Sugestões de roteiros pela Europa


Atualizado em:


Nossos leitores sempre mandam e-mails ou comentam nos nossos posts pedindo sugestões de roteiros pela Europa. O velho continente engana: parece pequeno no mapa, mas tem muitas cidades lindas e milhares de possibilidades de combinações diferentes de roteiros.

Para tentar ajudar os que estão totalmente perdidos, fizemos algumas sugestões baseadas em estilos de viagens diferentes. Muitas delas já foram elaboradas em alguns outros posts que sinalizamos ao longo desse texto, mas agora reunimos quatros das melhores opções aqui, que englobam diferentes destinos, para você escolher qual combina melhor com a sua viagem e fazer as devidas adaptações.

Quer planejar sua viagem, mas não sabe por onde começar? Veja esse post aqui.

Europa clássica, para quem vai pela primeira vez

Independente se você vai pela primeira vez ou não, há algumas cidades que fazem parte do imaginário coletivo quando se fala em Europa. São essas cidades que tem pontos turísticos super icônicos e que carregam uma forte cultura e representatividade do seu país. Na minha opinião essas cidades são: ParisLondresRomaMadrid. A essas cidades, você pode acrescentar Amsterdã, Lisboa, Barcelona ou Veneza também. Muitas vezes não entendo porque algumas pessoas não gostam muito de Madri, mas, em todo caso, recomendo que você pesquise sobre a cidade e o que quer conhecer por lá (temos diversos posts aqui) e, caso não goste, troque por uma das outras cidades citadas.

Nesse roteiro não tem muito jeito, o melhor é pegar avião entre as quatro cidades. A excessão é no trecho entre Londres e Paris, em que é possível ir de trem cruzando o famoso túnel do canal da Mancha ou até mesmo de ônibus.

Além de serem cidades indispensáveis para quem visita a Europa pela primeira vez, são lugares em que vale a pena visitar uma, duas, três, cinco, dez, vinte vezes! Sempre você vai vê-las de um jeito diferente da visita anterior, e sempre haverá novos lugares a serem explorados.

Esse roteiro permite que você fique muitos ou poucos dias em cada cidade, pois sempre há coisas diferentes pra ver, mas recomendamos que não fique menos de 3 ou 4 dias em cada uma, para poder aproveitar ao máximo pelo menos as atrações básicas.

LondonEye_Tamisa

Londres em um raro dia de sol

Europa no verão, para quem quer festa

Combinar paisagens paradisíacas com festas badaladas é algo sempre possível durante o verão europeu (meio de junho a meio de setembro). Destinos como Espanha, Grécia, Itália e Croácia são sempre lembrados quando o assunto é festa.

Elaboramos um roteiro com o melhor da Grécia e Croácia em 21 dias. Mas, além dele, existe a possibilidade de escolher apenas as duas cidades mais badaladas de cada país para acrescentar Barcelona e Ibiza em seu passeio. A sugestão seria mais ou menos assim: Barcelona – Split – Hvar – Mykonos – Santorini – Ibiza – Barcelona.

Aqui, o ideal são, no mínimo, 4 dias em cada cidade para poder não só passear de dia como também badalar muito a noite e não precisar acordar tão cedo no dia seguinte. Nessa ordem que sugerimos, o ideal é usar avião também (a Europa está cheia de companhias low cost- como RyanAir e EasyJet) para não perder muito tempo.

Tudo azul na Croácia.

Tudo azul na Croácia.

Leste Europeu, para iniciados e aventureiros

Um roteiro delicioso e cada vez mais popular é o roteiro pelo leste europeu. Aqui classificamos como roteiro para aventureiros por causa da dificuldade da língua, mas na verdade essa viagem pode ser feita por qualquer pessoa.

Teoricamente o Leste Europeu compreende apenas a Áustria, Hungria, Eslováquia e República Tcheca, mas, na nossa opinião, Berlim, na Alemanha, também tem tudo a ver com o estilo da viagem e a Polônia também. Por isso, a sugestão principal de roteiro fica assim: Berlim-Praga-Viena-Budapeste-Cracóvia. Nesta viagem, os países estão mais pertinho, então é possível usar trem ou ônibus ao invés de avião como meio de transporte.

Berlim é a porta de entrada da viagem e também a cidade com mais atrações, então merece, no mínimo, 4 dias. Viena e Bratislava podem ser vistas em dois dias, mas é claro que se tiver tempo para ficar mais, vale muito a pena. Por fim, Praga e Budapeste merecem pelo menos 3 dias da sua viagem.

Budapest por Jorge Láscar (Wikimedia Commons)

Budapeste por Jorge Láscar (Wikimedia Commons)

Países Bálticos, para quem quer desbravar um outro lado histórico da Europa

No nordeste da Europa, estão os países Bálticos, pequenos países da antiga União Soviética que estão ganhando a atenção dos viajantes do mundo cada vez mais. Escrevemos um roteiro de quando ir, como ir, e com as principais capitais da Letônia, Estônia e Lituânia.  Você pode fazer esse roteiro combinado com Alemanha e Polônia.

Em suma, o roteiro ficaria assim: Tallinn – Riga – Vilnius – Varsóvia – Berlim

tallin

Tallinn, na Estônia.

Esses são alguns roteiros-chave pela Europa, mas há outras opções super interessantes que podem ser elaboradas juntando interesses específicos ou outro tema. Imagine só elaborar um roteiro de moda pela Europa e passar por Paris, Milão e Londres, por exemplo. Ou mesmo fazer um roteiro religioso e de peregrinação e ir para Fátima, Pádua, Roma e Santiago de Compostela.

Como dissemos no começo do post, as possibilidades de combinações são infinitas, e isso que é o mais incrível na hora de elaborara um roteiro de viagem! <3

E vocês? Tem alguma outra sugestão de roteiros pela Europa? Divida aqui na caixa de comentários com a gente!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *