Roteiro pelos países Bálticos


Atualizado em:


Uma região que antes era quase desconhecida vem ganhando cada vez mais atenção pela cena turística, que aumenta a cada ano: os países Bálticos, que consistem na região ao redor do mar Báltico, no Nordeste da Europa. São eles: Estônia, Letônia e Lituânia

São pequenos países ex-soviéticos que estão, pouco a pouco, se reinserindo no mundo ocidental (A Estônia, por exemplo, já entrou na zona do Euro). A região é fria (então aconselho ir de maio a setembro) e com lindas paisagens, e as cidades são pequenas e com aquela carinha de vila européia antiga (porque na verdade é isso que elas são).

Pra visitar na região há, além das paisagens naturais, museus sobre a época soviética, restaurantes típicos, castelos e igrejas ortodoxas. Vou mostrar aqui uma sugestão de roteiro baseada na minha viagem, e na conversa com o pessoal de turismo de lá.

A minha viagem eu fiz toda de ônibus e de trem. A malha ferroviária deles não é tão ampla como a da europa e os trens são mais antigos, então prefira os ônibus, que oferecem a opção “deluxe” e são super confortáveis e com preços justos. Eu cheguei lá pela Polônia, que havia sido minha parada inicial, mas você pode escolher seu ponto de partida, só que sempre seguindo a ordem geográfica, pois fica mais fácil:

1- COMEÇANDO DE “BAIXO”: Lituânia- Letônia – Estônia (pode pegar um vôo pra Lituânia direto ou entrar pela Polônia)

mapa bálticos

Roteiro começando pela Lituânia (Varsóvia está marcada no mapa pois foi de onde eu vim)

 

2- COMEÇANDO “POR CIMA”: Estônia- Letônia- Lituânia (Pegando um vôo pra Estônia ou entrar pela Finlândia ou Rússia e ir descendo). Se você for pela Finlândia, existe uma balsa de Helsinki para Tallin.

roteiro bálticos

Começando pela Estônia dá pra vir de Helsinki ou São Petesburgo, ou mesmo pegar um vôo direto pra Tallin

 

As cidades para serem visitadas são as capitais (Tallin, Riga, Vilnius). Existem atrações nas cidades menores mas, a não ser que você queira ir bem a fundo na cultura da região e tenha muito tempo, não vale a pena.

*As empresas de ônibus que atendem a região são: Ecolines e Eurolines (a gente arriscou comprar na hora e deu certo, mas é sempre bom planejar e comprar antecipado, né?). Há também a possibilidade de alugar um carro, se você preferir.

**A maioria dos vôos para os Bálticos saem da Alemanha, então você, provavelmente, fará uma escala por lá.

*** Muitas empresas de turismo (brasileiras e estrangeiras) também fazem esse roteiro de navio.

______________________________________________________________

Agora veja aqui as dicas sobre cada país:

ESTÔNIA – Tallin

Onde se hospedar: Dica de hotel TOP em Tallin

Conhecendo a cidade: Tallin, cool e histórica

Onde comer: Os 3 melhores restaurantes de Tallin

LETÔNIA – Riga

Post geral: Riga, você vai adorar a Letônia!

LITUÂNIA – Vilnius

Conhecendo a cidade em um dia: Vilnius, é tão pequeno, o que tem pra fazer?

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *