Segredo de Varsóvia: o bar mais legal da cidade


Atualizado em:


Dizem que você só conhece mesmo uma cidade quando frequenta o bar local, e eu posso dizer que este saber popular é verdadeiro, pelo menos pela experiência que eu tive em Varsóvia.

Eu jamais teria encontrado esse bar se eu não estivesse com um amigo Polonês, pois ele não está nem nos guias estrangeiros, que costumam divulgar até os lugares bem escondidos, nem no Google (onde a maioria das informações sobre ele estão escritas em Polonês). Esse post, portanto, foi feito inteiramente baseado na minha experiência por lá e nas coisas que meu amigo me contou (já me desculpo antecipadamente se eu escrever algum dado errado).

O nome do bar é przekąski zakąski (simples, não?) e ele existe mais ou menos desde a década de 60 em Varsóvia, a capital “business” da Polônia. A premissa do bar é: comida honesta, bebida barata e um grande balcão pra todo mundo interagir. Lá é possível encontrar comidinhas rápidas bem tipicas polonesas, mas que eu confesso que não são tão maravilhosas assim, pois são bem diferentes da comida que estamos acostumados. Pedi a versão deles do “prato do dia” que estava num panelão e até hoje não sei bem o que eu comi. Não estava ruim, mas… melhor focar no que conhecemos e no que a Polônia tem de melhor: VODKA!

Sim, assim como dizem os estereótipos, os poloneses tomam MUITA vodka, e eles viram shots como se fosse água. Nesse bar, onde os shots custam cerca de um Euro, não é diferente. Antes de forrar o estômago com alguma comidinha, vai um shot. Comeu alguma coisa, outro shot. Chegou um amigo no bar, shot!

Mas quand eu falo em vodka de um Euro, eu não estou falando daquelas vodkas que a gente toma no Brasil, eu estou falando da melhor vodka que eu provei na vida. De verdade. A vodka de um euro deles é melhor que qualquer vodka importada daqui do Brasil. Isso é obvio, visto que estamos na região de onde vem a bebida, mas é inacreditável. Eu acho que é por isso que eles tomam tantos shots assim, porque é muito boa e não tem aquele gosto de álcool etílico.

Mas voltemos ao bar.

Outra vantagem desse lugar é o fato de ele abrir todos os dias, 24h por dia, ou seja, ele pode ser uma opção para o Happy Hour (quando eu fui e estava LOTADO), uma opção pós balada (meu amigo disse que é um dos horários mais disputados também), ou mesmo uma opção para o almoço, já que eles tem um menu do dia super em conta (cerca de 9 euros, se não me engano). Resumindo, se você estiver em Varsóvia, precisa dar uma paradinha no PZ (przekąski zakąski) para conhecer verdadeiramente a vida na polônia. 

*Obs: descobri, traduzindo uns sites do google, que o bar mudou do tradicionalíssimo endereço e agora está em um espaço um pouco maior, um pouco mais longe do centrinho turistico (e do hotel que eu indiquei nesse post aqui). Então peguei umas fotos da fanpage do bar pra mostrar como ele está hoje em dia.

Fachada de antigamente (esse era o espaço original, onde o bar foi aberto há muitos anos)

Fachada de antigamente (esse era o espaço original, onde o bar foi aberto há muitos anos)- tive a sorte de ir nesse!

O interior do bar antigamente

O interior do bar antigamente

A nova cara do bar

A nova cara do bar

O novo espaço conta com mais mesas, não é mais necessário comer de pé

O novo espaço conta com mais mesas, não é mais necessário comer de pé

O novo endereço é: Al. Jerozolimskie 44

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *