14 passeios clássicos por Buenos Aires

Buenos Aires tem um monte de segredos e vários cantinhos gostosos esperando para serem descobertos. Mas, assim como em qualquer viagem, não dá pra ignorar os passeios turísticos mais famosos, pois geralmente são clássicos que fazem parte da história da cidade e é preciso visitá-los a fim de entender um pouco mais da cultura do local e mergulhar na vida daquela cidade.

Por isso, listamos abaixo 14 coisas que você pode fazer quando estiver em Buenos Aires. São passeios clássicos, e um bom ponto de partida para quem vai visitar a cidade pela primeira vez.

1- Plaza de Mayo, Casa Rosada e Av. de Mayo

maesdemayo

casarosada

2- Tour pelo Teatro Colón

O Teatro Colón é um dos principais teatros da Argentina e do mundo! Famoso pela sua acústica impecável, já recebeu muitas óperas e ballets. Além disso, possui uma arquitetura linda e está com um interior totalmente restaurado.

Oferece tours guiados em espanhol e português, mas, se possível, tente comprar algum espetáculo e ver o teatro em pleno funcionamento. É sempre mais emocionante! 😉

Teatrobsas

TeatroColon

3- Obelisco e Av. 9 de Julio

Já que estamos listando os clássicos, não poderia deixar de fora o obelisco e a Avenida Nove de Julio. Essa atração não precisa de esforço nenhum para ser vista e nem de um tempo dedicado só a ela. É bem simples… em algum momento da sua visita você passará pela agitação da Avenida e avistará o obelisco no canteiro central.

obelisco

4- Puerto Madero e Ponte da Mulher

O Porto Madero é um bairro revitalizado que tem tipo um calçadão delicioso cheio de bares e restaurantes que margeia os dois lados do rio de la Plata. E, ligando uma margem a outra, há a famosa “Ponte de las Mujeres”, obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e um dos cartões-postais da cidade. Passear pelas antigas docas e conhecer um dos bairros nobres da cidade, é um dos passeios clássicos de Buenos Aires.

pontemulheres

5- Visite o MALBA

Museu rápido e preciso, tem várias obras expressivas de artistas latino-americanos. Já demos alguns motivos para visitar o MALBA aqui. Vale a pena!

IMG_3104

IMG_3038

6- Uma tarde em Palermo

Para mim esse é, sem dúvidas, o bairro mais charmoso de Buenos Aires. Aqui colocamos “uma tarde” em Palermo, pois é uma delícia caminhar pelas ruas olhando as vitrinas das lojas ou sentar em um café e ver a vida passar,  mas Palermo também tem uma vida noturna muito boa!

Se você curte compras, eu recomendo muito conversar com a Lígia Baleeiro e marcar um tour de compras por lá. Ela sabe todos os segredos do bairro, todas as lojinhas BBB ( boas, bonitas e baratas) escondidas pelas ruas e além disso te dá vários conselhos de moda (e é suuuper simpática!). Eu não sou muito das compras, essa parte fica mais com a Mari, mas, quando eu fiz o tour com a Lígia e uma amiga, ficamos umas cinco horas batendo perna por Palermo e eu não queria mais parar!

Ela também oferece um “fashion tour” por San Telmo e em breve terá tours de luxo e para noivas! Vale a pena conhecer mais aqui.

palermo

ligia

7- Feirinha de San Telmo

Mesmo com uma imensidão de gente de todos os cantos do mundo circulando por lá, a Feira de Antiguidades do bairro de San Telmo é uma delícia.As ruas ficam lotadas, com diversos artistas, vendedores turistas e tudo o que você puder imaginar. Acontece todos os domingos e vende de tudo, de objetos raros  a lembrancinhas baratas.

Santelmo

8- La Bombonera

Você pode escolher visitar o Estádio do Boca Juniors em um tour guiado e conhecer o campo, as arquibancadas e o museu; ou pode assistir a uma partida de futebol e sentir de perto o fanatismo do argentino com o esporte. A arquibancada é praticamente colada com o gramado e a energia deve ser de outro mundo!

Eu fiz o tour guiado quando eu fui e, mesmo não sendo fanática por futebol, adorei!

Foto by Steven Newton (Wikimedia Commons)

Foto by Steven Newton (Wikimedia Commons)

9- El Caminito

Pertinho da Bombonera, está uma das ruas mais famosas da cidade.

O El Caminito é uma rua cheia de casinhas coloridas, que foi imortalizada em uma música de tango de Juan de Dios.

Não há muito o que se ver além disso, então, reserve a parte da manhã ou da tarde para visitar as duas atrações de uma vez só, mas termine a noite ou faça suas refeições em outro lugar, para não cair em alguma furada para turista, como os restaurantes super faturados (e nem tão bons assim) da região.

Foto By Dziczka (Wikimedia Commons)

Foto By Dziczka (Wikimedia Commons)

10- Cemitério da Recoleta

Sim, essa é uma das cidades que tem cemitérios famosos, como Paris. Aqui estão enterrados inúmeras personalidades argentinas, como Evita Perón, Facundo Quiroga e de outras pessoas com histórias totalmente malucas e, no mínimo curiosas, que o Túlio do blog Aires Buenos contou nesse post aqui.

cemiterio

cemiteriorecoleta

11- Livraria El Ateneo

Na lista das livrarias mais bonitas do mundo, a El Ateneo é considerada a segunda mais bela na lista do The Guardian (já falamos da terceira aqui).

Há várias filiais pela cidade, mas a mais bonita fica na movimentada Avenida Santa Fé no antigo teatro Ateneo Grand Splendid.

O paraíso para quem ama livros!

ElAteneo

12- Bosques de Palermo

Programa favorito do Porteño de domingo é passear pela região dos bosques de Palermo. As ruas ficam fechadas e ao invés de carros circulam bicicletas, patins e uma imensidão de gente se exercitando ou apenas passeando.

Ah, lá do lado está o Rosedal, um jardim de rosas super bonito e romântico.

bosquesbuenos

buenosaires

bosques

13- Coma muito, muito bem, e barato.

Uma das coisas boas (para nós turistas apenas) é que você pode ir ao melhor restaurante de Buenos Aires, comer uma parrilha sensacional, com direito a entrada (que tal uma empanada?) e vinho,  e ainda gastar super pouco perto da fartura do que você comeu.

Não sabe em qual restaurante ir? Fizemos uma lista dos melhores restaurantes da cidade, em nossa opinião. Veja nesse post aqui.

foto 5

14- Tango!

Por fim, o Tango. Dispensa apresentações, não é?

A dança típica da Argentina merece ter um espaço na sua noite, principalmente se essa é sua primeira vez na capital.  Vá em alguma Milonga dançar juntinho, ou assista a um espetáculo em alguma casa da cidade, como a “Esquina Carlos Gardel” ou o “Café Los Angelitos”.

Se estiver em Buenos Aires no mês de agosto, aproveite para ir no Tango Buenos Aires Festival y Mundial, o festival mais importante do gênero.

Tango

Foto by Estrella Herrera (Wikimedia Commons)

 

Deixe o seu comentário usando o Facebook
  1. Amélia Luz  13/05/2015 | 18:20

    Importante passeio, belo cultural, informativo. Buenos Aires encanta realmente.

  2. […] Veja nossa seleção com os bares mais legais da cidade aqui. Conheça os melhores restaurantes aqui. Vai pra balada? Leia esse post aqui. Gosta mais dos passeios tradicionais, veja esse post aqui. […]

Ou comente por aqui