Cidades Incríveis: Shiraz – conheça Persépolis, a antiga capital Persa


Atualizado em:


Este é o oitavo post da série “Cidades incríveis”. A série vai falar sobre 10 cidades que não costumam estar na rota dos turistas em geral, mas que merecem a sua visita por ter algum elemento que a faz extremamente especial!


História

O Irã está localizado no território anteriormente conhecido como Pérsia. Desde os tempos antes de Cristo (a.C), a Pérsia foi o lar dos maiores impérios do mundo, incluindo o Império Aquemêda (de Ciro), o Império de Alexandre o Grande, e o Império da Era de Ouro Islâmica. No início do século XX o Irão virou uma monarquia e assim foi até a Revolução Islâmica de 1979, que tornou o país uma república islâmica- que é até hoje. É quase um sacrilégio resumir uma história milenar em 4 linhas, como eu fiz, mas tudo isso é pra contextualizar vocês do que é Shiraz.

A questão é que durante todos esses impérios houve uma parte específica da Pérsia que foi sempre um ponto importante para os impérios que eu mencionei (seja como a capital ou como principal centro comercial e cultural), e essa região é justamente o que hoje é conhecido como a Província de Fars, cuja capital é Shiraz.

Shiraz tem sido, ao longo dos últimos mil anos ou mais, uma cidade crucial para o país (ou império). Localizada ao sul do “rio seco” (que é um rio sazonal), foi importante rota de comércio que atraiu artistas e pensadores que deram à cidade o rótulo de capital dos poetas e da literatura. Ainda hoje, Shiraz tem um charme oriental que é diferente de todas as cidades do mundo.

Uma imagem estimada de como era Persépolis em seus tempos áureos (Foto: Meyzan Keshavarz)

Uma imagem estimada de como era Persépolis em seus tempos áureos (Foto: Meyzan Keshavarz)

A 60km de Shiraz está Persépolis, uma cidade que já foi a capital do império Aquemeda mas foi destruída por Alexandre, o Grande e hoje, em ruínas, é considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Estima-se que a cidade foi construída em meados de 500 AC, mas ela so foi descoberta nos anos 30, por um pesquisador Francês. Apesar da cidade estar em ruínas, há partes que ainda permanecem de pé e mostram um pouquinho dessa cultura milenar.

Por quê Shiraz é incrível

Shiraz tem os mais bonitos jardins, cultura literária e arte, belíssimos mosaicos, vinhos e flores. Além disso, é cercada de ruínas repletas de história milenar das maiores civilizações que o mundo já viu, incluindo Persépolis. Isso já dá motivos suficientes para querer conhecer de perto essa cidade. Mas se precisar de mais algum, que tal o mistério e o fascínio que o Irã, ainda tão pouco explorado pelos turistas, desperta?

Informações Úteis

Principais Atrações

  • Bazaars: Como tradicional ponto de comércio, Shiraz ainda preserva diversos bazares. Andar por entre as barracas parece uma viagem no tempo, para os antigos comerciantes árabes de séculos atrás.
O Bazar Vakil (Foto: argemishjian.com)

O Bazar Vakil (Foto: argemishjian.com)

  • Masjed-e Nasir-al-Molk: esta mesquita é super fotogênica devido aos vitrais coloridos do teto, e também uma das mais bonitas do Irã.
(Foto: kvnhyun.wordpress.com)

(Foto: kvnhyun.wordpress.com)

  • Tumbas: As tumbas de Hafez e Saadi são homenagens em forma de belíssimos jardins. São dois dos principais pontos turísticos da cidade e também recheados de história. Vale a visita.
Tumba de Hafez (Foto: friendlyiran.com)

Tumba de Hafez (Foto: friendlyiran.com)

  • Mesquita Shah Chreagh: Os vitrais e luminárias fazem um efeito inacreditável, deixando o interior dessa mesquita parecido com um céu estrelado.
Mesquita Shah Cheragh (Foto : travelthewholeworld.com)

Mesquita Shah Cheragh (Foto : travelthewholeworld.com)

  • Arg-e Karim Khan: Citadela que abrigava o castelo da capital do império no século XVIII.
Arg-e-Karimkhan-By-Ali-mosleh

Arg e Karimkhan (Foto: Ali Mosleh)

  • Narenjenstan e Ghavan: A casa da família Qavan representa o estilo de vida da classe alta de Shiraz do século XIX. É onde estão os Jardins de Eram, tão lindos que foram parar na lista da UNESCO.
Qvan house

Narenjestan (Foto: gotoiran.com)

  • Persépolis fica a cerca de 1h de distância de Shiraz de carro. Você pode combinar com um taxi do hotel que você estiver e vai custar cerca de 20 dólares americanos. Há também alguns tours de operadoras de viagem, mas isso pode ser combinado direto no hotel ou com agências, não pela internet. De Persépolis, aproveite e estique a viagem por mais uns 50km para conhecer Pasargada (que foi também capital do império e é onde está a tumba do imperador Ciro, o grande).
Persépolis (Foto: welcome2iran.com)

Persépolis (Foto: welcome2iran.com)

Pasargada (Foto: maraltours.com)

Pasargada (Foto: maraltours.com)

Como chegar/ Quantos dias ficar

Saindo de Tehran, você pode pegar um avião para Shiraz. De carro seria mais de 10h, então não vale a pena. O que é possível fazer também, é pegar o trem que faz a rota Tehran-Shiraz. Uma vez em Shiraz, o ideal é ficar de 3-4 dias, para poder conhecer bem a cidade e Persépolis + Passargada.

Onde se hospedar

O melhor lugar para se hospedar é na via principal, a Karim Khan e-Zhand Boulevard, onde estão os principais (e também os mais luxuosos) hotéis. Estes hotéis não estão no Booking.com, mas tem sites próprios que você pode fazer a reserva. Como bons comerciantes que são em Shiraz, vale negociar tarifas ou upgrades na hora do check-in!

______________________________________________

E aí, gostou de conhecer essa cidade incrível?

Continue nos acompanhando que semana que vem tem mais uma cidade incrível pra você conhecer através das páginas do Segredos de Viagem!

Saiba mais sobre a série CIDADES INCRÍVEIS aqui!

Cidades Incríveis LOGO

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *