Cidades Incríveis: Manaus – uma jóia cercada de Amazônia


Atualizado em:


Este é o nono post da série “Cidades incríveis”. A série vai falar sobre 10 cidades que não costumam estar na rota dos turistas em geral, mas que merecem a sua visita por ter algum elemento que a faz extremamente especial!


História

O nome Manaus vem dos Índios Manaós, que habitavam a região quando a cidade começou a ser povoada pelos colonizadores, no século XVII. Hoje, mais de dois milhões de habitantes vivem nessa jóia de cidade que nasce onde o Rio Negro e o Rio Solimões se encontram, e é a principal porta de entrada para quem quer conhecer a Floresta Amazônica – praticamente o jardim da casa de Manaus!

A cidade cresceu muito, primeiramente, devido ao ciclo da borracha no século XIX, que trouxe muito dinheiro para a região, e marcou Manaus com a influência européia vista até hoje nos principais prédios da cidade. Mais tarde, o porto e a Zona Franca de Manaus se tornaram o principal motor da economia da cidade, mas as atrações e o encanto dos prédios da Belle Époque com o cenário da floresta continuam.

"Por do sol no Rio Negro". Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Common

“Por do sol no Rio Negro”. Foto licenciada via Wikimedia Common

Por quê Manaus é incrível

Manaus é uma cidade cosmopolita (tem o maior bairro da América Latina- Cidade Nova, casa de quase 300 mil habitantes) e cultural. As pessoas são amigáveis e a proximidade e afinidade com a floresta Amazônica fazem com que a gastronomia Manauara seja daquelas inesquecíveis.

Em Manaus há espaço para quem busca contato com uma fauna e flora que só existem ali, para quem vai a trabalho, para quem quer sentir de perto a cultura nativa brasileira, e para quem tem o paladar apurado e quer experimentar em gastronomia. Que tal?

Informações Úteis

Principais Atrações

  • Teatro Amazonas: Inaugurado no último dia do ano de 1896, esse teatro tem as características da Belle Époque Europeia, que podem ser vistas até hoje tanto por fora, como por dentro- em algumas das suas apresentações de música clássica.
Foto por user:Pontanegra, via Wikimedia Commons

Foto por user:Pontanegra, via Wikimedia Commons

  • Mercado Municipal Adolfo Lisboa: As estruturas desse mercado construído em 1880 chegaram de navio vindas de Paris, e o prédio foi inspirado no mercado Parisiense Les Halles.
Foto por By JLPizzol, via Wikimedia Commons

Foto por By JLPizzol, via Wikimedia Commons

  • Igreja São Sebastião: Pertinho do Teatro Amazonas está a Paróquia de São Sebastião. É uma igreja que foi construída também no ciclo da borracha (1888) e possui diversos estilos misturados inspirados na Europa.
  • Palacete Provincial: Este prédio que já foi quartel da PM do Amazonas e também foi construída no século XIX, época do ciclo da borracha, hoje abriga a Pinacoteca do estado do AM.
Foto por Joehawkins, via Wikimedia Commons

Foto por Joehawkins, via Wikimedia Commons

  • Parque do Mindú: Este parque municipal proporciona uma pequena amostra da biodiversidade da floresta Amazônica.
  • Praia da Lua: O Lonely Planet elegeu essa praia do Rio Negro como a melhor de Manaus. Acessada de barco, ela é sempre procurada por locais e turistas.
Foto por: By Vitogustavo, via Wikimedia Commons

Foto por: By Vitogustavo, via Wikimedia Commons

  • Floresta Amazônica: Existem diversas formas para conhecer a floresta, e pacotes oferecidos por hotéis e agências, Escolhe o que melhor se adequa a você entre barco, safari, caminhada, etc.
Foto por Carlos henrique moura utilizador via Wikimedia Commons

Foto por Carlos henrique moura utilizador via Wikimedia Commons

Como chegar/ Quantos dias ficar

O aeroporto de Manaus recebe vôos diários das principais capitais do Brasil. Você pode procurar promoções legais e passar um final de semana prolongado por lá para conhecer o básico, ou mesmo passar uma semana ou duas para conhecer bem!

Onde se hospedar

O centro de Manaus concentra a maioria dos melhores hotéis da cidade e é também a localização ideal para ter acesso a todos os pontos turísticos. No entanto, existem hotéis mais afastados que te deixam mais em contato com a Natureza, como por exemplo o Anavilhanas, de frente para o Rio Amazonas.

Veja mais opções de hotéis em Manaus. 

______________________________________________

Para saber mais:

Alguns amigos blogueiros já fizeram posts bem legais sobre Manaus. o Carpe Diem Blog tem uma seleção de posts aqui; o Eu Viajo com Meus Filhos fala de Manaus para crianças aqui; e a Viajante Solo reuniu seus posts de Manaus aqui. Confiram!

______________________________________________

E aí, gostou de conhecer essa cidade incrível?

Continue nos acompanhando que semana que vem tem mais uma cidade incrível pra você conhecer através das páginas do Segredos de Viagem!

Saiba mais sobre a série CIDADES INCRÍVEIS aqui!

Cidades Incríveis LOGO

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *