Tudo o que você precisa saber antes de ir para Cartagena


Atualizado em:


Cartagena é uma cidade portuária no norte da Colômbia, com a costa no mar do caribe. A cidade é, há muitos anos, lugar de veraneio das famílias mais abastadas de Bogotá, Barranquilla e região, mas nos últimos anos se tornou um destino queridinho entre os turistas, incluindo os brasileiros.

A grande atração da cidade, além da água azul turquesa, é a Cidade Amuralhada, o centro histórico tombado como patrimônio da humanidade pela UNESCO, com suas casinhas coloniais, igrejas e praças. Hoje o centrinho abriga os melhores restaurantes e lojas, e passear por lá a noite é uma das coisas mais legais de se fazer na cidade. Mas antes disso, existem algumas dúvidas importantes para serem respondidas antes de ir:

1- Como Chegar e se locomover

Não existem vôos diretos do Brasil para Cartagena. Agora já existe!!! Desde janeiro de 2023 a Avianca passou a ter 3 vôos semanais para o destino, saindo de São Paulo. 

Outra opção é pegar um vôo com escala em Bogotá (pela Avianca) ou com escala na cidade do Panamá (pela Copa Airlines).

Chegando no aeroporto, pegue algum dos táxis de lá mesmo. O preço é fixo para a região de Boca Grande e da Cidade Amuralhada. Aliás, pegar táxis por Cartagena é bem fácil e seguro, além de ser baratíssimo, então se precisar se locomover de um lugar pro outro, é sua melhor opção.

2- Onde ficar em Cartagena

A escolha do seu hotel depende do que você procura. Por exemplo, se o intuito é curtir praia, então você deve ficar em Boca Grande, que tem uma prainha. Agora se o intuito é explorar a cidade antiga, você deve procurar um hotel dentro da cidade amuralhada. Há bons hostels por lá também.

3- Quando ir para Cartagena

Assim como no nordeste brasileiro, em Cartagena é sempre calor. No entanto, entre maio e outubro é o período das chuvas, então a alta temporada acontece durante o período mais seco, entre dezembro e abril.

4- O que ver em Cartagena

Apesar de estar no caribe, o mais famoso de Cartagena não são as praias, e sim a cidade amuralhada, onde fica o centro histórico. Lá, visite as igrejas, passeie pelas ruelas e praças e coma em algum restaurante. Durante o dia é muito calor para andar por la, então o ideal é ir à tardezinha e ficar até a noite, quando a cidade amuralhada ferve. É na cidade amuralhada que ficam também os museus do Ouro e da inquisição, pra quem gostar de história.

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Cartagena

No final do dia, não deixe de ver o pôr do sol. O melhor lugar, apesar de muito turístico, ainda é o café del Mar. A maioria das pessoas nem pega mesa, só se debruça na mureta para ver o Sol se pôr, ao som da música lounge do bar. Até porque o atendimento é bem ruim e dependendo da época venda muito!

Cartagena

Cartagena

Além disso, outro ponto importante de se conhecer é o Castillo de San Felipe de Barajas, que é um forte da época colonial construído pelos espanhóis. Ele fica em cima de uma colina então a vista da cidade é bem bonita, e o pôr do Sol também. É preciso comprar ingresso para entrar e há a opção de contratar guias (no guichê ou lá dentro mesmo) para explicarem mais sobre detalhes do castelo – como por exemplo os “sistemas de som” na construção que avisavam quando havia alguém entrando.

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Um passeio de um dia muito procurado também é o da Isla Baru e Playa Blanca. Para ir, contrate um dos barcos (compartilhados) que ficam nos guichês no Muelle de los Pegasus (do lado de fora da muralha, perto da torre do relógio).Os preços giram em torno de 50.000 COP (mais ou menos R$50,00) mas podem ser menos se você pechinchar, ou mais se quiser ir às ilhas do rosário. Os passeios costumam incluir almoço na ilha. É um programa bem turistão mas vale a pena para conhecer as ilhas e ver o mar turquesa caribenho (que não se vê de Cartagena).

Cartagena

Cartagena

Cartagena

À noite, se quiser se aventurar por um lugar mais alternativo, conheça o bairro de Getsemani, onde há bares e restaurantes mais locais e menos turísticos. Um dos lugares mais famosos (e mais turísticos) do bairro é o bar cubano Café Havana, que tem boa música cubana ao vivo. Mas se quiser algo menos famoso mas tão bom quanto, não deixe de ir no Demente Tapas Bar.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

    • Se o voo for direto para a Colômbia, não é necessário. Mas se fizer conexão (Panamá, por exemplo), então é necessário sim.
      Em todo caso, nossa recomendação é SEMPRE viajar com o passaporte!

  • Osvaldo fratucci

    Gostaria de conher Cartagena, que preciso fazer? E o custo?

    • Ola Osvaldo,
      Comece verificando passagens na epoca em que gostaria de ir (ja com precos) e disponibilidade de hoteis (pode ver clicando nesse link).

      Se preferir, ao inves de organizar a viagem por conta propria, voce tambem pode contatar a agencia de viagens de sua preferencia!

      Boa viagem

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *