Onde comer em Sófia – Balkan Bites Free Food Tour


Atualizado em:


Não, você não leu errado. Um tour de comidinhas de graça! Essa é mais uma das coisas que só acontecem em Sófia. Ficamos apenas um final de semana na capital da Bulgária, e esse foi um dos passeios mais interessantes que fizemos. Se você está procurando onde comer em Sófia, essa é uma ótima dica para conhecer restaurantes e a culinária local.

Salada Shopska, tradicionalissíma na Bulgária, leva as cores da bandeira do país com o vermelho do tomate, verde do pepino e branco do queijo.

——>No final do post damos a dica de um bar e um restaurante bem gostosos que eu recomendaria novamente de olhos fechados. Vale anotar que as duas dicas são boas!<——

O que é o Free Food Tour?

O Balkan Bites Free Food Tour é como o Free Walking Tour, mas com foco na culinária típica da Bulgária e da região dos bálcãs, que inclui países como Bulgária, Grécia, Sérvia, Macedonia, Montenegro, Croácia, Romênia, Bósnia e Herzegovina e Albânia.

O tour não é demorado, dura de 2 a 3 horas, dependendo da velocidade do grupo, e passa por 3 restaurantes diferentes. Em todos eles há uma mini degustação de algum prato típico.

O grupo em uma das paradas. Além de descobrir onde comer em Sófia, é possível conhecer gente nova!

O grupo em uma das paradas do tour. Além de descobrir onde comer em Sófia, é possível conhecer gente nova!

O guia que pegamos na nossa visita tinha uma energia ótima e dava contextualização histórica da culinária e da cidade. Além disso, entre um restaurante e outro, ele andava pelas ruas nos mostrando pontos turísticos e segredos na cidade, como o projeto Wall to Wall Poetry.

Muro do Wall to Wall Poetry, em Sófia.

Wall to Wall Poetry, em Sófia.

Por mais que o tour contemple apenas 3 restaurantes e um café de cada vez, a empresa por trás da organização tem um portfólio de uns 8 restaurantes e no final do tour você recebe um panfleto com o nome de todos. Assim, pode pesquisar e escolher o seu preferido para ir em outro dia.

Restaurantes que visitamos no tour 

Visitamos três restaurantes e uma cafeteria. O primeiro era um lugar só com produtos orgânicos e locais, e um dos primeiros restaurantes com conceito de slow food em Sófia, o Bagri. Comemos um hommus delicioso com yogurte búlgaro. O lugar era uma gracinha, e um lugar que voltaríamos com certeza.

Eu adorei o segundo restaurante, o Lavanda. Fiquei encantada com o lugar, e ainda descobri que diversas vezes eles fazem sessões de cinema ali também. O Lavanda fica no fundo de um pátio escondido, atrás de um bar super badalado que tínhamos ido na noite anterior. Lá provamos uma entrada com queijo típico da Bulgária e um doce de lá que mais parecia o nosso suspiro daqui.

A caminho do terceiro restaurante, paramos rapidamente no Mekitsa and Coffee para provar as tais Mekitsas. O docinho é uma espécie de bolo de chuva delicioso. Todos do grupo ficaram com vontade de voltar ao final do tour para comprar mais. A passagem foi tão rápida que nem consegui tirar uma fotinha… quem acompanha a gente pelo insta @segredosdeviagem conseguiu ver as Mekitsas em tempo real pelo Insta Stories. 😉

Por fim terminamos em um restaurante mega tradicional para quem quer uma imersão na culinária local. Um pouco mais turístico do que os outros dois, o Hadjidraganovite Izbi (te desafio a falar esse nome sem gaguejar) fica em um porão bem rústico perto do Vitosha Boulevard. Lá provamos umas entradas que pareciam canapés com pastas típicas de queijos e o vinho búlgaro. Acabamos almoçando lá, já que estávamos famintos e o restaurante tinha opções interessantes para um grupo grande, quase como um menu degustação. Não sei se foi meu favorito, mas o ambiente tinha um quê peculiar e interessante

As entradas servidas de graça no Food Tour em Sófia.

O nosso almoço (ou seria banquete?) depois do tour. Vários tipos de carnes, saladas e acompanhamentos.

Dicas práticas para participar

O tour acontece todo dia as 14h. O ponto de partida é no Krystal Park, em frente a estátua da cabeça de Stefan Stambolov, e o tour acaba no charmoso Vitosha Boulevard.

Ponto de encontro do Free Food Tour em Sófia

Ponto de encontro do Free Food Tour em Sófia

Você pode fazer uma reserva online no site oficial ou chegar no ponto de encontro até as 14h e dar o seu nome na hora. Como o tour geralmente comporta até 15 pessoas, recomendo fazer reserva pois a garantia dos vagas se dá por ordem de chegada.

Se você optar por garantir seu lugar e fazer a reserva, vai receber um e-mail que diz: “chegue entre as 12h e 14h”. Por mais confusa que essa informação pareça, a regra é simples: chegue até as 14h, o único horário que o tour acontece. Não há necessidade de chegar com muita antecedência, e muito menos as 12h.

Um bar e um restaurante que recomendo de olhos fechados!

Além dos lugares que visitamos no tour, fomos em um restaurante onde comemos a melhor refeição de Sófia por um preço super baixo e um bar mega animado, com drinks ótimos. Essas duas dicas não poderiam ficar de fora, já que estamos falando de onde comer em Sófia.

O restaurante se chama Shtastliveca e fica em uma portinha que pode passar despercebida no Vitosha Boulevard. Apesar da decoração um tanto quanto exagerada e rococó, comemos suuuper bem aqui. Há opções desde pratos mais típicos até os mais modernos, e todo mundo no restaurante parecia ser da cidade e tinham um quê mais chique.

Estávamos em 9 pessoas e não teve uma pessoa que não amou o seu prato (não estou exagerado). Além de tudo os preços eram ótimos, com valores que iam de 10 20 levs (ou 5 a 10 euros somente!). Comer em um lugar agradável, ser bem atendido e ainda pagar esse preço, é claro que amamos esse restaurante.

Já o bar é o One More Bar, aquele que comentamos que ficava na parte da frente do restaurante Lavanda. Não conseguimos comer pois o bar estava lotado e não tínhamos reserva, então chegamos por volta das 7 da noite e ficamos em uma mesinha até a hora da reserva cair (quando tivemos que ir embora). Nesse meio tempo cada um provou 2 drinks e todos estavam muito gostosos. Além disso, o ambiente era bem descontraído, cheio de jovens e com música boa!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *