Montanhas capixabas – Rota do Agroturismo e Arvorismo na Selva Sassiri


Atualizado em:


Nossa primeira parada no Espírito Santo foram as montanhas. Entre as cidades de Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins há diversos atrativos turísticos como a rota do Agroturismo, as belas e refinadas pousadas e restaurantes no entorno da Pedra Azul, um dos Centros de Treinamento da FIFA e o maior circuito de arvorismo da América Latina!!

Agroturismo:

Perto da BR 262, a mais ou menos 100 km da capital, estão situadas algumas antigas fazendas de imigrantes, que, antigamente, dependiam apenas da agricultura de subsistência e do plantio de café. Com o suporte do Sebrae, elas foram completamente renovadas e abriram suas portas para os visitantes. Hoje, além de oferecer opções de produtos locais e movimentar a economia, as fazendas se tornaram destinos turísticos interessantíssimos e são motivo de orgulho para as famílias e para a comunidade.

Nós conhecemos a fazenda Carnielli e o sítio Lorenção.

A fazenda Carnielli é pioneira quando se fala em Agroturismo no ES, pois tudo começou com eles em meados dos anos 80. Famosa por seus produtos que hoje estão em vários supermercados em Vitória, recebe atualmente mais de 1.000 visitantes por semana!
Nós provamos e adoramos um queijo maravilho, o queijo Morbier, mas lá há também outros produtos como tipos de cafés variados, doces , bolachinhas e até o diferente sabonete de leite de cabra que tem um cheirinho delicioso. Quando passar por lá, não deixe de comprar alguns dos produtos e conhecer a história contada pelo próprio herdeiro da família. É uma pena que ainda não exista a opção de conhecer a produção e fazer uma visita pela fazenda e galpões onde os produtos são feitos.

foto (3)

Já o sítio Lorenção é conhecido pela produção de Socol, tradicional embutido capixaba feito do lombo do porco. O Socol tem mais de 100 anos, e surgiu como uma forma de conservação da carne do pescoço do porco, pois não existia geladeira na época (dá pra imaginar?). Há mais ou menos duas décadas, no início do agroturismo, os turistas achavam que a carne suína tinha muita gordura e era muito forte, daí a Sra. Lorenção teve a ideia de fazer o Socol com o lombo e assim é feito desde então.

O bacana do sítio é observar o local que o Socol fica descansando, pois precisa de 6 meses para ficar pronto! Mas o melhor de tudo é conversar com a família Lorenção, que recebe todos os visitantes com um sorrisão no rosto, como se fossem parte da família italiana deles, e oferecem degustação de antepastos, socol e cachaça artesanal.  No final, levamos pra casa o antepasto de peperonccino e o socol, e achamos pouco, pois a vontade era levar tudo porque os produtos são realmente gostosos.

IMG_0143

foto (4)

 

Arvorismo:

Ainda pelas montanhas Capixabas, está na hora de queimar um pouco as calorias adquiridas no passeio anterior e ir para uma cavalgada ecológica ou encarar o gigante circuito de arvorismo da Selva Sassiri.  

IMG_0150

O Parque Estadual Pedra Azul tem 3 trilhas que levam a piscinas naturais no pé da pedra. Mas, além de ir a pé, é possível fazer tudo montado em um cavalo típico da Noruega, os Fjords. Infelizmente fomos bem na semana que estavam de férias… =/
Para quem quiser mais informações, entre nesse site aqui.

Não foi dessa vez que cavalgamos, mas em compensação malhamos todos os músculos dos nossos braços e pernas no maior circuito de Arvorismo da América Latina! Quem encara? Nós fomos no terceiro nível, o mais difícil, mas pra quem não quer ir tão alto, pode ficar no andar do meio ou aguentar as piadas dos amigos e ir no primeiro nível, que tem um tamanho ideal para crianças. De qualquer forma a aventura é imperdível e ficar pendurado entre as copas altítissimas das árvores dá uma sensação de paz enorme (quando as dores musculares te permitem sentir paz).

IMG_0110

Ah, olha a prova que nós fomos ai embaixo! =)

ES_JEG_FT-116

ES_JEG_FT-115

Obrigada Erik pelas fotos! 😉

Não é preciso muito tempo pra conhecer essa região, embora haja muita coisa pra fazer por lá. Tudo depende do tempo que você tem. Um final de semana é perfeito para ficar hospedado em uma das belíssimas pousadas no entorno da Pedra Azul, conhecer e comer quitutes nas fazendas da rota do Agroturismo, e fazer algum passeio mais “aventureiro” durante o dia, como a cavalgada ecológica ou o arvorismo.

O clima das montanhas é super agradável, e o visual vai te render belíssimas fotos.

Infos práticas:

Fazenda Carnielli
Rod. Pedro Cola, Km 4, Venda Nova do Imigrante
Aberto todos os dias. Segunda a sábado, das 8h às 17h. Domingos – de 8h às 16h30.
Site oficial – http://www.carnielli.com.br/
 
Sítio Família Lorenção
Aberto todos os dias das 8h às 17h30min.
Telefones: (28)3546-1130 e (28)8113-7763

Arvorismo na Selva Sassiri
Entrada no km 98 da BR262. Direção: Arvorismo e tirolesa Alto Caxixe, Parque estadual do Forno Grande. 

Altura mínima – 1.30m e peso máximo – 110kg
R$22,00 por andar ou 2 tirolesas de 430m e 390m
Não aceita cartões.
É necessário agendar horário. Faça sua reserva no site oficial.

Cavalgada Ecológica – saiba mais aqui.

 

 *O SV viajou ao Espírito Santo a convite da Secretaria de Turismo do estado e do Sebrae. 

 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *