Praia do Aventureiro: um paraíso escondido em Ilha Grande


Atualizado em:


Que o litoral carioca é cheio de praias paradisíacas a gente está cansado de saber. Uma das principais jóias da região é a Ilha Grande, que pertence ao município de Angra dos Reis e, apesar de famosa, é muito bem preservada pela dificuldade de acesso. E imaginem vocês que é possível, a apenas algumas horas do Rio de Janeiro, chegar em uma prainha ainda mais deserta e intocada! Esse lugar existe, e estamos falando da lindíssima Praia do Aventureiro!

O mar da Praia do Aventureiro tem águas cristalinas

O mar da Praia do Aventureiro tem águas cristalinas

Praia do Aventureiro: o paraíso do Rio de Janeiro

Aventureiro é uma praia de águas cristalinas, cercada pela Mata Atlântica, com a natureza praticamente intocada e paisagens de tirar o fôlego. Há quem diga que este é o lugar mais paradisíaco da Ilha Grande.

Essa vila de pescadores fica na região sudoeste de Ilha Grande – o lado oposto da Vila do Abraão. O acesso é difícil e, talvez por isso mesmo, ela tem características bem rústicas. Para explorar o local é preciso estar preparado e bem disposto.

Quando o Sol se põe, só resta a luz das estrelas nessa praia paradisíaca

São 500 metros de extensão de praia no sudoeste da ilha, onde vivem poucas pessoas, em sua maioria pescadores. A quantidade de visitantes também é limitada. O acesso é controlado pela fiscalização ambiental e não podem entrar mais do que 560 pessoas. Se você pretende ir em alta temporada, é importante planejar com antecedência, ou você pode acabar não conseguindo ir. Mais para frente explicamos melhor sobre isso.

É lá que está o coqueiro deitado. O famoso cartão-postal de Ilha Grande fica bem no canto direito da praia. Ele chama atenção por sua forma de L e é o cenário perfeito para fotos (confira na última foto desse post e entenderá o que estou falando).

Além da praia em si e da conhecida árvore, Aventureiro também tem dois mirantes que valem a visita. O da Espia fica no topo da pedra mais alta da praia, onde se chega por uma escada de corda – perfeita para os visitantes destemidos! Já o da Sundara é acessado por uma trilha em subida de cerca de 20 minutos e tem uma vista deslumbrante de grande parte da costa sudoeste da Ilha Grande.

Apesar de o mar na foto parecer calmo, ele pode ser um complicador para chegar na praia

Como chegar?

Em condições normais, você pode escolher ir para Aventureiro de barco ou caminhando por uma trilha. A chegada à praia isolada, no entanto, justifica seu nome. Nem sempre é fácil chegar na praia do Aventureiro, já que a depender das condições do mar não é possível ir navegando e a trilha é de nível médio para alto.

Mapa da Ilha Grande com localização da Praia do Aventureiro

Localização da Praia do Aventureiro em Ilha Grande

Se optar por ir de barco, você pode pegá-lo em Provetá, Praia Vermelha, Araçatiba ou direto em Angra dos Reis, na Estação Santa Luzia. Mas atenção: poucas embarcações estão autorizadas pela Capitania dos Portos a fazer o trajeto por se tratar de um percurso em mar aberto. O melhor é entrar em contato com a TurisAngra antes para se informar sobre as melhores opções.

Para ir caminhando você deve utilizar a trilha T9, que começa no fim da praia de Provetá. Nela, há trechos de grande declividade, mata fechada e descampados. Esteja preparado!

Praias desertas

Onde ficar na praia do Aventureiro?

Quem espera dias confortáveis e relaxantes na praia talvez precise ajustar as prioridades antes de ir para a praia do Aventureiro. Como o vilarejo ainda é muito isolado, não há hotéis ou pousadas por ali.

A hospedagem é feita em campings – há opções com um pouco mais de estrutura e alguns que são os próprios quintais de moradores – ou em quartos alugados nas casas dos locais.

Aqui você pode encontrar a lista dos campings da praia. Confira bem a estrutura do lugar escolhido antes de ir, para ter certeza de que você não esqueceu nada.

A Praia do Aventureiro é uma vila de pescadores bem simples

A Praia do Aventureiro é uma vila de pescadores bem simples

Dicas extras para curtir esse paraíso em Ilha Grande sem stress

Antes de ir para a Praia do Aventureiro é preciso obter uma licença para embarque e permanência no local. Esse documento é expedido pela TurisAngra, que fica na Praia do Anil, na cidade de Angra dos Reis. Como explicamos no começo, há um limite de pessoas por dia na Praia, então para evitar contratempos é melhor ligar lá antes e se informar.

Saiba também que em Aventureiro não existe comércio, portanto leve tudo o que precisar, como protetor solar, repelente e até comida. Há restaurantes nos campings onde você pode comer, mas não muito mais do que isso. Também não custa estar preparado.

Lá também não tem sinal de celular. Além disso, a energia elétrica funciona apenas através de pequenos geradores. eles funcionam apenas até cerca de 22h, depois disso aproveite a luz das estrelas!

O famoso coqueiro deitado, cartão-postal de Ilha Grande, fica aqui

Segredo

Esse segredo é na verdade bastante conhecido por todos que visitam a Praia do Aventureiro. O souvenir mais famoso da praia do Aventureiro é a farinha preparada pela “Neneca”. Ninguém pode voltar sem um saco dela!


Essa dica foi originalmente enviada pelos nossos leitores Marina e Bruno, que amam viajar e fotografar e compartilham suas fotos (maravilhosas, por sinal) no blog TripCam. Em 2019 editamos o texto para trazer informações mais atualizadas para vocês!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *