Conheça nosso roteiro pela Estrada Real


Atualizado em:


Na semana passada fizemos um post explicando um pouco o contexto da Estrada Real e os quatro caminhos que a compõem (veja aqui o post). Agora que nós já voltamos dessa viagem incrível, vamos contar o melhor que vimos por lá, além de revelar alguns segredos que merecem sua visita!

Antes de mais nada, conheça o roteiro que o Instituto Estrada Real montou pra gente e um pouco sobre o que fizemos cada lugar.

Terça Feira: BH- Santuário do Caraça (Pernoite no caraça)

Fizemos este caminho em 4X4 para poder percorrê-lo pela Estrada Real. No trajeto, fizemos uma parada em Brumal para o almoço e para conhecer as tecelãs que fazem belas peças no tear. Dormimos no Santuário do Caraça para ver os lobos-guará, que aparecem tarde da noite por lá.

bh caraça

Quarta-feira: Santuário do Caraça – Ouro Preto (Pernoite em Ouro Preto)

Fizemos esse percurso de van, pela estrada convencional, para ter bastante tempo em Ouro Preto. Lá, tivemos o suporte de um guia local que nos mostrou os principais pontos turísticos e históricos da cidade. A noite, demos um pulinho em Mariana para entrar em uma Mina e assistir a uma apresentação lúdica e linda!

caraca op

Quinta-Feira: Ouro Preto – Lavras Novas (Pernoite em Lavras Novas)

Para chegar a Lavras Novas, fizemos um caminho pela Estrada Real que só é alcançado a pé ou de moto e sai do povoado de Chapada. Os trechos feitos a pé consistem em cerca de 5% da Estrada Real, um prato cheio pra quem gosta de trilhas!

op lavras novas

Sexta- Feira: Lavras Novas- Tiradentes (Pernoite em Tiradentes)

Antes de chegar em Tiradentes fizemos uma parada estratégica em Bichinho, vilarejo vizinho onde o forte é o artesanato (tem post de Bichinho AQUI). Almoçamos por lá e seguimos para Tiradentes para andar um pouco pela cidade.

lavras - tiradentes

Confira AQUI tudo o que postamos de Tiradentes quando estivemos lá no final do ano passado!
Veja também dicas de cidades na Estrada Real

Sábado: Carrancas (Pernoite em Tiradentes)

O nosso caminho para as cachoeiras de carrancas não foi o mais simples. Apesar de existir uma estrada asfaltada, optamos pela Estrada Real de 4X4, no trajeto São Sebastião da Vitória – Carrancas, que incluiu também algumas trilhas.

carrancas

Domingo: Tiradentes- BH

Antes de ir pro aeroporto, fomos à vizinha São João del Rey conhecer a igreja matriz (onde está enterrado Tancredo Neves) e lá pegamos a Maria Fumaça com destino a Tiradentes, um marco turístico da região.

sjdr bh

A partir de hoje, postaremos todos os detalhes dessa viagem por aqui, contando onde comemos, que pousadas ficamos, e os passeios que recomendamos. Fique de olho!

_________________________

Viajamos a convite do Instituto Estrada Real, entidade sem fins lucrativos que visa promover o destino turisticamente.

Também participaram da viagem: Dentro do Mochilão, Pé na Estrada, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viagens Cinematográficas e Viajando com Eles.

rodapé ER

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Mari, que delícia rever esses momentos! Super intensa nossa viagem… imagina se tivéssemos mais tempo? Seriamos os novos desbravadores da Estrada Real. rsrs Bjo grande!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *