Berlim a Potsdam em um bate-volta: dicas práticas e passeios
Atualizado em:
Descubra nesse post a melhor maneira de fazer um bate e volta de Berlim a Potsdam. Saiba o que esperar da cidade e veja as dicas práticas de como chegar até Potsdam, como circular por lá e comprar ingressos e o que fazer em Potsdam.
Uma visita a Potsdam a partir de Berlim
Pertinho de Berlim está Potsdam, uma cidade que é praticamente uma extensão da capital alemã de tão pertiho que fica, mas que preserva uma personalidade diferente e forte.
Apesar de ter um centrinho charmoso e convidativo, são os palácios as principais atrações por lá. Entre eles, o mais famoso é o Sanssouci, conhecido por ser a residência de verão de Friedrich II (ou Frederico, o Grande).
Ir de Berlim a Potsdam em um bate-volta é uma boa ideia para quem tem 3 ou mais dias na capital, e é um passeio gostoso e contemplativo.
Veja abaixo como chegar a Potsdam, como circular na cidade, os principais passeios e atrações, e os diferentes tipos de ingressos. Se ainda ficar alguma dúvida, a caixa de comentários está sempre ai! =)
-Como ir para Potsdam a partir de Berlim.
-Como circular dentro de Potsdam.
-O que fazer em Potsdam: principais passeios e atrações.
-Ingressos para as atrações.
Como ir de Berlim a Potsdam?
Nem precisa se preocupar muito porque ir de Berlim a Potsdam é super fácil. Você consegue chegar lá com o ticket de metrô válido para as zonas ABC, e que pode ser comprado em qualquer estação de metrô.
Pegue o bilhete diário, Tageskarten, que valerá a pena (você paga 7,70 euros e pode andar de metrô, ônibus e tram em Berlim e Potsdam durante todo o dia). Se já tiver comprado bilhetes para 2, 3 ou mais dias, certifique-se de que o seu ticket é válido para a região C, ou compre uma extensão de um dia para essa zona.
Parte prática: pegue o trem S7 com destino a Potsdam Hbf, entre nele e fique até a última parada, que é na estação principal de Potsdam. A linha S7 passa por grandes estações em Berlim como Ostbahnhof, Alexanderplatz, Friedrichstrasse, Belin Hbf e Zoo. Se você não estiver hospedado perto de nenhuma dessas estações, pegue o transporte público até a mais próxima.
Como circular em Potsdam?
Chegando na estação de Potsdam, você pode seguir para o parque a pé (por volta de 35 min), ou fazer como eu e pegar um ônibus em direção a Schloss Sanssouci (15 min), a primeira parada que recomendamos fazer.
O seu bilhete diário comprado em Berlim é válido para o transporte público em Potsdam também, então você não pagará nada, só precisará entrar no ônibus 695, 650, 614, X15 ou X5.
Nós pegamos o primeiro que passou (695) e ele entrou na cidade, o que foi bem interessante para conhecer um pouco além do parque.
A parada Schloss Sanssouci fica exatamente em frente ao prédio onde se compram os tickets para os palácios. Sucesso, e nossa recomendação de primeira parada (veja porque abaixo).
O que fazer em Potsdam: principais passeios e atrações
Sem dúvidas a principal atração é o Palácio Sanssouci, conforme falamos anteriormente. Mas, além desses, há 8 palácios e diversas atrações no parque, como o atendente da bilheteria fez questão de mencionar (você pode ver quais são elas no site oficial da spsg).
Mais afastado de Sanssouci mas ainda em Potsdam, há o Castelo Cecilianhof, onde ocorreu a Conferência de Potsdam, reunião dos aliados após o fim da Segunda Guerra Mundial para decidir o futuro da Alemanha.
Não deixe de passear pelo bonito jardim na frente do Sanssouci e checar o Orangerieschloss (Castelo Orangerie) e o Novo Palácio (Neues Palais). Se tiver com tempo, faça um picnic em uma área menos explorada do parque ao sul, perto dos “Banhos Romanos“, da “Casa Chinesa” e do “Palácio de Charlottenhof“.
Ingressos para as atrações
Cada atração tem seus bilhetes individuais, mas se você for um entusiasta da história da Prússia ou quiser entrar em 2 ou mais atrações (incluindo o Sanssouci), pode comprar o ticket “Sanssouci+” por 19 euros.
Se quiser visitar o Palácio Sanssouci mais o Castelo Cecilianhof, por exemplo, vale a pena comprar os tickets separadamente, já que a entrada individual do Sanssouci custa 12 euros e do Cecilianhof custa 6 euros.
Por isso, pesquise anteriormente e veja o que faz mais sentido para você. Nós visitamos apenas o interior do Sanssouci e pagamos 12 euros pela entrada.
Atenção: ingressos limitados
Vá pela manhã, pois há lotes com número de ingressos limitados. No verão a procura é maior então não dê bobeira e cheque cedo, mas eu fui no finalzinho de outubro e haviam poucos horários que estavam completamente lotados. Cheguei as 10:35h e consegui entrada para as 10:50h já.
O tour completo dentro do Sanssouci, acompanhado de audio guia gratuito (sem português – tem em inglês, espanhol) durou exatamente uma hora.
Depois caminhamos pelos jardins, vimos a Orangerie e o Novo Palácio, passamos na frente do Cecilianhof, demos uma volta no Dutch Quarter (no centrinho de Potsdam) e encerramos o passeio de um dia todo.
O parque mais ao sul ficou para uma próxima, infelizmente, pois o dia estava curto (fomos bem depois do fim do horário de verão, e o sol estava se pondo as 16:45!).
E ai? Animou conhecer Potsdam a partir de um bate e volta de Berlim? Espero que sim! E caso tenha ficado alguma dúvida, já sabe, comenta aqui que responderemos da melhor maneira possível.
Jorge Fortunato
Onde procurando infos sobre Potsdan, encontrei este post. Não poderia ter sido melhor! Fui hoje à Potsdan e.visitei o Schloss Sans Souci seguindo as suas dicas. Super obrigado
Berlin, 18 de outubro 2023
Marcella
Oi Jorge, fico super feliz que o post te ajudou! Espero que tenha adorado a visita a Potsdam!
Beijos e obrigada por dedicar um tempo para vir comentar e agradecer. <3