20 viagens para fazer aos 20 e tantos anos


Atualizado em:


Para viajar nunca existe uma idade certa, mas viajar aos 20 e poucos anos tem um gostinho especial. É nessa época que você realmente se sente responsável e dono das suas próprias escolhas quando viaja, começa a perceber como viajar muda sua percepção sobre e mundo e sobre você mesmo, e, claro, curte uns perrengues que provavelmente você não ia curtir aos 50 e poucos anos (não que isso não possa acontecer em todas as idades). Para inspirar os viajantes, separamos aqui 20 viagens para fazer aos 20 e poucos anos… ou com qualquer idade!

1- Trilha Inca até o Machu Picchu

A concorrida e cansativa trilha utilizada pelos incas para chegar a Machu Picchu é algo que deve estar na sua bucket list de viagens para fazer enquanto ainda tem disposição e tolerância a perrengues e aventuras.  Afinal, precisa estar preparado para todos os imprevistos que podem surgir quando você passar alguns dias acampando e andando em direção a terra sagrada dos incas.

Leia mais: Machu Picchu, tudo o que você precisa saber

A clássica, com a montanha Wayna Picchu ao fundo

A clássica, com a montanha Wayna Picchu ao fundo

 2- Verão nas ilhas européias

Existe um roteiro inteirinho de festas, música, sol e ainda em lugares paradisíacos da Europa, lugares que literalmente se transformam entre o segunda quinzena de junho e a primeira de setembro. Você pode aproveitar e ir para destinos como Grécia, Croácia e Espanha (principalmente Ibiza), e ainda dar um pulinho na Bélgica para aproveitar o Tomorrowland.

Leia mais: Croácia e Grécia, roteiro de 21 dias com o melhor do verão europeu

Tudo azul na Croácia.

Além das festas, também tem esse mar! <3

3- Fazer uma viagem sozinha(o)

Aproveitando que falamos das descobertas e quebras de paradigmas que acontecem na fase dos 20 e poucos anos, nada melhor para ajudá-lo a se conhecer do que uma viagem sozinha (o). Planeje uma viagem do seu jeito e vá de cabeça aberta e com disposição para conhecer outras pessoas (no final das contas você vai acabar ficando pouco tempo sozinho e vai fazer amigos em grande parte dos lugares, acompanhar alguns em algum trecho da viagem deles ou ser acompanhada na sua viagem), visite o que quiser visitar e sinta toda a liberdade que uma viagem sem acompanhantes fixos te permite.

E ainda tente tirar uma foto sua olhando para você mesma (ache a segunda Marcella na foto)

E ainda tente tirar uma foto sua olhando para você mesma (ache a segunda Marcella na foto)

4- Pular Carnaval 

Fácil e meio óbvio para nós brasileiros, então o desafio para nós é conhecer os mais variados tipos de carnavais do nosso país. Carnaval de rua nas cidades mineiras e agora no Rio e em SP, carnaval em blocos gigantes como os de Recife, Olinda e Salvador, carnaval em clubes de cidades pequenas no interior, desfile das escolas de samba nas principais avenidas, carnaval fora de época… aproveite o máximo que puder. É como diz aquele velho “ditado”: “Mil namorarão ao teu lado. Dez mil casarão a tua direita. Mas tu curtirás o carnaval.”

carnaval-de-ruario

Carnaval de rua do Rio.

5- Viajar de carro pelo litoral brasileiro

Seja no Nordeste, pela Rio-Santos, sul da Bahia… a rota pouco importa porque praticamente todo a nossa costa é de tirar o fôlego! Fazer essa viagem de carro, sem pressa, se hospedando em pousadinhas e praias perdidas pelo caminho é tudo de bom!

Quanto mais viajamos para fora, mais admiramos as belezas do nosso Brasil!

Quanto mais viajamos para fora, mais admiramos as belezas naturais do nosso Brasil!

6- Spring Break em Cartagena ou Cancun

Festas, festas e mais festas. Antes o Spring Break era sinônimo de uma semana de festas em Cancun, mas esse ano, a maioria dos estudantes americanos resolveram trocar o agito que virou o balneário mexicano pelo realismo mágico colombiano, em uma viagem de amigos da faculdade e festas na amuralhada Cartagena. Fica a seu critério escolher.

Leia mais: Tudo que você precisa saber antes de ir pra Cartagena e Tudo que você precisa saber antes de ir pra Cancun.

Cartagena

7- Assistir a uma Copa do Mundo

Essa é uma viagem que eu (e grande parte dos brasileiros) não sabia que era tão boa até a Copa que aconteceu no Brasil em 2014. Começamos a trocar experiências com outros amantes de futebol que contaram que o país que sedia uma Copa do Mundo sempre fica em festa todos os dias e o clima é super amistoso. Nós amamos a do Brasil e já estamos planejando a próxima em 2020 (o pessoal do 360 meridianos já traçou o caminho das pedras até a Rússia).

Copa_do_mundoBrasil

8- Ir ao outro lado do mundo, Austrália e Nova Zelândia

Chegar a Austrália e a Nova Zelândia é cansativo, mas vale muito a pena. Além de praias e paisagens lindas, os dois países tem hostels deliciosos, são fáceis de conhecer (bom transporte, língua inglesa e infra-estrutura para receber turistas). Outra vantagem é que a Nova Zelândia é a capital mundial dos esportes radicais, então aproveite para pular de paraquedas, bungee jump, asa delta…

Leia mais: Um pouco sobre a Nova Zelândia

Vista da ponte

Vista de cima da Kawarau Bridge, local do primeiro bungee jump do mundo. Queenstown, NZ.

9- Ir a uma praia de naturismo

Os vinte e poucos anos é uma fase de muitas descobertas pessoais, aceitação e rompimento de amarras, não é mesmo?
Perto de João Pessoa tem a praia de Tambaba (veja a experiência da Cris Marques do blog Dentro do Mochilão), em Floripa tem a praia de Galheta que fica do lado da praia Mole, a Praia do Abricó no Rio de Janeiro, entre tantas outras. No Brasil são 8 praias naturistas oficiais.

10- Oktoberfest

Porque é, simplesmente, o maior festival de cervejas do mundo! Na Alemanha os Volksfest (Festivais de cerveja) são comuns pelo país todo, mas o mais famoso acabou sendo este do final de setembro/começo de outubro na Bavária que se tornou um dos mais famosos do mundo.

Leia mais: Por dentro da Oktoberfest

É comum ir vestido à caráter (Imagem: reprodução)

(Imagem: reprodução)

11- Fazer um mochilão

Clássico e necessário para todo mundo com vinte e poucos anos. Coloque uma mochila nas costas, junte algum dinheirinho e faça um mochilão pelas principais capitais de qualquer continente a sua escolha, economizando cada centavo, dormindo em hostels e fazendo novos amigos a cada esquina.

Barcelona, Espanha

Barcelona, Espanha – uma das cidades mais procuradas por jovens que fazem mochilão na europa

12- Cachoeiras e trilhas da Chapada Diamantina

Reduto dos amantes da natureza e da tranquilidade, ideal pra quem quer fazer trilhas, entrar em cachoeiras, sentir a terra… mas para quem tem disposição também (independente da idade). Jóia rara no interior da Bahia, deve entrar para a bucket list de todo viajante brasileiro.

Leia mais: 5 destinos imperdíveis no Brasil para fugir da alta do dólar

Chapada Diamantina por Alexandre Furcolin Filho (Wikimedia Commons)

Chapada Diamantina por Alexandre Furcolin Filho (Wikimedia Commons)

13- Road trip pela costa oeste dos EUA

Road trip com pessoas que você gosta vem sempre acompanhadas de ótimas fotos e histórias pra contar. Uma road trip gostosa é a da Highway 1, que tem trechos incríveis como o Big Sur e passa pela costa oeste dos EUA, no caminho de São Francisco a Los Angeles (pode ter San Diego, Las Vegas e o Grand Canyon de lambuja também).

14- Subir o monte Roraima

Esse item está na minha Bucket List pessoal: subir o monte Roraima e acampar em torno de um dos mais belos cartões-postais do Brasil. Alguém já fez e pode contar essa experiência pra gente?

By Caio Vilela (Wikimedia commons)

By Caio Vilela (Wikimedia Commons)

15- Passar um feriado na praia com muitos amigos

Pegue muitos amigos e aluguem uma casona na praia (não digo no sentido de casona que é mansão e cheia de luxos, mas uma casa com muito espaço, colchões, duchas, chuveiros e quem sabe uma piscina) para passar um feriado ou um final de semana. Nesse caso o que importa é a companhia!

20 viagens para fazer aos 20

16- Aventurar-se pelas belezas de qualquer país da África

Aproveite que você é “young and wild and free” e vá se aventurar em alguma parte desse continente lindo e pouco explorado. A Mari Camargo, uma das nossas colaboradoras, passou um ano explorando a África e a Ásia e deixou algumas dicas preciosas no site, como esse post sobre lugares incríveis para conhecer na África.

Leia mais: Pole pole em Zanzibar

Praias paradisíacas em Zanzibar

Zanzibar, Tanzânia

17- Tomorrowland

Pegue alguns amigos e viaje para a Bélgica para curtir o maior festival de música eletrônica do mundo. A viagem é válida até mesmo para quem não é super fã do estilo das músicas, o que vale é a experiência e o clima contagiante do festival.

Foto por Cesararagon1 (Wikimedia Commons)

Foto por Cesararagon1 (Wikimedia Commons)

 18- Viajar para fazer trabalho voluntário

É possível alinhar a vontade de conhecer uma cultura e uma realidade diferente da sua ao desejo de deixar sua contribuição para um mundo melhor. Viajar para fazer trabalho voluntário é uma realidade cada vez mais frequente entre os jovens do mundo todo e sempre faz você enxergar o mundo de uma outra perspectiva e voltar diferente. Nossa colunista Mari Camargo passou um tempo em Uganda fazendo trabalho voluntário, e deixou aqui o caminho das pedras para quem quer fazer o mesmo.

A Mari fez um crowdfunding para comprar material escolar e de higiene pessoal para as crianças e eles agradeceram!

Além das aulas em escolas carentes, nossa colunista Mari Camargo fez um crowdfunding para comprar material escolar e de higiene pessoal para as crianças e eles agradeceram!

19- Sudeste Asiático + Full Moon Party

Aproveite sua juventude para enfrentar os perrengues que vão, invariavelmente aparecer em uma viagem ao sudeste asiático (assim como em qualquer outra). Além de tudo, países como Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, e etc, tem lugares maravilhosos para visitar, uma cultura única e não são países caros (fora a passagem aérea, a viagem pode ficar muitíssimo barata).

Foto by Per Meistrup, via Wikimedia Commons

Foto by Per Meistrup, via Wikimedia Commons

20- Coloque a sua viagem aqui!

Esse post ficou dias nos rascunhos porque não conseguíamos limitar uma lista final com apenas 20 viagens. Reunimos viagens que gostaríamos de fazer com desejos que são comuns entre nossos amigos ou outros jovens, mas parecia impossível fechar uma lista completa e definitiva, já que as opções são infinitas. Por isso, deixamos a lista aberta e perguntamos a você:

Qual viagem você ainda quer fazer com 20 e poucos anos, ou qual viagem que foi inesquecível quando você tinha 20 e poucos anos?

Deixe seu comentário aqui! =)

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *