Intercambio na Suiça: minha experiência na TASIS


Atualizado em:


A Suiça é famosa pelos colégios internos de altíssimo nível, para onde famílias mais abastadas enviam seus filhos para estudar por alguns anos. Esse é o tipo de intercambio na Suiça que é mais procurado.

Estudar na Suíça em um colégio interno pode ser um super ponto positivo na educação da criança ou adolescente. Mas também pode não ser a vontade dos pais ter o filho longe de casa por 1, 2 ou mais anos.

Pensando nisso, algumas escolas da Suiça passaram a oferecer “Summer Schools” ou “Cours d’été”, os cursos de verão, que acontecem de junho a agosto. Esses cursos promovem aula de línguas, esportes, cultura, dentre outros temas.

Eu participei de um curso de verão na Suiça quando tinha 16 anos e achei uma baita experiência. Contarei um pouco mais pra vocês.

Quais escolas da Suíça oferecem curso de verão?

A maioria das escolas oferecem essa opção de curso de verão. As principais são Beau Soleil, o Collège du Léman, e o prestigiado Le Rosey.

beau soleil wsitzerland
Entrada do campus da Beau Soleil (imagem do site deles)

Todas tem ofertas semelhantes, preços relativamente na mesma faixa, e atraem um público semelhante. Mesmo assim, vale pesquisar o que mais te interessa.

No meu caso eu escolhi uma opção que hoje já é mais conhecida entre os brasileiros, embora não fosse o caso 16 anos atrás. Escolhi a TASIS, sigla para The American School in Switzerland, e minha experiência foi muito gostosa e memorável!

Como é o intercambio de verão na TASIS

chateau d'oex
Chalé onde os alunos da TASIS dormem em Chateu D’Oex

Escolhi o summer camp da TASIS, pois não ficava localizado no campus principal da escola, e sim no meio das montanhas, em uns chalezinhos gracinhas de uma cidade chamada Chateau d’Oex. Quando vi essa opção senti que encontrei o que estava procurando: uma imersão total na cultura e no francês, e zero contato com brasileiros (de novo, naquela época… hoje o número de brasileiros aumentou bastante e essa virou uma opção mais conhecida e procurada na Suiça).

Em média os summer camps duram 4 semanas e o aluno escolhe quais cursos quer fazer além do curso do idioma da escola escolhida (a depender do local e da escola no país, podendo ser francês, italiano ou até mesmo inglês). Esse curso pode ser de artesanato, por exemplo, cinema, artes plásticas ou até mesmo tennis. E essas aulas vão preenchendo sua semana.

TASIS Chateau d'oex
Aula nas montanhas (as aulas são bem inovadoras e as vezes saem da sala de aula). Olha eu ai!
TASIS Chateau d'oex
Professores posando no chalé

Nos finais de semana a maioria dos summer camps oferecem viagens ou passeios nas redondezas. Foi através desses passeios do TASIS que conheci algumas cidades da Suiça, fiz hiking nos alpes, e visitei uma fazenda que faz queijos. O tipo de experiência inesquecível para um adolescente de 14 ou 15 anos e que complementa o aprendizado escolar.

TASIS Chateau d'oex
Pai e filha fazendo queijo artesanalmente, um dos passeios oferecidos no summer camp

Recomendo muito uma viagem desse tipo para quem tem filhos adolescentes, pois vai além da viagem turística e não fica só um intercâmbio para cursos de idiomas, comum entre jovens a partir de 17 anos.

Espero ter ajudado um pouquinho com minha experiência, mesmo tendo acontecido há uns bons anos. Até hoje me lembro bem e com carinho das semanas que passei lá no TASIS em Chateau d’Oex.

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

    • Joao, Nao sei te dizer custos atualizados ja que faz alguns anos que eu fui. O preco tambem depende da quantidade de semanas que voce vai ficar e os cursos que vai fazer. O melhor ‘e entrar direto no site deles ou entrar em contato com o pessoal da escola para saber os precos reais para 2016 e 2017!

  • Maria Luiza

    Olá, gostaria de saber se o Summer Camp do Tasis no Chateau d’ Oex, e voltado ao francês, ou se tem a possibilidade de a pessoa optar só por inglês !

    • Ola Maria Luiza,
      Em chateau d’oex é 100% voltado para quem quer aprender francês. Se o seu foco é inglês pode buscar a unidade da TASIS na inglaterra ou mesmo em Lugano, na Suíça.

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *