De bike por Washington DC: como usar o Capital BikeShare


Atualizado em:


Se tem uma coisa que a gente gosta, é visitar uma cidade plana e com ciclovias, e a capital Norte-Americana é exatamente assim! Por isso que o sistema de bicicletas compartilhadas da cidade faz o maior sucesso: visitar os monumentos do National Mall usando o Capital BikeShare em um dia ensolarado e’ um programa tao legal que ate os locais que vivem aqui adoram fazer!

Por isso estamos fazendo esse post: pra te ensinar direitinho como alugar sua bike e aproveitar ao máximo seus dias por aqui!

Primeiro de tudo, é preciso se registrar e isso pode ser feito de duas maneiras:

1- Registro online para a compra de um passe anual (no qual voce recebe uma chavinha e pode usar as bikes ilimitadamente);

2- Registro na própria estação de bikes, para compra de passes de 1 ou 3 dias (é esse que vamos explicar abaixo).

Como se registrar e pagar

Primeiro de tudo, basta procurar uma estação perto de você, como essa abaixo. Há tantas estações espalhadas pela cidade que parece até uma marca registrada de DC!

Uma vez na estação, vá ate o totem de pagamentos e registro:

No totem, você clica na tela e depois em “rent a bike”, insere seu cartão de crédito e seleciona seu passe (pode ser o de 24h que custa $8, ou o de 3 dias que custa $17). Voce tem a opção de alugar uma ou duas bike com o mesmo cartão, basta selecionar o número desejado na tela. Pronto, seu cartão foi cobrado e seu passe de 24h foi ativado!

Como usar as bikes do Capital BikeShare:

Na primeira vez que você efetua o pagamento, a máquina já imprime um código para desbloquear uma das bikes da estação. Com esse código em mãos, vá até uma das bikes e digite o número que está no papel. Uma vez que a luzinha verde aparecer, basta puxar a bike para liberará-la da estação.

Para conhecimento, o lugar para digitar o número fica ao lado do pneu dianteiro da bike, e tem essa carinha aqui:

Você pode usar a bike gratuitamente (com o seu passe) por 30 min. Depois dos 30 minutos iniciais, será cobrado $2 por minuto adicional. Para evitar isso, de 30 em 30 minutos, procure uma estação e troque de bike.

Para colocar uma bike de volta na estação e evitar cobranças adicionais, basta buscar alguma que tenha um “dock” vago e empurrar sua bike, encaixando o pneu dianteiro. Você saberá que deu certo se a luzinha verde acender e fizer um barulho.

Para pegar uma nova bike e começar a contagem dos 30 minutos outra vez, basta passar seu cartão no totem (o mesmo que voce usou pra compra do passe) que a maquina imprimirá um novo código pra você. Mas fique tranquilo que não será cobrado nenhum valor adicional por passar o cartão outra vez, isso apenas ativa seu registro.

Se quiser ver um mapa com todas as estações da cidade para saber se há bicicletas disponíveis, entre nesse link para ver o mapa interativo.

Pronto! Você já tem uma bike para pedalar pela cidade e conhecer os monumentos da capital norte-americana!

_________________________________________________________________________________

Para saber mais:

Dois roteiros para sair pedalando pela cidade: Roteiro básico por Washignton DC, explorando as atrações imperdíveis da capital, e Roteiro em Georgetown, o bairro mais charmoso da cidade.

Se quiser conhecer a cidade por outros meios, não deixe de acessar o nosso guia de como se locomover por Washington DC!

Ainda não sabe onde se hospedar? Clique aqui e descubra em que região se hospedar em Washington DC.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Oi, tudo bem? Eu queria saber se você pode pegar uma bicicleta se for menor de 18 anos, obrigada

    • Oi Sabrina, pode sim. O que você precisa para pegar uma bike na estação onde estas estão estacionadas (dok stations) é um cartão de crédito ou débito. Tendo isso, já dá pra alugar- eles não conferem idade.
      Bom passeio!

  • Pedro Ernesto Ramos

    Olá Mari, tudo bem? Obrigado pelas informações! Estão ajudando muito.
    Vou passar dois dias em Washington no começo de janeiro. Você acha que é viável andar de bike nessa época, por conta do frio? E tem como andar com elas dentro do National Mall normalmente?
    Muito obrigado!

    • Oi Pedro,
      Desculpa nao ter te respondido antes!
      E’ tranquilo sim, esta frio mas nao esta nevando nem chovendo, entao voce pode andar de bike pela cidade e pelo mall sem problemas.
      Ha tambem os patinetes motorizados que viraram febre na cidade no ano passado, e muitos usam no mall!
      Boa viagem!

  • Joao Felipe

    Voce saberia me dizer se tem como usar como cartao aqueles cartoes de viagem mesmo, da confidence?
    Desde já agradeço

    • Oi Joao Felipe,
      Nao ha nenhuma especificacao que nao seja possivel usar esse tipo de cartao. Como geralmente eles funcionam como um cartao de debito normal, acredito que voce nao tera problemas.
      Porem, nunca testei para ter 100% de certeza.
      Depois conta pra gente se conseguiu!
      Boa viagem

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *