Guia de Bushwick, o bairro do momento em Nova York


Atualizado em:


Bushwick é o bairro do momento em Nova York. A nova Williamsburg, o novo reduto dos artistas e moderninhos, o bairro com os novos segredos e lugares descolados da Big Apple. Bushwick, o bairro do Brooklyn com murais e graffitis em praticamente todas as paredes e o mais novo destino favorito de street art do mundo. Definitivamente um lugar que merece sua visita!

Bushwick_newyork

Um pouco sobre Bushwick

O bairro poderia ser comparado com Wynwood, em Miami, por diversos motivos. Ambos eram bairros mais afastados, fora da rota-turísticas, mais pobres e degradados, e ambos sofreram mudanças drásticas na sua dinâmica e funcionamento com a chegada de artistas que buscavam opções de moradia mais barata. Esse fenômeno é bastante conhecido, a gentrificação ou gentrification, em inglês (não é necessariamente motivada somente por artistas), e aconteceu também com Williamsburg.

Outra semelhança do bairro nova iorquino com o bairro de Miami são os graffitis e grandes murais espalhados pelas ruas. Ouso dizer que nesse quesito, Bushwick já até ultrapassou Wynwood e tem uma variedade e quantidade muito maior de murais, com a vantagem de ainda ser mais autêntica e menos lotada que a já super famosa Wynwood. Graças ao The Bushwick Collection, um coletivo de graffiti e arte urbana no bairro, o local virou uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

Um gostinho do que você vai encontrar por lá...
Um gostinho do que você vai encontrar por lá…

A grande atração do bairro são realmente os graffitis que estão por toda parte e as outras formas de manifestação de street art, como lambe-lambe, adesivos e etc. Os murais vão de obras de arte em paredes até expressões mais rústicas de graffiti.

Leia também: Onde ver os murais de Eduardo Kobra em Nova York

Bushwick_lambelambe
Bushwick_nyc
Bushwick

Até a frente de uma simples lojinha não é somente uma simples árvore… vira uma atração turística a parte.

Lojinha_bushwick

Além dos graffites, Bushwick tem uma vida noturna animada, muitos bares e um monte de Block Parties, as festas de rua que você provavelmente já deve ter visto em seriados que se passam em NYC. São festas abertas ao público, pode ser desde eventos de música eletrônica até uma reunião de food trucks com artistas locais e músicos de diferentes estilos.

A cena gastronômica é outra que chama atenção no bairro, com inúmeras opções. Nós fizemos uma lista para ajudá-lo a decidir onde comer em Bushwick mais abaixo nesse post.

São por esses e outros motivos que Bushwick foi eleito um dos 15 bairros mais “cools” do mundo pela revista Vogue.

Explore também nossos guias de outros bairros menos conhecidos de NYC: Williamsburg e Spanish Harlem

Free Walking Tour

O melhor jeito para passear pelo bairro é fazer o free walking tour de graffiti e street art de Bushwick. Somos fãs desses tours a pé por diversos motivos, eles são democráticos, sempre são guiados por especialistas ou pessoas do local, são acessíveis e ainda são uma ótima opção para quem viaja sozinho pois sempre há muita gente na mesma situação que você.

Para quem nunca foi a um desses tours, veja nossa explicação. A premissa é simples: um ponto de encontro, um guia local, conhecer lugares a pé e pagar direto pro guia o que você puder ou achar que vale a pena.

Bushwick_walkingtours

Quem faz o tour em Bushwick é o Free Tours by Foot e é recomendado fazer reserva antecipada pelo site, mas também é possível chegar na hora do tour e perguntar para o guia se há vagas. O tour sai do número 288 na Seigel Street, pertinho do metrô Morgan Ave (linha L) e geralmente começa as 14h.  O passeio é bem completo e o nosso guia foi excepcional, nascido e criado no bairro, ele sabia tudo sobre cada cantinho interessante e cada artista que passava por lá. Ele se empolgava tanto que o tour durou mais do que as 2 horas descritas no site.

Bushwick_freewalk
BushwickNYC

Colocando Bushwick no mapa, ou como chegar

Bushwick é uma região do Brooklyn e para quem vem de Manhattan está depois de Williamsburg, bem lá no meio.

Bushwick_mapa

O melhor jeito de chegar é pegando a linha L do metrô e descendo na Morgan Ave, que é a estação mais perto do buchichinho do bairro e perto do ponto de encontro do tour. Mas, se quiser descer direto perto dos murais mais bonitos, desça na parada Jefferson Ave da linha L ainda, porque ela fica pertinho do The Bushwick Collective.

Para quem vem da região da Union Square, em downtown, o trajeto será rapidinho durando no máximo 20 minutos. Para quem vem de cima da ilha, perto do Harlem e da Universidade de Columbia, o trajeto demora uns 45/50 minutos de metrô.

Mais: descubra onde ficar em Nova York

Onde comer e beber em Bushwick

Os restaurantes são sempre foco e chamariz em qualquer bairro hype, e por aqui não é diferente. Existem restaurantes para todos os gostos e bolsos em Bushwick, por isso fizemos uma rápida descrição dos melhores restaurantes do bairro para você eleger seu favorito.

-O mais famoso e queridinho: Roberta’s, lugar super descolado e com uma pizza delícia! Se ainda quiser ir de pizza, lá também tem a deliciosa Artichoke Basille.

-Restaurante de comida americana: Otis.

-Pra quem gosta de arepas (típico sanduíche venezuelano e colombiano): Guacuco Arepas.

-Opção diferente, restaurante etíope e vegano: Bunna Café.

-Restaurante japonês: Momo Sushi Shack.

-Vietnamita charmosinho: Falansai.

-Fast food mexicano simples e barato, bem lanchonete típica do bairro instalada dentro de uma fábrica de tortillas: Tortilleria Mexicana Los Hermanos.

-Autêntico rámen como no Japão: Ichiran.

Dentro do Roberta’s, tem um pequeno restaurante com estrela Michelin, super exclusivo (entrada só com reserva), mais caro e famoso entre grande chefs como Alex Atala, que vive indo lá: Blanca. Infelizmente esse restaurante fechou.

Restaurantes_bushwick

Mais: Conheça nossos restaurantes preferidos em Nova York

Compras em Bushwick

Passeando pelo bairro você vai encontrar muitas lojinhas bacanas e mini galerias.

Não deixe de ir na L Train Vintage, uma loja gigante com tudo o que você quiser encontrar e preços bem baratos. Vá também na loja Better than Jam, de artistas locais e tudo feito a mão, no Shops at the Loom, uma galeria na Flushing Ave e na Urban Jungle, do mesmo grupo que a LTV.

Além das lojas de roupas e acessórios, Bushwick esconde algumas preciosidades de nicho como uma loja de fitas e vinis de músicas “pesadas” como punk e metal, chamada Heaven Street; uma loja que junta livros e bebidas (de dia vendendo café a noite alcóolicos) e se chama Molasses Book, e o famoso brechó de NYC, sensação entre jovens atores e estudantes quebrados, o Beacon’s Closet. 

Mais: veja nossas outras dicas de Nova York

Isso é Bushwick!

E além de tudo, o passeio ainda rende ótimas fotos! 😉

SVemBushwick
Nós duas e o painel impressionante do Rocko’s e Joel Artista, em homenagem a negros, árabes e judeus.
FotosemBushwick

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *