Melhores cafés no Centro de São Paulo: 12 opções imperdíveis


Atualizado em:


Quando eu viajo eu costumo ter uma rotina mais econômica, principalmente se fico fora por muito tempo. Eu costumo andar muito a pé e quando não isso é possível opto pelo transporte público, compro comida ou lanche em supermercado para balancear os gastos com restaurantes, procuro hostels ou hotéis menores, e por aí vai… Tem um pequeno luxo, porém, que eu não abro mão: parar no meio do dia para tomar um café ou comer um docinho em um lugar charmoso. Por isso resolvi contar aqui para vocês quais são os melhores cafés no Centro de São Paulo, desses que farão qualquer paradinha no seu tour pelo centro virar uma atração a parte.

A paradinha para o café é estratégica em uma viagem para renovar as energias, organizar os gastos até ali e quais os próximos passos do dia. Esses costumam ser os melhores momentos para bater o martelo sobre qual vai ser o programa noturno também. E nada mais justo do que fazer deste não apenas um momento útil, mas também um descanso agradável por si só.

Quer ajuda pra pensar o que fazer em São Paulo? Veja esse post com 10 dicas de passeios imperdíveis!

Eu já cansei de falar isso aqui, mas repito porque é verdade. Na cidade não faltam opções e o mesmo, claro, vale para os gostosinhos cafés no centro de São Paulo. Eu adoro ser uma turista na minha própria cidade, e o centro costuma ser meu destino preferido, por isso quase todos os lugares recomendados aqui foram testados e aprovados. Mas sem mais delongas, vamos ao que interessa:

1- Por Um Punhado de Dólares

Este café é uma boa pedida tanto para um parada rápida no trabalho quanto para um tarde inteira de papo ou mesmo trabalho, caso você faça home office. O clima é descolado, e o cardápio na parede não é muito extenso, mas cada item vale a pena. Minha recomendação pessoal é o chocolate quente com paçoca. Apesar de ser mais conhecido (por mim, pelo menos), por ser um café, ele funciona também como bar. O Por Um Punhado de Dólares fica na Rua Nestor Pestana, 115 e funciona diariamente das 10h à meia noite.

2- Takko

Com ambiente descontraído e cardápio delicioso de cafés, doces, salgados e cervejas artesanais, o Takko é uma pérola da Vila Buarque e a cara do bairro. Como o anterior, ele também é uma ótima opção para uma pausa rápida. O foco aqui, porém, é na comida e no ambiente, sem a possibilidade de passar uma longa tarde de trabalho. Ele fica na Rua Major Sertório, 553, e está aberto todos os dias das 8h às 19h. Aos sábados e domingos o serviço começa uma hora mais tarde.

3- Jardim do Centro

Parar no Jardim do Centro é o mais próximo que um paulistano pode conseguir de tomar um café no jardim. Piadinhas à parte, este café é repleto de plantas por todos os lados, o que deixa o ambiente super agradável e, se você se empolgar, todas elas e seus vasos estão à venda. Além disso, as comidinhas também são deliciosas, claro! O Jardim do Centro fica na Rua General Jardim, 490, e funciona de segunda à sábado das 11h às 19h e aos domingos das 10h às 17h.

4- Casa Mathilde

Casa Mathilde fachada, doces tradicionais portugueses no centro de SP.

Casa Mathilde, doces tradicionais portugueses no centro de SP.

Queijadinha recém saída do forno, em café do centro de São Paulo.

Queijadinha recém saída do forno, na Casa Mathilde.

A Casa Mathilde é parada obrigatória para qualquer turista na cidade. A casa é especializada em doces portugueses e a ideia surgiu com inspiração nos doces da Vila de Sintra em Portugal. Você pode assistir a preparação de queijadinha, pastéis de nata, travesseirinhos de Sintra e outras guloseimas através de uma grande janela no salão principal.Quando fomos a queijadinha estava recém-saída do forno e estava uma atração a parte. 

Ela fica bem em frente ao Edifício Martinelli e perto do Farol Santander, em um dos meus cantinhos preferidos do Centro de São Paulo. Quando fomos a Você pode visitar a Casa Mathilde na Praça Antônio Prado, 76 de segunda a sexta das 9h às 19h30 e aos sábados das 9h30 às 17h30.

5- Bento 43

Dos mesmos donos do Jardim do Centro, o Bento 43 é um segredinho no Centro de São Paulo. Localizado em cima do Z Deli, uma hamburgueria maravilhosa sobre a qual falamos no post “Onde comer no Centro de São Paulo”, ele oferece um ambiente descolado, com uma varanda gostosa onde os clientes sentam em cadeiras de praia. Além do ambiente, o destaque fica para as diversas opções de preparações de café. O Bento 43 fica na Rua Bento Freitas, 306 e abre de segunda a sábado, sempre das 11h às 22h.

6- HEY! Coffee

Pedaço de casa e um portão aberto onde está escrito coffee na parede de cima, logo abaixo de um grafite. Pessoas estão sentadas em mesas na calçada.

Uma portinha amigável abriga um ótimo café no centro de São Paulo. Foto: divulgação/facebook

O HEY! Coffee é uma opção para quem quer tomar um bom cafezinho, mas abre mão de toda aquela parte de sentar e se organizar que mencionei lá em cima. Isso porque ele é apenas uma pequena portinha, com cara de moderninha e, dizem, o melhor cinnamon roll da cidade. O HEY! Coffee fica na Rua Dom José de Barros, 152. Nos dias de semana ele abre logo cedo, às 7h30, e fecha às 17h. No sábado o funcionamento é das 9h às 17h.

7- Instituto Feira Livre

O Feira Livre é bem conhecido dos frequentadores da região central, mas um segredinho para quem vem de fora. Os desavisados podem passar ali ao lado e achar que se trata de apenas uma quitanda, mas a feira de produtos orgânicos conta também com um balcão onde são servidos cafés e alguns doces e salgados veganos. As torras do café variam sempre, oferecendo opções que vão além do comum. 

O Instituto Feira Livre tem uma proposta geral bem interessante. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que visa oferecer produtos orgânicos valorizando relações comerciais justas. Lá você paga o preço de custo e mais uma contribuição percentual sugerida, que varia. Nesse modelo, um cafezinho no Instituto Feira Livre sai muito mais barato do que em qualquer outro lugar e os produtos são de altíssima qualidade. O lado ruim é que também não tem como ficar por ali por muito tempo, já que há apenas alguns bancos no balcão do café.

O Instituto Feira Livre fica na Rua Major Sertório, 229, e funciona de terça a sexta das 9h às 19h e aos finais de semana das 9h às 15h.

8- Zud Café

No hypado bairro da Santa Cecília, o Zud Café une cafés especiais e obras de artistas independentes em um ambiente bonito e super agradável. Além dos produtos de altíssima qualidade, o Zud ainda realiza alguns eventos especiais para amantes de cafés, que você pode acompanhar pela página deles no Instagram. O horário de funcionamento é de terça a sábado das 10h às 19h, na Rua Barão de Tatuí, 377.

9- Mundo Pão do Olivier

Mundo do Pão, parede vermelha com foto em tamanho real de Olivier Anquier com os braços indicando o caminho a seguir...o dos pães.

Olivier Anquier te dá as boas vindas

Interior do Mundo do Pão, com colunas de cimento queimado e lâmpadas estilo industrial.

Interior com decoração industrial e moderna, em prédio antigo da cidade.

Mundo Pão é mais uma das casa do famoso e midiático chef francês Olivier Anquier, como indica o Olivier de papelão que fica na porta do estabelecimento. A proposta é que o estabelecimento seja uma padaria, mas ele é muito mais do que um local que vende pães, apesar de esse ser o forte. Lá é possível comer um lanche e até fazer um almoço simples, além, claro, daquela parada para o café. 

Se você decidir conhecer o Mundo Pão, porém, recomendamos fortemente que você foque nos alimentos. Os pães e doces são realmente deliciosos e os sanduíches valem cada centavo. O café por ali, no entanto, é caro e nada mais do que um Nespresso, ou seja, não vale a pena. O Mundo Pão fica na Rua 7 de abril, 425. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 7h às 20h, aos sábados das 8h às 20h e aos domingos das 8h às 19h.

10- Sesc 24 de Maio

Se você leu o nosso roteiro pelo Centro de São Paulo ou mesmo o roteiro de 3 a 5 dias em São Paulo, você já percebeu que eu sou uma grande fã dos Sescs paulistanos. E o 24 de maio é, na minha opinião, um dos melhores da cidade. Lá no penúltimo andar há uma lanchonete e um café onde você pode fazer uma pausa comendo bem, pagando pouco e em um lugar com um clima super agradável e uma vista bacana. Em dias de calor aposte no sorvete de iogurte, um grande sucesso de todos os Sescs. A unidade 24 de maio fica justamente na Rua 24 de Maio, 109, e funciona de terça a sábado das 9h às 21h e aos domingos das 9h às 18h.

11- Café Girondino

Diferente de todos os outros que indicamos aqui, que são bem modernos, este café data do início do século XX. Ele ainda guarda a decoração de antigamente, com três ambientes com móveis de madeira, grandes lustres de ferro e quadros e enfeites que nos remetem àquela época de charme. Por ali você encontra de tudo, desde almoço com massas, carnes etc, ao simples café, que afinal de contas é o nosso objetivo aqui.

Vale a visita para respirar um pouco mais de história na parte da cidade que já é repleta disso. O Café Girondino fica na Rua Boa Vista, 365 (na saída do metrô São Bento). Abre de segunda a sexta das 7h30 às 22h, de sábado das 8h às 20h e aos domingos das 8h às 18h.

Cafe Girondino no centro de SP

12- Assaz Orgânica

E para terminar essa grande lista dos melhores cafés no Centro de São Paulo vamos contar mais um segredinho. A Assaz Orgânica é uma padaria industrial onde o objetivo maior é comprar pães orgânicos maravilhosos. Eles ficam expostos em uma vitrine e você faz o pedido em uma espécie de cabine. Coisa bem rápida e eficiente, perfeito para quem quer dar um up no tal lanche rápido comprados em supermercados que mencionamos lá em cima.

Quando estiver por ali, porém, você pode aproveitar e pedir também um café coado. Não há um ambiente onde você possa tomá-lo com calma, mas apreciar o cafezinho no banco de madeira em frente ao estabelecimento também pode ser uma experiência interessante, principalmente se você gosta de observar o intenso vai e vem do Centro de São Paulo. A Assaz Orgânica fica na Rua Major Sertório, 234. A casa abre de quarta a sábado das 8h às 20h e de domingo das 8h às 16h.


Você também gosta de fazer a pausa para o cafezinho? Conta pra gente qual é o ritual de luxo acessível que você não abre mão nas suas viagens!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *