Mostar, a capital cultural da Bósnia-Herzegovina


Atualizado em:


Conheça Mostar, na Bósnia-Herzegovina. Este é o sétimo post da série “Cidades incríveis”. A série vai falar sobre 10 cidades que não costumam estar na rota dos turistas em geral, mas que merecem a sua visita por ter algum elemento que a faz extremamente especial!

História de Mostar e da Bósnia-Herzegovina

Mostar é uma cidade ao sul da Bósnia-Herzegovina que, antes da unificação dos dois países, era a cidade mais importante da Herzegovina. Ainda hoje, a cidade é uma das principais do pequeno país. Você pode achar estranho uma cidade de apenas 100 mil habitantes estar nessa lista junto com lugares como Melbourne ou Medellín, mas a verdade é que mesmo as cidades pequenas podem ser incríveis- e este é o caso em Mostar!

Até 1991, Bósnia, Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Macedônia e Croácia eram um só país, a Iugoslávia. A partir deste ano, como resultado de diversas crises internas, o país começou a se dividir. A Sérvia deu o pontapé inicial e conseguiu sua independência, seguida pelos outros nos anos seguintes.

O problema foi que estas divisões englobavam vários povos e religiões diferentes, o que causou diversos conflitos violentos que dizimaram algumas cidades e populações, entre elas Mostar.

A ponte Stari Most quando foi destruída pela guerra (Foto: vavel.com)
A ponte Stari Most quando foi destruída pela guerra (Foto: vavel.com)

A Bósnia-Herzegovina é composta de três etnias principais: os Bósnios (muçulmanos), os Sérvios (ortodoxos) e os Croatas (católicos). De 1991 a 1993 o país esteve em guerra entre as três etnias, sendo que Sérvia e Croácia financiavam os dois últimos povos.

Mostar foi a cidade mais bombardeada pela guerra, e ficou sitiada por 9 meses em 1993, que foi o ano em que o cartão postal da cidade – a ponte Stari Most, foi destruída. Em 1995 foram assinados acordos de paz e o país (e Mostar) foram, lentamente, se reconstruindo.

Por que Mostar é incrível?

A história de guerra de Mostar não tirou sua beleza. Uma cidade que parece saída de um conto de fadas por causa do rio azul turquesa que cruza a cidade e da vegetação ao redor, Mostar se reconstruiu, sem se esquecer das feridas da guerra.

Uma cidade com traços medievais na parte antiga, mesquitas e igrejas no meio de tudo isso, edifícios abandonados e cravejados de balas compõem o cenário de um lugar mágico. História, paisagens naturais, arquitetura e um povo receptivo são a combinação que faz de Mostar uma cidade incrível!

Principais atrações em Mostar

  • Old Town: o principal centrinho da cidade, onde estão localizados os cafés e restaurantes, e é possível sentir a “vibe”medieval da cidade.
Old Town (Foto: thousandwonders.net)
Old Town (Foto: thousandwonders.net)
  • Stari Most: a ponte velha que é o principal cartão postal da cidade e cruza o rio Neretva ligando os dois lados da cidade. A ponte tem mais de 400 anos e foi destruída durante a Guerra da Bósnia, nos anos 90, mas foi reconstruída em 2004.
Stari Most renovada (Foto: albanianeagletours.com)
Stari Most renovada (Foto: albanianeagletours.com)
  • Mesquita de Koski Mehmed Paša: Foi construída em 1618 e, apesar de ser simples se comparada às grandes mesquitas da Turquia e dos Emirados Árabes, ela é muito bonita. Mas a atração principal é a vista que ela tem da cidade e, principalmente da Stari Most.
Do minarete da mesquita é possível ter uma visão panorâmica da cidade (Foto: panoramio.com)
Do minarete da mesquita é possível ter uma visão panorâmica da cidade (Foto: panoramio.com)
  • Cachoeira de Kravice: Localizado a 40km de Mostar, esse lugar parece um pequeno paraíso! Tratam-se de cachoeiras que desaguam em uma lagoa de águas turquesas cristalinas (e frias) e que são um destino certo dos Bósnios e turistas no verão.
Cachoeiras de Kravice (Foto: fitfabandforeign.com)
Cachoeiras de Kravice (Foto: fitfabandforeign.com)
  • Blagaj Tekke: Este é um monastério da religião Derviche e considerado um dos lugares mais sagrados da Bósnia. A região é linda e cerca o rio Neretva.
O monastério Derviche (Foto: amazingplacesonearth.com )
O monastério Derviche (Foto: amazingplacesonearth.com)
  • Pocitelj: Uma cidade medieval a cerca de 30km de Mostar, à beira do rio Neretva. Vale pela história e pela arquitetura das construções locais.
A vista da cidade medieval de Pocitelj (Foto: naokolii.si)
A vista da cidade medieval de Pocitelj (Foto: naokolii.si)

Como ir e quantos dias ficar?

Mostar é pequena e há quem a visite em apenas um dia. Realmente, você pode ver a ponte, o centro antigo e a mesquita em um dia, mas para conhecer Pocitelj e as Cachoeiras de Kravice, você precisaria de mais 2 dias. 3 dias em Mostar é bom para conhecer bem, 4 dias dá pra curtir melhor. Mas se você só tiver 1 dia, não deixe de ir mesmo assim.

Para ir pra Mostar é legal combinar com viagens pelo leste Europeu como Croácia, Montenegro ou Sérvia. É comum que as pessoas passem antes por Sarajevo, pois de lá sai um trem que vai para a cidade e passa por paisagens de tirar o fôlego. Há um pequeno aeroporto que recebe vôos mais locais, mas o melhor mesmo é fazer a rota de carro, ônibus ou trem.

Também dá pra ir pra Mostar saindo de Dubrovnik, na Croácia. De carro a viagem dura cerca de 2h30min e há agências croatas que façam esse passeio como bate-volta.

Onde se hospedar?

A cidade é pequena e é fácil se locomover a pé ou com os taxis locais, então não existe uma localização que seja ruim por la. No entanto, os melhores hoteis/pousadas (bed & breakfast) estão localizados bem perto ou dentro de Old Town. Aqui no Booking.com há uma seleção com as melhores opções.


Para ler mais: 

A Adriana, do Blog Dri Everywhere já foi para Mostar na sua viagem pela costa do Adriático, e contou a experiência dela AQUI.

A Cláudia do Blog Felipe, o pequeno viajante, passou por Mostar na sua viagem de motorhome com a família e contou tudo AQUI.


E aí, gostou de conhecer essa cidade incrível?

Saiba mais sobre a série CIDADES INCRÍVEIS aqui!

Cidades Incríveis LOGO

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *