A Liverpool dos Beatles: roteiro pela história dos Fab Four


Atualizado em:


Descubra um roteiro em Liverpool para quem ama Beatles, e também conheça a interessante International Beatleweek.

Quem é apaixonado por Beatles com certeza vai amar o Segredos do Leitor de hoje.
O Thiago Chiorino Costa, de São Paulo, até parece um inglês nato. Além de Beatles, adora ouvir rock em geral e ir a pubs.
Em agosto de 2011, ele foi para Liverpool em um festival inteiramente dedicado ao Fab Four (sim, ele existe! =) ). E nesse post ele conta um pouco sua experiência em Liverpool e no festival, e também dá dicas úteis pra você Beatlemaníaco (ou qualquer pessoa) que queira ir pra lá.

“A International Beatleweek”

Quem vai ao Reino Unido e é fã dos Beatles (como eu!) não pode deixar de passar por Liverpool! Uma cidade que respira as músicas dos Fab Four e que possui diversos pontos turísticos relacionados a história da banda mais famosa do mundo!

E a minha alegria maior foi em descobrir que a cidade em que os 4 integrantes da banda nasceram fica ainda mais interessante na última semana de agosto, quando ocorre a International Beatleweek! Sim, uma semana de festival dos Beatles, cheio de atrações, na cidade de onde eles surgiram para o mundo!

Um bom ponto de partida para entender melhor sobre a Beatleweek é entrar no site. A Cavern Club (além de ser o famoso bar onde os Beatles começaram a fazer sucesso) é uma espécie de agência de viagens onde pode-se obter informações e contratar alguns tours relacionados aos Beatles (detalharei melhor mais para frente!).

O festival contempla uma série de eventos legais, entre shows de bandas cover de vários países do mundo, shows com temáticas especiais sobre a vida dos Beatles, palestras, além de uma feira e um leilão com artigos raríssimos da banda.

Uma dica para quem está pensando em ir para lá agora em 2014: o festival acontecerá entre 20 e 26 de agosto!

O coração do festival é o The Adelphi Hotel, hotel localizado no centro da cidade, a poucos metros da estação de trem Lime Street. É lá onde todas as noites têm apresentações de bandas cover de vários países do mundo, espalhadas em 3 ambientes do hotel. Bandas da Alemanha, Itália, Suécia, Estados Unidos, Argentina e até do Japão! Uma banda brasileira que sempre marca presença lá é a capixaba Clube Big Beatles, que quando eu fui, levou o Andreas Kisser do Sepultura para tocar com eles! Não preciso nem falar como foi a banda tocando Helter Skelter com o Andreas Kisser, né?

DSC09818

DSC09887

DSC09854

DSC09815

É também lá que ocorre a grande convenção! Durante esse dia é possível conferir mais de 35 bandas, filmes, palestras, entrevistas, exposições, e claro, uma mega feira com relíquias dos Beatles. Desde estojos e lancheiras da época, até discos e ingressos autografados pela banda! Depois da convenção, à noite, tem a “All-Nighter Party”, bandas cover tocando direto, a noite toda, literalmente até o café da manhã!

ALIM4637

ALIM4638

ALIM4640

ALIM4629

Além disso, para este ano de 2014, alguns dos shows especiais programados serão “Paul McCartney, a retrospective”, que mostrará as principais músicas de toda a carreira do baixista, a famosa banda americana “The Fab Faux”, o show “The British Invasion”, com músicas de bandas como Rolling Stones, The Kinks e The Who, e a apresentação “All you need is Peace & Love”, com a famosa banda brasileira All You Need is Love. Todos no The Royal Court Theatre.

O único ponto é que a maioria das atrações só está disponível através dos pacotes oferecidos pela Cavern Club, que são nomeados de “Yellow Sub”, “Red Album”, “White Album”, “Blue Album”, “Silver Beatles” e “Gold Anthology”, conforme o número de dias e acomodações que você escolher. Entre as opções de hospedagem estão o Marriott Hotel, o próprio Adelphi Hotel, Atlantic Tower, Days Inn e a acomodação estudantil Grand Central Unite. Os pacotes também dão direito a entrada gratuita no The Cavern Club durante os dias do festival! Cheque o site e entre em contato com a agência para mais detalhes.

A outra grande notícia é que, na mesma época, ocorre um outro mega festival em Liverpool! É o Liverpool International Music Festival! Como se fosse uma “Virada Cultural” durante o dia, há vários palcos espalhados pela cidade onde artistas e bandas se apresentam! Uma multidão de adultos, crianças e idosos apreciando artistas com suas músicas autorais e até bandas cover! Quando fomos, vimos covers do Black Eyed Peas, do U2 e Michael Jackson. No ano passado (2013), teve cover do Queen (Dios Salve a la Reina), David Bowie, Robbie Williams, Adele, Bruce Springsteen, Rolling Stones, e claro, mais Beatles!

The Magical Mystery Tour (ou a Day in the Life Tour!)

Outra dica para aproveitar Liverpool é pegar um dos diversos tours relacionados a história dos Beatles. No site da Cavern Club há algumas opções bem interessantes, com tours bem rápidos, de 2 horas, à bordo de um ônibus igualzinho ao utilizado no filme Magical Mystery Tour, tours de 4 a 8 horas e até tours mais customizados.

Alguns beatlemaníacos aqui do Brasil também organizam tours semelhantes, tanto durante o festival, quanto no resto ano. Saindo daqui, alguns acabam fazendo o pacote Londres + Liverpool, o que pode ser bem interessante. Uma referência para este tipo de passeio é o http://www.revolution9.com.br/love_is_all_we_need/, mas também vale dar mais uma procurada na internet.

Como eu tinha tempo e como curioso que sou, optei pelo tour completo de 8 horas e meus contatos foram todos com o Tim Hemmings, no e-mail [email protected] . Como a procura no período do festival era grande, fomos eu e meu amigo num ônibus com mais uma turma de uns 20 e pouco espanhóis. Logo, boa parte do tour foi em espanhol!

O tour passou pelos principais pontos turísticos relacionados aos Beatles, entre eles:

– Casas do John e do Paul (abertas para visitação somente entre março e outubro, e de quarta a domingo):

DSC09744

Casa do John Lennon

DSC09749

Casa do Paul McCartney

– Casa do George Harrison;

– Casa onde Ringo passou sua infância;

– A escola onde Paul e George estudaram;

– A escola de arte onde John Lennon estudou;

– The Beatles Museum (como as casas do John e do Paul estavam fechadas para visitação, ganhamos ingressos para o museu):

DSC09636

– The Casbah Coffee Club:

Ao contrário do que muitos pensam, o Cavern Club não foi o primeiro lugar onde os Beatles tocaram. O primeiro lugar onde eles tocaram juntos, ainda como The Quarrymen, foi o Casbah Coffee Club, no porão da casa de Mona Best, mãe do ex-baterista Pete Best. E o mais legal é que o guia da visita é o próprio irmão do Pete Best!

DSC09763

DSC09773

– St Peter’s Church e Elanor Rigby’s Grave:

A igreja de St Peter é o local onde John Lennon encontrou Paul McCartney pela primeira vez! Foi aí que surgiu a parceria de maior sucesso da música internacional! É realmente de arrepiar! É também nessa igreja que há um túmulo de uma tal de Eleanor Rigby, próximo do túmulo de um tal Sr McKenzie. Ninguém sabe ao certo se foi daí que surgiu a inspiração para a famosa música da banda.DSC09726

DSC09725

– Percy Phillip’s studio, onde eles fizeram sua primeira gravação, ainda como The Quarrymen:

DSC09775

– The Cavern Club e Matthew Street (lugar também de arrepiar!):

DSC09616

DSC09837

– Strawberry Fields:

DSC09732

“Let me take you down ‘cause I’m going to Strawberry Fields, nothing is real, and nothing to get hung about. Strawberry Fields forever!”

– Penny Lane:

DSC09755

“Penny Lane there is a barber showing photographs of every head he´s had the pleasure to have known, and all the people that come and go stop and say hello!”

É claro que depois também tirei a clássica foto atravessando a faixa de pedestres em Abbey Road, em Londres! Hahaha

DSC00293

Obviamente, como um grande fã dos Beatles, Liverpool foi uma das cidades que mais gostei no Reino Unido! Em todo lugar que você vai há alguma referência da banda ou inspira nossa imaginação a recriar os primeiros momentos de John, Paul, George e Ringo na cidade!”

E aí, gostaram? Os Beatles realmente marcaram gerações e deixaram um legado gigantesco. Depois desse post estamos realmente considerando fazer essa viagem ainda esse ano! Obrigada, Thiago!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *