Literatura de viagem


Atualizado em:


Quando falamos em literatura de viagem, a primeira coisa que vêm à cabeça são os guias, que ajudam muito no planejamento e em algumas escolhas durante a viagem. Mas existe a outra literatura, os relatos, biografias, obras de ficção e romances que, indiretamente, nos fazem imergir na cultura do lugar e despertam interesse em determinados pontos que viram um “must go” dos nossos passeios.

Essa é minha forma favorita de entrar em contato com um país/cidade pela primeira vez e, por isso, vou compartilhar alguns livros pré-viagem que eu e minha irmã já lemos e recomendamos. (Lembrando que se você já foi pro lugar, a leitura pode ser uma delícia também, pois te fará lembrar do que viveu durante a sua temporada de férias).

foto (10)

1- MUMBAI: Não existe um livro que retrate mais o que é Mumbai e Índia como Shantaram. É a história de um Australiano que foge de uma prisão em seu país e vai parar na índia. Lá ele recomeça sua vida em uma das maiores favelas de Mumbai, e conta isso com detalhes, nos mostrando a difícil adaptação à cultura indiana. É um livro que te prende devido às “aventuras” que ele vive, e porque você se sente, de fato, dentro das favelas, conhecendo cada detalhe sórdido da realidade dessas pessoas. Ah, a história é verídica!

2- IRÃ: Por mais que não seja um destino turístico comum, tem uma forma de “conhecer” um pouco da vida no Irã através dos livros. O mais bonito deles é Persépolis, um livro em quadrinhos que conta a história de uma menina vivendo a Revolução Islãmica de 1979, sua ida pra europa, e seu dia a dia como menina muçulmana tanto no Irã, como na Áustria. Tem a versão em filme, também super recomendado.

3- ITÁLIA, ÍNDIA E INDONÉSIA:  Comer rezar e amar é um best seller internacional e quase todo mundo já ouviu falar. Ainda que eu não tenha gostado tanto assim do livro nem do filme, não da pra negar que as descobertas da autora em cada país nos fazem querer largar tudo e fazer uma viagem igual à dela! O bom é que é um livro leve e rápido de ler e, pros mais preguiçosos, tem o filme.

4- NY: As aventuras de Holden Caulfield em NY, vividas  para adiar o confronto que ele teria com sua família quando chegasse em casa, devido à sua expulsão do colégio, dão aquele vontade louca de morar numa das cidades mais cosmopolitas do mundo. Vai pra NY? Tem que ler O Apanhador no campo de centeio.

Vou terminar esse post por aqui, ainda que existam milhares de livros que mereçam nossa atenção.  Esses são nossos favoritos! Você recomendaria algum?

 

Vai viajar?
É preciso planejar!

Planeje sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso, e ajuda o SV a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito. =)

Curadoria de viagem

Receba uma vez por mês em seu e-mail nossas dicas cuidadosamente selecionadas e as novidades do mundo das viagens.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *