Cidades da Bélgica, roteiros rápidos e dicas para sua viagem
Atualizado em:
Quer descansar por alguns dias em um local lindo? Então, a Bélgica pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem. Além de bonito, o país é cheio de história e boa comida. Não subestime as cidades da Bélgica por causa de seus vizinhos mais famosos como Holanda, Alemanha e França. Se interessou? Então confira nossas dicas da Bélgica para saber mais sobre o país.
Apesar de pequena, a Bélgica tem quatro cidades principais bastante buscadas pelo turismo. Nossas dicas da Bélgica vão se concentrar na capital Bruxelas, a romântica Bruges, a medieval Gante e a surpreendente Antuérpia. Prometemos que você vai entender a versatilidade desse destino cheio de opções.
Veja abaixo o que você encontrará nesse artigo:
–Por que visitar a Bélgica? Comida, vida cosmopolita e o famoso Tomorrowland.
–Dicas da Bélgica: como chegar, clima, idioma e quantos dias ficar.
–Cidades da Bélgica: conheça as principais
–Roteiro pela Bélgica: como incluir o país na sua viagem.
Por que visitar a Bélgica?
Reino da Bélgica. Esta é uma terra fabulosa de reis, rendas, chocolate, batatas fritas, cervejas e, claro, impressionantes waffles belgas. Tudo isso pode fazer esse pequeno país da Europa Ocidental conquistar seu coração.
Mas antes de continuar, adapte suas expectativas. Acredito que o motivo de muita gente não gostar de Bruxelas ou da Bélgica é porque espera um lugar grandioso. Bruxelas não é Paris e a Bélgica não é a França. E aqui não digo isso para falar que Paris ou a França são superiores (quem me conhece sabe que já tive minhas questões com o país), mas porque são lugares muito diferentes.
Paris tem um tipo de beleza de cair o queixo. Tudo é grande e o imaginário do país foi construído na nossa mente ao longo de toda a vida. Bruxelas é menor e mais aconchegante. Ela tem sua cota de edifícios enormes com arquitetura tipicamente europeia, mas no geral é mais um lugar acolhedor.
Agora sim, sem mais delongas, veja os principais motivos que tornam a Bélgica imperdível:
Cozinha belga
Você definitivamente deve experimentar a famosa cozinha belga. A culinária tradicional se assemelha em muitos aspectos à austríaca e à alemã, mas um pouco mais picante. No sul do país também é possível sentir a influência da culinária francesa.
Em primeiro lugar, as famosas batatas fritas são as melhores que já experimentamos. O sabor é muito característico e de comer chorando. No campo dos salgados, não deixe de experimentar também os frutos do mar, que ficam expostos na porta dos restaurantes do centro de Bruxelas. E claro, coma as famosas “moules frites”, ou mexilhões com batatas fritas, ou seja, a mistura perfeita dos dois pratos. E não vamos esquecer dos queijos e do presunto.
Já no campo dos doces o destaque é para o chocolate, um dos melhores do mundo, os waffles e os biscoitos speculoos.
Não gosta muito de doces ou frutos do mar? Não se preocupe, a Bélgica tem ainda mais um presente esperando por você: a cerveja. O Reino da Bélgica é considerado o berço da cerveja e há inúmeras opções, artesanais ou industriais, a preços super convidativos, mesmo em bares. Com certeza alguma delas vai agradar seu paladar.
Vida cosmopolita
A principal cidade da Bélgica é Bruxelas e mesmo não sendo uma grande metrópole, ela é bastante cosmopolita. Bruxelas não é apenas uma das capitais europeias, mas a capital “real-oficial” da União Europeia, pois é lá que fica o Parlamento Europeu, o que contribui para o clima dinâmico e internacional da cidade.
Lá você encontra muitos bares, hotéis e restaurantes de nível internacional. Além disso, os museus de Bruxelas são diversos. Há o Museu do Chocolate, o Museu da Cerveja, o Museu dos Instrumentos Musicais, das Histórias em Quadrinhos e, claro, alguns museus de arte e história.
Além de Bruxelas, Antuérpia também é uma cidade a se considerar para quem busca uma experiência mais urbanas e uma vida noturna mais agitada na Bélgica. Ela tem um clima bem diferente e se centra bastante ao redor de seu porto, mas definitivamente é um destino a se considerar. Mas se é mesmo agito que você quer, sua viagem tem que acontecer na segunda quinzena de julho, e o motivo é esse abaixo:
Tomorrowland: Uma atração à parte
A Bélgica também é o berço de um dos principais festivais de música do mundo, o Tomorrowland. Ele surgiu em 2005 e com os anos foi crescendo e ganhando notoriedade. Atualmente o Tomorrowland tem também edições em outros países, mas é na Bélgica, na minúscula cidade de Boom, que acontece a maior e mais importante versão. O Tomorrowland original!
Quem gosta de festivais deveria definitivamente colocar o Tomorrowland na lista de planos futuros. Ainda que a música eletrônica não seja sua paixão, toda a atmosfera do festival vale a pena e há muitos palcos variados, que proporcionam experiências diferentes. É realmente o parque de diversões dos adultos.
Quem vai ao Tomorrowland pode aproveitar a viagem para conhecer outras cidades da Bélgica. Afinal, você estará do ladinho da Antuérpia. Além do que a Bélgica é um país bem pequeno, então dá pr incluir qualquer outra cidade belga na sua rota.
Dicas gerais da Bélgica
Como chegar e localização
A Bélgica fica entre a França, a Holanda e a Alemanha. Saindo do Brasil não há voos diretos, mas você pode chegar lá com voos com apenas uma escala rápida em Amsterdã, Paris ou Madri, por exemplo. Se você já estiver na Europa, o aeroporto de Charleroi recebe voos de muitos países.
De forma terrestre é fácil chegar de trem ou ônibus vindo de um dos países fronteiriços ou da Inglaterra. Há ainda alguns cruzeiros que passam por Antuérpia.
O clima da Bélgica
Os belgas desfrutam de clima temperado, ou seja, com verões frescos e invernos amenos. As temperaturas costumam ficar em torno ou abaixo de 0º no inverno e giram ao redor de 24º no verão. Os invernos também costumam ser úmidos e chuvosos.
Qual idioma é falado na Bélgica?
Existem três idiomas oficiais na Bélgica: francês, alemão e holandês. Em Bruxelas você ouve francês com mais frequência. Já em Gante e Bruges, que ficam na província de flandres, a língua falada é o holandês (ou o flamengo, um derivado do holandês), e em Antuérpia, por sua vez, você já ouve muito o alemão.
Mas, de modo geral, não há problemas para entender a população local, pois praticamente todo mundo fala inglês, principalmente nas regiões onde se fala holandês e alemão. Por precaução, tenha um dicionário ou guia em francês para garantir a comunicação na capital.
Quantos dias ficar na Bélgica?
Isso vai depender de quais lugares você gostaria de conhecer. Para visitar e conhecer bem todas as cidades que mencionamos, você precisará de algo entre 7 e 10 dias.
Recomendamos que você fique pelo menos três dias inteiros em Bruxelas. Bruges e Antuérpia podem ser vistas em um dia completo, sendo boas opções de bate e volta. Para quem quer aproveitar bem e conhecer com calma, no entanto, dois dias em cada uma delas é recomendado. Em Gante também recomendamos pelo menos dois dias inteiros e, se puder, inclua uma noite de fim de semana para poder conhecer a vida noturna da cidade.
Cidades da Bélgica: as principais para se visitar
Bruxelas
Você já teve tempo para fazer uma viagem a Bruxelas, capital da Bélgica? É um absurdo essa cidade não ser incluída em muitos roteiros, porque ela é bem incrível, além de estar bem ali no meio do caminho de tantas rotas.
Toda cidade da Bélgica tem um ‘Grote Markt’, mas o mais bonito Grote Markt é sem dúvida o de Bruxelas, no centro da cidade. Aqui você também encontrará a bela prefeitura do século XV. Outro edifício de Bruxelas que chama a atenção é o Onze-Lieve-Vrouw-ter-Zavelkerk. A espetacular catedral gótica que nunca recebeu uma torre, mas é muito popular por causa dos vitrais de 14 metros de altura.
Mas os motivos para visitar Bruxelas não se limitam a arquitetura, claro. Ela também tem muito história, que pode ser testemunhada no Palácio Real, por exemplo, arte com seus diversos museus (recomendo principalmente o Museu Magritte) e até alguns pontos turísticos um pouco peculiares, como o Atomium e o Manneken Pis.
No geral, Bruxelas é bastante charmosa e muito agradável para passear. Ela é menor do que a maior parte das capitais e nada pretensiosa. Vale a pena!
Bruges
Se você já está em Bruxelas, então não deixe de dar uma esticada até Bruges pelo menos para um bate e volta. A cidade é simplesmente encantadora. O melhor jeito de conhecê-la é a pé ou com uma bicicleta que você pode alugar facilmente por ali.
Bruges é pequenina e cheia de canais encantadores. No verão, a cidade é muito viva e florida, o que garante uma experiência deliciosa.
As edificações medievais e altas estão em perfeitas condições e dão uma aparência incrível às ruas de Bruges. Aqui e ali também existem várias igrejas que definitivamente valem a pena visitar, como a Basílica do Sangue Sagrado e na Igreja de Nossa Senhora.
Se você busca um passeio mais divertido, os museus da batata frita e do chocolate são boas opções. Eles podem ser uma boa ideia para quem viaja com crianças, por exemplo. Já quem é louco por cerveja deve definitivamente planejar uma visita à cervejaria De Halve Maan. Duas cervejas famosas, Brugse Zot e Straffe Hendrik, são fabricadas aqui.
No mercado de Bruges, você pode relaxar um pouco em um terraço acolhedor, onde é claro que você pode beber ou comer alguma coisa. Que tal um Brugse Zot?
Gante
Quem deseja ir mais a fundo na exploração da Bélgica, pode optar por visitar Gante. A cidade tem a mistura perfeita entre o antigo e o novo, é bem agitada e uma ótima opção para quem curte vida noturna.
Uma das coisas mais interessantes da cidade é o Gravensteen, um castelo do século XII que foi construído para o Conde de Flandres e fica bem no centro, ao lado de edifícios mais novos. A Abadia de São Pedro é outra atração imperdível!
Mas isso certamente não é tudo. Em Gante, você também pode optar por arte, algo que todos os residentes de Gante podem certamente se orgulhar e que nós, como turistas, podemos desfrutar. Pense nas inúmeras coleções do Museu de Belas Artes e do Museu de Design da cidade, ou ainda no Werregarenstraat, um beco de grafites incrível.
E como uma típica cidade belga, Gante é um lugar onde se pode comer bem! Cuberdons e presuntos são algumas das delícias típicas. Portanto, se você estava procurando por dicas da Bélgica que fogem um pouco ao tradicional, Gante pode ser a solução.
Saiba mais: Onde ficar em Gante
Antuérpia
Se você for a Antuérpia, logo perceberá por que os habitantes têm muito orgulho de sua cidade. Esta cidade tem uma atmosfera movimentada, pela qual você pode se apaixonar rapidamente. Da nossa lista, esse é o destino menos comum entre brasileiros, mas vale a chance.
Se você chegar à cidade de trem, já começa sua visita em uma das estações mais bonitas do mundo. Saindo de lá, caminhe pela cidade. Cada bairro tem seu charme único e você pode ir descobrindo aos poucos as maravilhas da cidade.
Antuérpia tem um clima bastante versátil. Ela é conhecida na Europa por ser um centro de compras. Já na parte mais central, Antuérpia tem aquela típica cara de cidadezinha histórica europeia. Além disso, a região do porto é grande parte da história da cidade e traz uma terceira perspectiva super diferente.
O orgulho de todo cidadão de Antuérpia é, obviamente, a Catedral dos Groenplaats. Dê uma olhada aqui e desfrute de uma bebida agradável no terraço depois. Se você quiser ver o horizonte de Antuérpia, pode caminhar pelo túnel para pedestres sob o Scheldt para chegar à margem esquerda. Neste local, você possui uma ótima vista.
Por fim, veja o sol se pôr no Scheldt. Você pode sentar na água e desfrutar de um final de tarde maravilhoso!
Veja mais dicas e um roteiro completo da Antuérpia aqui.
Roteiro pela Bélgica: dicas de como incluir o país na sua viagem
Se você estiver na Europa ocidental, certamente deve incluir a Bélgica em seu roteiro. Como dissemos lá em cima, é super fácil chegar lá de trem ou ônibus vindo da França, da Holanda e da Alemanha.
Algumas opções de roteiros seriam:
- Uma semana só de Bélgica, sendo 3 noites em Bruxelas, 2 em Bruges, 1 na Antuérpia e 1 em Gante;
- Holanda e Bélgica, roteiro de 10 dias: 4 noites em Amsterdã, 3 em Bruxelas, 1 em Bruges e 1 na Antuérpia ou Gante;
- Bélgica e Paris em 10 dias: 3 noites em Bruxelas, 1 em Bruges, e 6 noites em Paris;
- Rota Benelux em 10 dias (Belgica, Holanda e Luxemburgo) : 2 noites em Luxemburgo, 3 noites em Bruxelas e 1 em Bruges, e 4 noites em Amsterdam;
- Capitais em 14 dias: 4 noites em Paris, 4 noites em Londres, 3 em Amsterdã, e 3 noites em Bruxelas.
Veja mais dicas da Bélgica aqui.
E essas são apenas algumas ideias rápidas, as possibilidades de combinação são infinitas! Abra o mapa e veja qual roteiro cabe melhor no seu tempo, orçamento e desejos, mas dê uma chance para esse país. E se você tiver mais dicas da Bélgica ou souber de alguma cidade belga que vale a pena visitar além das que falamos, compartilhe com a gente!
Deixe seu comentário