SV na Estrada Real, conheça os caminhos das primeiras estradas brasileiras


Atualizado em:


Há alguns meses recebemos um e-mail informando que o SV havia sido um dos 7 blogs selecionados pelo Instituto Estrada Real para participar de uma viagem de 6 dias conhecendo os principais pontos turísticos e atrações dessa estrada onde muita coisa aconteceu desde a colonização do Brasil.

A Estrada Real surgiu nos séculos 17 e 18, da necessidade de ligar as minas de ouro e diamantes descobertas com o litoral brasileiro, para escoar esses minérios para fora do país. Todo o caminho era supervisionado pela Coroa para evitar que mineradores levassem ou vendessem ouro e diamantes sem pagar o tributo ou sem passar pela supervisão Real. Desse caminho, cidades foram se desenvolvendo e lugares interessantes foram nascendo, e são esses lugares, escondidos nos mais de 1700km de Estrada, que o SV vai conhecer a partir de amanhã!

Fazem parte da Estrada Real 4 Caminhos:

1- Caminho Velho– Liga Paraty a Ouro Preto e foi aberto pelos bandeirantes para levar ouro até o litoral;

2- Caminho Novo– Liga o Rio de Janeiro a Ouro Preto, aberto pela Coroa para intensificar a fiscalização na região do Rio de Janeiro;

3- Caminho dos Diamantes– Liga Diamantina a Ouro Preto e surgiu para trazer os diamantes das minas da região de Diamantina;

4- Caminho do Sabarabuçu– Liga Ouro Preto a Sabará, região que se destacou comercialmente e, por isso, precisava de um acesso direto.

mapa ER

Nessa viagem que vamos fazer, conheceremos o Santuário do Caraça (Caminho dos Diamantes), passaremos por Ouro Preto (interseção de todos os caminhos) e Lavras Novas (Caminho Novo) e depois vamos para Carrancas, Tiradentes e Bichinho (Caminho Velho).

Acompanhe o Segredos de Viagem pelas redes Socias (Facebook, Twitter e Instagram) , e pelo blog criado especialmente para esse viagem www.blogueirosnaestradareal.com.br

#blogueirosnaER

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *