La Chascona: a casa do Pablo Neruda em Santiago


Atualizado em:


La Chascona é uma referencia ao cabelão de uma mulher que foi um amor secreto de Pablo Neruda na década de 50, já que ele construiu essa casa pros dois.

Neruda e Matilde (la chascona)

A casa, além de abrigar a Fondación Pablo Neruda (então tem lojinha, um café, etc), é linda e muito doida, porque toda a arquitetura da casa teve interferências do poeta, que ora queria vista pros andes, mas também queria que a casa fosse virada pro sol, ora queria troncos de cipreste como colunas, entre outras “loucurinhas” que deixaram a casa com um toque todo especial. Outra coisa que contribuiu pra essa arquitetura foi o fato da casa ir aumentando com o tempo, pois começou com um sala e quarto, e depois se expandiu cada vez mais.

A casa vista de fora, com as colunas que tem alguns de seus poemas

Detalhe da sala com vista para Santiago.

Iniciais de Pablo e Matilde e “desenho” representando ela.

A casa por si só já vale a visita, mas lá também tem vários objetos pessoais do poeta, como livros e cartas (do período pré-ditadura de Pinochet) e manuscritos dos seus poemas.

Área da casa vista de cima. Dá pra ver os “remendos” na construção

As visitas são todas, obrigatoriamente, guiadas, e o site diz para reservar com 2 dias de antecedência. Eu fui fora de temporada e não reservei, mas tive que esperar 2 tours saírem na frente para depois poder ir. Tem tours em inglês e espanhol. Segunda-feira fecha!

Todas as informações de horário e reservas estão aqui

 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *