Arredores de DC: Um dia em Old Town Alexandria


Atualizado em:


Localizado a poucos minutos de Washington DC, Old Town é o bairro histórico da cidade de Alexandria. Fundado em 1749, o bairro ainda carrega o charme antiguinho, alem de estar localizado a beira do rio Potomac. Ir a Old Town é uma ótima ideia de passeio de um dia, partindo de Washington DC. Voce poder ir de Uber (custa mais ou menos uns $10), de metro (estação King Street da Linha Azul),  de bike pela Mount Vernon trail (cerca de 45min pedalando, partindo de Rosslyn, logo depois da ponte de georgetown) ou ate mesmo de barco saindo de Georgetown.

Mapa

Uma vez em Old Town, a ideia é passear, conhecer as lojinhas locais (ao contrario de DC, ha pouquíssimas loja de grandes redes, e muitas boutiques de roupas e decoração bem locais e personalizadas), passear pelo waterfront, e comer em algum dos vários restaurantes. Abaixo, vou passar a minha recomendação de um dia em Old Town:

Roteiro de um dia em Old Town Alexandria

A estação de metro King Street vai te deixar logo no começa da King Street, que é a principal rua do Old Town. É uma ótima ideia começar por ai, então se for pegar um Uber/taxi, peca para que te deixem na altura da 1600 King Street. Se voce for de barco ou de bike, voce vai chegar pelo waterfront, então vai fazer o caminho inverso ao que eu sugiro abaixo, seguindo a King Street na direção oposta. Ambas as opções são igualmente boas e funcionam perfeitamente para o passeio de um dia.

King Street

Va descendo a King Street em direção ao waterfront. É uma caminhada de umas 15 quadras, mas que pode ser feita lentamente e parando pelos pontos turísticos e lojinhas da rua. Alguns pontos interessantes para quem quer imergir um pouco mais na historia do bairro e da cidade de Alexandria são:

  • Market Square: apesar de parecer bem simples, essa praça foi erguida no século 19 e era o centro de Old Town. Ao redor dela pode-se ver prédios coloniais que abrigam a prefeitura e alguns museus. Aos domingos e em determinadas épocas do ano, feiras orgânicas ou de artes acontecem por ali.
  • Apothecary Museum: apesar de haver varios pequenos museus ao redor da Market Square, o apothecary é o mais interessante, na minha opinião. Com tours de 30 min, voce visita essa antiga farmácia da década de 20/30 e pode ver as poções e as listas dos ilustres clientes da época.
  • Lojinhas de decoração e boutiques: ao contrario de DC e da maior parte dos EUA, Alexandria conta com lojas que não são parte das grandes redes. Por isso, andando pela King Street voce pode encontrar pecas de decoração ou vestuário exclusivas e muitas vezes produzidas artesanalmente no local.

Potomac Waterfront

Pier do waterfront de Alexandria

Torpedo Arts Factory: o que durante a primeira Guerra Mundial era uma fabrica de torpedos, hoje é um centro de artes descoladíssimo. Localizado bem no centro do Waterfront, de onde saem os passeios de barco, é uma ótima opção para quem gosta de arte.

Boardwalk: Como um bairro localizado na beira do Rio Potomac, Alexandria soube aproveitar essa vantagem natural e tem um belo calçadão na beira do rio. A parte mais desenvolvida e tradicional é onde esta o Torpedo Arts Factory, mas se voce andar no caminho pelas arvores, vai poder também aproveitar um parque  com uma linda vista do rio.

Restaurantes e Bares em Alexandria

Columbia Firehouse

A cidade de Alexandria tem ficado cada vez mais famosa pela gastronomia, e boa parte dos bons restaurantes da cidade ficam em Old Town. Desde sorveterias e pequenos cafes, ate restaurantes mais finos, opções não faltam para comer por ali. Algumas que recomendamos são:

Hank’s Oyster Bar: Parte de um grupo de restaurantes bem popular em Washington DC, essa é a melhor opção para quem quer comer ostras e beber alguma coisa.

Hummingbird: Novo restaurante do Hotel Conceito Indigo, fica em frente ao rio e conta com elaborados pratos inspirados na cozinha americana.

Virtue Feed and Grain: Bem pertinho da King Street, esse enorme restaurante americano atrai pela opção de sentar do lado de fora, pertinho do calçadão do waterfront. Comidas clássicas americanas como crab cakes e mac and cheese são destaque no menu.

Blackwall Hitch: restaurante mais chique, bem em frente ao rio, que oferece pratos americanos com foco em frutos do mar. Melhor fazer reserva.

Restaurant Eve: Se voce estiver no clima de comemorar e gastar, o Eve e’ o restaurante mais tradicional e caro de Old Town, com pratos finos que fazem releituras da cozinha norte-americana.

Taverna Cretekou: Num ambiente mais casual, clássicos da culinária Grega em plena King Street.

Columbia Firehouse: Foco em carnes em um ambiente clássico mas com opção de mesas do lado de fora. Gostamos bastante apesar do preço ser um pouco mais alto.

Red Rocks Old Town/ Pizzeria Paradiso: a boa e velha pizza, para quem quer comer mais rápido e não gastar muito, mas sem abrir mão do sabor. Os dois ficam bem no coração da King Street.

Il Porto Restaurante: Se quiser apostar no clássico Italiano, o Il Porto tem boas opções a preços razoáveis e bem pertinho do Waterfront.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *