Tudo o que você precisa saber antes de visitar Porto e a região do Douro


Atualizado em:


Em Outubro de 2014 passamos cinco dias nessa região de Portugal, que é a única do mundo autorizada a produzir o famoso vinho do Porto. Nessa mesma viagem também conhecemos a cidade do Porto e Lisboa, no seguinte roteiro:  Lisboa (3 dias, mas recomendamos pelo menos 4) – trem para Porto (3 dias) e, depois, as diversas regiões do Douro (4 dias entre as principais cidades).

Depois desses dez dias de viagens, escrevemos alguns posts e colocamos dicas no nossoTwitter e Instagram. Muitos dos leitores nos mandaram diversas dúvidas sobre a região. Por isso, fizemos um resumo das perguntas mais frequentes e respondemos todas nesse post, além de adicionar curiosidades e informações que achamos que vocês precisam saber.

Bem vindo a esse mini guia pré viagem que é uma verdadeira imersão na região de vinhos mais charmosa de Portugal!

1- Vou para Porto. Vale a pena viajar até a região do Douro?

Porto é o principal local de armazenamento e envelhecimento dos vinhos do Porto, mas, por incrível que pareça, não tem nenhuma vinícola por perto (veja explicação na pergunta 6). A região onde são produzidas as uvas utilizadas para fazer o vinho do Porto é a Região Demarcada do Douro, a 100 km dali (em média).

IMG_3977

Não da pra ir para Porto e acreditar que só essa cidade já é suficiente para conhecer a região. Você só terá noção da dimensão e beleza do Douro depois de ir até o vale e passar pelo menos uma noite por lá. O charme das vinhas que nascem em meio a um relevo totalmente diferente do qual estamos acostumados a ver, o rio que corta toda a região, o sol entre as montanhas que faz um jogo de luz e sombra interessante na paisagem, deve ser visto pessoalmente e não apenas por fotos ou relatos.

IMG_3944

Mas, entendemos que as vezes não é possível parar e dormir em todos os lugares que gostaríamos. Se na sua viagem só tem Porto no roteiro, nosso conselho é fazer um passeio de um dia de Porto até a região do Douro, assim você já tem um gostinho do lugar e consegue ver essas paisagens lindas.

2- Quais as principais cidades da região do Douro?

A região do Douro é dividida em três: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. As principais cidades para quem quer fazer turismo estão no Baixo Corgo e Cima Corgo, que são mais próximas da cidade do Porto e tem mais infra-estrutura para os visitantes. São elas: Peso de Régua e Pinhão. Além dessas, é possível ir para Lamego e Amarente (que não estão exatamente dentro da região demarcada do Douro, mas ficam super perto e são charmosíssimas) ou também Vila Nova de Foz Côa, que está na região do Douro Superior.

 

mapa

Fonte: vinhosemsegredo.wordpress.com

3- Qual a melhor época para visitar a cidade de Porto e a região do Douro?

Antes de planejar sua viagem, é importante saber que a região do Porto e do Douro possui um clima bem continental com verões super quentes e invernos rigorosos. Para evitar os extremos, tente ir na primavera, nos meses de maio e junho, ou no outono, em setembro e outubro.

Douro

Sol gostoso de outono.

4- Quantos dias devo ficar por lá?

Para sua viagem, reserve pelo menos 3 dias (2 noites) para Porto e 2d dias (1 noite) para a região do Douro. Mas, veja que eu falei “pelo menos” pois acho que esse é o tempo mínimo necessário para fazer o básico, mas, se você puder, passe mais alguns dias aproveitando o agito de Porto ou a paz, os vinhos e a ótima gastronomia da região do Douro.

Vinho do Porto

Um bom vinho e uma vista incrível. Pra que correr?

5- E onde ficar na região do Douro? Tem dicas de cidades e hotéis?

Para responder essa pergunta fizemos um post exclusivo sobre os melhores hotéis da região do Douro, com dicas de hospedagem em diferentes cidades da região.

6- Como ir de Porto a Peso de Régua?

Há três principais opções: ir de carro, de trem ou de barco pelo rio. De carro, você pode alugar e explorar a região você mesmo, ou contratar os serviços de um motorista, como falamos nesse post aqui. Essa escolha te dá liberdade para fazer seus próprios horários e suas programações. A viagem de trem (ou “comboio” como dizem os portugueses) é muito bonita e agradável, pois o trem margeia o Rio Douro e tem vistas maravilhosas. Além disso, há também a opção de pegar um barco em Porto ou Vila Nova de Gaia e seguir rumo a Peso de Régua. Os barcos podem ser de ida ou volta apenas e com almoço incluído, ou um cruzeiro de 2 dias (veja opções aqui).

Douro trem

O trem que cruza a região. Nessa foto, parado na estação da pequena cidade de Pocinha.

7- Qual a diferença de Cave (ou Lodge) e Quinta?

Ao procurar informações para visitar os produtores de vinho, você pode encontrar um desses dois termos. As Caves, ou Lodges, são armazéns ou galpões localizados na cidade do Porto (ou em Vila Nova de Gaia) usados para armazenar e envelhecer os vinhos. Já as Quintas ficam na região do Douro, país adentro, e é lá que as uvas são plantadas, colhidas e prensadas para fazer o vinho (que pode ou não ser levado até a cidade do Porto para envelhecer).

Quinta no Douro

Foto da Quinta do Pôpa.

8- Quais Caves e Quintas são abertas para visitação?

Em Porto há muitas caves que abrem para visitação e oferecem degustação de vinhos. Há divesas opções, como as caves do Sogevinus (das marcas Calém, Burmester ou Kopke)  ou Symington (da marca Graham’s). O único problema é que em Porto você não consegue vem as grandes vinhas e nem o processo de produção que só acontece nas Quintas, que estão na região do Douro.

Vinhas do Douro

Exemplo de vários tipos de uvas usados na região do Douro.

Algumas Quintas interessantes e preparadas para receberem turistas são: Quinta do Seixo, Quinta do Panascal, Quinta da Pacheca, Quinta do Pôpa e Quinta d’Agodinho. Você pode ver o post que escrevemos sobre as melhores quintas para os turistas que visitam o Douro.

barril de vinho

Imensidão de barris.

Ainda tem alguma dúvida sobre como visitar a região? Não tem problema! Deixe sua pergunta aqui na caixa de comentários que nós acrescentaremos aqui e respondemos pra você.


*Agradecimento especial ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto que nos levou para essa viagem enogastronômica incrível em Portugal.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Márcia Rodrigues F Meireles

    Olá bom dia estamos indo com meu marido agora em julho para Portugal 30 dias ainda não fizemos roteiro chegaremos no dia 23/07 e reservamos apartamento em Cascais até 26/07 depois gostaria de ir a Porto quantos dias precisamos para conhecermos a região? dicas de onde ficarmos com preço bom, depois de Porto vamos para Viseu, temos parentes na região qual a melhor opção de transporte? De Viseu gostaríamos de conhecer Espanha e França, não temos experiência para calcular quanto tempo s ficar em cada local e qual a melhor opção de transporte e se o tempo que temos será possível fazer este roteiro, se possível nos de uma dica do valor necessário em Euros para realizarmos estes percursos, levando em consideração que em Viseu não teremos gastos de estadia

  • Jacqueline Muniz Albuquerque

    Olá Marcella vou para Portugal em setembro , serão 15 dias , pensei em chegar por Porto e sair por Lisboa. Fazendo esse trajeto por diversas cidades. O que fica mais barato alugar um carro ou fazer as viagens de trem, ônibus e carro algumas vezes? Em Porto quais passeios de barco bate volta posso fazer?

    • Jacqueline, por mais que seja fácil viajar de transporte público por lá, eu gosto bastante da liberdade que o carro te dá.
      Ainda mais pra você que tem 15 dias, você pode decidir ir pra algum outro lugarzinho fora da rota, parar em alguma cidade no meio do caminho que gostar e etc.

  • Claudio Almeida

    Me perdoe a pergunta incompleta, queria dizer: conseguir as excursões no próprio hotel????

    • Hum, agora que vi o adendo a sua pergunta.
      Nesse caso só vendo diretamente com o próprio hotel.
      Quem sabe não seria uma boa entrar em contato com eles antes da viagem.

  • Claudio Almeida

    Boa tarde Marcella

    Ficarei hospedado com minha esposa no Hotel Ibis Centro em Porto e gostaria saber se é possível conseguir excursões de 1 dia à Braga e Guimarães e de 1 dia à Região do D’ouro??

    Claudio

  • Oi Marcela! Ótimas dicas! Vou passar 15 dias em Portugal em janeiro de 2018. Nosso roteiro é bem pretensioso: Lisboa – Coimbra – Porto (vamos fazer o passeio de barco até Pinhão) – Passo da Régua – Serra da Estrela – Lisboa ; )
    Minha dúvida: Qual é o melhor caminho (com as paisagens mais bonitas e melhores atrativo) para ir de carro do Porto para Passo da Régua? Grata

    • Olá Maura, tudo bem?
      Consigo responder de acordo com a minha experiência.
      Na minha opinião, o trajeto mais bonito começa a partir de Peso da Régua.
      Então, para escolher o caminho a se tomar, eu te perguntaria se tem alguma cidade no caminho que você queira conhecer. Por exemplo, tem Amarante em um dos caminhos e Guimarães no outro.
      Mas se você tem pouco tempo para explorar, pegue o caminho mais rápido e depois use esse tempo para encontrar vistas e explorar as paisagens ao redor do rio Douro e das cidades de Peso da Régua, Pinhão e Vila Nova de Foz Côa.
      Espero ter ajudado.
      E ah, acho que é viável fazer tudo em 15 dias sim! =)
      É só se planejar bem.
      Beijos e boa viagem!

  • ola bom dia vou viajar a Porto no fim do ano com meu namorado e estamos com intenção de mora la em porto é estamos em duvida se será uma boa ideia poderia nós ajudar a ter a certeza de nossa morada. grata!

    • Jaque, não sei exatamente se entendi a sua pergunta.
      De todo modo nós não conseguimos ajudar leitores que pretendem morar em Portugal, pois isso envolve muita burocracia (de visto, passaporte e outros trâmites legais) que não temos total conhecimento e que variam para cada lugar na Europa.
      Atenciosamente.

  • Marcella, boa tarde
    vou passar o final de ano em Portugal e reservei 2 dias para a região do Douro. Pensei em ir de carro, ficar hospedada em Régua. Sabe me dizer se no final do ano há passeios de barco entre Régua e Pinhão, se vale a pena e se dá para conhecer alguma vinícula nessa época. Quais suas dicas para essa época? grata

    • Oi Dina, tudo bem?
      Eu nunca fui para a região no final do ano, mas já ouvi que fica um friozinho gostoso para degustar ótimos vinhos, embora as vinhas não estejam bonitas (como é inverno fica uma paisagem mais com galhos do que folhas).
      Quanto aos barcos, eles costumam funcionar normalmente durante todo o ano. Mas, vários serviços tem horários especiais para o Natal e Ano Novo, então seria bom checar diretamente com a empresa que você quer contratar.
      Aproveite para explorar as cidades do Douro e seus charmosos restaurantes e fazer degustações nas vinícolas.
      Beijos e boa viagem!

  • Oi Marcella! Vou fazer uma viagem pela Europa com meus pais e, por conta de um imprevisto, ganhamos mais 2 dias. Como estarei em Lisboa no momento do imprevisto, pensei em ir até Porto. Porém, estou com dúvida se vale a pena a viagem para ficar apenas dois dias na cidade (uma noite). O que você acha? Obrigada!

    • Juliana,
      Se você já tiver explorado bem Lisboa e as cidades por perto, vá para o Porto sim. =)
      Com dois dias inteiros e uma noite você consegue ver bastante coisa na cidade.
      Só cuidado para não correr demais ou deixar sua volta para Lisboa muito perto da hora de pegar o vôo.
      Se não quiser arriscar, o entorno de Lisboa está cheio de lugares como Sintra, Estoril, Óbidos, Évora, Setúbal…
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boa viagem

  • Zenilda. Cardoso

    Olá , irei para Portugal no final de junho e tenho muito tempo disponível. Irei para Everdal , porém quero conhecer a região do Douro, Porto, Serra da estrela , já conheço Lisboa porém gostaria de rever. Gostaria de saber se estão muito distantes umas das outras e quais sugestões vocês me recomendariam. Além do mais gostaria de fazer alguns cursos rápidos de panificação . O riagaca. Zenilda.

  • marcia cristina

    ola, moro em mato grosso e vou em setembro deste ano acompanhar meu filho que vai ficar em cidade do Porto para fazer faculdade e eu vou ficar uma semana.Gostaria de visitar a região do Douro,quero saber se tem hotéis para instalar assim que chegar ou precisa fazer reserva antes.

    • Puxa Marcia, essa é uma pergunta complicada de responder.
      Eu, Marcella, não arriscaria porque setembro é alta temporada no Douro.
      Reservando com antecedência você consegue preços e hotéis melhores (que podem estar lotados quando você chegar lá na hora).
      Se ainda não tiver certa de que vai pro Douro, a Booking.com oferece muitas opções de hotéis que você pode reservar e cancelar a reserva até alguns dias antes da data da viagem, sem pagar nada a mais por isso. Procure hotéis que tem “cancelamento grátis”. É uma opção que pode ser bem útil pra sua situação! =)
      Espero ter ajudado. Beijos

  • Ola Marcella, tudo bem?
    muito bom o seu post.
    estou indo passar 8 dias em Portugal em Julho, a minha idéia é ficar 3 dias em lisboa, 2 em porto e 2 em douro, depois somente voltar para lisboa para pegar o voo cedo.
    o que você sugere como ordem? muito obrigado

  • Oi Marcela
    Irei ficar 6 dias no Porto no mês de maio de 2017.
    Gostaria de fazer um passeio de carro e me hospedar na região do D’Ouro por 3 dias e 2 noites. Vc poderia me passar dicas de roteiros e hotéis/pousadas…..

  • Bom dia. Tenho um dia para passar em Porto e outro para Douro. Vocês aconselham eu dormir em qual desses lugares.
    Para ir numa quinta em Douro é preciso fazer reserva? Quanto eles cobram por pessoa, em média?

  • Olá, estarei visitando Portugal a partir da 2a. semana de Maio e montei um roteiro baseado em tudo que já li, mas tenho dúvidas, poderia dar sua opinião, por favor: Venho de Madrid direto para o Douro (2 dias) com estada em Peso da Régua e visita a região, seguindo para Porto (2 dias), Coimbra (2 noites) para visita Serra da Estrela e Fatima, aqui fiquei muito na dúvida, como Fátima meu marido faz questão de passar, há alguma cidade próxima que eu possa ficar após Fátima, pois de lá a direção será para Lisboa, passando em Sintra, Cascais e Estorial, tempo em Lisboa (4 dias), após Evora (2 dias) voltando para Madrid.

    • Olá Sandra, que delícia de viagem!
      Espero estar em tempo de te ajudar.
      De Fátima a Lisboa você leva de 1 hora e meia a duas de carro, apenas.
      Você pode seguir direto para lá ou dormir em Fátima mesmo.
      Se quiser fazer uma parada no meio do caminho, pode ficar em Óbidos, mas você desviará um pouco da rota.
      Do mais, seu roteiro me parece redondinho!
      Eu tentaria dormir uma noite em Manteigas na Serra da Estrela para aproveitar mais.
      Espero ter ajudado.
      Beijos e boa viagem!

  • Olá! Gostaria de saber se terias indicações de empresas que aluguem aqueles barcos pequenos, que a gente mesmo pilota, sem necessidade de uma habilitação específica, para passear na região vinícola do Douro.
    Obrigada.

  • Oi, bom dia
    Vou para Portugal em janeiro, e como é alto inverno, não programei uma visita às quintas do Douro, somente uma visita ao Porto. Algumas pessoas indicaram que fizessemos o passeio, mesmo no inverno. Vale a pena? Sei que as parreiras estarão secas e tenho medo de perder um dia todo sem aproveitar o melhor que a região pode apresentar.

    • Andressa,
      muita gente me pergunta a mesma coisa.
      O que eu sempre respondo é: as paisagens no douro são lindas em qualquer época do ano, pois é uma das únicas regiões do mundo (talvez a única, não tenho certeza) em que as vinhas são plantadas nas montanhas do vale.
      As degustações nas Quintas acontecem todo o ano também.
      Além disso, o inverno é sempre um momento bom para tomar vinho e comer bem (e lá come-se muito bem).
      De fato, o tempo pode ficar feio e as parreiras estão mais secas.
      Eu nunca fui para o douro em janeiro, mas, se eu tivesse que fazer essa escolha eu iria.
      Se você acha que vai voltar alguma outra vez pra Portugal pra fazer essa viagem e incluir o Douro, então não vá visitar agora.
      Se não, vá visitar sim e conheça o que tem vontade! Não precisa ficar muito tempo, isso só aumentará um ou dois dias na sua viagem.
      Pode ser muito bom ou nem tão bom assim, mas essa é a beleza das viagens! Não dá pra controlar tudo, mas da pra ser surpreendido positivamente (vira viagem memorável) ou negativamente (vira história pra contar). =)
      Espero ter ajudado mais do que te confundido. Rs.
      Beijos e boa viagem!

  • Oi Marcela
    Estou indo em janeiro para Portugal e estou em dúvida se vale a pena alugar um carro em Lisboa para ir até Porto e o Douro ou se é melhor fazer esse roteiro de trem. A viagem será de 15 dias e devo passar uns 7 dias na região de Porto para conhecer a cidade e os arredores. Que me sugere? abs marcelo

    • Marcelo,
      Espero que ainda esteja em tempo de te responder, desculpe a demora.
      Já que você tem bastante tempo, acho que vale pegar o carro sim para explorar as cidades no trajeto Lisboa-Porto e depois Porto-Douro e arredores.
      Abs e boa viagem!

  • Marcella boa tarde! Descobri seu site e to amando as dicas!
    Vou pra Portugal em setembro/2017 partindo daqui pra Porto e voltando por Lisboa e surgiu uma dúvida: Pode trazer vinho na mala? Se sim até quantos? Como funciona?
    Bjos e obrigada por compartilhar essas preciosidades conosco

    • Oi Aldrey, tudo bem?
      Você poe trazer vinho na mala sim. Até 12 litros (equivalente a 15 garrafas geralmente) e na mala que será despachada.
      Nós temos uma mala especial para trazer vinhos, para eles não baterem e quebrarem. Mas, se você só quer trazer um ou dois, pode trazer bem protegido no meio dos seus pertences mesmo.
      Eu comprei um vinho do Porto da Ramos Pinto que vinha dentro de uma caixinha de madeira. Foi ótimo pra trazer em mala normal.
      Para se prevenir, guarde as notinhas das compras e evite comprar muitos vinhos da mesma marca, pois você só pode trazer para consumo próprio, e não para comercializar.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas.
      Beijos e boa viagem!!

  • Boa tarde Marcella, preciso de sua ajuda! Estou indo para Portugal com meu marido em fevereiro de 2017. Vamos para a Regiao do Douro e ficaremos em Peso da Regua! Vamos ficar 2 dias inteiros na região, gostaríamos de conhecer peso da Regua, Pinhao, Miradouro de casal de Loivos, Parque ecologico do Vale do Coa e Barca d’Alva. Quais lugares fica melhor para conhecer no primeiro e no segundo dia? Muito obrigada, Márcia

    • Marcia, tudo bem?
      Você quer saber a ordem em que é melhor fazer os passeios? E quais em cada dia?
      Se for isso, acredito que depende muito de onde você vai dormir e qual é o meio de transporte que vai utilizar.
      Mas, geograficamente pensando, Peso da Regua, Pinhão e Loivos estão próximos e Coa e Barca d’Alva estão mais afastados e próximos um do ouro.
      Talvez seja interessante dividir desse modo.
      Espero ter ajudado.
      Beijos e boa viagem!

  • Valderesa

    Tenho alguns dias na cidade do Porto em novembro, depois sigo à Espanha. Gostaria de algumas dicas de cidadespara visitar entre a cidade do Porto e Madrid.

    Grata.

    • Olá Valderessa,
      não deixe de ir ao Douro (Peso da Régua) se gostar de vinho.
      Depois pode parar em Viseu (Portugal), Salamanca, Ávila ou Segóvia (Salamanca).
      Se eu tivesse que escolher duas paradas só, ficaria com Peso da Régua e Salamanca.
      Mas você pode fazer um pernoite em Peso, depois continuar viagem e passar pra conhecer Viseu, seguir e dormir em Salamanca. E quem sabe até fazer um bate e volta para Segóvia e Ávila a partir de Madrid. =)

  • Boa Noite Marcela, estamos indo agora em maio e pretendo ficar 3 noites no Douro, gostaria de ficar numa Quinta ou em uma Pousada charmosa e romântica estaremos de carro pois nossa viagem começa por Lisboa e vamos subindo também gostaria de sugestão para conhecer a produção dos queijos na Serra da Estrela onde pensamos em ficar uma noite antes de ir ao Douro. O que vocês acham? Ah! Seria interessante conhecer a produção de azeite? Tem alguma coisa nessa região? Agradeço suas dicas!

    • Olá Helena, tudo bem?
      Veja todas nossas dicas do Douro, um dos nossos posts é sobre lugares para se hospedar na região. Acho interessante visitar a região da Serra da Estrela sim, e vocês estarão de carro então podem fazer o seu itinerário do jeito que acharem melhor.
      Quanto a produção de azeite, conheço mais as regiões da Espanha do que Portugal, então não consigo opinar sobre isso.
      Vocês tem bastante tempo em Portugal? Passarão por Porto e as cidadezinhas do caminho?
      Nós escrevemos algumas sugestões de roteiro por Portugal. Veja se te ajuda! =)
      Obrigada pelo comentário! Boa viagem!!

  • OPs dia 19 de abril chego a Porto..e saio dia 02 de maio gostaria de sugestao de roteiro indo ate Lisboa..obrigada

  • ola,estou chegando a Porto dia !9 de abril.E fico ate dia 2 de maio..Gostaria de sugestao de roteito,pois quero conhecer Lisboa tbm.Espero aproveitar bem o tempo..obrigada

  • Marcela, estou pesquisando sobre os Teles de Menezes e deparei-me com a Quinta das Gordas no Paço de Sousa.
    Poderia indicar-me um bad breakfast na região e em que aeroporto devo chegar e que transporte devo usar até meu destino? Agradeço muito.

  • MARCO MARÇAL

    MARCELA – Vamos para Porto no dia 07/02, onde ficaremos até o dia 11/02. Você sabe me dizer se dá para visitar uma QUINTA de barco no período??? Qual o tempo de duração.

    • Ola Marco,
      Fiz umas pesquisas e vi que existem várias opções que combinam barco com visitas a quintas.
      Veja mais nesse site.
      A opção “Vinhas do Douro” e “Vintage A” são passeios de 1 dia que descem de barco até Peso de Régua ou Pinhão e contam com uma visita a uma Quinta.
      Mas, pelo que eu vi, o programa não é feito no mês de fevereiro. Minha sugestão é enviar um email ou mensagem no facebook da empresa e perguntar diretamente para eles se existe esse tipo de serviço no mês que você estará lá.

  • Janaina Riedel

    Oi Marcela! Vamos a Portugal e gostaria de ir a Porto e vou com meus filhos é melhor ir de avião ou de trem ?

    • Olá Janaina,
      você estará aonde?
      Saindo de Lisboa, você pode ir de trem ou avião e a decisão vai muito de gosto.
      Indo de avião você deve ganhar uma ou duas horas no máximo e chegará nor arredores da cidade. De trem, você já sai de dentro do centro, mas a viagem demora um pouco mais.

  • adriana Benedikt

    Oi, Marcella, tudo bom? Gostaria de saber se é possível fazer ua pequena viagem ao Douro em fevereiro de 2016, ou seja, no inverno. Tenho preferencia por ir de trem. Seria possível? Grata

    • Olá Adriana!
      É possível sim, claro. As paisagens são diferentes, podendo até ter neve.
      E além de tudo, degustar um vinhozinho no inverno com uma boa comida na mesa é sempre mais gostoso.
      É possível ir de trem sim até Peso de Régua e Pinhão.

      • Adriana Benedikt

        Grata, Marcela. Uma outra pergunta: dá para fazer um bate- volta do Porto para Peso da Régua e Pinhão?

  • Boa tarde,
    Vou em fevereiro para Portugal e ficarei 3 dias em Porto. Gostaria de passar uma noite na região do Duoro. Qual local vc indicaria? Algum hotel/quinta específico? Nessa época do ano qual/quais quintas vc indicaria para visitar?
    Obrigada!!

    • Olá Carolina,
      em primeiro lugar peço mil desculpas pela demora na resposta. Eu já tinha te respondido anteriormente com vários links e indicações, mas de alguma forma o comentário não foi enviado.
      Se ainda ajudar, segue abaixo algumas indicações de lugares para ficar na região do Douro, em Portugal:
      Se quiser ficar em uma Quinta, nossa sugestão é The Wine House Hotel que fica na Quinta da Pacheca, pertinho de Peso de Régua.
      Para ficar em um luxuoso hotel com uma ótima localização também, tente o Six Senses Douro Valley, antigo Aquapura Hotel, que falamos nesse post.
      Ainda perto de Peso de Régua, mas mais afastado que as duas opções anteriores, está o Delfim Douro Hotel, mais recomendado se você estiver com carro por lá.
      Em Pinhão, um dos mais tradicionais hotéis é o The Vintage House, e é possível vê-lo imponente do Rio Douro.
      Ainda em Pinhão, é possível se hospedar em uma Quinta também, como a Quinta Nova, que tem o Luxery Winery House.
      Espero que ainda possa ser útil esse comentário para você, ou que posso ajudar outros que também tem a mesma dúvida.
      Beijos e boa viagem! =)

  • Oi, colega!
    Tenho uma dúvida e preciso de sua ajuda, eu vou para Porto no início de outubro e vou ficar 6 dias e gostaria de uma indicação de uma Quinta no Vale Douro para conhecer, além de apreciara as lindas paisagens, como devo ir, estava pensando em ir de trem, vale a pena?, mas pretendo fazer apenas um bate e volta, usar um dia, não gostaria de ir de barco, pois acho que ficarei muito preso e muito tempo parado, tenho a intenção de explorar mesmo o interior da Quinta e suas plantações, além de apreciar um bom vinho.Como devo planejar esta dia??? Muito Obrigado!

    • Olá Igor, obrigada pelo seu comentário.
      Nesse post damos dicas de Quintas que ficam abertas ao público para visitação.
      https://segredosdeviagem.com.br/2014/11/conheca-4-vinicolas-que-voce-deve-visitar-se-estiver-na-regiao-do-douro-em-portugal/
      Eu sugiro passar pelo menos uma noite na região do douro para conseguir adentrar mais na região.
      Mas, se você quiser fazer um bate-volta, o melhor seria ir de trem até Peso de Régua, que é mais perto e é uma das principais cidades, e conhecer uma ou duas Quintas, além das atrações de Peso de Régua.
      Se tiver costume de viajar de carro, poderá alugar um carro ou um motorista particular, e ficar livre para conhecer a região do seu jeito e com flexibilidade. Veja esse post com nossa experiência com um motorista em Lisboa.
      Além disso, não deixe de ver nossas dicas de Porto.
      Espero ter ajudado. =)

  • Oi! Boa tarde! Em outubro farei uma viagem pela Europa e vou aproveitar a escala do meu voo e passar apenas uma tarde e noite no Porto (queremos separar uma viagem somente para Portugal posteriormente). O que você indicaria de atividade? Gostaria muito de conhecer a região do Douro porém não sei se apenas uma tarde é suficiente. O que você sugere? Att

    • Olá Camyla!
      Que pena que passará apenas uma tarde em Porto. É muito pouco tempo para ir até o Douro, pois você perderia quase todo o tempo no deslocamento (umas 3h ida e volta) e não aproveitaria nada. Tente ir na próxima vez com mais calma para conhecer também a região do Douro, pois vale muito a pena.
      Na cidade do Porto há muita coisa para ser vista. Fizemos esse post com dicas de passeios em Porto. Minha sugestão é fazer o básico, um passeio pelo centro e depois uma degustação de vinhos do Porto em alguma cave na Vila Nova de Gaia.
      Boa viagem! =)

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *