Cooper Hewitt Museum – interatividade e inovação


Atualizado em:


Tem muita gente que, quando pensa em museu, pensa em museus de arte com quadros e esculturas antigas. Mas muitos museus por aí provam o contrário, como o MIS em São Paulo, o Museum of American History, em Washington DC, e o Museum of Sex, em Amsterdam. Eles são museus temáticos e atuais, e se bobear não tem quase nenhuma obra de arte!

Seguindo essa linha de museus temáticos, o Cooper Hewitt chama atenção em Nova York. Localizado na Museum Mile, no Upper East Side, este museu é parte do Smithsonian (aquele instituto que é dono de quase todos os museus de DC), e foca em design- gráfico e de produtos como móveis e porcelanas. Esse tema poderia passar batido por muita gente, não fosse o fato dele ser altamente interativo- e divertido.

Cooper Hewitt Museum

Cooper Hewitt Museum

Cooper Hewitt Museum

A começar pela “canetinha”. Logo na entrada, quando compra seu ingresso, você vai receber uma caneta eletrônica e uma senha. Com essa caneta você vai poder “marcar” todas as obras que você gostar. Basta tocá-la nas marcas ao lado dos nomes de cada obra, e elas serão salvas no seu acervo pessoal. Você pode, posteriormente, acessar seu acervo de duas maneiras: ou nas telas interativas do museu, ou na sua casa, entrando no site do museu e inserindo sua senha. Por que isso é legal? Pois museus tem uma função educativa, dentre outras, e salvando seu acervo você pode aprender mais sobre o que chamou sua atenção na visita- e ter essa informação salva em seu computador para sempre!

Cooper Hewitt Museum

Cooper Hewitt Museum

Outros pontos altos do museu são as áreas interativas. Em uma delas, você pode desenhar seu próprio papel de parede que será projetado em uma salinha. Em outra, você pode fazer uma pose em frente a um sensor que irá, posteriormente, desenhar um poster a partir dessa imagem!

Cooper Hewitt Museum

Cooper Hewitt Museum, interatividade e inovação nesse museu que nos surpreendeu muito positivamente em Nova York! Tenho certeza que é um passeio imperdível!

Mas nem só de interatividade vive o museu! Pôsteres antigos chamam muito a atenção, como campanhas publicitárias da década de 50 (super críticas), e estudos das origens de alguns pôsteres famosos.

Cooper Hewitt Museum

Achamos que vale a pena, e é um programa que pode ser feito com crianças já que, além de tudo isso, há um espaço da Pixar onde as crianças podem desenhar seus próprios personagens, baseados em filmes como “DivertidaMente” e “Monstros S/A”.

O museu abre todos os dias, das 10h às 18h (sendo que aos sábados fecha às 21h). A entrada custa $18 para adultos, $9 para estudantes com carteirinha, e $12 para idosos. Se você comprar os ingressos antecipados pela internet, todos os valores terão um desconto de $2 dólares.

 

*Obs: o último andar do museu sempre conta com exposições temporárias. Até 3 de janeiro de 2016 é possível ver umas das exposições mais interessantes que eu já fui: “Provocations: the architecture and design of Heatherwick Studio” sobre um estúdio de arquitetura que está revolucionando a maneira que pensamos as cidades. Eles projetaram novos conceitos de pontes, o novo ônibus de Londres, e até um parque em baixo do deserto de Abu Dhabi!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *