O restaurante mais antigo do mundo fica em Madri: conheça o Sobrino de Botín


Atualizado em:


Já pensou visitar o restaurante mais antigo do mundo? Se estiver em Madrid, esse sonho poderá se tornar realidade. Nós visitamos o restaurante Sobrino de Botín em Madrid, e contamos pra vocês como foi nossa experiência. 

Confesso que quando ouvi pela primeira vez a história do restaurante mais antigo do mundo achei que era uma armadilha pega-turista. Todos os guias de viagem e todos os centros turísticos da cidade falavam nele, contavam das pessoas ilustres que trabalharam por lá, e todos os motivos pelos quais o lugar é famoso. Só se falava do tal restaurante Sobrino de Botín, então procurei saber mais e, ainda curiosa, achei que devia conhecê-lo!

Além da fama e da tradição, o que mais me chamou a atenção no Sobrino de Botín foi o prato carro-chefe da casa: Cochinillo Asado. Um leitão assado por horas que, diziam ser tão bom que foi até citado no livro “The sun also rises” (“O Sol também se levanta”), de Hemingway. Minha desconfiança não resistiu aos relatos sobre o leitão e decidi que precisava experimentá-lo. Spoiler: foi maravilhoso!

Fachada do restaurante Sobrino de Botín

Fachada do restaurante Sobrino de Botín – Divulgação/Sobrino de Botín

A história do restaurante Sobrino de Botín

A história é a seguinte: oficialmente, pode até ser que o Botín não seja O mais antigo do mundo, mas ele com certeza é um dos mais, principalmente considerando que a maioria dos restaurantes hiper antigos não está mais em funcionamento. A antiguidade do restaurante, porém, foi reconhecida pelo Guinness Book of Records.

O prédio onde está instalado data do fim do século XVI. Foi pouco depois disso, por volta de 1620, que um cozinheiro francês chamado Jean Botin se estabeleceu na região central de Madri. Ele tinha a intenção de trabalhar para algum nobre, uma vez que a corte espanhola tinha chegado à atual capital há pouco tempo. Em 1725, o sobrinho de Jean Botin, Candido Remis, abriu uma pequena pousada com restaurante ali na Calle Cuchilleros.

botín

O ambiente do andar superior do restaurante

botín

O andar subterrâneo, o mais antigo e mais legal de ficar

A tradição é muito valorizada no Botín (também chamado de Casa Botín) e a estrutura do restaurante ainda é a mesma de quando foi fundado. O menu também não sofreu muitas alterações.

Ao longo de todos esses anos, muitos personalidades passaram pelo estabelecimento. Dizem que Goya, o famoso pintor espanhol, trabalhou como garçom por lá. Hemingway, o escritor americano, era frequentador assíduo (tudo comprovado com evidências no restaurante), como já mencionamos lá em cima.

A experiência no restaurante mais antigo do mundo

botín

Tirando do forno

botín

Já no prato!

Por mais pega-turista que o restaurante possa parecer, a comida é divina mesmo. O cochinillo é tão bem assado que desmancha na boca e os sabores são perceptíveis em cada papila gustativa (nossa, que poético!). Além disso, nós sentamos no subsolo, que é o andar mais antigo (cada andar que você sobe é mais recente), então a sensação foi de estar comendo como antigamente.

DICA SV: NA HORA DE RESERVAR UMA MESA, PEÇA PARA FICAR NO SUBSOLO DO RESTAURANTE.

Sim, havia muitos turistas de todas as partes do mundo, mas do nosso lado havia uma mesa de senhores madrilenhos, o que indica que os locais também frequentam o restaurante, sempre um bom sinal.

botín

Concentração total

Parecer final

O Restaurante Sobrino de Botín é um lugar turístico, mas a comida é de primeira e a experiência foi incrível, como se você realmente voltasse no tempo. Vale lembrar que um jantar com vinho pode chegar a 100 euros por pessoa, mas eu achei que valeu a pena (e até voltei mais uma vez em uma viagem que fiz após essa).

Dicas extras

O restaurante fica na Calle Cuchilleros, número 17, bem ao lado de uma das entradas da Plaza Mayor. Ele funciona todos os dias da semana, no almoço das 13h às 16h e no jantar das 20h às 24h.

Como já apontamos, por sua fama e tradição, o restaurante é muito cheio, por isso é preciso reservar. Para isso, basta entrar no site do Botín – que aliás tem uma versão toda em português.

Você pode tirar outras dúvidas sobre o Sobrino de Botín pelo e-mail de atendimento ([email protected]) ou pelos telefones: +34 91 366 42 17 ou +34 91 366 30 26.

Quem for, conta pra gente o que achou!

Dica extra para quem quer visitar a capital espanhola: não deixe de pesquisar em que região ficar em Madrid para acertar na escolha do bairro!

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

  • Cid carvalho

    Estivemos lá, mas a fama faz com que os preços estejam lá no alto e a quantidade que se vê nas fotos não é a que vem para uma pessoa.
    Fomos em 4 ,3 adultos e uma criança

    Deixou a desejar e foi caro.
    Garçons não tão educados.

    • Concordo!
      O lugar é agradável e eu achei o prato bem bom, mas a gente acaba pagando pela fama e história do local mais do que pelo serviço e comida em si.
      Alguns restaurantes tem essa proposta, faz parte… Tem que ir de coração aberto. Rs
      Mas se o foco for exclusivamente a culinária, em Madrid há muitoos outros lugares menos famosos e menos turísticos mas que são deliciosos também.
      Obrigada pelo relato!!

  • De fato, é maravilhoso estar no Botin. Já fui 2 vezes e pretendo voltar em 2025. Agendado!

  • Alexandre Buzaid

    Restaurante excelente muita história fiquem no subterrâneo cardápio de primeira

  • Luiz Carlos Bazotti

    Visitei, degustamos o assado de porco saboroso. Achei muito interessante, forma-se fila pra conseguir uma mesa.

  • LUIZ ANTONIO PEREIRA

    Execelente, épico, interessante e ótima comida, restaurante nota 10.

    • Assino embaixo! É uma experiência e tanto né? Entrar lá e imaginar tudo o que essas paredes já não viram! Emocionante.
      Beijos e obrigada pelo comentário!
      Marcella

  • Excelente review, muito obrigado. Irei em breve a Madrid e não vou perder esta experiência.

    • Olá Péricles,
      o restaurante não é nosso. Nós apenas contamos como foi nossa experiência por lá.
      Para ver mais infos e entrar em contato diretamente com a administração do local, entre no site oficial do Botín.
      Obrigada pelo comentário. =)

  • + Ver mais comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *