Segredos do Leitor – Um segredo chamado Praia da Gamboa

O Segredos do Leitor de hoje é um relato super especial do Wilsom Mascarenhas. No texto ele conta da sua experiência morando em um paraíso na Bahia, a Praia da Gamboa!

Vista da caminhada até a Praia da Gamboa

A Praia da Gamboa fica localizada no município de Cairu, situado na ilha de Tinharé, que leva o mesmo nome do arquipélago somado por 26 ilhas e que abriga inúmeras praias paradisíacas como: Morro de São Paulo, Boipeba, Moreré, entre outras…

A Praia da Gamboa fica apenas 20 minutos a é do Morro de São Paulo, quando é possível caminhar na maré baixa. Mas também existe a opção de ir de barco, a passagem custa R$4,00 para o turista.

Pin em um mapa cartográfico indicando a localização da praia de Gamboa, na Bahia.

Veja abaixo o relato de quem vive na ilha e sabe todos os segredos desse paraíso ainda inexplorado no Brasil (sim, anda é super possível desbravar praias “quase secretas” no nosso litoral). Com a palavra, Wilsom Mascarenhas.

Por que decidi viver na Praia da Gamboa?

Você deve se perguntar quais motivos nos levam a escolher um local para se viver,  eu posso falar pelo que escolhi. Viver numa linda ilha, completamente conectado com o que há de mais positivo em nossa vida, a contemplação. Aonde o acesso só vem pelo mar, onde os carros não podem chegar e a mata atlântica e sua diversidade ainda resistem. Numa região do litoral da Bahia chamada Costa do Dendê, se localiza o município de Cairú, á 30 minutos de barco, sem muita pressa, mora a tranquilidade, Gamboa!

O acesso e as belezas do caminho

O trajeto no barco do atracadouro na Ponta do Curral até o cais já é uma preparação para o encontro do desembarque. Um vilarejo, águas mornas e cristalinas, sob a proteção da Bahia de Todos os Santos.

Atracando no cais de Gamboa

É impossível ficar indiferente ao caminhar pela bela passarela de madeira que percorre ao longo da Praia Linda (que tem esse nome mesmo: Praia Linda!), que se formou a partir da erosão natural da falésia de argila medicinal da Gambôa.

Início da passarela na Praia Linda

Com o vai e vem das marés, a água do mar vai dissolvendo o morro de argila e criando uma grande falésia. Ao longo do tempo, as correntes do mar foram acumulando os resíduos desse processo e assim formou-se a praia Linda, que por esse motivo possui uma areia bem fina e prazerosa de caminhar.

As falésias de argila.

Atrações na Gamboa para todos os gostos

Sob a ilha, há uma grande fonte de água doce, que brota pela falésia e faz com que a argila fique ao ponto de podermos nos encobrir todo dela e absorver os seus benefícios para a pele, para todo o organismo e para a mente, pois voltamos a ser criança nesse momento de diversão e cura.

Banho de argila na Praia da Gamboa

Também há uma caminhada que pode ser feita com a maré baixa para outro lado da ilha onde fica a vila de Morro de São Paulo, observando grandes pedras ao longo do caminho, uma exuberante mata atlântica e se der sorte de ser numa noite propícia, ver o brilho dos plânctons como um céu estrelado, dentro dá água do mar.

Caminhada até Morro de São Paulo

No alto do morro da ilha fica a Fonte do Céu, uma bela nascente incrustada no meio da mata, lá podemos tomar banho e provar dessa água pura que brota e cai como uma pequena cachoeira e observar de um mirante próximo, um lindo pôr do sol, com a vista de toda a Gamboa. De lá de cima é possível ver da Ilha da Coroa, que é uma porção de terra que se formou no encontro do rio com o mar e, dependendo da maré, a ilha cresce e diminui de tamanho drasticamente; até a parte da Bahia de Todos os Santos, com outras ilhas do arquipélago de Tinharé.

Pôr do sol visto do mirante Fonte do Céu

Pra quem busca um agito na noite ou no dia, existe a grande vantagem de estar ao lado de Morro de São Paulo e todas as suas atrações, a dez minutos de barco que saem em vários horários, das 06:00 á 00:00 durante o verão, e até 23:00 durante a baixa estação, ou pela caminhada citada anteriormente.


Quer saber mais?

O Wilsom não só mora na Praia de Gamboa, como também criou o portal De Boa na Gamboa para divulgar todo o seu potencial, atrações e novidades da cidade.

Aí está um lugar ideal pra quem procura relaxar o corpo e mente, e ficar de boa mesmo. Além de tudo, esse é um super segredo do leitor! Por isso, agradecemos o Wilsom pelo relato e deixamos aqui os pontos de contatos para quem quer saber mais sobre Gamboa:

Sitehttp://www.deboanagamboa.com.br/
Facebookhttps://www.facebook.com/portaldeboanagamboa
Instagram: @portaldeboanagamboa

Deixe o seu comentário usando o Facebook
Ou comente por aqui