Berlim a Potsdam em um bate-volta: dicas práticas e passeios


Atualizado em:


Descubra nesse post a melhor maneira de fazer um bate e volta de Berlim a Potsdam. Saiba o que esperar da cidade e veja as dicas práticas de como chegar até Potsdam, como circular por lá e comprar ingressos e o que fazer em Potsdam.

Uma visita a Potsdam a partir de Berlim

Pertinho de Berlim está Potsdam, uma cidade que é praticamente uma extensão da capital alemã de tão pertiho que fica, mas que preserva uma personalidade diferente e forte.

Apesar de ter um centrinho charmoso e convidativo, são os palácios as principais atrações por lá. Entre eles, o mais famoso é o Sanssouci, conhecido por ser a residência de verão de Friedrich II (ou Frederico, o Grande).

Ir de Berlim a Potsdam em um bate-volta é uma boa ideia para quem tem 3 ou mais dias na capital, e é um passeio gostoso e contemplativo.

Veja abaixo como chegar a Potsdam, como circular na cidade, os principais passeios e atrações, e os diferentes tipos de ingressos. Se ainda ficar alguma dúvida, a caixa de comentários está sempre ai! =)

-Como ir para Potsdam a partir de Berlim.
-Como circular dentro de Potsdam.
-O que fazer em Potsdam: principais passeios e atrações.
-Ingressos para as atrações.

Palácio Sanssouci, em Potsdam

Como ir de Berlim a Potsdam? 

Nem precisa se preocupar muito porque ir de Berlim a Potsdam é super fácil. Você consegue chegar lá com o ticket de metrô válido para as zonas ABC, e que pode ser comprado em qualquer estação de metrô.

Pegue o bilhete diário, Tageskarten, que valerá a pena (você paga 7,70 euros e pode andar de metrô, ônibus e tram em Berlim e Potsdam durante todo o dia). Se já tiver comprado bilhetes para 2, 3 ou mais dias, certifique-se de que o seu ticket é válido para a região C, ou compre uma extensão de um dia para essa zona.

Berlim a Potsdam

Parte prática: pegue o trem S7 com destino a Potsdam Hbf, entre nele e fique até a última parada, que é na estação principal de Potsdam. A linha S7 passa por grandes estações em Berlim como Ostbahnhof, Alexanderplatz, Friedrichstrasse, Belin Hbf e Zoo. Se você não estiver hospedado perto de nenhuma dessas estações, pegue o transporte público até a mais próxima.

Como circular em Potsdam?

Chegando na estação de Potsdam, você pode seguir para o parque a pé (por volta de 35 min), ou fazer como eu e pegar um ônibus em direção a Schloss Sanssouci (15 min), a primeira parada que recomendamos fazer.

O seu bilhete diário comprado em Berlim é válido para o transporte público em Potsdam também, então você não pagará nada, só precisará entrar no ônibus 695, 650, 614, X15 ou X5.

Para de ônibus para o castelo Sanssouci, em frente a bilheteria.

Parada de ônibus para o castelo Sanssouci, em frente a bilheteria.

Nós pegamos o primeiro que passou (695) e ele entrou na cidade, o que foi bem interessante para conhecer um pouco além do parque.

A parada Schloss Sanssouci fica exatamente em frente ao prédio onde se compram os tickets para os palácios. Sucesso, e nossa recomendação de primeira parada (veja porque abaixo).

O que fazer em Potsdam: principais passeios e atrações

Sem dúvidas a principal atração é o Palácio Sanssouci, conforme falamos anteriormente. Mas, além desses, há 8 palácios e diversas atrações no parque, como o atendente da bilheteria fez questão de mencionar (você pode ver quais são elas no site oficial da spsg).

Bate e volta de Berlim a Potsdam

Palácio Sanssouci

Mais afastado de Sanssouci mas ainda em Potsdam, há o Castelo Cecilianhof, onde ocorreu a Conferência de Potsdam, reunião dos aliados após o fim da Segunda Guerra Mundial para decidir o futuro da Alemanha.

Não deixe de passear pelo bonito jardim na frente do Sanssouci e checar o Orangerieschloss (Castelo Orangerie) e o Novo Palácio (Neues Palais). Se tiver com tempo, faça um picnic em uma área menos explorada do parque ao sul, perto dos “Banhos Romanos“, da “Casa Chinesa” e do “Palácio de Charlottenhof“.

bate e volta de berlim a potsdam

Pelos jardins…

Ingressos para as atrações 

Cada atração tem seus bilhetes individuais, mas se você for um entusiasta da história da Prússia ou quiser entrar em 2 ou mais atrações (incluindo o Sanssouci), pode comprar o ticket “Sanssouci+” por 19 euros.

Se quiser visitar o Palácio Sanssouci mais o Castelo Cecilianhof, por exemplo, vale a pena comprar os tickets separadamente, já que a entrada individual do Sanssouci custa 12 euros e do Cecilianhof custa 6 euros.

Por isso, pesquise anteriormente e veja o que faz mais sentido para você. Nós visitamos apenas o interior do Sanssouci e pagamos 12 euros pela entrada.

Atenção: ingressos limitados

Vá pela manhã, pois há lotes com número de ingressos limitados. No verão a procura é maior então não dê bobeira e cheque cedo, mas eu fui no finalzinho de outubro e haviam poucos horários que estavam completamente lotados. Cheguei as 10:35h e consegui entrada para as 10:50h já.

Informe dos horários disponíveis para visitação do Sanssouci.

O tour completo dentro do Sanssouci, acompanhado de audio guia gratuito (sem português – tem em inglês, espanhol) durou exatamente uma hora.

Depois caminhamos pelos jardins, vimos a Orangerie e o Novo Palácio, passamos na frente do Cecilianhof, demos uma volta no Dutch Quarter (no centrinho de Potsdam) e encerramos o passeio de um dia todo.

O parque mais ao sul ficou para uma próxima, infelizmente, pois o dia estava curto (fomos bem depois do fim do horário de verão, e o sol estava se pondo as 16:45!).

Bora?

E ai? Animou conhecer Potsdam a partir de um bate e volta de Berlim? Espero que sim! E caso tenha ficado alguma dúvida, já sabe, comenta aqui que responderemos da melhor maneira possível.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Jorge Fortunato

    Onde procurando infos sobre Potsdan, encontrei este post. Não poderia ter sido melhor! Fui hoje à Potsdan e.visitei o Schloss Sans Souci seguindo as suas dicas. Super obrigado
    Berlin, 18 de outubro 2023

    • Oi Jorge, fico super feliz que o post te ajudou! Espero que tenha adorado a visita a Potsdam!
      Beijos e obrigada por dedicar um tempo para vir comentar e agradecer. <3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *