Interlaken (trem que vai via Berna), e depois mais umas 7 horas para fazer o passeio completo do Topo do Mundo.
      É possível conhecer os principais pontos turísticos de Lucerna em um dia sim! Mas, mais uma vez, você precisará acordar cedo e estar pronta pra bater-perna. =)
      Beijos e boa viagem!!

  • Ei Marcella, ótimo site. Parabéns!
    Em fevereiro vou ficar 4 dias na Suiça (chegando de Lisboa e voltando ao RJ). Pretendo chegar em vôo da TAP de Lisboa a Zurique e retornar de Genebra ao RJ. Terei 4 noites. Pensei em chegar em Zurique e ir direto para Lucerna. Ficar 3 noites em Lucerna. De Lucerna, bate-volta para Berna e Interlaken. No último dia, dormir em Genebra para embarcar na manhã seguinte para o Rio. Interlaken é bom para 1 dia de ski com um menino de 14 anos. Lucerna é melhor base que Berna? Grata e sucesso!

    • Valeria, obrigada pelo elogio ao site! =)
      Vamos ver se te ajudo: eu, pessoalmente, acho Lucerna uma base melhor do que Berna.
      Você vai passear por Zurique? Se quiser conhecer a cidade, acho que seria uma boa opção ficar uma noite. Mas, se Zurique é apenas ponto de chegada, então vá direto para Lucerna mesmo.
      O roteiro vai ficar bem apertado, mas é viável. Também é preciso ver o que você quer fazer em Interlaken. Se quiser esquiar e subir no topo do mundo, acho que você precisaria ficar também uma noite por lá para não correr tanto. Se escolher ficar uma noite lá, então siga depois para Genebra e desista de voltar para Lucerna.
      Vou dar uma sugestão e você vê o que fica melhor para você… E se você chegar em Zurique e ir pra Lucerna, dormir uma noite e no dia seguinte fazer o bate-volta para Berna, dormir a segunda noite em Lucerna e ir para Interlaken, ficar uma noite lá e depois ir direto para Genebra, para não perder tanto tempo se deslocando?
      Planeje o que você quer fazer em cada cidade, e veja se essa opção funciona para você.
      Espero ter ajudado.
      Beijos

  • Marcella, parabéns pelo site.
    Gostaria de uma orientação…estamos planejando minha lua de mel para maio/15. Dispomos de cerca de 14 dias. Quero definitivamente conhecer a Suiça mas não sei se vale a pena dispender uns 10 dias por lá e mais 4 em Veneza ou deixar uns 5 dias apenas na Suiça e tentar encaixar Alemanha ou Áustria….qual sua opinião?

    • Oi Thiago, que bom que gosta do site! =)
      A Suíça é linda, e uma bela opção pra lua de mel. Se decidirem por ficar 10 dias, vocês irão fazer uma viagem bem tranquila e completa (para conhecer bem o país e sem pressa). Mas, se o plano é visitar outros países também, dá pra deixar apenas uns 6/7 dias para a Suíça e conhecer suas principais cidades, e usar o restante dos dias para conhecer outros países.
      Não esquece que tem que pensar no tempo de “deslocamento” também, seja de trem ou avião.
      Para dar uma sugestão mais precisa, eu precisaria saber mais informações sobre o casal, sobre os interesses e estilo de vocês, países que já visitaram e etc… se quiserem uma ajuda mais completa, podemos prestar o serviço de consultoria de lua de mel pra vocês que é bem interessante! Se tiver interesse mande email pra gente no [email protected] .
      De bate-pronto posso dizer que, no geral, a Itália é um país muito procurado para lua de mel (principalmente a região da Toscana e a própria Veneza), Áustria é um país que também pode ser conhecido em pouco tempo, e algumas cidades alemãs tem um visual parecido com as cidades da Suíça, como Berna e Lucerna. Talvez o ideal seria fazer Suíça e Itália ou Suíça, sul da Alemanha e Áustria.. Há várias possibilidades!
      Beijos

  • izabel Menegol

    Em tempo: Já fizemos vindo da Áustria de carro ,St. Moritz ,como o dia estava lindo e era verão,seguimos para Intelaken, subimos montanhas que hoje não teria mais coragem.

    • Olá Izabel, tudo bem?
      Adorei o seu roteiro de viagem pela Suíça!
      Eu fiz apenas viagens curtas de carro pela Suíça, mas posso afirmar com certeza que as estradas são muito boas e bem sinalizadas.
      A suíça tem paisagens lindas, seja de carro ou de trem! A vantagem do carro é fazer seu próprio itinerário, poder parar para tirar fotos e curtir no seu tempo. Além de que o carro pode ser muitas vezes mais confortável. Resumindo: se você tem companhia para a roadtrip e costuma andar de carro em outros países, vá sem medo!!
      Achei algumas dicas práticas que podem te ajudar, dá uma olhadinha: http://www.suicasingular.com.br/pdf/estradas-suicas.pdf
      Beijos!

      • izabel Menegol

        Olá Marcella. Obrigada pelas informações. Viajamos o casal(já fizemos bodas de ouro) fomos mais de uma vez pelo interior da França. Itália, Alemanha, Portugal e menos de um mês voltamos da Nova Inglaterra- USA – onde fizemos 10 dias de carro depois de ter ficado em Boston e no final NY Acho que vai dar tudo certo. obrigada

  • izabel Menegol

    Olá estamos com passagem para Zurique dia 05 de abril, pensamos ficar 10 dias. Gostaríamos de fazer de carro, porque já temos certa idade e bate e volta nos parece muito cansativo..além de que gostamos dos vilarejos, lagos… Pensei 0 em Zurique 01 dia pela manhã seguir , para St.gallen ,dormir em Vaduz , seguir para Chur e não sei se dá para ir de carro até Lucerna onde dormiríamos 2 noites , seguir para Interlaken 02 noites,subir o monte Jungfraujch , seguir para Berna 01 dia depois Lousanne ,Montreaux e Genebra de onde voltaríamos. Encontro poucos viajantes de carro, o panorama é muito diferente do trem?Se puderes dar alguma dica ficaria grata. Izabel

  • oi marcella. quero visitar a suíça em abril ou maio de 2015 e a ideia é fazer o roteiro todo por trem. tenho 20 dias disponíveis. qual roteiro vc me aconselha? se possível gostaria de usar pelo menos um trem cênico. grande abraço

    • Oi Odair, tudo bem?
      Nossa, que delícia de viagem com 20 dias pela Suíça!!!
      Com esse tanto de dias disponível, as possibilidades de roteiros são infinitas!!! Dá pra rodar por praticamente o país todo.
      O roteiro básico é esse que sugerimos no post. Você pode conhecer essas cidades por mais tempo, ou começar a explorar outras cidadezinhas como St. Gallen,Gstaad, Lausanne, Montreux, Lugano, Locarno… Tudo vai depender da sua disposição e do seu estilo de viagem.
      Beijos e boa viagem!Coma muitos queijos e chocolates por mim! =)

  • Olá Marcella, muito boa noite.
    Gostaria de umas dicas suas, eu e minha esposa estamos planejando nossa viagem para a Europa no ano que vem, iremos em junho de 2015. Eu tenho sobrando 5 noites que gostaria de usar para conhecer a Suíça. Posso encaixar a Suíca no começo ou no final. Se for no começo, depois partirei para a Escandinávia, se for no final, virei da Polônia. Meu pensamento inicial era visitar apenas Genebra e Zurique, mas recentemente andei pensando em usar Berna como base e ir fazendo bate-voltas além de visitar a cidade em si, porém, vi que Berna não é um lugar muito bom para as conexões aéreas que eu preciso. O que você acha que posso fazer, e o que realmente não posso perder na Suíça nessa época do ano?
    Agradeço antecipadamente sua ajuda e atenção.

    Atenciosamente

    Armando

    • Olá Armando, 5 dias já dá pra conhecer a Suíça sim!
      Berna e Lucerna são boas “cidades-base” para fazer esse esquema de bate e volta. Se você tiver problema com os vôos, deixe o último dia para conhecer e dormir em Genebra ou Zurique e seguir viagem de lá, já que essas cidades tem mais opções de vôos).
      Acho que é uma boa opção, mas isso depende mesmo da sua disposição, dos horários dos vôos e etc. Planeje com antecedência que fica tudo mais fácil.
      Espero ter ajudado! =)
      Abs,

  • Olá , muito bacana as dicas . Aproveitando , tenho ainda uma duvida sobre o meu roteiro . Se puder ajudar ….???? Vou sair de Barcelona e gostaria de ter interlaken como base .Pelo q vi teria q ser por aviao de Barcelona ate. Geneve , certo?! . Gostaria de visitar lucerna , Berna , top of europe jungfraujoch e no quinto dia seguir para Paris. Se puder me ajudar ….., Obrigado

    • Olá Victor, que bom que gostou das dicas!
      Partindo de Barcelona para a Suíça, as cidades que mais tem opções de vôo são Genebra, Lucerna e Zurique. Há também alguns vôos para Berna.
      Se você não pretender visitar Genebra, o melhor seria pegar um vôo para Lucerna ou Berna e já aproveitar para conhecer a cidade (talvez passar uma noite para descansar). A partir de uma dessas cidades você pega o trem para Interlaken (o visual é lindo) e faz dessa cidade a sua base, para depois ir subir em Jungfraujoch e fazer um bate e volta ou passar o dia na cidade que faltou conhecer (ou Berna ou Lucerna) depende de qual você chegar.
      Dai você pode partir dessa cidade para Paris de avião ou trem, que é bem tranquilo também.
      Espero ter ajudado. =)

  • Marcella ,agradeço a resposta tão rápida!!ESTOU AQUI A DIAS VENDO PREÇOS ,LUGARES!!como falei nosso destino é paris,pretendemos ficar 3 dias na suiça.Meu marido quer muito levar a ” ninhada” para esquiar( idade 8anos/11anos/20 anos e outro de 23,,,)Como chegamos em genebra ás 18 horas será que ja consigo ir para uma cidadezinha ?? POIS CHEGAR Á ESSA HORA COM MALA,CRIANÇAS ETC,DEPOIS DE HORAS DE VOO,,!!! como voltamos por genebra ,pensei em fazer o passeio pela cidade na volta,pois o nosso voo saindo por genebra é a noite.SERÁ que vc poderia me dar uma idéia de quanto gastaremos por dia em aluguel de roupas para esquiar/aulas particulares e alimentação ? Como vamos em 6 estou tentando colocar um pouco na ponta do lápis…ja viuuu!! DEPOIS DE ANNACY,pensei em ir para la cluzaz,,,o que vc acha? EU QUERIA UM LUGAR QUE SE O MEU MARIDO QUISER FICAR O DIA TODO ESQUIANDO EU TENHA O QUE FAZER!!! QUE NÃO SEJA TÃO CARO,POIS SEI QUE NA SUIÇA TUDO É CARO!! Comentei sobre essas cidadezinhas ,pois procurei pela internet,não as conheço !!! agradeço se puder me dar todas esas dicas!!!

    • Olá Adriana!
      No dia do vôo de volta, o mais interessante é não marcar nenhuma programação para ir tranquila ao aeroporto. Reserve o dia para isso.
      Há diversas estações de ski na Suíça (e França também). Perto de Genebra, as mais famosas e animadas ficam em Interlaken, Zermatt, Verbier e Gstaad na Suíça, e Courchevel na França.
      Mas também há diversas estações bem pertinho da própria cidade, como Annecy e La Clusaz que você falou. Infelizmente, eu não sei te dizer se são animadas ou não (e se você terá o que fazer fora esquiar). Quanto ao dinheiro, isso é realmente muito particular de cada viagem, e são coisas que só sabemos quando conhecemos o estilo e dos programas que cada um fizer… =/

      Espero que essa resposta tenha sido útil. Nós sempre respondemos os comentários do site e tentamos ajudar ao máximo os nossos leitores. Mas, as vezes, alguns leitores querem uma ajuda ainda mais personalizada e feita sob medida, então nós oferecemos um serviço diferente que é o de consultoria de viagem. Veja se te interessa:
      https://segredosdeviagem.com.br/2014/03/novidade-consultoria-de-viagens-personalizada/

  • BOA NOITE!
    PRECISO MUITO DE UMAS DICAS,VOU EU, O MEU MARIDO COM 4 FILHOS(2 MENORAE DE 11 ANOS )..NOSSO DESTINO É PARIS,COMO COMPRAMOS UMA PASSAGEM PARA GENEBRA,FICAREMOS NA SUIÇA POR 2 DIAS APENAS,,,,CHEGAMOS AS 18HORAS,,,, COMO DISSE EM GENEBRA,,,SERÁ QUE A ESSA HORA CONSIGO IR DIRETO PARA UMA CIDADEZINHA??? QUAL??? GOSTARIA MUITO DE IR A INTERLACK,,,SERÁ QUE DARIA? NÃO CONHEÇEMOS NADA NA SUIÇA,POR ISSO ESTOU AQUI A DIAS PESQUISANDO E GOSTEI DAS SUAS DICAS,,MUITO OBRIGADA E AGUARDO AJUDA!!!!

    • Olá Adriana. A Suíça é relativamente pequena para nós que estamos acostumados com longas distâncias, e andar de trem por lá é super fácil. Mas, você chegará bem na “pontinha”do país, quase com fronteira com a França, então eu já descartaria ir para lugares mais distantes como Zurich e Lucerna.
      Para te ajudar melhor eu precisaria de mais informações dos seus horários e também preciso saber qual é o ritmo de viagem de vocês, afinal estão com 4 crianças, certo?
      O que posso adiantar é que ficar em Genebra também é uma boa opção pra você, não acha? A cidade é encantadora e vocês podem fazer um bate e volta em um dia para Lausanne que fica a meia hora de trem.
      Podem também fazer um bate e volta (ou ficar um dia, dependendo do seu horário de ida de Genebra a Paris) para Berna que fica a duas horas de trem.
      Interlaken já começa a ficar um pouco mais afastado, pois leva em média 2:45 min de trem.
      Veja os horários nesse site: http://www.sbb.ch/en/home.html
      Espero ter ajudado!

  • Olá! Pretendo fazer esse roteiro a partir de Zurique. Estou em dúvida se fico uma ou duas noites em Interlaken ou uma ou duas em Berna, mas isso é um bom problema. 🙂 Uma dúvida: posso comprar passagens de Genebra para Paris pelo site da TGV? Posso pagar em Euros e embarcar na Suíça? Imprimo a passagem pelo site? Obrigado e sucesso!
    Felipe

    • Olá Felipe, tudo bem?
      Poxa, dúvida boa essa das cidades mesmo! Rs.
      Se puder, converse com os locais e deixe pra decidir na hora.
      Quanto a sua pergunta, pode sim!! E eu acho até mais inteligente e econômico fazer isso: comprar pela SNCF (empresa que tem o TGV), e pagar em Euros.
      Eu fiz isso da Basileia para Paris e não tive problemas! Na época eu comprei pelo site ( http://www.sncf.com/en/passengers ) e imprimi. Foi bem simples. =)
      Espero ter ajudado. Boa viagem!
      Beijos

  • Faltou Montreaux!! passou do ladinho, vale a parada, especialmente no jazz festiival que geralmente é em julho!

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *